• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hábitos de leitor

- Eu acho, sinceramente, que qualquer leitura fica melhor se acompanhada por MUITO café.

era meu ritual quando era mais nova. se estava chovendo, pegava minha caneca de café, edredon e um livro e era a pessoa mais feliz desse mundinho por algumas horas :sim:
 
Minha nova mania é ler um livro ouvindo música que combine com a história, tipo: romance com um roquinho mais romântico, como a trilha sonora de roswell, medieval ouvindo música celta ou metal, etc... meio louco, mas é isso...
 
nhai, essa de ouvir música eu não consigo. preciso de silêncio enquanto leio, o máximo que consigo abstrair é conversa, e olha lá =S
 
Então Anica, quando eu leio sem música a história não faz tanto sentido. Me acostumei com isso. Na verdade acho que daqui a alguns anos estarei surda, faço quase tudo agora com os fones de ouvido!
 
As minhas:

- Quando termino um livro, me dá uma alegria que dura por mais ou menos... 24 horas.
- Quando termino um livro, não começo outro no mesmo dia (Sim, é bem tosco, eu sei)
- Adoooooooro cheiro de livro novo. Sempre cheiro os meus
- Gosto de ler ouvindo uma musiquinha tranqüila, mas nem sempre é assim. O silêncio é sempre vindo.
- Leio geralmente em uma posição confortável... Tipo deitada, escorada, esparramada e afins.
- Não leio em automóveis em movimento. Tenho medo da minha retina se deslocar.
- Não leio no escuro
- Não empresto meus livros, salvo algumas exceções
- Amo comprar livros. Se pudesse, compraria um todo mês.
- Amo olhar estantes de livros e tentar decorar cada título. Ver as capas também (:
- Geralmente, anoto as frases que gosto de um livro em um caderno.
- Não deixo nenhuma leitura pela metade. Consciência pesa.
- Não costumo praticar a leitura simultânea, mas as vezes é necessário.
- Gosto de páginas amareladas.
- Sou extremamente cuidadosa com meus filhotes (livros). Todos os que tenho estão novinhos!
- Quando estou lendo, pareço uma zumbi. (Muita gente me diz isso) A comida estava queimando no fogão, e só percebi quando mãe chegou gritando lá do quarto dela que estava sentindo cheiro de queimado, sendo que eu estava praticamente em frente ao fogão.
- Antes de começar a ler, observo minuciosamente todos os detalhes da capa e informações adicionais.
- Uso qualquer objeto para marcar página.
- Amo contar a história do livro que acabei de ler para alguém
- Sempre vejo o nome original da obra
- Carimbo todos os meus livros com meu carimbo particular xD
- Solto expressão inconscientemente enquanto leio. Tipo: “Nossa”, “Aff!”, “Ah! Como ele pôde fazer isso?, “Tenso!”
- Ler me tira o sono.
- Nunca fico sem nenhum livro para ler.
- Amo receber livros de presente. (Apesar de nunca receber)
- Odeio ler livro no PC. A vista cansa e é chato.
- Sempre olho o número de páginas e dou uma folheada quando vou pegar ou comprar um livro.
- Odeio quando alguém me interrompe enquando leio. (Isso sempre acontece :lol: )
 
tem uma mania que eu não sei se coloquei aqui, mas eu tenho a mania de ler a última linha do livro antes de começar a ler o livro :rofl:
 
Eu percebi que eu busco as informações da biblioteca em todo livro que leio (tipo CID, categoria essas coisas)... que medo de mim
 
Anica disse:
- Eu acho, sinceramente, que qualquer leitura fica melhor se acompanhada por MUITO café.

era meu ritual quando era mais nova. se estava chovendo, pegava minha caneca de café, edredon e um livro e era a pessoa mais feliz desse mundinho por algumas horas :sim:

É realmente um hábito delicioso. Queria, tanto, ter mais tempo para poder fazer isso com mais frequência. Preciso de noites mais longas. E de um estômago novo, porque gastrite ... XD

Uma coisa que eu não tinha comentado: às vezes, devoro os livros. Leio com uma voracidade descomunal, sem parar para respirar. Outras vezes, quando vou chegando nos capítulos finais do livro, começo a ler bem lentamente, como que querendo prolongar aquele momento. Saborear as dúvidas, as páginas finais. Fecho o livro, pego água (e café, claro), fico cantarolando alguma música, dou uma voltinha pela casa, aí pego o livro de novo, me sentindo como a personagem de Felicidade Clandestina com As reinações de Narizinho, e procuro adiar, o máximo possível, a conclusão da leitura.
 
Ashe disse:
As minhas:

- Antes de começar a ler, observo minuciosamente todos os detalhes da capa e informações adicionais.

Também faço isso, é um rito de iniciação hehehe

Ashe disse:
As minhas:

- Amo contar a história do livro que acabei de ler para alguém

Pena que muitas vezes as pessoas não estão nem aí né?

Ashe disse:
As minhas:

- Sempre vejo o nome original da obra

Principalmente se a obra for original do inglês, como estou estudando, olho para ver se minha tradução está no rumo... XD

Ashe disse:
As minhas:

- Sempre olho o número de páginas e dou uma folheada quando vou pegar ou comprar um livro.

Às vezes divido o preço pelo número de páginas para ver se vale a pena :rofl:

Ashe disse:
As minhas:

- Odeio quando alguém me interrompe enquando leio. (Isso sempre acontece :lol: )

Tenho vontade de mandar a pessoa se catar quando me interrompe, odeio com todas as minhas forças esse pessoal sem noção...
 
Anica disse:
tem uma mania que eu não sei se coloquei aqui, mas eu tenho a mania de ler a última linha do livro antes de começar a ler o livro :rofl:

:susto:
E não rola nenhum spoiler?? A vontade até existe - você dá aquela folheada, espia um pedacinho do final - mas sempre resisto. Mas por causa do Meia fiquei com o hábito de dar um pulinho até a página 81... XD

Valentina disse:
Uma coisa que eu não tinha comentado: às vezes, devoro os livros. Leio com uma voracidade descomunal, sem parar para respirar. Outras vezes, quando vou chegando nos capítulos finais do livro, começo a ler bem lentamente, como que querendo prolongar aquele momento. Saborear as dúvidas, as páginas finais. Fecho o livro, pego água (e café, claro), fico cantarolando alguma música, dou uma voltinha pela casa, aí pego o livro de novo, me sentindo como a personagem de Felicidade Clandestina com As reinações de Narizinho, e procuro adiar, o máximo possível, a conclusão da leitura.

Também procuro saborear mais um pouquinho... mas não chego a ficar cantarolando... :rofl:

Uma coisa meio maluca que faço é ficar pensando qual marcador de livro combina mais com cada livro. Tipo, "Ah, este tem uma obra de arte abstrata, serve para colocar dentro do Beckett..."
 
Gigio disse:
Anica disse:
tem uma mania que eu não sei se coloquei aqui, mas eu tenho a mania de ler a última linha do livro antes de começar a ler o livro :rofl:

:susto:
E não rola nenhum spoiler?? A vontade até existe - você dá aquela folheada, espia um pedacinho do final - mas sempre resisto. Mas por causa do Meia fiquei com o hábito de dar um pulinho até a página 81... XD

às vezes nem faz sentido. é a última frase mesmo, sabe? assim "e eles sorriram e caminharam até a porta". estraga um tico qdo é livro de terror ou policial, que aí às vezes dá para saber quem sobreviveu na história, mas fora isso é até legal imaginar como é que o começo vai dar naquela frase do fim :rofl:
 
Gigio disse:
Valentina disse:
Uma coisa que eu não tinha comentado: às vezes, devoro os livros. Leio com uma voracidade descomunal, sem parar para respirar. Outras vezes, quando vou chegando nos capítulos finais do livro, começo a ler bem lentamente, como que querendo prolongar aquele momento. Saborear as dúvidas, as páginas finais. Fecho o livro, pego água (e café, claro), fico cantarolando alguma música, dou uma voltinha pela casa, aí pego o livro de novo, me sentindo como a personagem de Felicidade Clandestina com As reinações de Narizinho, e procuro adiar, o máximo possível, a conclusão da leitura.

Também procuro saborear mais um pouquinho... mas não chego a ficar cantarolando... :rofl:
Eu fico. hihi Às vezes, alguém passa e pergunta: "Você está lendo ou cantando?" E eu "Não sei." E continuo a cantarolar :rofl:

Outra coisinha:

- Quando estou muito concentrada na leitura de um livro, e a personagem está com sêde, fome, whatever, muitas vezes, acabo ficando com sêde e fome, também. :rofl:
 
Eu achava que nem tinha muitos hábitos de leitura... Até juntar todos pra este tópico. :lol:

* Eu tenho a maior dificuldade em começar a ler em ambiente barulhento. Não dá, não me concentro, não ouço a voz do meu pensamento e sempre tem alguma coisa que me distrai. Uma vez que engrenei na leitura, o trio elétrico da Ivete Sangalo pode passar do meu lado que nem percebo.

* Adoro emprestar livros, e gosto mais ainda de recebê-los de volta. :D

* Compro mais livros do que consigo ler. Tô de bobeira no shopping? Passo na livraria e não saio sem pelo menos uns três livros, por mais pocket books que sejam. Tô de bobeira na net? Entro no Submarino, na Saraiva [size=medium]e[/size] na Siciliano e não saio com menos de 40 reais comprados. Tô indo pra um lugar qualquer, e tem um sebo no caminho? Paro para pelo menos cumprimentar o vendedor pela sua atitude em vender livros mais baratos (WTF, Pim? Hahaha) e paquerar algumas publicações antigas.

* Pego livros da pequena biblioteca do meu pai e os chamo de meus. Uso capião, campeão!

* Posso estar indo para dar um passeio de carro com um amigo, não importa!, sempre carrego um livro na mochila, just in case. Se é viagem, carrego dois, caso me canse de um deles.

* Se meu lindo e frágil livro apareceu com "orelha", eu dobro delicadamente a orelha na direção contrária, volto-a ao normal e coloco alguma coisa bem pesada em cima da página para tentar anular aquela marcação indesejada.

* Livro começado é livro terminado. Pode ser a história mais chata do universo cuja leitura me causaria sangramento da retina e glaucoma, mas se comecei tenho que terminar, é questão de honra! Nesses 24 anos só abandonei dois livros: um por ser muito, muito, muito, muito, muito, muito, mas muito difícil de entender na época, e o outro por ser o livro mais pedante e odioso on earth.

* Livro, pra mim, tem que ser em português. Sabe ler em inglês? Sei. Sabe ler em italiano? Sei. Quer todas as publicações do universo nessas línguas por R$9,99? Não! Ler em português consigo fazer, com prazer, por horas; em qualquer outra língua me distraio na página 3.

* Nem sempre tenho marcadores por perto, então já marquei página com folha de caderno, folha de árvore (!!!), papel de bala e até fios de cabelo. Sim, eu tenho problemas! :rofl:

* Eu tenho tanto apego pelos meus livros que nunca sequer risquei nenhum deles, nem de levinho a lápis... Até começar a ler livros maiores e mais complexos. Se tenho o livro em e-book, abro um .doc escrito "Nome do livro Quotes" e coloco ali os trechos de ideias interessantes; se só tenho impresso, marco o trecho entre colchetes para ficar mais fácil de encontrá-lo depois.

* Peguei um hábito com meu pai: sempre circulo o número da página 33 dos meus livros. Deste modo, se empresto pra alguém e esse alguém nega, eu tenho a envergadura moral de dizer "Ahá!, seu mallandro, abre na página 33 e vamos tirar a prova!! ¬¬". Tenho amigos ótimos, nunca precisei fazer isso.

* Nunca leio o Prefácio. Nunca!

* Nunca, em hipótese alguma, nem com uma arma apontada na cabeça, dobro um livro assim:
12773576019191bW.jpg
, ou um de capa mole como se fosse aqueles de espiral. Pra mim isso é crime inaiançável e passível de cadeira elétrica!

* Se gosto de um autor, leio tudo dele, até encontrar algo que não gosto. Aí ele volta ao rol dos mortais hahaha. Com Irvin Yalom foi assim!

* Eu lia com uma caderneta do lado para anotar as palavras que não sabia, procurá-las no dicionário e tentar incuti-las no meu dia-a-dia. Funcionou muito bem, até que fiquei caótica demais e disciplinada de menos para manter o hábito.

* Dedicatória tem tanto valor quanto um abraço apertado. Se fi-la pra ti, já sabe o significado. Se fe-la pra mim, me cativou instantaneamente.

* Leio tão bem no computador quanto no papel. Nunca tive dor de cabeça ou "vista cansada" por isso. Leio em carros e ônibus também sem enjoar.

* Se o livro inspirou a criação de um filme, não vejo este até ler aquele. Decisão irrevogável!

* As últimas 100 páginas do livro são lidas em contagem regressiva, prevendo a saudade que terei da história e dos personagens.
 
Anica disse:
tem uma mania que eu não sei se coloquei aqui, mas eu tenho a mania de ler a última linha do livro antes de começar a ler o livro :rofl:

Eu só faço isso com tirinhas da turma da Mônica :)

Pim disse:
* Nunca leio o Prefácio. Nunca!

Prefácios geralmente são tão bonitos, a pessoa se dedica a fazer um texto sobre a obra e tal. Você devia ler prefácios! Já tentou?
 
Aham. Só leio depois de lido o livro, e olhe lá... bobo isso, né? hehe
 
* Dedicatória tem tanto valor quanto um abraço apertado. Se fi-la pra ti, já sabe o significado. Se fe-la pra mim, me cativou instantaneamente.

same here.

adoro dedicatórias. ganhou um valor ainda maior quando fuçando nos meus livros vi que tenho uma do meu avô, que já morreu tem aí mais de 10 anos. hj em dia eu ganho o livro da pessoa, vejo se tem dedicatória e caso não tenha, eu já devolvo o livro com uma caneta e digo: faz uma dedicatória para mim.

tempos atrás até passei no scanner, mas ficou no hd que fez bum. preciso passar no scanner novamente +_+
 
Eu nunca escrevi dedicatórias nos livros, muito menos pedi a alguém que escrevesse. Mas recentemente ganhei alguns livros com dedicatória tão particular que realmente torna o exemplar único, dificil até de desgrudar...

Uma outra coisa que venho aprendendo a fazer é colocar o nome, o meu nome no livro. Acho que não colocava para nao me apegar, mas a Aline sempre me diz "coloca seu nome para saberem que é seu", e eu perguntei "quem?" e eu mesmo respondi "o autor, um desconhecido, os personagens" :timido:

Anica disse:
tempos atrás até passei no scanner, mas ficou no hd que fez bum. preciso passar no scanner novamente +_+

Queremos ver as fotos do scanner :sim:
 
quando viajei lembro que tentei começar uma mania nova, colocar quando e onde comprei o livro. mas a verdade é que eu comecei a esquecer de fazer isso logo que voltei, e não daria conta dos outros livros que não tinha feito isso anteriormente, então resolvi deixar só para quando a compra fosse em algum lugar diferente, como esses livros. =S
 
Anica disse:
tem uma mania que eu não sei se coloquei aqui, mas eu tenho a mania de ler a última linha do livro antes de começar a ler o livro :rofl:

Eu faço isso também, só que a minha mania varia, tipo, às vezes é a última linha, às vezes o último parágrafo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo