• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hábitos de leitor

Eu tenho MUITAS:

-Eu não consigo parar quieto enquanto leio. Mudo de posição a toda hora, deito de bruços, de costas, mudo de lado, sento, levanto e poor aí vai.
-Odeio ler sentado. Principalmente numa cadeira (não leio em cadeiras em hipótese nenhuma se estiver em casa). Prefiro ler deitado (ainda mais numa rede), ou melhor ainda, esparramado (no meu pufe =D). Se estou lendo na escola, muitas vezes saio da minha cadeira e me recosto num cantinho do chão.
-Fico COMPLETAMENTE imerso na leitura quando esta é boa. Podem tentar conversar qualquer assunto comigo, mas não vou deixar o livro de lado. É tão difícil eu encaixar uma carreira =P
-Quando tem alguém da minha família perto enquanto leio, se chego numa parte engraçada / muito idiota do livro, eu começo a rir bem alto ou solto um "AFF" de propósito pra ver se me perguntam "que é?"
-Adoro ler debaixo de um edredom, mesmo se não tiver frio. Muitas vezes eu ligo o ar condicionado e fico debaixo do edredom (meio irônico, eu sei). Me sinto tão protegido ali coberto.
-Eu não ligo de abrir muito meus livros
-Leio livros que peguei emprestados antes dos meus, que tão numa fila imensa.
-Eu conto as pátginas que faltam pra terminar o livro, não consigo parar
-Gosto muito de ler em lugares bizarros, como dentro do guarda-roupa, na banheira (sem água), na cama de cima do beliche, etc.
-Quando o livro chega numa parte emocionante, ás vezes eu começo a ler enquanto ando de um lado pro outro
-Adoro ler mascando chicletes. Aliás, adoro fazer qualquer coisa mascando chicletes =P
-Se eu sem querer descobri antes de ler que um personagem morre ou algo do tipo, quando estou quase chegando nessa parte eu fico super nervoso e falanto tipo: não, não, não, ai meu deus, não, fulano não, ai, ai, meu deus...
-Eu deixo de ler livros por medo de não conseguir "degusta-los" adequadamente.
-Releio livros mesmo quando ainda tenho livros novos.
-Faço críticas mentais do livros, isso me ajuda a focar, tipo: esse personagem tá mal desenvolvido, ou essa narrativa não é adequada a esse estilo. Mas nunca passo pro papel =(
-Gosto mais de ler em casas de praia, na montanha, ou hotéis do que na minha casa
-Adoro bibliotecas. O clima que tem naquele lugar, as possibilidades do que posso encontrar lá um dia, as chances quase infinitas... isso me atrai dum jeito inimaginável
-Paro de ler em páginas ímpares
-Gosto de ler no escuro usando uma lanterna, ou melhor ainda debaixo das cobertas
-De vez e quando paro, respiro, e resumo o livro pra mim mesmo, aí eu digo em voz alta quais são os mistérios, o que se sabe, o objetivo dos personagens, só para me situar.
-Não uso marcadores
-Adoro ler com um som ambiente, tipo ventilador ou ar condicionado. Teve uma vez que estava tentando ler com minha irmã vendo TV do lado, eu tentei gravar o barulho do ventilador no meu MP5 pra ficar escutando no fone mas acabou a bateria =X
-Leio todas as informações do livro também, muitas vezes leio as informações mas não leio o livro.
-Certas capas mexem comigo, eu nunca terminei de ler No Limiar das Colinas Sombrias, mas costumava deitar e ficar admirando a capa...
-Também sempre "converso" com os personagens
-Minha estante não tem muita ordem, só deixo séries e livros do mesmo autor juntos.
-Compro o primeiro livro de várias séries e ewscolho a melhor pra eu continuar
-Tenho o costume de jogar o nome dos meus livros na Wikipedia só pra ver se alguém se deu ao trabalho de criar páginas pra eles
-Não peço livro emprestado, mas se oferecerem aceito

Conforme for lembrando eu atualizo
 
Arth disse:
-Quando tem alguém da minha família perto enquanto leio, se chego numa parte engraçada / muito idiota do livro, eu começo a rir bem alto ou solto um "AFF" de propósito pra ver se me perguntam "que é?"

:rofl:

E alguém pergunta?


Arth disse:
-..., eu tentei gravar o barulho do ventilador no meu MP5 pra ficar escutando no fone mas acabou a bateria =X

Nossa, isso é realmente... estranho.... :susto:
 
Minhas manias mais marcantes:
* Preciso do silêncio, mas estou treinando ler com música baixinha. Até mesmo conversa de porteiro tira minha atenção e preciso melhorar isso, pois leio na rua a maior parte do tempo.
* Não consigo deixar um livro pela metade mesmo q seja o pior livro do mundo. Vou até o fim.:puke:
* Gosto de ler deitada.
* Adoro ler tomando chá.
* Leio mais em Inglês do q em Português (força do hábito).
* Uso qualquer coisa p marcar a página, atualmente uso um canudinho.
* Leio sempre 2 livros por vez, um fica na cabeçeira da cama outro na bolsa.
* Leio em carros em movimentos sem problemas e gostaria de poder ler enquanto corro na esteira, ganharia muito tempo e renderia muito a leitura, mas...:rofl:
* Só faço anotações se for livro p o clube de leitura; outros livros tento ler sem me preocupar com detalhes. Só curto.
* Dificilmente leio o mesmo livro 2 vezes.
* Se gosto do livro, vjo o filme e vice-versa. Não me incomodo com a ordem.
* Não leio em voz alta(me cansa muito), só no pensamento.:calado:

É isso aí !:lily:
 
-Antes de começar a leitura tenho que ler um trecho da última página, exeto ebooks;
-Pesquiso sobre autora e época da história;
-Anoto frases que acho interessante, nome das personagens e o que achei de cada capitulo;
-Leio por capitulos;
-Não gosto de emprestar livros;
-Gosto mais de livros velhos;
-Sempre tenho que comprar um marcador diferente;
-No fim da leitura tenho que escrever pelo menos um comentário;
-Largo um livro quando ele é muito ruim;
-Gosto de comprar aqueles livros pequenos da livraria;
 
Senta que lá vem a história:

- Sempre tenho um livro na mochila/bolsa, mesmo sabendo que não vou ter a mínima chance de lê-lo.
- Sou metidinha 1. Adoro ler em locais públicos e em cafés só pra mostrar que estou lendo. Principalmente se for livro de autores que eu acho que ninguém conhece. E adoro quando vejo que alguém disfarçadamente tenta ver a capa do livro.
- Se encontro alguém lendo um clássico em local público a pessoa ganha minha simpatia instantânea. Se for homem, ganha minha curiosidade momentânea (bem Tereza e Thomas do Kundera, hahaha)
- Comecei com essa mania de ler mais de um livro por vez.
- Tenho necessidade de destacar trechos que gosto, e as marcações variam de acordo com a intensidade do gostar. Quando é um trecho que me arrebata, coloco um ponto de exclamação imenso ao lado. Mas só marco livro a lápis.
- Quando estou lendo, não fale comigo. Porque eu te respondo tudo bonitinho e coerentemente, mas não faço ideia do que vc está falando.
- Não me incomoda barulho, desde que não seja alguma música que eu gosto, porque eu fico cantando a música na cabeça e fico toda atrapalhada.
- Entre um livro novo e um livro de sebo com o mesmo preço, compro o do sebo. Acho uma beleza metafísica ser dona de um livro que já foi de alguém um dia. Mas detesto quando o dono anterior destaca trechos.
- Quando compro, sempre procuro ver se é versão integral do texto. Quando não é, ou deixo de comprar ou compro a edição/versão com mais páginas.
- Detesto página branca.
- Adoro pocket books.
- NUNCA, JAMAIS, NEVER EVER TILL THE END leio resenha, resumo ou sinopse de livro que ainda não li. O mesmo serve pra filme. Mas aceito recomendação com muitíssimo prazer. Aliás, recomendações são meu principal guia de leitura. Só que, depois que leio o livro, leio tudo o que encontro sobre ele, pra ver se alguém me mostra algum detalhe que passou despercebido ou uma interpretação diferente.
- Só leio livro de autores desconhecidos por mim se for recomendado por gente de carne e osso. Nunca arrisco leitura cega, detesto imaginar que estou perdendo tempo com um livro mt qualquer coisa se há tantos outros que eu quero ler e não vou ter vida suficiente pra isso.
- Sou metidinha 2: não leio best-sellers até segunda ordem.
- Sempre escrevo o nome da cidade e a data em que comprei o livro na página 2 ou 4. E o meu nome completo na contracapa, de preferência entre o título e o nome do autor.
- Sou rebelde. Se o autor é muito detalhista na composição do cenário ou na descrição física dos personagens, eu rio na cara dele (mesmo) e pulo o trecho. Cenários e aparência dos personagens é algo que eu imagino do meu jeito e não admito negociação. Indicar como as coisas são, ok, mas querer fazer fotografia com palavra, ah não. Tchau.
- Não consigo rir alto enquanto leio, mesmo que leia a melhor piada do mundo, só um sorrisinho leve. Mas franzo a cara, arregalo ou reviro os olhos, suspiro, balanço a cabeça e tal.
- Pouco me importa biografia e contexto do autor.
- Jamais dobre uma brochura perto de mim. Se quiser dobrar, manda pôr uma espiral, caramba.
- Quanto mais "soco no estômago" é o livro, mais eu gosto. Vide minha assinatura ali embaixo.
- Sou metidinha 3: odeio chicklit.
- Quando leio antes de dormir, sempre deixo o livro embaixo da cama depois, ainda que o criado-mudo esteja livre.
- Nunca emprestei livro porque ninguém nunca me pediu.
- Não gosto de ler em tela porque tocar o livro, passar página, escrever nele (quando é meu,né, claro) é fundamental. Mas Saramago e Camus não me deram escolha, aí foi ebook mesmo.
- Se pego algum livro em más condições na biblioteca, sempre colo a capa, as páginas, boto contact ou o que for pra deixá-lo minimamente decente.
- Organizo meus livros por "intensidade de gostância" =P . Mas nunca misturo técnicos com literatura.
- Nunca marco página. Gosto de voltar a ler de onde eu lembro que parei na história.
- Só consulto dicionário quando o texto é muito truncado. De resto, confio na minha dedução. às vezes me estrumbico lindamente.

Acho que é isso. já é até demais, putz grila.
 
Tenho a impressão de ter milhões de hábitos e que quando começar e enumerá-los eles vão sumir da minha cabeça :) mas vamos la:

- Adoro ler na rede, mas qualquer lugar é lugar quando o livro é bom.

-Não tenho problema com barulho nenhum, exceto quando minha mãe fica me chamando a cada minuto enquanto tento ler.

- Quando estava no colegial só lia na sala de aula, no onibus e andando na rua, nunca em casa. Hoje em dia eu só leio em casa, filas, quando espero pessoas e afins e raramente na van a caminho da cidade onde faço facul.

- Amo café, mas quando faço um quentinho e gostoso pra acompanhar a leitura sempre me perco na leitura e esqueço dele gelando sobre a cômoda...

- Desde que comecei a acompanhar o meia sempre quando vejo alguem com um livro na mão fico tentando descobrir qual é pra postar no "livro ao lado" (a porcentagem aproximada é de 90% de Augusto Cury; 9% de outros best sellers; e 1% de clássicos).

- Não leio auto ajuda por considerar que eles sempre tentam me fazer de besta, achando que não posso ter opinião propria. Pra mim são conceitos tão bobinhos...

- Não leio livros de cunho espirita por nao acreditar em nada do que escrevem...

- Adoraria conseguir manter um "diario de bordo literario", mas ainda nao alcancei um nivel de organização tão elevado. Por isso, antes de acompanhar o censo literario do meia eu nao tinha noção da minha leitura anual.

- Adoro o conceito de ler ao ao livre, mas na minha cidade se vc sentar sozinho nas praças e puxar um livro se torna alvo facil de todo tipo de incoveniente... então, eu só fico curtindo as imagens poéticas dos filmes e me dizendo que essa não é minha realidade.

- Escolho os livros com o cuidado, já que nunca abandono um livro, mesmo que seja muito ruim. Já tive boas recompensas por isso.

- Sempre leio tudo, orelha, comentários, até ficha catalografica... E quanto maior meu interesse pelo livro maior o tempo que passo nessa pré-leitura. E sempre cheiro o livro antes de começar a ler, se tiver cheiro ruim (já aconteceu) mantenho distancia consideravel e vou procurar outro exemplar da obra.

- Tenho sempre que dar uma olhadinha em quantas paginas tem o livro e em qual parei, fico contando quantas faltam pra acabar.

- Mas quando o livro acaba sempre me dá uma tristeza que comparo com mini-depressão, que me faz não conseguir começar outro livro no mesmo dia. Sinto saudade dos personagens, e quanto melhor o livro mais tempo demoro pra começar outro.

- Parece que quanto mais compro livros, mais encontro livros interessantes que quero comprar *rsrs* é uma relação injusta com as minhas finanças. Então resolvi não comprar mais livros em 2010, sofro cada dia dessa resolução doida.

Não rabisco nada nos livros, mas eles sempre ficam amassadinhos nos cantos por estarem sempre brigando por espaço na bolsa, principalmente os pockets que tem aquela capa mais simples.

- Atualmente marco os livros com um marcador feito por mim com petalas de rosa de um buquet que ganhei *.* (gute).

- Desisti de fazer lista com os proximos a serem lidos... Sempre tem um que encontro na biblioteca pra furar a fila :/

- Finalmente, adoro livro de sebos...

É isso e mais alguns :)
 
não tenho lista de leitura tb...pq vai muito do momento da leitura...

aliás, pela primeira vez estou lendo (e conseguindo ler) dois livros ao mesmo tempo (três, se considerar que estou lendo Orgulho e Preconceito no original e traduzido em dois livros diferentes...)
 
Arth disse:
Estranho é o meu nome do meio o/

Realmente, Arth, sua lista é bem... Exótica. :rofl:

Manu M. disse:
- Sou metidinha 1. Adoro ler em locais públicos e em cafés só pra mostrar que estou lendo. Principalmente se for livro de autores que eu acho que ninguém conhece. E adoro quando vejo que alguém disfarçadamente tenta ver a capa do livro.
- Se encontro alguém lendo um clássico em local público a pessoa ganha minha simpatia instantânea. Se for homem, ganha minha curiosidade momentânea (bem Tereza e Thomas do Kundera, hahaha)
- Adoro pocket books.
- Sou metidinha 2: não leio best-sellers até segunda ordem.
- Sou metidinha 3: odeio chicklit.

É, Manu, através do teu post descobri que também sou metidinha. :lol:
Tudo que tu disse acima (destacado) serve pra mim.
 
Uma das minhas manias como leitora é cheirar livros, antigamente não fazia distinção entre livros novos ou velhos, mas a minha rinite alérgica me obrigou uma mudança de hábito. Agora só faço isso com livros novos.

E vejam só essa notícia que vi hoje, para os que como eu adoro um "bibliodor"... :sim:

Eis uma novidade para quem gosta de cheirar livros…O Spray Smell of Books!!!



Desenvolvido especialmente para ser utilizado com leitores digitais de livros como Kindle, esse Spray garante o cheirinho de livro, do qual muitos sentem falta nos e-books.

Do site do fabricante:

“Seu Kindle dá a sensação de ter algo faltando em sua leitura?
Você tem evitado e-books porque eles não cheiram como livros?”

Seus problemas acabaram!!! Em vários aromas, o spray promete dar a sua leitura exatamente o que você necessita.

Vejam o restante do post e os odores disponíveis aqui: http://www.livrosepessoas.com/2011/03/25/cheiro-de-livro/

Eu confesso que queria o New Book Smell e o Scent of Sensibility. :lily:
 
Anica disse:
tem uma mania que eu não sei se coloquei aqui, mas eu tenho a mania de ler a última linha do livro antes de começar a ler o livro :rofl:

Pois é, eu fui inventar de fazer isso num livro de investigação e me lasquei. Na última linha do livro é que falava quem era o assassino -_-
 
- quando falo com as pessoas, tenho dificuldade para expressar meus sentimentos. mas quando leio, é totalmente o contrário - eu rio, choro, fico com raiva, exclamo alto...minha mãe diz que sou louca XD

- nao consigo ler em nenhum meio de transporte em andamento, exceto metro.

- consigo ler tranquilamente no barulho ou no silêncio (adquiri essa habilidade lendo na minha sala :g: ). mas nao consigo ler com música tocando ou televisão ligada.

- se um livro tem mais de uma ediçao, quase sempre me encanto pela mais antiga. mas nao compro muito livro velho por medo de acabar estragando-o. eles me parecem tao frágeis!

- tb amo cheiro de livro. velho ou novo.

- se o livro tiver sido originalmente escrito em outra lingua, sempre paro para ler o titulo original antes de começar a leitura.

- sublinho frases e trechos que me agradam, mas nao faço anotaçoes, ou entao acabo me enrolando.
 
- Se um livro que não conheço não for capaz de me agradar e empolgar em até 20% do total de suas páginas, eu paro de lê-lo e não pego nunca mais.
- Meu horário preferido de leitura é preferencialmente nas primeiras horas do dia.
- Gosto de ler preferencialmente em casa. Ler no transporte público só faço quando é algo mais urgente e necessário.
 
- Eu também depois de 40, 50, 80 páginas deixo de lado a leitura caso não me agrade.
- Leio cedo e à noite.
- Gosto mais quando o livro tem páginas amarelas e letras grandes e uso esse critério quando há a opção entre duas edições diferentes.
- Muitas vezes vou à biblioteca sem fazer a menor ideia de qual livro vou escolher.
- Ler resenhas na internet é uma das formas de eu saber se me interesso ou não por um determinado livro.
- Ler mais de um livro de uma vez é um hábito que vem e vai dependendo da época.
- Não sei se é hábito, mas não costumo gostar de livros com pouco diálogo. Se for só narrativa o tempo todo acho cansativo.
- Jamais dobro páginas, uso sempre marcador. E não escrevo nos livros, se for anotar algo escrevo num papel separado.
- Gosto de reler os livros favoritos de tempo em tempo.
 
Ler em absoluto silêncio ou, pelo menos, o máximo possível de sossego, senão não consigo me concentrar na leitura.
 
Amo este tópico!

Vou tentar me lembrar de algumas coisas que não falei nos meus posts anteriores.

- Leio vários livros ao mesmo tempo. E, nesse jogo, me perco nas leituras. Por isso, vez ou outra, quando pego um dos livros que estou lendo, não me lembro do que está acontecendo, e tenho de começar a ler desde o início. É um trabalho de Sísifo.

- Tenho um negócio de fases com autores. Há épocas em que cismo de ler (ou reler, eu adoro reler!) uns cinco livros de um mesmo autor, e não consigo me concentrar em outras leituras. Por exemplo: por causa do "Quarentenando com Clarice Lispector", estou com vontade de sair relendo os trem dela tudo. Reler "Felicidade Clandestina" me deu vontade de reler Clarice.

- Já comprei livro por causa da capa.

- Já comprei livro por causa do título. "Quantas madrugadas tem a noite", do Ondjaki, foi um desses.

- Amo programar leituras em conjunto, porque adoro ver a pluralidade de interpretações que um mesmo parágrafo pode gerar.

- Não consigo ler ouvindo música. Amo música e amo ler, mas não consigo fazer as duas coisas simultaneamente.

- Fico tristinha quando shippo o casal errado. (sim, um dos meus hábitos é ficar adivinhando quem vai ficar com quem, assim que começo a ler os livros).

- Quando começo a ler um livro que tem uma epígrafe de um autor que não conheço, corro para internet, pesquiso o autor, vejo de qual livro é a citação e esse livro, imediatamente, entra na listinha dos "mil livros que leio ao mesmo tempo".

-
 
- Faço listas das próximas leituras, inclusive tentando estabelecer ordem de prioridades.
- Saboto todas elas.
 
- Se um livro que não conheço não for capaz de me agradar e empolgar em até 20% do total de suas páginas, eu paro de lê-lo e não pego nunca mais.
- Meu horário preferido de leitura é preferencialmente nas primeiras horas do dia.
- Gosto de ler preferencialmente em casa. Ler no transporte público só faço quando é algo mais urgente e necessário.

Adicionando outras considerações:

- Por ser totalmente desapegado com livros físicos e sempre gostar de bibliotecas, desde a infância nunca deixei de frequenta-las e mais recentemente fiquei feliz em ver algumas que tenho cadastro reabrindo. Até aquelas menores ou que já subestimei pela aparência e uma quantidade baixa de títulos disponíveis já me surpreenderam positivamente por eu ter conseguido encontrar livros que não são badalados, mas que renderam excelentes leituras.
- Na era pré-internet, a clássica Enciclopédia Barsa foi algo que mais lia constantemente. Aquilo pra mim foi a minha "Bíblia Sagrada".
- A medida que vão crescendo, audiolivros cada vez mais ganham espaço nas minhas leituras, pois a paixão por histórias narradas vem desde a infância quando minha mãe narrava histórias clássicas e depois veio os grandes narradores do rádio. Embora seja emocionante ler uma história, ela quando bem narrada, sempre me passa uma emoção bem maior.
 
-Dependendo da época eu só consigo ler se estiver recebendo alguma informação pelo ouvido também (seja ouvindo música,podcast ou vendo um filme)
-Nao gosto da ideia de ler livros de pessoas que ainda não morreram ou pelo menos não tem mais de 85 anos (fiquei extremamente irritado quando descubro que algum q eu ainda comprei tá vivo ainda)
 
-Nao gosto da ideia de ler livros de pessoas que ainda não morreram ou pelo menos não tem mais de 85 anos (fiquei extremamente irritado quando descubro que algum q eu ainda comprei tá vivo ainda)

Então você não lê Stephen King?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo