• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hábitos de leitor

Meu deus. Anigel é realmente é livrólotra. :D É viciada MESMO.
Essa de comprar os livros da série, mesmo não tendo gostado... Até assustei.
 
alguns hábitos que eu tenho:

- só leio deitado (exceto no avião por razóes óbvias)
- sempre que entro em uma livraria, leio a primeira página ou o primeiro parágrafo de vários livros
- quase sempre que entro em uma livraria compro algum livro de bolso
- costumo ler com um lápis do lado pra grifar algumas passagens, e qdo nao tenho um lápis por perto, dobro o canto da folha (ainda que eu raramente volte ao livro depois)
- sempre perco meus marcadores de página
 
Anigel disse:
Minhas manias:
- Quando o livro tem sobrecapa ela fica na prateleira enquanto ele está sendo lido.
- Prefiro páginas creme do que as brancas pois cansam menos a visão.
- Tomo um cuidado absurdo para não estragá-los.
- Quem não devolve um livro que emprestei ganhei meu ódio eterno.
- Quem estraga um livro que emprestei, também ganha meu ódio eterno.
- Não costumo dar meus livros, mesmo aqueles que não gosto e que tenho repetido. Sou uma colecionadora.
- Sou uma CCL (Compradora Compulsiva de Livros).
- Não resito a um livro em oferta e a um cupom de desconto.
- Eu cheiro livros.
- Se estou gostando do livro o mundo pode acabar do meu lado que eu nem reparo.
- Quando um livro me prende sinto uma dor física se preciso parar de ler, então não paro nem para comer.
- Arrumo meus livros de acordo com várias lógicas próprias
- Tenho ataques de riso e choro enquanto leio de acordo com a história e isso pode acontecer em qualquer lugar.
- Gosto de livros de capa dura, mas isso não é essencial para eu comprar um livro.
- Uso marcadores. As orelhas dos livros foram feitas para enfeitar.
- Adoro comprar livros pela internet (saem bem mais baratos)
- Quando "descubro" um autor não sossego enquanto não compro todos os livros dele.
- Adoro livros "de menininha".
- Adoro passear por livrarias, mesmo que não vá comprar nada.
- Não resisto a "toda a seção de livros em promoção".
- Adoro sebos.


Além dessas q eu copiei da Anigel, minhas outras manias:
- Qdo gosto e o livro me prende, sinto como se tivesse faltando algo qdo acaba.
- Prefiro ler escutando música no último volume pq normalmente música ajuda a me fechar pro mundo.
- Não empresto mais livros, só em casos raros.
- Gosto de ler sentada, bebendo ou comendo alguma coisa.
- Adoro coleções do tipo "Complete".
- Não gosto de cheiro de livro velho, só de novo, então qdo vou ao sebo evito comprar livros com aparência muito antiga.
- Odeio ficar conversando qdo estou no meio da leitura. Gosto q me deixem em paz (e por isso q eu deixo a música no último volume. Algumas vezes é até legal pq é como se fossem a trilha sonora do livro )
- Meus livros não podem ter orelhas (orelhas nas páginas, qdo elas dão aquela dobradinha). Tenho neura com isso e com capa danificada tb.
 
Nanda disse:
- Meus livros não podem ter orelhas (orelhas nas páginas, qdo elas dão aquela dobradinha). Tenho neura com isso e com capa danificada tb.

mesma coisa aqui. o problema é que normalmente eu acabo danificando meus livros =/ para não ter que ficar carregando no busão jogo na bolsa, aí quando chego em casa a capa tá toda meio judiada. =S
 
Orelha eu também não gosto, mas não me importo com o amassado que fica depois que tu tenta ajeiar. =B
 
Anica disse:
Nanda disse:
- Meus livros não podem ter orelhas (orelhas nas páginas, qdo elas dão aquela dobradinha). Tenho neura com isso e com capa danificada tb.

mesma coisa aqui. o problema é que normalmente eu acabo danificando meus livros =/ para não ter que ficar carregando no busão jogo na bolsa, aí quando chego em casa a capa tá toda meio judiada. =S

Eu resolvi essa problema usando saquinhos de pano. Antes de colocar o livro na bolsa coloco dentro de um saquinho de pano, aí ele fica protegido.
 
Não sei por que mas acho que já escrevi algo parecido em algum fórum/comunidade da vida, mas aqui vão minhas manias:

  • Sempre olho o nome do tradutor;
  • Gosto dos livros com capa amarela
  • Concordo que não há nada melhor do que dar um cheirinho num livro (sem bem que comprei um livro recentemente, "As Ruínas", que tem umas páginas fedorentas a nhác que Deus benza!)
  • Tenho uma lista em meu computador que iniciei quando li meu primeiro livro (em 2000), ela tem todos os livros que já li.
  • Gosto de ler no silêncio, tive que me acostumar com o barulho de uma TV ligada e certa vez terminei um livro de 900 páginas em pleno carnaval (blocos na rua e eu lendo um Stephen King a todo vapor)
  • Gosto de ler em inglês, mas como o custo ($$e) sai um pouco elevado tenho que me limitar as traduções, por esse motivo sempre procuro o ebook do livro que estou lendo (em seu idioma original) e quando vejo uma expressão nova ou algo que acho interessante de como deva ser no original (um poema, ie.) dou uma checada.
  • Leitura para mim é pura diversão, prefiro uma boa ficção acima de tudo.
  • Minhas estantes são organizadas da esquerda para a direita e do maior para o menor XD
  • Compro livros compulsivamente, posso ter 30 livros esperando para serem lidos (alguns até na fila de espera há um bom tempo) mas sempre arrumo desculpa para comprar um novo.
  • E por falar em dinheiro, livros são minhas prioridades de faculdade (caros que doem) aos de ficção. Eles se sobrepõem a tudo.
  • Posso ter parado uma leitura há 2 anos, mas não me esqueço dos detalhes. O mais engraçado disso é: Se alguém me pede para comentar o que eu já li, saberei dizer bem pouco (um verdadeiro resumo). Mas em minha mente todo o desenrolar da história presente com cada ação das personagens.
 
Anigel disse:
Anica disse:
Nanda disse:
- Meus livros não podem ter orelhas (orelhas nas páginas, qdo elas dão aquela dobradinha). Tenho neura com isso e com capa danificada tb.

mesma coisa aqui. o problema é que normalmente eu acabo danificando meus livros =/ para não ter que ficar carregando no busão jogo na bolsa, aí quando chego em casa a capa tá toda meio judiada. =S

Eu resolvi essa problema usando saquinhos de pano. Antes de colocar o livro na bolsa coloco dentro de um saquinho de pano, aí ele fica protegido.

Eu to fazendo isso tb, e to usando aquela bolsinha/necessaire que vc me deu :grinlove:
 
Gosto de cheirar livros também, mas cheirar mesmo. Enfiar a cara neles e sugar o odor.
 
- Não gosto de vender meus livros. Gosto de olhar meu quarto e ver livros pelos cantos. Só vendo quando não gostei mesmo, e normalmente para pessoas próximas.
- Tenho um carimbo com o meu nome completo e número do celular. Toda vez que compro um livro, já deixo carimbado (na folha de rosto). Tenho a esperança de que se esquecer em algum lugar, alguém entrará em contato para devolver.
- Grifo quando encontro uma frase interessante. Sempre faço um risco leve para não marcar a página.
- Tenho mania de corrigir os erros de português ou de digitação. Com lápis mesmo.
- Mantenho o lápis bem longe quando estou com um livro de outra pessoa em mãos. No caso de uma frase interessante, anoto em um caderno.
- Não gosto muito de ler com barulho, mas dependendo da situação - quando estou esperando o ônibus, por exemplo - leio sem problemas. Aturo qualquer tipo de barulho, mas não suporto quando uma pessoa só fica falando sem parar e abafa os outros sons. Fica impossível manter a concentração na leitura.
- Acabo me expressando demais sem perceber enquanto leio. O problema não são as caras e boca, e sim os sons. "Converso" com os livros.
- Se saio de casa com bolsa, preciso ter um livro dentro.
- Gosto de ler um livro por vez. Entretanto, acabo empolgando e começo uns quatro ao mesmo tempo. Aí abandono todos e fico com um só. Na hora de retomar a leitura dos que "abandonei", se não lembrar de nada, começo novamente.
- Amo marcadores de página. Tenho vários e adoro quando me dão de presente. Antigamente eu até fazia uns em casa, hehe.
- Complementando o comentário anterior, odeio marcar as páginas com a orelha do livro. Toda vez que empresto já aviso para não usarem a orelha do livro para marcar!
- Gosto muito de emprestar para que a pessoa comente comigo depois. Não ligo se a pessoa demorar para devolver, desde que devolvam. Meu problema maior é a falta de cuidado que as pessoas tem, razão pela qual empresto para poucos.
- Quando estou com um livro emprestado, só leio em casa.
- Normalmente "afogo" nos meus livros. Esqueço o mundo e fico imaginando cada detalhe do livro, como se tivesse um filme na minha cabeça.
- Sou compulsiva, até demais. Mesmo sabendo que tenho vinte livros empilhados em um canto, saio e compro mais.
- Quando vou a livrarias ou sebos, gosto de ficar lendo o começo dos livros.
- Adoro dedicatórias.
- Adoro quando o livro tem alguma nota prévia/comentário de alguém antes do início do livro. Parece que me deixa ainda mais curiosa para iniciar a leitura.
- Leio com o dicionário ao lado. Gosto de interpretar pelo contexto, mas quando a palavra me deixa muito intrigada, já tenho o dicionário por perto.
- Não importa o quão ruim o livro é, vou até o fim.
- Se um livro está "dando muito trabalho", não está tão fácil de entender, deixo de lado e espero uma hora melhor para retomar a leitura.

Por enquanto é só, conforme for lembrando, atualizo aqui (:
 
Poxa... essa história de "hábitos de leitor" rendeu bastante. No meu blog já tem mais de 20 links de pessoas que postaram sobre seus hábitos.

http://www.viscerasliterarias.com/2009/02/meus-habitos-de-leitor.html

Se alguém tiver blog e tiver escrito lá seus hábitos, passe-me o link que colocarei no meu. ;)

Abraços!
 
[align=justify]1. Sinto um enorme prazer em terminar um livro, por este motivo tento chegar ao final de todos os livros que leio. Só abandono quando é muito chato, como por exemplo, O Mundo de Sofia e O Segredo.
2. Só empresto meus livros para os que tenho certeza que me devolverão.
3. Detesto pegar qualquer coisa emprestada, inclusive livros. Quando era pequena, li os livros da biblioteca da minha avó, mas na casa dela. Foi assim que li toda a coleção do Sitio do Pica Pau Amarelo, Fábulas do Irmãos Grimm e etc.
4. Minha biblioteca é arrumada da seguinte forma: 1) Os meus livros favoritos e que sinto vontade de reler ficam de um lado; 2) Os já lidos e que não sinto vontade de reler do outro; 3) Os que comprei e ainda não li ficam numa estante separada.
5. Costumo ler dois livros ao mesmo tempo.
6. Costumo doar livros para a biblioteca municipal. Do ano passado para cá, doei em torno de 450 livros. Meiu pensamento é o seguinte: não adianta ficar guardando livros que nunca mais vou ler, juntando pó e sem ninguém aproveitar. Apenas conservo os meus favoritos. Assim, dou a oportunidade de um infinidade de pessoas aproveitarem o mesmo que aproveitei. Sinto-me muito gratifcada com isso. Faz bem para a alma.
7. Compro muitos livros, mas leio todos que compro.
8. Gosto do cheiro de livros, novos ou antigos.
9. Gosto de ler deitada na cama ou no sofá.
10. Sempre tenho um livro dentro da bolsa.
11. Odeio livros de auto-ajuda!
12. Tenho coleção de marcadores de página... Rsssss [/align]
 
Legal esse tópico :joy:

"* Sinto um enorme prazer em terminar um livro, por isso tento chegar ao final da maioria que leio"

Cara essa sensação é muito boa hehehehe
quando falo isso tem gente que me acha estranha XD

~ Eu gosto de ler de noite/madrugada acho mais prazeroso
~ Sempre levo um livro na mochila quando saio, aprendi isso, pq perdia muito tempo em filas de banco em alguma coisa, com um livro não fico mais entediada :lendo:
~ Sempre anoto meu nome e ano que comprei o livro
~ Depois que eu leio o livro, preciso conversar com alguém sobre o livro, trocar idéias e tal
~Não consigo só ler um tipo de livro, por exemplo, no momento estou lendo os livros do vestibular mais também Esaú e Jacó para variar ^^
 
Pois bem...

Muitos dos meus hábitos são parecidos com os já citados:
- cheirar livros novos e usados,
- comprar compulsivamente,
- preferir gastar horrores com livros do que com roupas (meu Deus, como me identifiquei com essa frase!),
- organizar de forma desorganizada,
- não emprestar (só mesmo para minha mãe),
- não rabiscar,
- não dobrar folha...
- mas faço coleção de marcador de pagina (sempre que vou na cultura pego alguns).
Acho que a única diferença é que anoto todos os dados do livro quando termino de ler em um programa no computador, então tenho todos catalogados. Titulo, autor, tradutor, paginas e mais um tanto de coisas.
 
Alguns hábitos:

Adoro cheirar os livros também, sejam novos ou velhos.
Não gosto de ler ouvindo música, uma época até fazia isso, hoje não consigo mais.
Coloco meu nome e a data da compra, assim posso saber quantos livros comprei em determinado ano.
Não risco meus livros.
Prefiro as páginas amarelas.
Tenho muito cuidado para não estragá-los.
Isso inclui não usar a orelha para marcar a página.
Leio no ônibus quando estou indo para a faculdade, mas surgiram dois agravantes: o sono começo a ler e bate aquele sono; e está ficando muito escuro.
Sempre que posso encapo os livros com contact transparente também, espero encapar todos, mas contact é bem carinho.
A maioria dos livros que compro é pela internet (facilidade, preço).
Quando alguém comenta que tal livro é bom coloco na minha lista de livros a ler e digo que vou seguir ela quando pegar o próximo livro para ler, mas nunca funciona assim.
Não gosto muito de emprestar meus livros, e quando empresto já cito as regras: não riscar, não dobrar, não amassar, não usar a orelha, não dobrar as páginas. E também já forneço um marcador de página para evitar violações às regras.

No momento são esses.
 
Delícia de tópico esse!!!!
Bom, acho que daria pra fazer um apanhado geral dos hábitos de todos aqui...Mas, pra individualizar bem a coisa, vamos aos meus:
- Cheiro meus livros (novos ou usados) quando compro, durante a leitura e no dia da faxina...rs
- Nunca, jamais, escrevo nos meus BBs, mesmo aqueles que já compro nos sebos e que estão rabiscadinhos...
- Tenho um carimbo com o meu nome que coloco na 1ª página (espero trocar por ex-libris assim que a questão financeira permitir)
- Leio em qualquer lugar, com qualquer tipo de barulho...como trabalho perto de casa e vou e volto a pé, faço o trajeto todo lendo (leio em filas, em ônibus, até durante o banho)
- Já tive meus livros organizados por gênero, mas como o espaço ficou micro, a cada limpeza eles param num lugar diferente das estantes
- Faço listas dos livros lidos, dos que vou ler, dos que quero ler, dos que perdí (emprestados e não devolvidos) e quero comprar de novo, dos que lí emprestado e quero comprar pra mim
- Não faço orelhas...uso sempre marcadores, pedaços de papel, cartões, enfim, qualquer coisa que não estrague
- Não abro demais pra não ficarem com aspecto arreganhado...rs
- Não empresto, não vendo, não alugo meus livros...Eles são meus, meus, meus!!!!
- Compro livros pra dar de presente
- Deixo de comprar roupas pra mim pra poder comprar um livro que quero muito
- Sempre peço livros de presente
- Passo horas fuçando no mercado Livre e na Estante Virtual para aumentar minha lista de "desejados"
- Pago vários micos chorando ou rindo na rua por causa do livro do momento
- Comento o livro durante e após a leitura com quem tiver o "azar" de citar qualquer coisa que me lembre o dito cujo...
- Fico o tempo todo mordendo a boca durante a leitura (já tentei parar mas não consigo)
- Não abandono nunca uma leitura, por mais que esteja decepcionada com o livro, minha esperança é que o final me surpreenda!
- Leio 2 ou 3 livros ao mesmo tempo, desde que sejam de gêneros diferentes
Por enquanto acho que é só...se lembrar de mais...
 
E eu que acreditava ser a única com manias estranhas! Bem, lá vai minhas manias:
- Gosto de ler ouvindo música
- Se gosto muito do livro, ñ o largo de jeito nenhum, saio com ele para ir até na padaria (são pouco que faço isso)
- Não gosto de empresatar meus livros mas se alguém pede emprestado ñ consigo recusar
- Meus livros ter que seguir a ordem dos meus favoritos na estante (os melhores ficam na 1ª prateleira - mas ñ cabe mais e ñ quero colocar alguns na de baixo pq p/ mim é como se tivesse rebaixando eles de categoria
- Só consigo comer lendo, nem que seja rótulo de embalagens
- Tenho de estar sempre com um livro na bolsa mesmo que ñ esteja lendo nada
- Ñ gosto de ler no computador, mas ñ aguentei esperar até o lançamento de Amanhecer e como queria ler todahora, baixei no cel. (é horrivel, principalmente pq a tela dele é pequena, mas li o livro todo)

tenhos muitas outras manias mas ñ me lembro agora.
 
* Judio de meus livros, carrego na bolsa na esperança de dar uma olhadinha enquanto espero a condução;
* Sublinho tudo que acho importante;
* Faço anotações nas margens;
* Abro bem, apalpo, abraço, coloco perto do travesseiro.

Obs.: É por isso que o Slicer não quer que eu leia os livros dele, que permanecem perfeitos após a leitura, esse garoto parece venerar os livros mais do que eu.

Os meus livros ficam meio curtidos de tanto eu toca-los, tenho a impressão que aquela vida descrita, posso senti-la não só com a imaginação.
 
Não tenho muitas particularidades com hábitos, mas alguns que lembro agora são:

- Só leio meus livros, não pego emprestado. Porque as vezes eu paro de ler e volto a pegar o livro só no outro mês... e se gosto então, tenho sentimento de posse rsrsrs... já li, mas quero ver ele ali na minha estante.
- Prefiro livros novos ou bem conservados.
- Fico questionando e tentando matar as charadas da história, durante a leitura.
- Leio ouvindo musica.
- Tenho que ler todo dia o livro que estou lendo, nem que seja uma pagina.
- Gosto do papel, de virar a página, de ter contato físico com o livro. Odeio ler no computador.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo