• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros para vestibular

Ashe

Usuário
Essa ideia me ocorreu, e daí resolvi colocar aqui no Meia. Seria mais como uma dinâmica, até para saber quais são os livros mais cobrados.

A ideia é postar os livros que cobraram dos senhores para fazer qualquer tipo de vestibular; seriados também valem (:

Esse ano, como irei fazer um vestibular seriado, fiquei sabendo semana passado quais livros serão cobrados. Ei-los:

Romances de Cordel - Ferreira Gullar
Sermões - Padre Antônio Vieira
Poemas Escolhidos - Cláudio Manuel da Costa
A Santa e a Porca - Ariano Suassuna


Vamos lá, pessoal, relembrem os livros que vocês tiveram que ler :pipoca:

Eu dei uma pesquisada e não encontrei um tópico parecido. Me corrijam se eu estiver errada 8D
 
Bem, eu fiz 3 vestibulares em minha vida: em 2000 e 2001 tentei História pela UFMG (não passei nenhuma vez). Destes vestibulares, as leituras obrigatórias que mais me marcaram foram "Memórias póstumas de Brás Cubas", Machado de Assis e "Felicidade Clandestina", Clarice Lispector. Dei um tempo em vestibular e quando fiz para Pedagogia, em 2005, pela UFMG tive que ler:

- A RODA DO MUNDO -Edimilson de Almeida Pereira e Ricardo Aleixo (uma colentânea de poesia com temas de africanidade) Este livro é super esquisito e, sinceramente, muito chato. Os poetas são contemporâneos e de BH.

- A ETERNA PRIVAÇÃO DO ZAGUEIRO ABSOLUTO - Luis Fernando Veríssimo (uma coletânea de crônicas sobre futebol) - O tema futebol não me interessa em nada.

- FLOR DA MORTE - Henriqueta Lisboa (poesias sobre mrte. Deste livro eu gostei)

- NOVE NOITES - Bernardo Carvalho (ficção com pessoas e fatos reais, que conta a história do antropólogo americano Buell Quain, que se matou em 1939, em Mato Grosso) - Foi o livro que mais gostei das leituras obrigatórias.

MINHA FORMAÇÃO - Joaquim Nabuco (memórias de Nabuco que foram essenciais para a formação humana, literária e política) - Chato

Nessa época, eu estava um tanto quanto ansiosa por passar no vestibular e, confesso, que não curti muito as obras. Odeio ler por obrigação, mas mesmo assim curti Nove Noites e Flor da Morte.
 
Puxa, a Maura teve que ler muitos livros. Pelo menos 2 foram bons. Dos meus parece que nenhum me agrada :timido:

Dom Casmurro, Vidas Secas, enfim, esses que o João Lucas citou são cobrados geralmente no ano 3º da escola? Porque os meus foram tão diferentes! Eu imaginava algum livro conhecido, sei lá. '-'
 
Eu vou tentar UFRGS, tô precisando ler os seguintes livros:

1. Basílio da Gama - O Uraguai;
2. José de Alencar - Lucíola;
3. Poemas de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa ( 1. Mestre, Meu Mestre Querido!, 2. Ao Volante do Chevrolet pela Estrada de Sintra , 3. Grandes São os Desertos, e Tudo é Deserto, 4. Lisboa com suas Casas, 5. Todas as Cartas de Amor São, 6. Ode Triunfal, 7. Lisbon Revisited (1923), 8. Tabacaria, 9. Aniversário, 10. Poema em linha reta );
4. Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas;
5. Contos de Machado de Assis - O Caso da Vara, Pai contra Mãe, Capítulo dos Chapéus;
6. Eça de Queirós - O primo Basílio;
7. Manuel Bandeira - Estrela da vida inteira;
8. Cyro Martins - Porteira Fechada;
9. Guimarães Rosa - Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma estória de amor);
10. Dias Gomes - O Pagador de Promessas;
11. Rubem Fonseca - Feliz Ano Novo;
12. Cristóvão Tezza - O Filho Eterno.
 
De três vestibulares que prestei nesta vida (Fuvest) algumas leituras foram feitas aos trancos e barrancos e (me envergonho em dizer :timido: ) com o saco cheio e vontade de picar o livro e jogar no mato de tanto que a leitura me dava nos nervos.
Os "exemplos mais exemplares" (e torturantes) foram: "Iracema" de José de Alencar e "Macunaíma" de Mário de Andrade.
Em compensação, essa obrigatoriedade me apresentou a José Saramago (com o "Memorial do Convento") e me fez ler "A Cidade e as Serras" (Eça de Queiroz) e "Memórias de um Sargento de Milícias" (Manuel Antonio de Almeida) livros que li com muito interesse e nem lembrava que estava lendo "pra estudar".
 
Em 2009 foram esses:

1. O Ateneu - Raul Pompéia
2. A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães
3. Contos - Machado de Assis
4. O Pagador de Promessas - Dias Gomes
5. Incidente em Antares - Érico Veríssimo
6. O Vôo da Guará Vermelha - Maria Valéria Rezende

7. Homens e Algas - Othon D'Eça
8. O Código das Águas - Lindolf Bell

Coloquei os meus favoritos em negrito.
 
Achei um pocuo mal dividido esse teu Ashe. Claudio Manuel é um barroco/árcade, certo? E o padre também é árcade, e aí socam dois modernistas? E o resto como fica?

No meu vestibular mais próximo a lista é essa:

1. Contos Novos, de Mário de Andrade.
2. Dom Casmurro, de Machado de Assis.
3. Melhores Poemas, de Cláudio Manoel da Costa.
4. Melhores Poemas, de João Cabral de Melo Neto.
5. Melhores Poemas, de Manuel Bandeira.
6. O Calor das Coisas, de Nélida Piñon
7. O Cobrador, de Rubem Fonseca
8. Poesia e Prosa Completas, de Gonçalves Dias
9. Senhora, de José de Alencar
10. Triste Fim de Policarpo Quaresma
 
eu nem lembro mais dos meus =( lembro que em 2000 qdo prestei para letras na UFPR teve Sagarana, coletânea de poesia do José Paulo Paes, Em Busca da Curitiba Perdida, A Moratória... hum, é o que eu lembro. Da PUC de 1999 lembro que teve Dom Casmurro. Verdade seja dita, li quase nada dos livros e fui super bem no vestibular. As perguntas são muito idiotas, na maioria de história da literatura, e não literatura especificamente. Aí se você teve uma boa noção de escolas literárias enquanto estava estudando no ensino médio, e foi nas aulas de resumão do cursinho, pans. Não sei se dez anos depois eles melhoraram esse aspecto, mas enfim, são provas meio burras (não que me surpreenda, tratando-se de vestibular).
 
[align=justify]Putz, me lembro somente de alguns:

São Bernardo - Graciliano Ramos
O Fotógrafo - Cristóvão Tezza
Sagarana - João Guimarães Rosa
Tremor de Terra - Luiz Vilela
Iracema - José de Alencar
Dom Casmurro - Machado de Assis

Falando em livros para vestibular, vi que estão cobrando Os Tambores de São Luís, do Josué Montello e obras do Rubem Fonseca. Gostei dessa variação.
Alguém confirma algum vestibular que está pedindo Nelson Rodrigues? Me parece que vi, mas não tenho certeza, posso estar maluco.[/align]
 
Lucas, já tá rolando Nelson Rodrigues também, UEL ano passado pedia "O Vestido da Noiva", e a UFPR esse ano pede "Anjo Negro".
Aliás, onde foi que tu prestou vestibular? Por um acaso foi na Unioeste?

Anica, no caso de literatura há provas, e provas. Algumas evoluiram bastante, outras se você leu o livro, ou mesmo um resumo bem elaborado já mata a questão.
 
Diego disse:
Achei um pocuo mal dividido esse teu Ashe. Claudio Manuel é um barroco/árcade, certo? E o padre também é árcade, e aí socam dois modernistas? E o resto como fica?

Pois é, também achei estranha essa lista :gira:
No caso do Ferreira Gullar, parece que o colocaram por causa de num sei quantos anos de vida, ou porque esse ano faz tantos anos que algo relacionado a ele aconteceu... Nem me lembro, foi o professor que falou, daí a escolha é como uma homenagem.
Mas o que eu tenho a ver com isso? :calado: Poderiam ter colocado estilos mais variados.

PS: Esse Sermões é tão chatinho. Só a ideia de relê-lo me dá um tédiozinho :tedio:
 
Ler Sermões do Padre Antônio Vieira sem ser um profundo admirador de retórica é tortura das bravas. O santíssimo, aliás, é barroco. Além do mais, faz bastante sentido cobrar essas obras visto as características dos autores modernistas que fazem parte da lista. Existe a ponte.

E outra, é vestibular seriado, ela será cobrada nos outros anos também.

Aliás, um conselhão que eu dou pros vestibulandos: não leiam os livros que pedem. Leiam o que falam sobre eles nas apostilas, nos livros teóricos, as leituras "oficiais" e essas coisas.

A última coisa que o corretor quer ler na sua resposta é uma visão nova sobre determinado livro. Conselhão dum professor aqui.

Entretanto, se você quer ter uma nova experiência literária e essas coisas (muitas das quais a maioria dos alunos do Ensino Médio atual não estão preparados), vão ler os livros citados.

Tirando a UNICAMP, que curte perguntar o nome do avô da Iracema, a maioria mantém o mesmo padrão imbecil de prova literária do colegial. UNESP foi um tremendo exemplo ano passado (sim, eu prestei lol).
 
Ponte há, mas e romantismo e realismo, tão expressivos que foram, cadê?
Colocando o padre, não vejo muita necessidade no "Glauceste" (era esse o nome, né?), apesar de nunca tê-lo lido.

Lucas, então a gente tá perto. Moro em Cascavel. x)
 
João Lucas disse:
Os professores sempre falam pra ler:

Auto da barca do inferno - Gil Vicente
Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida
Iracema - José de Alencar
A cidade e as serras - Eça de Queirós
Dom Casmurro - Machado de Assis
Vidas secas - Graciliano Ramos

Quando ingressei na Unicamp (idos anos de 2006) eram esses mesmos livros, porém acrescente à essa lista: "A rosa do povo" - Drummond, "Sagarana" - Guimarães Rosa e um do Fernando Pessoa que não me lembro.
 
Aqui em Belém(PA), até o meu ano, 2008, cobravam leituras regionais, que eram as minhas preferidas!!!
Com a aplicação do novo ENEM, eles abandonaram, o que eu acho lamentável...
Aqui estão:

1)Contos amazônicos(inglês de Souza)
2)Belém do grão-pará(Dalcídio Juandir)esse eu tive de ir pra UFPA, que fica do outro lado da cidade porque só a universidade fazia a edição...
3)Batuque(Bruno de Menezes) A bisneta dele estudava no meu colégio!
além dos livros usuais de literatura nacional , mas acho que as faculdades locais tem a obrigação de incentivar a nossa cultura, ainda mais quando editam esses livros!!!

O que vcs acham?
 
Eu acho legal incentivar a cultura brasileira, mas eu acho uma puta falta de sacanagem nego nem se preocupar em mencionar monstros literários universais e nem cobrar umazinha obra literária estrangeira nos vestibulares.

Vou xingar muito no meu twitter.
 
Esse ano, pra Fuvest e Unicamp:

- Dom Casmurro
- O cortiço
- O auto da barca do inferno
- A cidade e as serras
- Iracema
- Antologia poética do Vinicius
- Memórias de um sargento de milícias
- Vidas secas
- Capitães da areia
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo