• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Capitu

.Izze. disse:
**Maniaca do Miojo** disse:
Estava legal a reportagem ontem no Jô, o cara que vai interpretar o Dom, chegou a emagrecer 21kg..bah imagina
Não conhecia ele, é um baita de um ator, pelo que mostraram numa chamada ontem de Capitu q apareceu no Jô.

E olha que antes ele já era magrelão...

Enfim, o que me incentivou a querer ver a série, inicialmente, foi saber que o Melamed faria o Bentinho.

Eu sempre via o Re[corte] Cultural, programa que ele apresentava na TVE Brasil. Sempre o achei um ótimo entrevistador.

E também gostava dele por ser meio louquinho. Ele fazia um monólogo, ligado a fios de eletricidade, e levava choques conforme as reações do público. =D

Eu não o conhecia, ele manda muito bem :sim:
Esse dos choque é demais hehehe...
Ele até falou na entrevista q seria colocar no apresentador tb, no caso, Jô Soares =D
o Jô não gostou muito :rofl:
o Jô sempre se acha qdo coloca o entrevistado em situação embaraçosa, e é legal quando fazem isso com ele =D~
 
Eu adorei a série, o começo foi muito bom, o Dom Casmurro narrando parecia que estava falando com a gente, olhando para a câmera e tal =]
A Trilha Sonora está muito boa, alias alguem sabe quem canta o tema do Bentinho com a Capitu??
 
**Maniaca do Miojo** disse:
Eu adorei a série, o começo foi muito bom, o Dom Casmurro narrando parecia que estava falando com a gente, olhando para a câmera e tal =]
A Trilha Sonora está muito boa, alias alguem sabe quem canta o tema do Bentinho com a Capitu??

O nome da música é Elephant Gun, do Beirut.


E eu também adorei, a mistura de elementos de várias épocas está deixando a série bem legal, não ficou nada estranho, ao meu ver. ^^
 
eu estava morrendo de sono e não assisti. o fogo da globo é isso, precisava passar tão tarde? podiam deixar para aquela época que não tem mais casseta e planeta e afins e passar direto depois da novela ¬¬'
 
Eu ameeei! Ok, eu ando gostando de tanta coisa que vejo/leio que posso até ser meio suspeita para dizer que gostei. Mas acredito que no caso não me enganei, e pelo menos o primeiro episódio me agradou bastante! O Michel Melamede me surpreendeu, 'criou' um personagem perfeito para a imagem do Bentinho no livro, muito bom mesmo... e nem preciso comentar sobre Beirut na trilha sonora, quando começou a tocar naquela primeira cena da Capitu com o Bentinho mais velho eu senti arrepios! Amo aquela música, e ficou bacana na série..

Anica, sempre que a globo passa algo que preste na programação, jogam em horários estranhos. Tente assistir hoje, vale muito a pena :)
 
Muito bom!!
Não imaginava que eles seriam tão fiéis ao livro: a narração e os diálogos são praticamente os mesmos! O visual atemporal, com tudo inserido dentro de uma 'ópera', é o charme da microssérie. Os atores que fazem Capitu e Bento jovens são ótimos. Fiquei sorrindo como um babaca quando passou a cena do muro riscado... :dente:
 
Simplesmente incrível a minissérie. Amei....
Fidelidade ao texto, figurino impecável, maquiagem idem.
O ator que interpreta Bentinho adulto, até então desconhecido pra mim, está perfeito. Desde o andar até o olhar, que eu imaginava em Dom Casmurrro, ele incorporou.
A trilha sonora deliciosa, cenários lindos...

Só tem uma coisa da qual não gostei, dividiram em capítulos, com seu devido título, e se não bastasse aparecer escrito o título, ainda existe um narrador pra narrar o título em questão. Isso, de fato, não vejo necessidade.

Me emocionei na cena em que Capitu escreve seus nomes no muro, dela e de Bentinho....ficou lindo aquele muro no chão, de giz. Me sentí meio babaca, como disse o Alisson Peixoto aí acima, foi uma cena linda.

Não perderei um só capítulo.
Quem não viu, com certeza , perdeu bastante.
 
'Capitu': excessos de linguagem pesam em produção rebuscada
Marco Antonio Barbosa, JB Online

RIO - “José Dias amava os superlativos”, relembra Bentinho sobre o agregado de sua família, em trecho de Dom Casmurro que foi citado em Capitu – a minissérie da Globo adaptando o romance que muitos crêem ser o melhor de Machado de Assis. Pelo que se viu no capítulo de estréia, na noite desta terça-feira (que conquistou 17 pontos de audiência no Ibope, colocando a emissora em primeiro lugar no horário), o diretor Luiz Fernando Carvalho também é chegado num superlativo. A narrativa apolínea de Machado, primor de elegância e análise psicológica (e marco do realismo na literatura brasileira), transformou-se numa farra dionisíaca crivada de digressões de linguagem.
Se o objetivo é apenas trazer um pouco de vanguarda e experimentação audiovisual aos cansados escravos da TV aberta, Carvalho pode estar no caminho certo. Como diálogo com o romance imortal, porém, Capitu é prejudicada pela aposta incondicional nos superlativos, na encenação, direção de atores, câmera e cenografia. E principalmente na superposição de camadas de referências e acenos a outras obras e/ou formas de expressão, numa polifonia que quase vira cacofonia.
A reputação do diretor (também responsável pelo texto final da produção) já fazia supor um caminho pouco convencional para a adaptação. Mas quem se assustou com as ousadias que levaram A pedra do reino, trabalho anterior de Carvalho na TV, às raias do impenetrável pode respirar aliviado. Como o protagonista Bentinho, Michel Melamed pega o público pela mão, recitando trechos literais do romance e apresentando-se como fio condutor, para que o público, já distraído pelas cabriolas visuais, não se perca ainda mais. Vimos na estréia como Bentinho ganhou seu apelido e como, ainda na pré-adolescência, deixou-se enfeitiçar por Capitu (Letícia Persiles).
Um acerto dramatúrgico reside justamente no casal Bentinho (Cesar Cardadeiro, num registro um tiquinho ambíguo, quase andrógino) e a jovem intérprete da personagem-título, que, mesmo sem ter tido muito tempo de tela, mostra o tom adequadamente sedutor e indecifrável de sua inesquecível heroína.
A avalanche sensorial desferida pela narrativa, contudo, cansa. Transborda de vivacidade visual a minissérie – nos cenários estilizados, na fotografia e na iluminação, e principalmente na edição picotada. Cabe tudo no balaio: commedia dell'arte, cinema mudo, rock, elipses temporais que colocam Bentinho num trem da Central dos dias de hoje, enfim, barroquices mil. Assim como citações e/ou referências e/ou acenos a filmes como Maria Antonieta, Dogville ou Nós que aqui estamos, por vós esperamos – ou, de uma forma mais ampla, ao cinema de autores como Julio Bressane e Peter Greenaway.
Sobre as interpretações antinaturalistas empilham-se ainda truques narrativos como repetições de cenas, cartelas com textos e quebras intencionais da quarta parede – mais elementos da cartilha da vanguarda audiovisual que, mais ou menos gratuitos, desviam a atenção do âmago da narrativa de Machado: o perscrutar da alma humana, o amor acompanhado do ciúme, a dúvida eterna.


Fonte


-

Adoro não ser exigente para essas coisas. Estou achando tudo tão lindo na série que nem tenho do que reclamar, sério. Estão bem fiéis ao livro, o que é raro em séries, filmes e semelhantes. Mas as pessoas sempre dão um jeito de procurar defeitos em tudo, normal!
 
Acho que uma das primeiras coisas que eu observo num filme ou qualquer produção audiovisual é a fotografia. E Capitu ganhou pontos extras comigo por isso. Todo o cenário, a construção das cenas e a forma como elas são abordadas, enfim, tudo, está perfeito. Confesso que o ator que faz o Bentinho adolescente não me agradou muito, mas, em contrapartida, ter o Michel como Dom Casmurro já crescido foi bem legal, principalmente se tratando das partes em que ele age como uma espécie de "personagem-observador" e de toda a sua expressão e figurino.

Infelizmente, perdi o primeiro capítulo porque estava muito cansada e acabei dormindo. Confesso que em certas partes fiquei perdida, mas talvez eu vá me acostumando. Lembro-me que quando ouvi Beirut no comercial, fiquei surpresa. Mas, enfim, achei isso bem legal.

Uma cena que me chamou atenção ontem foi o beijo da Capitu com o Bentinho. Não sei descrever ao certo em que "parte" foi, mas achei fantástico. A iluminação, fotografia, música, tudo, foi lindo. Acho que foi uma das cenas de beijo mais legais que já vi.

Enfim, a partir de agora, tentarei acompanhar a série até o fim. De qualquer forma, se sair o DVD, é bem possível que eu compre.
 
É bom que tenham mantido o texto fiel ao livro, mas o grande problema dessa série é o fato de o texto estar justamente subordinado ao visual, e não o contrário, tanto que a maioria das pessoas adora dizer o quanto está deslumbrada com a fotografia, o quanto a trilha sonora é fantástica, mas sobre o texto em si limitam-se a dizer "ficou fiel" e não se as cenas de fato exprimem o que o texto já faz ao natural. Mesmo em uma adaptação o texto tem que ser o ponto principal e todo o resto ser justificado a partir dele, e isso está longe de acontecer aqui, ainda mais com as liberdades tomadas, principalmente com as inserções anacrônicas.

Seguindo a tradição Global, é mais um show para os olhos do que para a cabeça. Quem gosta de visual videoclíptico sem dúvida não tem do que reclamar.
 
A atriz que escolheram pra "ser" a Capitu é tão absurdamente bonita! :grinlove:

Ontem eu assisti e gostei, mas concordo com o Tillion aqui acima.
 
.Izze. disse:
**Maniaca do Miojo** disse:
Eu adorei a série, o começo foi muito bom, o Dom Casmurro narrando parecia que estava falando com a gente, olhando para a câmera e tal =]
A Trilha Sonora está muito boa, alias alguem sabe quem canta o tema do Bentinho com a Capitu??

O nome da música é Elephant Gun, do Beirut.


E eu também adorei, a mistura de elementos de várias épocas está deixando a série bem legal, não ficou nada estranho, ao meu ver. ^^

Oh valeu Izze =D

Hérmia disse:
Simplesmente incrível a minissérie. Amei....
Fidelidade ao texto, figurino impecável, maquiagem idem.
O ator que interpreta Bentinho adulto, até então desconhecido pra mim, está perfeito. Desde o andar até o olhar, que eu imaginava em Dom Casmurrro, ele incorporou.
A trilha sonora deliciosa, cenários lindos...

Só tem uma coisa da qual não gostei, dividiram em capítulos, com seu devido título, e se não bastasse aparecer escrito o título, ainda existe um narrador pra narrar o título em questão. Isso, de fato, não vejo necessidade.

Me emocionei na cena em que Capitu escreve seus nomes no muro, dela e de Bentinho....ficou lindo aquele muro no chão, de giz. Me sentí meio babaca, como disse o Alisson Peixoto aí acima, foi uma cena linda.

Não perderei um só capítulo.
Quem não viu, com certeza , perdeu bastante.

A cena do muro foi linda mesmo =]
foi tão singelo :lily:

As críticas são normais, ainda mais quando é uma adaptação de um romance tão comentado, como é o caso de Dom Casmurro. =]

Hoje Bentinho vai conhecer Escobar, só quero ver....
 
Tilion disse:
É bom que tenham mantido o texto fiel ao livro, mas o grande problema dessa série é o fato de o texto estar justamente subordinado ao visual, e não o contrário, tanto que a maioria das pessoas adora dizer o quanto está deslumbrada com a fotografia, o quanto a trilha sonora é fantástica, mas sobre o texto em si limitam-se a dizer "ficou fiel" e não se as cenas de fato exprimem o que o texto já faz ao natural. Mesmo em uma adaptação o texto tem que ser o ponto principal e todo o resto ser justificado a partir dele, e isso está longe de acontecer aqui, ainda mais com as liberdades tomadas, principalmente com as inserções anacrônicas.

Seguindo a tradição Global, é mais um show para os olhos do que para a cabeça. Quem gosta de visual videoclíptico sem dúvida não tem do que reclamar.


Estava pensando nisso hoje e concordo plenamente, por mim acho que exageraram na dramaticidade, o que deixou um ar meio bobo à série. :blah:



Liv disse:
A atriz que escolheram pra "ser" a Capitu é tão absurdamente bonita! :grinlove:

Ontem eu assisti e gostei, mas concordo com o Tillion aqui acima.

A atriz realmente é linda...:uhu:
Mas me decepcionei com o Bentinho jovem, e o casal ficou meio estranho... talvez seja porque eu sei que ela é 7 anos mais velha que ele... =}
Mas de todo eu acho que a série deixou muito a desejar, não pelo elenco ou trilha sonora mas pelo exagero, barroquice como diz a reportagem. :dente:
 
Apesar das críticas, esta minissérie está me surpreendendo cada vez mais.
:sim:

Gostei muito do capítulo de ontem. Principalmente de como interpretaram os ciúmes de Bentinho!
Já estou ansioso pelo capítulo de hoje! =]
 
Eu também não me agradei muito com o ator que faz o Bentinho jovem, mas tenho que admitir: o ataque de ciúmes dele foi muito bom. Finalmente vi uma expressão na cara daquele guri. xD

Do resto, ta ótimo.
 
.Izze. disse:
Eu também não me agradei muito com o ator que faz o Bentinho jovem, mas tenho que admitir: o ataque de ciúmes dele foi muito bom. Finalmente vi uma expressão na cara daquele guri. xD

Do resto, ta ótimo.

:rofl:
é verdade, ele sempre com aquela cara o.o
hoje é o último?
 
É melhor um Bentinho "histérico" do que uma Capitu "bitch". IMO. :lendo:
 
Amélie disse:
ahhhhhhhhhhhhhhhh viciei na elephant gun!!!! vontade de sair dançando pelo mundo, viu? ôloco!

não que é mesmo..música gostosinha =D
o último capítulo ficou legal, preservaram a dúvida se Capitu traiu ou não e o Bentinho ficou acabado, como eu imaginava... ^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo