• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros para vestibular

E nem vai achar. Acho que nem a mãe do Joaquim curtiu.

Se quiser o prêmio manda a MP com endereço e nome que eu mando de verdade.
 
Eu ri alto aqui :rofl:


Sobre o prêmio é sério mesmo? Uau, nunca pensei que amar A Moreninha pudesse me trazer um benefício do tipo. Eu tenho o livro, mas de tanto gostar, aceito outro! Só num vale a mesma capa hehehehe
Olha que eu mando a MP.
 
Meu outro vestibular tá cobrando "Dona Guidinha do Poço"
Diz que é clássico, mas nem minha professora de literatura conhece (WTF?) '-'
 
essas escolhas são meio estranhas mesmo. estava comentando esses dias no twitter, após ver a prova do vestibular da ufpr. a prova de literatura é elaborada pelos professores de literatura brasileira da ufpr. e eles escolheram para esse ano as seguintes obras:

Anjo Negro (Nelson Rodrigues), Felicidade Clandestina (Clarice Lispector), Inocência (Visconde de Taunay), Luciola (José de Alencar), Novas Diretrizes em Tempos de Paz (Bosco Brasil), O Bom Crioulo (Adolfo Caminha), Poemas Escolhidos, Gregório de Matos (organização de José Miguel Wisnik), Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles), São Bernardo (Graciliano Ramos), Urupês (Monteiro Lobato)

Das quais apenas:

Felicidade Clandestina (Clarice Lispector) e São Bernardo (Graciliano Ramos)

foram trabalhadas em sala de aula por esses mesmos professores durante minha graduação. Sei que mudaram alguns professores no departamento, mas acredito que a maior parte deva ser dos mesmos com que tive aula. E aí fica a pergunta: se eles acham esses livros tão representativos da literatura brasileira, ou ainda, tão importantes para a literatura brasileira, por que não trabalharam com os alunos da graduação?

a não ser que o foco seja avaliar interpretação de texto, e não literatura. nesse caso qualquer artigo retirado de veja, época e afins já daria conta, não teria razão essa firula toda de lista de leitura para a prova.
 
Eu e minha amiga procuramos por toda a cidade pra poder comprar o livro e nenhum lugar tinha. A livraria da UFMG disse que ia encomendar, mas passou um bom tempo, minha amiga ficou esperando, e nada. Tsk.
Tive que pesquisar e ler resenhas na internet mesmo. Ah, deve resolver -_-

Essa questão aí dos livros não serem trabalhados em aula... O pessoal não reclamou não? x)
 
essas escolhas são meio estranhas mesmo. estava comentando esses dias no twitter, após ver a prova do vestibular da ufpr. a prova de literatura é elaborada pelos professores de literatura brasileira da ufpr. e eles escolheram para esse ano as seguintes obras:

Anjo Negro (Nelson Rodrigues), Felicidade Clandestina (Clarice Lispector), Inocência (Visconde de Taunay), Luciola (José de Alencar), Novas Diretrizes em Tempos de Paz (Bosco Brasil), O Bom Crioulo (Adolfo Caminha), Poemas Escolhidos, Gregório de Matos (organização de José Miguel Wisnik), Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles), São Bernardo (Graciliano Ramos), Urupês (Monteiro Lobato)

Das quais apenas:

Felicidade Clandestina (Clarice Lispector) e São Bernardo (Graciliano Ramos)

foram trabalhadas em sala de aula por esses mesmos professores durante minha graduação. Sei que mudaram alguns professores no departamento, mas acredito que a maior parte deva ser dos mesmos com que tive aula. E aí fica a pergunta: se eles acham esses livros tão representativos da literatura brasileira, ou ainda, tão importantes para a literatura brasileira, por que não trabalharam com os alunos da graduação?

a não ser que o foco seja avaliar interpretação de texto, e não literatura. nesse caso qualquer artigo retirado de veja, época e afins já daria conta, não teria razão essa firula toda de lista de leitura para a prova.

Apesar de que esses livros, pelo menos Urupês e Romanceiro da Inconfidência são trabalhados em qualquer estabelecimento de ensino médio. Além de Gregório de Matos, claro.

Entretanto, a lista de livros do sul é muito diferente daquelas encontradas aqui em São Paulo pela FUVEST (que é a base pra todos). Teve aluno de cursinho meu correndo atrás de uns livros que nem eu tinha ouvido falar. Tem muito livro que é escolhido pra eliminar candidatos de outros estados, apesar de que isso fica mais salientado em questões de História e Geopolítica.
 
Apesar de que esses livros, pelo menos Urupês e Romanceiro da Inconfidência são trabalhados em qualquer estabelecimento de ensino médio. Além de Gregório de Matos, claro.

Entretanto, a lista de livros do sul é muito diferente daquelas encontradas aqui em São Paulo pela FUVEST (que é a base pra todos). Teve aluno de cursinho meu correndo atrás de uns livros que nem eu tinha ouvido falar. Tem muito livro que é escolhido pra eliminar candidatos de outros estados, apesar de que isso fica mais salientado em questões de História e Geopolítica.

aié, pulei gregório, ele foi estudado na graduação.

sobre ser trabalhado em qualquer estabelecimento, pode ser verdade após a criação dos parâmetros curriculares do mec, mas antes disso, não. completei minha formação na escola (e depois no curso de letras) sem sequer ter passado os olhos ou escutado algo sobre urupês, romanceiro da inconfidência e afins. de qualquer forma, ainda acho que os professores da graduação não podem partir do princípio que todos viram isso no ensino médio, até porque a abordagem dos estudos literários na graduação é obviamente diferente da do ensino médio. então continuo achando ilógico (para não dizer imbecil) elaborar uma lista dessas para um vestibular e depois não estudar ao menos metade dos nomes nessa lista na graduação.

deixando claro, estou falando unicamente da UFPR. não faço ideia de como foram as listas das outras universidades, e desconheço as ementas de literatura brasileira das graduações em letras por aí. não sei se essa discrepância entre o que é solicitado no vestibular e o que é visto depois na graduação também ocorre em outras universidades, mas ocorre na ufpr e como eu disse, não concordo com isso.

***

Sobre pedir livros que algumas pessoas desconhecem (entre elas professores de literatura), acho ainda mais absurdo. isso para não falar da escolha de livros que estão esgotados (wtf?). eu lembro do auê que foi quando minha professora de técnicas de reportagem e entrevista pediu para lermos In Cold Blood do Capote, sendo que naquela época estava esgotado. Era uma turma de 70 alunos e foi um inferno, porque mesmo que as pessoas que conseguiram o livro em sebos resolvessem ajudar os colegas e emprestar o livro, não tinha livro suficiente para ser emprestado para todo mundo. (E não, na época não existia Estante Virtual, antes que algum esperto comente.)

Anyway, se uma turma pequena já deu toda essa confusão, imagine então quando se pede um livro esgotado para um vestibular, que lida com números na casa dos milhares, e não das dezenas. Chega a ser irresponsável por parte de quem elabora a lista (porque convenhamos, quem estuda literatura sabe como conferir rapidamente se um livro se encontra esgotado ou não).

***

Sobre isso:

Tem muito livro que é escolhido pra eliminar candidatos de outros estados, apesar de que isso fica mais salientado em questões de História e Geopolítica.

Acho idiota, especialmente se for uma universidade federal. Eliminar alunos de outros estados? WTF? O critério de eliminação deveria ser no mínimo o conhecimento de conteúdo, não de onde veio a pessoa.
 
Concordo com tudo o que você disse, Anica, mas esse lance que eu falei sobre eliminar alunos de outros estados acontece dessa forma mesmo. De livros que eu não vi na faculdade (ou Ensino Médio): na UFPel, por exemplo, vai cair Contos Gauchescos do João Simões Lopes Neto. A UEL tá pedindo uma pancada desse tipo também.

E isso não é algo restrito aos estados do sul. A galera do Centro-Oeste e Norte também focam em alguns escritores mais regionais e/ou desconhecidos do que os vestibulares de São Paulo pedem. A lista da FUVEST/UNICAMP (e UNESP, apesar dela não admitir nada disso) é normalzinha:

Auto da barca do inferno - Gil Vicente
Memórias de um sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
Iracema - José de Alencar
Dom Casmurro - Machado de Assis
O Cortiço - Aluísio Azevedo
A cidade e as serras - Eça de Queirós
Vidas secas - Graciliano Ramos
Capitães da areia - Jorge Amado
Antologia poética (com base na 2ª ed. aumentada) - Vinícius de Moraes.

Eu não sei como é o Ensino Médio dos outros estados e se eles realmente estudam esses autores que costumam ser pedidos nessas listas de vestibulares, mas o povo aqui de São Paulo que resolve prestar em outros estados, geralmente tem que sair correndo que nem doido pra descobrir quem é esse cara que tá na lista.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo