Margrave - ué , não vai apontar quais jogos "indie" são defeituosos e o porquê ? Ou viu que falou besteira ?
( só pra lembrar, a lista era: Fate, Fudge, Burning Wheel, Dogs in the Vineyard, Riddle of Steel, Artesia, etc.)
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e outra: todo mundo sabe do porque o AD&D pregava o lance de "todos são heróis, proibido ser vilão": a culpa é do Tom Hanks.
Valeu a elucidação Taverneiro. Tinha esquecido da perseguição que o D&D sofreu na década de 80.
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Nah, esse teu papinho aí não cola. O D&D sempre apresentou os alinhamentos como valores fixos e únicos
Pois é Sky. O problema era eu mesmo, estava encarando a coisa pelo ângulo errado - só conseguí entender quando tentei olhar por uma ótica... infantil.
Lógica conto-de-fadas? O dia em que tu me apresentar um cenário com maior maturidade e possibilidades filosóficas que Planescape eu mudo o meu banner.
Quanto às possibilidades filosóficas eu concordo (aliás sou fã de Planescape, e todo mundo sabe disso) mas quanto à maturidade...
Maturidade (definição psicológica): "capacidade de um indivíduo em responder ao seu meio/ambiente de forma apropriada, o que implica em respostas racionais ao invés de impulsivas;
Bom, o ambiente da galera aqui do fórum ( levando em conta que a maioria tem mais de 18 anos) é a vida adulta, que é definida por motivações, Moral e Ética, etc (é o famoso "tons de cinza"), e não "Bem e Mal". Bem e Mal é no máximo romantismo, no mínimo coisa de criancinha (ou de fundamentalista religioso), e na pratica utópico, injulgável e impraticável ( pelo manos para qualquer pessoa "adulta" o suficiente para enxergar isso.)
Então, voltando a Planescape, como pode um cenário "maduro" ser baseado num modelo que, segundo as definições de "Maturidade" adulta, não tem nada de "maduro"? É puro "Bonzinho vs Malzinho", com direito à criaturas "do Bem" , criaturas "do Mal" , planos "do Bem", planos "do Mal" ? Nossa, estou pasmo com tanta maturidade!!!
(exemplo de cenários baseados em temas realmente maduros/adultos:
Dogs in the Vineyard e
Unknown Armies )
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Gente, qual o problema em admitir que joga um jogo inspirado em convenções infanto-juvenís, com conceitos simples e de preto-no-branco à la contos-de-fadas? Ninguém deveria se incomodar com isso, afinal é o que vocês gostam.
Eu mesmo já joguei D&D, já joguei Gurps "Elfos bonzinhos VS Orcs Malzinhos", etc. mas nunca tive vergonha de assumir, e nem me enganei tentando convencer a si mesmo que o cenário era maduro! Não é porque você "brinca de bonecos" que você é maduro ou não! Porque o stress em assumir que D&D é baseado nas convenções infanto-juvenís Tolkienescas ?