1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nome em Quenya e Sindarin

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Guo, 1 Mar 2002.

1. Mannu

Mannu Usuário

Hmmmmmmm
    OK!

Vejamos Emanuela + Sol

o significado seria oq ?

2. shark147

shark147 Usuário

Eliel

'-' ninguém conhece um significado de Eliel nao?
    Putz...c nao achar aki, nao sei onde achar mais.

3. Rabinson

Rabinson Usuário

Boa tarde pessoal.
    Meu nome é Rabinson, uma junção de duas palavras: Rabin (mestre em hebraico) e son (filho em inglês).
    Alguém me ajdua a traduzir pro Sindarin e Quenya?

Brigadão galera...

4. shark147

shark147 Usuário

u.u' postei faz 5 meses,nem tchum

5. rochvellon

rochvellon Usuário

Olha eu não sou muito bom nessa de formar nomes mas eu sei que Deus é Eru e que meu é nya.
    Portanto acho que poderia ser Erunya para "Meu Deus". Agora para não ter repetição seria melhor deixar como:
    "Meu Senhor Deus" sendo que Senhor é Heru. Mas aí eu não teria como traduzir sem ficar estranho.:mrgreen:

6. Alassë

Alassë Pasteleira

Às vezes me pergunto se nomes que são diminutivos não deveriam também o ser na hora da tradução. Existe terminação pra diminutivo em Quenya e Sindarin, não?

Por exemplo, se quero traduzir Aninha, sei que vem de Ana. Geralmente, procuramos somente o significado do nome e partimos pra tradução mais adequada, mas geralmente não há nenhum tipo de adaptação no caso de diminutivos, corruptelas, variações, etc.
    Sei que o significado é o mesmo, mas às vezes uma adaptação deixaria mais coerente.

Queria opiniões =]

• Ótimo Ótimo x 1
  7. Tainali

Tainali Usuário

olá! eu gostaria muito de saber como fica a tradução do meu nome: TAINALI
    :hihihi:
    desde já agradeço ehehe

8. Dário 13

Dário 13 Usuário

Como é o nome Dário em quenya e sindarin?

Dário= próspero; rico; poderoso

9. Dário 13

Dário 13 Usuário

Tainali: Estrela da Manhã

Sindarin: Êlenaur ( êl - estrela / en - da / aur: manhã) ou Aurenêl

em quenya eu não sei bem
    Elen: estrela
    Arin: manhã
    O: da (?)

- - - Updated - - -

Tainali: Estrela da Manhã

Sindarin: Êlenaur ( êl - estrela / en - da / aur: manhã) ou Aurenêl

em quenya eu não sei bem
    Elen: estrela
    Arin: manhã
    O: da (?)

10. bernamozzato

bernamozzato Usuário

Alguém pode traduzir "Bernardo" (forte como um urso) para Quenya e/ou Sindarin? Agradecido se alguém o fizer.

11. Dário 13

Dário 13 Usuário

Bernardo

Origens do nome:
    Originário do Germânico: bravo, forte urso.
    Traduções:
    Tradução para Sindarin: MEGLINORN.

12. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Qual parte é forte e qual é urso?

13. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Meglin é "urso" em sindarin. Orn, até onde eu sei, é "árvore"... não entendi bem essa tradução (para mim, meglinorn seria "árvore-urso").

O
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    traz a tradução de Bernardo: MORCOTULCO ou MORCOTULCON (morco = "urso"; tulco(n) = "forte, firme"). A tradução que eu arriscaria no sindarin seria MEGLINTHALION, mas não sou fonte confiável, nunca progredi além das regras básicas em nenhuma das línguas. :dente:

Última edição: 5 Jan 2013
  14. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Foi por isso que perguntei, orn é árvore como em Fangorn, Celeborn e Huorn aí fiquei na dúvida.

15. Dário 13

Dário 13 Usuário

Urso teria duas formas: Megli ou Brôg. Sendo adjetivo seria Meglin
    Forte: Bell (Belt)

Bernardo: Meglinbell ou Meglinbelt

(não tenho certeza)

- - - Updated - - -

Urso teria duas formas: Megli ou Brôg. Sendo adjetivo seria Meglin
    Forte: Bell (Belt)

Bernardo: Meglinbell ou Meglinbelt

(não tenho certeza)

16. Rafael Paressa

Rafael Paressa Usuário

Então pessoal, eu visito o fórum tem um bocado de tempo e já baixei e dei uma olhada nos manuais que tem aqui disponíveis.
    Queria saber se a transcrição que fiz está certa e se na hora de traduzir o nome pra escrever em Tengwar é isso mesmo, a transcrição é feita pelo significado do nome.

Meu nome: Rafael
    Significado: Curado por Deus
    Em Tengwar: `V7U`V5yT5Ì#1E5

Abraços a todos.

17. galdino

galdino Usuário

Olá
    Gostaria de saber o nome da minha namorada, Rochelle, em Quenya.
    Rochelle significa pequena rocha em francês.

18. LPCamargo

LPCamargo Usuário

Olá....
    Meu nome é Luís Paulo.... diz a lenda que os nomes significam: Luís -> Pequeno; Paulo -> Grande Guerreiro;

Gostaria, se possível, que alguém me ajudasse nessa dúvida cruel de traduzir meu nome para o quenya...

Vlw!!!!

19. Marcelo Orione

Marcelo Orione Usuário

gostaria de saber o meu Marcelo

20. Eruonel

Eruonel The Supreme Dark Lord of Wisdom

Gostaria apenas de fazer uma pequena correção.
    Eu particularmente gosto muito de estudar a origem de nomes e etimologias então vou corrigir um pequeno erro que costuma me incomodar.
    A Origem do nome Jonata/Jonathan/Jonatã... é o hebraico Yehonatan, que é um nome teofórico. Mas o significado mais correto seria "Jeová deu" ou "O presente de Jeová" já que a particula "Yeho" do nome não significa Senhor e sim é uma abreviação do nome pessoal do Deus hebreu "Yahweh" ou "Yahoo-wah" ou como é normalmente traduzido em português: "Jeová", que são formas de pronunciar as letras que aparecem no tetragrama que contem as letra YHWH. A palavra "Senhor" em hebraico é "Adonai" e "Deus" é "Elohim" que normalmente é visto em nomes como a particula "El" vista em "Daniel" (Deus é meu Juiz) "Gabriel" (Homem de Deus) "Miguel" (Quem é semelhante a Deus) e muitos outros de origem hebraica.

Abraços.

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar