• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nome em Quenya e Sindarin

sei que Cristina em Quenya eh Laivine
em Sindarin é igual? gostaria muito de saber n.n
agradecida
Bem, Cristina significa "Cristã", então embora a tradução do Helge seja tentadora, acho que ele não precisava ir tão longe. Hristondurë "serva de Cristo" (ou o mais igualitário Hristondilë "amiga de Cristo") seriam traduções mais com os pés no chão, para Quenya.

Eu não tenho a mínima idéia de como fazer o seu nome em Sindarin a partir de Hristo. É mais fácil fazer a partir de Laivinë, mas não vejo porque fazê-lo — Tolkien nunca indicou querer utilizar alguma palavra da raiz LIB² para criar o título "O Ungido", sendo sua outra tentativa Elpino, que ele não continuou utilizando.


Tenn' enomentielva!
 
eu axei Nessimon.. como sendo derivado de "Cheiu de juventude"

se axa q ta certo???
Sim, eu acho que Nessimon seria uma boa tradução para um nome que significasse "jovial". Na Behind the Name o único nome que eu consegui que se encaixasse nesse significado é o nome feminino croata Vedrana.

e que palavra se usaria pra se referir a brilhante no sentido de uma pesoa de mente brilhante,,, naum no sentido de Brilho de luz...?
Você quer dizer uma pessoa "inteligente"? Handa seria esse adjetivo.

eh q vi q o nome juliano pode signifikar tanto "descendente de Júlio" como "cheiu de juventude"
e júlio seria brilhante certo?
Não vou dizer que você esteja "errado", mas gostaria que você lesse uma mensagem que postei há não muitos dias atrás para tirar suas próprias conclusões:

Caso o lat. Julius realmente venha do gr. ιουλος (ioulos) "barba macia", minha sugestão é Fangamusson em Quenya (Moevang talvez seja a melhor maneira de escrever o composto em Sindarin).

Se for derivado do nome do deus Júpiter "deus pai", você poderia utilizar Ilúvatar "Pai de Todos" sem muitos problemas. Mesmo assim, acho que seria melhor comparar Júpiter a um Vala quando colocamos mitologias lado a lado, e neste caso Manwë seria seu equivalente n'O Silmarillion. Talvez o nome em Sindarin seja *Manu, mas não posso confirmar (ver Elwë > Elu no Silmarillion).

Agora à outra questão:
Gostaria de saber como é o nome ''Diego'' em Quenya, alguém aew poderia me responder?
O seu nome vem de "Jacó" e pode possuir 3 significados distintos:
  • "Segura o Calcanhar"
  • "O Suplantador"
  • "Que Deus Proteja" (totalmente especulativo)
Eu temo que o seu nome não possa ser traduzido, a não ser com material muito antigo escrito por Tolkien que foi suplantado com novos significados e novas formas. Note que isso também significa que a tradução dada no Quenya Essenya não é confiável, por ser feito desses elementos com significados modificados.


Tenn' enomentielva!
 
Valew cara!!!
soh uma ultima pergunta... (pelomenos por inquanto) hehehhehe

a palavra Aglar... soh tem o "unico" signifikado de Gloria????

muito agradecido!!!
 
Eu tô começando a ver umas noções de Quenya agora, não sei muita coisa, queria perguntar pra quem traduz como fica meu nome em quenya, é que eu já vi meu nome em Quenya de vários jeitos diferentes em algum site.
o nome é Rogério
 
Valew cara!!!
soh uma ultima pergunta... (pelomenos por inquanto) hehehhehe

a palavra Aglar... soh tem o "unico" signifikado de Gloria????

muito agradecido!!!
Também pode significar "brilhantismo, esplendor".

Eu tô começando a ver umas noções de Quenya agora, não sei muita coisa, queria perguntar pra quem traduz como fica meu nome em quenya, é que eu já vi meu nome em Quenya de vários jeitos diferentes em algum site.
o nome é Rogério
Alcarinehton "lança famosa"


Tenn' enomentielva!
 
Valew cara!!!

obrigado pela passiencia e dedicaçaum!!!

minhas duvidas quanto ao meu nome foraum sanadas!!!

ate mais

obs: adotei Aglarion, levando em consideracaum o significado "Descendente-Brilhante" e Nessimon para o significado "Jovial"... jah q foram os significados q me chmaram a tençaum em varias ocasioes do nome Juliano...

como dito anteriormente: cada um acaba por fazr seu proprio uso do quenya!!!

abraços
 
Última edição:
Tyastainaquen "pessoa testada" talvez? Talvez você prefira Turambar "Senhor do Destino"? Ou talvez queira um título — seguindo o estilo de Elendil Voronda "Elendil, o Fiel" poderiamos criar, talvez, X Tyastaina "X, o Testado"?

Quem não tem cão, caça com gato...


Tenn' enomentielva!
 
quote:
Renata = Atanosta ...



"Elladan, Elrond yondo, i kuila uur noldorinwa"

Na verdade, quando vc faiz nomes em quenya, vc tende a botar o suffixo -iel para palavras no feminino e -ion para palavras no masculino... só uma coisa q eu notei... só pra q vc fique ciente


Viva o Canadá!
[Diretor Social da Sdb]
[SdT]

-ion = son of...
-iel = daughter of...

-on = name ending (for adjectives, not for nouns)
-wë = another name ending (for nouns, not for adjectives)


=)
 
-ion = son of...
-iel = daughter of...

-on = name ending (for adjectives, not for nouns)
-wë = another name ending (for nouns, not for adjectives)


=)
I think we could forgive this little mistake, since that post was form 2002, when we all knew very little about Tolkienian languages, although I agree it is always good to keep everything clear and tidy.

Just one observation: -o is often used for name endings in Quenya too.

Para os estudantes brasileiros (e portugueses): P. 391-4 do CdQ lista as principais desinências masculinas utilizadas em nomes; p. 394-5 lista as femininas. Isso é nos apêndices, para quem está procurando na versão digital.


Tenn' enomentielva!
 
-(n)dil means "friend" ("amigo")
-(n)dur means "servant" ("servo")

It's important to notice D does not happen between vowels in Quenya, and only after N, R, and L (c.f. Elendil, Isildur, Anardil).

Traduzindo: D só ocorre em Quenya nos encontros consonantais ND/RD/LD.


Tenn' enomentielva!
 
Alguem poderia me passar a tradução da palavra Paz tanto em quenia qnto em Sindarin?

O motivo é pq um amigo meu é viciado, mas assim como eu não faz a minima ideia de como se escreve e nem a pronuncia. Só que é o aniversário dele e tava afim de mandar um abajur de madeira com palavras em elfico pra ele...
 
Paz em Quenya é sérë, se queres saber como escrever em Tengwar é só pedir.
Quanto ao Sindarin, o meu é macarrônico, então, melhor esperar alguém postar.

Espero ter ajudado, nem que tenha sido pouco.
 
Aiya Nildonya; Salve meu amigo;

Olha só, paz em quenya é sérë e para escrevermos temos duas alternativas, a primeira usando o suporte longo, que eu acho que fica feio, e a segunda usando duas tehtar para representar o [é] longo.

Coloquei também os códigos para serem usados em sua fonte preferida. Espero ter ajudado.

P.S: Não sei como anexar arquivos em MPs, então postei aqui.
 

Anexos

  • imagem.bmp
    86,4 KB · Visualizações: 44
Alguém saberia me informar como seria o nome Núbia em Quenya, eu nunca o encontro nos guias de nomes em que procuro....se puderem me informar...
Abraços
 
Para Julius, leia minha resposta de umas três semanas atrás neste mesmo tópico.

Para Núbia, a Behind the Name aponta que possivelmente vem da palavra egípcia nbw, que significa "ouro". Eu traduziria para "dourada" então, que em Q. é Laurëa e em S. Gloriel.


Tenn' enomentielva!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo