• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nome em Quenya e Sindarin

DIEGO


Origens do nome:

Originário do Hebraico: santo + aquele que vence (forma curta de Santiago)
Originário do Grego: ensinamento

Traduções:

Tradução para Quenya: ISTIMO ou AINENCAITAR ("istima" - aprendizado ou "aina" - santo + "encaita" - suplantar)
 
Bom, não achei nada atestado. Mas pensei numa possível forma, sendo que Diego deriva de DIDACUS, do grego DIDACHE "ensino, doutrinamento, instrução".
Vindo de "instrução", e sendo um nome, pensei em usar o termo "instruído", que é atestado em quenya como "wise", havia também o termo "scholar", sendo que "ensino" seria "schooling", mas apenas os colocarei aqui, correndo o risco de estar completamente errado nessas formações:

WISE #saila (isolado de alasaila "não-sábio"), nóla (instruído), saira, istima (possuidor de conhecimento, instruído), iswa, isqua -NGOL, VT41:13, 18, Silm:432, IS, SAY/VT46:12, LT2:339

O termo "scholar" é istyar (homem instruído).
Sendo assim podendo ser Istimo, Sairo/Sairon, Isquo, Iswo, Sailo, Nólo/Nólon. Também Istyaro, mas neste caso não sei até onde seja válido.

Quanto a forma de Santiago, creio que aina, a forma derivada de ainu "sagrado" que foi retirado e adaptado do Valarin, e no caso de encaita- não achei a forma atestada, mas creio que seja a junção de caita- "jazer" (lie down), com o uso de en-, sendo uma adaptação para "vencer", aquele que se ergue após ter perecido, não sei, algo do tipo.
 
Última edição:
Olá, alguem poderiam por as formas em quênya ou sindarin do meu nome levando-se em conta as tradições do hebraico "força de Deus" e/ou "enviado de Deus"? Obrigado^^
 
Para Força de Deus, talvez possa-se usar vala poder, para fazer algo como Valeruo [seguindo a idéia de ner-eru-o de Slicer], ou Eruvalo. Para força, encontrei apenas atestado o "force", ou seja, o ato de fazer pressão, sahtië, sendo Erusahtio* ou Sahtieruo*.
Desculpe, mas são puros neologismos.
Quanto a Enviado de Deus, creio que haja o verbo menta- enviar [numa determinada direção], podendo ser mentina o partícipio passivo, enviado. Neste caso poderíamos formar algo como Erumentino* ou Mentineruo*.
 
Marrom? 8-O
Ta, tudo bem ja ate vejo o tamanho da criatividade de quem invento esse nome...
Mas valeu ai cara.
Se você pensar no nome Giordano Bruno e traduzir para o inglês, fica Jordan Brown, o que não é um nome tão estranho... Alguns nomes que usamos hoje foram criados para ser sobrenomes.

Bom, não achei nada atestado. Mas pensei numa possível forma, sendo que Diego deriva de DIDACUS, do grego DIDACHE "ensino, doutrinamento, instrução".
Eu desisti de traduzir Diego/Tiago/Jacó. Depois de ter olhado várias fontes, todas indicam que o nome deveria ser traduzido como "aquele que segura o calcanhar", o que eu não tenho esperanças de traduzir de maneira satisfatória para Quenya.

Olá, alguem poderiam por as formas em quênya ou sindarin do meu nome levando-se em conta as tradições do hebraico "força de Deus" e/ou "enviado de Deus"? Obrigado^^

Erutuo para força física. Meleru poderia ser criado a partir de Melkor, mas é possível que esse elemento tenha conotações de violência. Erutauron seria a minha opção preferida.

Erumentino ficou bem legal para "Enviado por Deus", mas a idéia ao que me parece é que a pessoa seja um enviado, um agente de Deus, então eu prefiro Erumentamo "O Enviado de Deus".


Tenn' enomentielva!
 
olah eu gostaria de saber como fikaria Pâmela, nao sei a origem lol. Obrigada

Pâmela vem do grego Pan (todo) e Meli (mel).

Em Quenya:

"Ilya" - Todo, se não me engano pode ser também "il-".
"Lis" - Mel

Não sou hábil na criação de nomes, nem em justapor palavras, mas me arrisco com "Illis"

Mas aguarde outras opiniões.
 
Poderiam me Dizer Maria das Dores e Severino Gomes heheh? se é que tem?

pra completar Minha Família hehe

Eu= Lyvio Sandino = Nikion Ainu
 
María Nwalmo é o primeiro nome.
Para "Severino" = "Severo", mas não consegui encontrar um nome adequado. Já a Gomes, provavelmente é de origem visigoda e vem do elemento guma "homem", o que leva a crer que Gomes é Atan (humano) ou Ner (homem), não tenho certeza em que contexto o elemento visigodo é utilizado.


Tenn' enomentielva!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo