• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hábitos de leitor

Bom... meus hábitos não são muitos, na verdade só três principais, que são: ler ouvindo alguma coisa (me concentro melhor), ler de cuecas quando estou em casa (e de preferência deitado na rede) e ler bebendo alguma coisa.
 
- Eu também cheiro meus livros ao adquiri-los (Mesmo os de sebo...)
- Gosto de ler em total silêncio ou com um barulho corriqueiro e esquecível. Caso tenha música, por pior que seja, minha veia musical me enche o saco pra prestar atenção em detalhes desta.
- Não faço anotações em livros, apenas os de estudo. Mesmo assim prefiro um bom caderno.
- Leio um livro por vez, me arrependi de tentar o contrário.
- Compro livros que com certeza lerei no futuro e estão em promoção.
- Eu gosto de organizar as coisas, mas quando penso em organizar meus livros acabo que prefiro ler.
- Adoro emprestar para amigos e fico ansioso pela recepção deles para com o livro.
- E quando me emprestam fico me sentindo culpado se estou lendo um outro livro, mesmo que seja por necessidade.
- Quase sempre leio deitado, mas preciso parar com isso.
- Eu faço caretas, expressões e demais reações que estão citadas no livro. Quando eu era menor e não sabia o que era "dar de ombros", eu ficava mexendo o ombro tentando imaginar - até que uma hora eu acertei e entendi.
- Quando estou lendo algo que acho muito bom ou muito engraçado eu tento encontrar alguém para citar.
 
Eu sempre pensei em escrever meu nome nos livros, mas acabo ficando com pena. Livro com dedicatória, por outro lado, eu até gosto. O problema é quando alguém te dá um livro que você já tem e deixa algo escrito. Ai não dá nem pra trocar na livraria...
 
- Alguém aqui não cheira livros? É, eu cheiro também.
- Meus primeiros (É... Harry Potter e SDA) eu lia de luvas porque eu achava que eu suava demais e ficava estragando as páginas dos livros, hoje eu já superei isso.
- Não escrevo em livro, e se acho algo escrito em livros públicos eu passo a borracha.
- Leio uns 3 livros por vez, tenho de aprender ainda a me concentrar em só um.
- Não compro em livrarias físicas, vou lá só para descobrir coisa nova, só compro em sebo e pela internet, e sou a pessoa mais ansiosa do mundo nos três dias que levam para o livro chegar aqui em casa.
- Leio bem indiferente ao barulho, e geralmente me assusto quando encosta em mim por justamente ter esquecido o mundo ao meu redor.
- Não uso marca página, só paro de ler em página fácil de memorizar, geralmente os múltiplos de dez. xD

É, acho que é isso. :D
 
- Se leio mais de um livro ao mesmo tempo, é porque são estilos ou gêneros diferentes. Tipo um de fantasia e um policial. Ou um de contos, e um romance.
- Adoro ler trechos engraçados ou muito bem escritos para meus pais, minha irmã, ou qualquer um que estiver em casa. Leio um trecho, acho interessante e... "Mãe, olha esse trecho aqui" E já começo a ler. :D
- Não rabisco meus livros e inclusive tenho várias frescuras quanto a seus cuidados.
- Consequentemente, empresto apenas a uma ou duas pessoas que sei que não vão estragar. Cito todas as regras idiotas a estes antes. Inclusive quando meus pais vão ler algum livro.
- Uma das frescuras que mais me zoam é não poder abrir muito o livro, para não estragar. :P
- Odeio livros em que a capa é meio dobrada ou levantada (a maioria). Sabe quando você deixa o livro sobre a mesa e a capa fica levantada? Por isso gosto tanto dos de capa dura.
-Não uso marca-página. Memorizo a página que parei. Coloco um papel no meio quando é um livro que estou lendo outros ao mesmo tempo, ou é da biblioteca, coloco a ficha lá no meio :D. Uma coisa engraçada é que as vezes esqueço a página que parei certinho, mas sei mais ou menos entre qual e qual página parei, então vou lendo os trechos da página para ver se lembro. Até encontrar a parte que parei.
- Adoro TER o livro, e peço para minha mãe comprar. As vezes fico ancioso para que ele chegue, mesmo assim demoro as vezes meses para começar.


Se lembrar, coloco mais aqui.
 
Uma das frescuras que mais me zoam é não poder abrir muito o livro, para não estragar.

Também tenho esse problema. Quando eu compro o livro então, é um saco pra ler, não abro quase nada... fico louca quando alguém me pede pra ler um livro e já vai praticamente dobrando a capa!
 
é mesmo. odeio isso. Minha mãe abre quase inteiro e eu já fico bravo. Aqueles que pegam e quase dobram dá mais raiva ainda. Ela tá lendo um livro meu, e eu sempre entro no quarto dela e alerto ela. Ela fica brava e diz que vai acabar tendo que comprar um livro novo para mim toda vez que ler. Tipo ler e depois doar, e comprar um novinho para eu guardar. :D

E principalmente os livros novos, minha mãe não entende como consigo ler abrindo tão pouco.
Agora, quando é aqueles velhos da biblioteca, saindo as páginas, eu ligo o foda-se e abro tudo a página para descontar o que fazem com os meus :D
 
Anica disse:
- Leio o livro até o fim, por mais que odeie

Esse é um ótimo hábito! Eu costumava largar livros com muita frequencia antigamente, às vezes estava quase no final e abandonava! Estou tentando não fazer mais isso, ano passado li um livro, foi muito difícil terminar, um trabalho de Hércules praticamente, mas fui até o fim! XD

Mas realmente tem alguns que não valem a pena. No geral aplico a regra: se consegui passar da vigésima página, me obrigo a ler até o fim.
 
Poutz... eu tava falando HOJE com minah mãe sobre minah mania de cheirar livros, e ela tirando o maior sarro da minha cara! Vou mostrar esse tópico pra ela!!

Bom basicamente eu:

- Cheirar.
- Sempre leio até o fim. Só larguei UM até hj pq era realmente muito ruim.. mas MUITO mesmo. Odioso!
- Eu GOSTO de ler com barulho.... me concentro mais também assim. E também levo susto qdo encostam em mim! :rofl:
- Compro livros sempre no minimo em lotes de 3. Nunca 2 ou 1 só!
- Gosto de livros de sebo, porém entre um novo e um usado, fico com o novo.
- Coloco meus livros em ordem de "esse fica bem aqui do lado dese que tem assuntos legais". Isso costuma durar 2 ou 3 dias e ai eu só arrumo no outro ano.
- Não tneho a menor dó de gastar $$ com livros... já com roupas...
 
Ramalokion disse:
- Não tneho a menor dó de gastar $$ com livros... já com roupas...

Eu não tenho a menor dó de gastar com nada. Mas deixo de comprar um livro, por exemplo, pra comprar uma roupa ou bolsa ou calçado, que vai ser muito mais utilizado.
 
- Sempre assino a folha de rosto ( não sei ao certo, deve ser uma maneira inconsciente de expressar minha possessividade), fora isso não grifo nem rabisco as demais páginas;
- Gosto de emprestar livros, para poder ter com quem comentar a história depois, mas... se a criatura demorar muito pra devolver ou não me entregar o livro em perfeitas condições, não haverá segunda vez :chibata:;
- Também cheiro as páginas, inclusive as de livros mais velhos;
- Não doo livros nem os vendo para sebos;
- Tento sempre ler até o final, se possível ( ano passado, por exemplo, tive que largar uns livros por causa do vestibular, mas ainda não os peguei de volta para continuar de onde parei);
- Não consigo ler escutando música;
- Leio um livro por vez;
- Adoro ler no ônibus, ou em casa antes de dormir;
- Não compro um livro se sei que um amigo tem e pode me emprestar ( às vezes é a falta de grana que me obriga a isso). :D
Edit: Lembrei de outra mania, talvez a mais estranha delas. Já li MUITOS livros imaginando os atores que poderiam interpretar os personagens em uma possível adaptação. Já fiz até listinha de elenco pra colocar em comunidades no orkut. :dente:
 
Ramalokion disse:
- Não tneho a menor dó de gastar $$ com livros... já com roupas...

Idem. Livros eu compro de boa com o dinheiro que eu junto. Roupas? Que comprem por mim.

- Não compro um livro se sei que um amigo tem e pode me emprestar ( às vezes é a falta de grana que me obriga a isso).
Já eu, sou o contrário. Eu tenho AQUELA vontade de TER. É algo satisfatório pra mim. Também sofro com a falta de grana, afinal, sou apenas uma estudante e nem mesada tenho. De qualquer forma, sempre dou um jeitinho de juntar, mesmo que seja pra comprar um Pocket.
 
Tenho o mesmo problema da N. =´/


Outra coisa: Se eu empaco em um livro, demoro as vezes meses para voltar, e tenho que começar tudo de novo, pois já não lembro bem.
 
LucasCF disse:
Outra coisa: Se eu empaco em um livro, demoro as vezes meses para voltar, e tenho que começar tudo de novo, pois já não lembro bem.

Mesma coisa que o Lucas, eu acho que já escrevi aqui sobre isso. Não é legal demorar meses para voltar. Eu perdi mais de 300 páginas lidas de Os irmãos Karamazovi por causa disso, quando retomei a leitura, não lembrava de muita coisa, até personagens eu tinha me esquecido.
 
Clover disse:
LucasCF disse:
Outra coisa: Se eu empaco em um livro, demoro as vezes meses para voltar, e tenho que começar tudo de novo, pois já não lembro bem.

Mesma coisa que o Lucas, eu acho que já escrevi aqui sobre isso. Não é legal demorar meses para voltar. Eu perdi mais de 300 páginas lidas de Os irmãos Karamazovi por causa disso, quando retomei a leitura, não lembrava de muita coisa, até personagens eu tinha me esquecido.

Mesma coisa aqui _o/

Até porque se eu largo um livro sem ler (e isso nem tem muito a ver com estar gostando ou não, às vezes acontece de ter outras prioridades e deixar o outro de lado) eu considero como 'não lido', e depois de um tempo se pego para ler de novo eu vou desde o começo.
 
Bah, nunca pensei nesses hábitos.. então chegou a ser engraçado pensar no assunto. Diferentemente de muitos de vocês, eu não cheiro os livros. Minha rinite não permite, mesmo um livro novo pode ser um perigo.

. Adoro ter os livros que gosto pra poder emprestar. Tipo, quando alguém comenta de algum autor que eu gosto, já pergunto se a pessoa quer ler.
. Tenho uma lata cheia de marcadores de página. Adoro, adoro.
. Organizo meus livros em ordem, mas nem eu a entendo.
. Gosto dos livros da Companhia das Letras porque a folha não é tão branca (tem um nome isso?) e a fonte é espaçada.
. Tento seguir uma ordem lógica (da minha cabeça) de leitura, mas nunca dá certo. Por exemplo, lerei vários franceses! Dai leio um francês e o outro já é de um autor daqui.
. Nunca abandono um livro, no máximo guardo pra ler mais tarde quando a leitura fica lenta.
. Aliás, se me arrasto demais na leitura, fecho o livro e começo de novo. Mesmo que ache chato. Punição.
. Tenho um carimbo com meu nome que usava para marcar meus livros. Mas mudei de idéia... nome diferente, vai que eu decida me desfazer deles algum dia. Melhor não.

Acho que é isso. Se lembrar de mais alguns, volto.
 
+ Odeio capas de livro com o pôster ou foto do ator do filme. GRRR. A única edição de livro que tenho que é até satisfatória é aquela com o Aslam na capa (As crônicas de nárnia)
 
LucasCF disse:
+ Odeio capas de livro com o pôster ou foto do ator do filme. GRRR. A única edição de livro que tenho que é até satisfatória é aquela com o Aslam na capa (As crônicas de nárnia)

Haha. Também não gosto, Lucas! Parece que o livro tá ali só por causa do filme xD
 
Minhas manias:

- Sempre encapo meus livros com contact transparente antes de ler.
- Se pego um livro emprestado pergunto ao dono se posso colocar contact.
- Quando o livro tem sobrecapa ela fica na prateleira enquanto ele está sendo lido.
- Prefiro páginas creme do que as brancas pois cansam menos a visão.
- Tomo um cuidado absurdo para não estragá-los.
- Quem não devolve um livro que emprestei ganhei meu ódio eterno.
- Quem estraga um livro que emprestei, também ganha meu ódio eterno.
- Não costumo dar meus livros, mesmo aqueles que não gosto e que tenho repetido. Sou uma colecionadora.
- Gosto de terminar coleções, mesmo que não tenha gostado do primeiro volume (por exemplo comprei os três livros do Eragon e não gostei do primeiro).
- Sou uma CCL (Compradora Compulsiva de Livros).
- Não resito a um livro em oferta e a um cupom de desconto.
- Eu cheiro livros.
- Quando gosto muito de um livro falo horas dele tentando convencer meus amigos a ler.
- Sempre assino o livro e coloco a cidade e a data em que foi comprado.
- Carimbo o meu nome e CRM embaixo da minha assinatura.
- Se estou gostando do livro o mundo pode acabar do meu lado que eu nem reparo.
- Quando um livro me prende sinto uma dor física se preciso parar de ler, então não paro nem para comer. aí termino muito rápido e preciso reler.
- Prefiro ler deitada.
- Arrumo meus livros de acordo com várias lógicas próprias (livros de "menininha", livros de fantasia, livros sobre os reis europeus, romances históricos, e as categorias se sobrepõe. Para quem não conhece minhas estantes parecem uma enorme bagunça.
- Tenho ataques de riso e choro enquanto leio de acordo com a história e isso pode acontecer em qualquer lugar. Por exemplo, estava lendo o 6º volume do Harry Potter no metrô e comecei a chorar no final do livro.
- Gosto de livros de capa dura, mas isso não é essencial para eu comprar um livro.
- Leio de um a três livros por vez (sem contar os do trabalho).
- Uso marcadores. As orelhas dos livros foram feitas para enfeitar.
- Adoro comprar livros pela internet (saem bem mais baratos)
- Já comprei tanto em uma livraria virtual mandando entregar na loja física que fiz amizade com os atendentes da loja física
- Quando "descubro" um autor não sossego enquanto não compro todos os livros dele.
- Adoro livros "de menininha".
- De vez em quando sento ao lado de uma das minhas estantes e fico tocando meus livros com as mãos para escolher qual irei ler pelo tato.
- Tenho uma lista enorme de livros para ler que é atualizada cada vez que compro um novo com livros passando a frente.
- Adoro passear por livrarias, mesmo que não vá comprar nada. Aproveito e pego um livro e se o sofá estiver ocupado sento no chão e fico lendo.
- Adoro descobrir um livro na livraria do shopping mais caro do que acabei de comprar pela internet
- Não resisto a "toda a seção de livros em promoção".
- Adoro sebos.
- Dou livros de presente para meus sobrinhos, assim eles adquirem o gosto pela leitura desde cedo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo