1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Hábitos de leitor

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Leonardo Pastor, 16 Fev 2009.

1. Leonardo Pastor

Leonardo Pastor Usuário

Alguns blogueiros resolveram escrever sobre seus hábitos de leitura. Achei a ideia interessante e escrevi meus próprios:

* Sinto um enorme prazer em terminar um livro, por isso tento chegar ao final da maioria que leio
    * Gosto de emprestar livros e inclusive incentivo os amigos a dar uma olhada em minha estante para escolher algum
    * Detesto quando não me devolvem os livros que empresto
    * Minha biblioteca é arrumada de forma a não seguir nenhum padrão lógico
    * Algumas vezes leio vários livros ao mesmo tempo, mas sem querer acabo esquecendo de terminar algum deles
    * Não costumo doar livros. Tenho a mania de colecioná-los
    * Compro muitos livros - e muitas vezes compulsivamente
    * Gosto do cheiro de livros novos - eu sei, isso é estranho, mas eu cheiro livros
    * Detesto ler em locais barulhentos. Meu quarto é o melhor lugar.

Para ver a lista completa de meus hábitos de leitura, clique
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
    Ou acesse
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Quer tiver blog e escrever sobre os próprios hábitos de leitor, avise-me que colocarei o link junta à postagem.
    Quem não tiver, deixe também seus hábitos lá na parte dos comentários do blog ou aqui no Meia Palavra.

2. imported_?

imported_? Usuário

Tenho vergonha de contar minhas manias, mas lá vai:

-Se o livro tem 100 páginas, me obrigo ler no mínimo 10 páginas por dia;
    Se tem 200, 20 páginas por dia;
    Se tem 300, 30 páginas por dia; (e assim por diante)
    (o ridícué que eu sempre acabo lendo mais que isso :rofl:)
    Preciso ler a última frase do livro antes de começar a leitura;
    -Fico angustiada se depois de terminar de ler um livro de literatura francesa (por exemplo), ter que começar a ler outro de literatura francesa também;
    -Não tenho o menor senso de posse com livros, empresto, vendo, até dou alguns. Depois que li não gosto de guardar nada;
    -Cheiro livros (isso pelo jeito é bem normal );
    -Não gosto que saibam o que estou lendo, às vezes coloco uma capa de papel quando saio com o livro;
    -Peguei a mania de rabiscar livros, anoto quando comecei, quando terminei, anoto nomes de personagem nas abas, tenho até marca texto quando alguma frase me chama a atenção;
    -Eu não tinha problema nenhum em ler em local barulhento, mas agora como o Leonardo, qualquer pessoa conversando me incomoda;
    -Prefiro ler edições antigas, quanto mais antiquada a capa, mais eu gosto!

3. Shaytan

Shaytan Usuário

Meus habitos são quase idênticos aos que o Leonardo postou, a única coisa que não faço é ler mais de um livro ao mesmo tempo. E tenho mania de escolher a edição de um livro com a capa que mais me agrada =X.

4. Izze.

Izze. What? o.O

Gosto de ler ouvindo música;
    Só leio no silêncio se o mesmo for total, ou seja, só leio sem escutar música de madrugada;
    Gosto de livros velhos, mas que a capa ainda esteja presa às folhas;
    Quero que as pessoas pelo menos tentem ler as coisas que eu gosto, mas não gosto muito de emprestar meus livros pra elas;
    Isso justamente porque trato meus livros com o filhos e não quero que os raptem;
    Gosto tanto do cheiro do livro velho quanto do novo;
    Fico trincando os dentes enquanto leio (mas to tentando parar com isso);
    Por mais que eu já tenho relido o livro, antes de voltar a relê-lo leio também a sinopse e a orelha;
    Gosto de escrever, fazer pequenas anotações, nos livros;
    Também não dôo, o livro é meu e sempre meu será, mesmo sem lugar para guardá-lo;
    Todos os meus livros tem o meu nome na folha de rosto.

Clover! Te dou meu endereço pra tu dar uns livros pra mim. Sedex por minha conta. xD

5. Breno C.

Breno C. Usuário

Eu ia fazer um tópico identico hoje de manhã. Leo chegou antes.

6. imported_?

imported_? Usuário

Chegou tarde, amiga. Já doei quase todos. XD

7. Leonardo Pastor

Leonardo Pastor Usuário

Poxa, acabei de lembrar mais uma mania de leitor: a partir do ano passado eu resolvi manter um pequeno caderno onde anoto os livros que li cada mês.

Clover,
    Eu pensava que o cheirar livros não fosse algo tão normal, mas pelo visto é. Adoro o cheiro de livros novos!

Breno,
    Já que você ia fazer um tópico assim, contribua com seus hábitos de leitor também! =)

8. Izze.

Izze. What? o.O

Nooooooooooooooooooooo! =B

Bah, anotar os livros que leio também faço, mas é só a versão escrita do Censo daqui.

9. imported_?

imported_? Usuário

Anotar livros antigamente era só em agenda, caderninho. Hoje em dia tem blog, Skoob, Meia Palavra... Queria ter anotados todos que eu li antigamente, eu nunca tive esse hábito. Tem livro que eu li e me esqueci até do título, que triste.

10. Devotchka

Devotchka Usuário

- Sempre que tenho dinheiro compro. Virou um vício;
    - Empilho sempre na horizontal;
    - Mesmo que o livro seja ruim, quase sempre termino;
    - Não costumo ler mais de um livro ao mesmo tempo;
    - Não consigo ler com música;
    - Gosto de ler de madrugada e silêncio quase que absoluto (mas isso tá ficando difícil porque o meu pai fica até tarde ou até de manhã na televisão, num volume alto e eu não gosto nem do barulho do ventilador, apesar dele eliminar o barulho da tv);
    - Se não for possível ler em lugar silencioso, só costumo conseguir quando o barulho é "homogêneo". Ou seja, uma voz se destacando das outras tira a atenção;
    - Não risco meus livros;
    - Não suporto dedicatórias;
    - Não empresto mais;
    - Prefiro as páginas amarelas;
    - Tomo o maior cuidado possível para não estragá-los.

EDIT: Também gosto de ler a última página antes de começar.

11. Inugami

Inugami Usuário

O Leonardo faz tudinho o que eu faço.
    Mas tenho algo a mais pra adicionar:

Mas eu após acabar um livro, corro pro meu blog e faço um resumo e uma crítica (ou uma tentativa)
    Sou muito ciumento com meus livros, mas empresto, pois a vontade de discutir a obra é muito maior que o ciúme.
    Prefiro sebos a livrarias (É mais por necessidade, mas de vez em quando eu enfio a faca nos meus olhos)
    Odeio que arrumem minha biblioteca (minha mãe insiste em querer "padronizar)
    De vez em quando eu compro dois livros e escondo um. Aí quando eu "acho" ele, resolvo ler. (Fiz isso com Christine - O Carro Assassino, porque na época a faculdade não dava muito tempo pra eu ler)

E preciso de mais prateleiras e paredes no meu quarto.
    Urgente.

12. mitsuki

mitsuki Usuário

- Sou possessiva com meus livros, não empresto de jeito nenhum (tive experiências péssimas com empréstimos).
    - Não gosto de marcar meus livros com qualquer marcador. O marcador precisa ter alguma relação com o conteúdo do livro ou no mínimo uma história interessante (muita loucura, né? xD).
    - Não pego livros emprestados de bibliotecas, não consigo ler com data marcada para terminar e devolver.
    - Eu fico melancólica quando termino um livro. Parece que fica faltando alguma coisa...
    - Não rabisco livros.
    - Quando leio eu fico submersa, não ouço nada, não vejo nada.
    - Dou risadas, praguejo, exclamo (como se estivesse assistindo à final da copa). Quem me vê lendo deve achar que sou maluca, no mínimo.
    - Também cheiro livros, tanto velhos como novos.
    - Antes de começar leio todas as informações da capa.
    - Imagino trilhas sonoras para os livros.

13. Leonardo Pastor

Leonardo Pastor Usuário

Inugami,
    Qual o endereço de seu blog?

14. Leonardo Pastor

Leonardo Pastor Usuário

Mitsuki,

Com essa mania de ler todas informações, digamos, "externas" do livro, já me dei mal. Quando li "O Estrangeiro", de Albert Camus, editado pela Record, tive a infelicidade de descobrir que o idiota responsável por escrever na "orelha" do livro contou a história inteira do romance!! Fiquei muito indignado quando li o penúltimo capítulo (isso, a pessoa me fez o favor de contar até o penúltimo capítulo) já sabendo o que acontecia.

15. Inugami

Inugami Usuário

Não tenha muitas expectativas... Ultimamente eu ando atualizando pouco e passo por uma fase de pouca criatividade nos meus posts.:oops:

http://allyoukaination.blogspot.com/

16. Thorondir

Thorondir Usuário

- Cheiro todos os livros que compro.
    - Só abandono a leitura se for realmente chata.
    - Mantenho livros que gosto muito ou preciso consultá-los, o restante eu vendo ou troco.
    - Não gosto de emprestar os livros justamente por manter praticamente os que eu gosto, mas empresto (e cobro).
    - Para mim, a edição é importantíssima. Prefiro edições antigas e de capa dura.
    - Leio de dois a cinco livros de uma só vez. Cada lugar tem um tipo de leitura diferente. No colégio, leio ou tirinhas ou crônicas (coisas que não precisam de grande atenção). Em casa e em filas públicas leio romances, etc.
    - É indiferente para mim a leitura em silêncio ou em lugar com barulho. No entanto, não gosto de ler ouvindo música porque não me concentro.
    - Compro muitos livros pensando no meu futuro ("algum dia eu terei que ler mesmo...").
    - Assino todos os livros que passaram por mim.
    - Faço anotações a lápis.
    - Nunca uso a orelha para marcar um livro, tenho um estoque de cartões de visitas e o uso pra isso.
    - Prefiro ler deitado do que sentado, muitas vezes, quando o braço cansa, leio horizontalmente sem problemas.
    - Meus livros são organizados por altura.
    - Gosto de autógrafos e dedicatórias, mas nunca ficaria numa fila de três horas sob um sol escaldante pra ter um autógrafo do Neil Gaiman, como vi muita gente fazer na FLIP.

17. Izze.

Izze. What? o.O

Esqueci de uma coisa:

O livro pode ser horrível, mas não paro de ler. Mas se o livro é bom e eu quero ler muito ele, mas a leitura ta trancada, difícil, eu largo e deixo pra quando eu estiver mais "preparada" para aquele tipo de leitura.

18. .Penny Lane.

.Penny Lane. Usuário

Já me descreveram aqui, gosto de silêncio, não faço anotações nos livros, cuido muito bem deles, mas gosto de emprestar - como já falaram, a vontade de discutir é maior, embora eu só empreste pra quem tem cuidado.

Hoje mais cedo eu li esse tópico e pus em prática uma coisa que vi aqui no Meia Palavra, se não me engano quem disse que faz isso é a Anica. Não rabisco de jeito nenhum meus livros, então comecei a usar post-it pra anotar trechos de determinado livro, e estou adorando a idéia!

19. Anica

Anica Usuário

- Leio o livro até o fim, por mais que odeie
    - Não consigo ler com música ou barulho de tv
    - Não empresto livro, só para pessoas que também têm fama de não emprestar livros porque sei que elas devolverão o que emprestei
    - Adoro livros com dedicatórias e costumo scanneá-las (just in case)
    - Meus livros não estão organizados em ordem alguma (na verdade eles simplesmente não estão organizados)
    - Compro mais livro do que dou conta de ler
    - Não gosto de ler livro muito grande na cama (tipo O Senhor dos Anéis) porque acho desconfortável

20. Shaytan

Shaytan Usuário

Lega,l um hábito que quase todo mundo tem é de cheirar os livros ^^ bom saber que não é nada excêntrico =P. Só não consigo escrever nos meus, da pena, antigamente eu assinava, hoje em dia não escrevo nada mesmo, e evito comprar livros assinados ou com anotações em sebos.

Compartilhar