• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A melhor época pra ser RPGgista: é HOJE ?

É o que falaram ... o mais importante é a diversão. Enquanto alguns se divertem com regras complexas, outros se divertem imaginando esmagar cabeças de orcs ou interpretando personalidades peculiares. Ou tudo isso junto.
Sobre sistemas ... o sistema perfeito é aquele que parece funcionar de forma coerente com o universo proposto pelo cenário. Isso não implica em regras complexas, pelo contrário. As vezes, regras excessivamente minuciosas acabam abrindo brechas para deformidades.
 
É isso mesmo. O pessoal joga o que lhe divertir, e o sistema é o que se encaixar nessa "diversão".
Se o grupo se diverte com "Hack'nSlash", vão jogar D&D!
Se o grupo é um bando de velhos rabugentos jogadores de futebol, vão procurar sistemas Indies underground! :lol:

Armitage disse:
Não!


O Armitage jogador de futebol é uma coisa que eu não consigo imaginar
Na época que você não era um velho rabugento, né Armitage?

DECLARO GUERRAAAAAAA!!!!!

SPARTHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!


:lol: :lol:
 
Eu acho engraçado o Armitage chamar o D&D de infantil e usar um sistema "cabeça" que nem o Unknown Armies numa campanha envolvendo o Ronaldinho Gaúcho... :lol:
 
Conclusão:

Margrave, a essa altura, todos aqui já perceberam que você falou besteira ao afirmar que "a maioria dos "indie" são defeituosos ou tem defeitos de lógica interna". Você mesmo deixou claro isso, com respostas que, em nenhum momento apontaram 1 "defeito" sequer dos mesmos, e ainda mostraram sua ignorância acerca da maioria dos "indie" citados no assunto (a do FUDGE passou tão longe que chegou a doer minha vista ).


ps: Não espero que tenha humildade pra reconhecer sua falácia, mas por favor, nos polpe de demais besteiras. Apresente de uma vez os argumentos que embasem sua afirmativa (os "defeitos" dos projetos), ou então "Peça pra cagar e saia de campo" (dica de quem já foi jogador de futebol).

Armitage mode on:
Poupe-me de suas falacias e não diga q vc é jogador de futebol qd vc não é Òó \,,/
Poupe-me de suas falacias e desenvolva mais sobre o ronaldinho gaucho no unknow armies (ele é o 333 avatar da incopetencia ou do dente?) òÓ \,,/
____
serio cara, vc há pouco tempo resumiu Tolkien á guerra de elfos bonzinhos contra orcs malzinhos, vc leu os livros? oO
____

POST IMENSO em resposta ao armitage,
pq aqui nada pode ser subentendido se não for mastigadinho

1) Waterdeep (1/100 de faerun) tem mais potencial, inclusive psicologico q todo o mundo de artesia (e sim o fato de botarem uma guerreira com full plate sem roupa é digno de 3dt)
2) Uma campanha de Dogs é conduzida através de railroad plot, ou seja, não importa o que os personagens façam é o MESMO tema sempre, isso independente de eu gostar ou não do tema, é o MESMO tema.
3) Realismo e interpretação: Um "Por Crom!" Vale mais q 500 surrealismos de regras e espadadas q um designer barrigudo ACHA q faz sentido pq viu num site. (mas não fazem ok?)
4) Todos esses rpg's bem ou mal se baseiam em interpretar epocas distintas com a MENTE DE HOJE, um inquisidor questionar deus é como um pirata pensar em deficits comerciais e diplomacia internacional, minhas campanhas se baseiam em entrar no personagem como ele seria, não como vc é ou pensa hj...
5) Eu acho um puta defeito vc ser arrogante e prepotente e pichar tudo q foi feito antes de vc (sim eu posso falar mal, mas como pessoa, num livro "publicado" eu não falaria mal de nenhum produto) é como lançar um cd de metal e falar q iron maiden fede
6) Dogs, e coisas do genero se baseiam no personagem entrar num dilema, sim isso é legal, mas JÁ VEM CONSTRUIDO O DILEMA...o q o mestre faz? o q os jogadores fazem? Eles já sabem q vão entrar naquele dilema! Eles entram no dilema...
7) os cenarios apresentados por esses sistemas não são bons ( vc pode dizer q eles não me agradam, mas escreva ae um romance sobre wherfs)

e Fudge é CONJUNTO DE REGRAS q vc adpata ao q vc quiser... ah sim...NADA a ver com gurps... ¬¬
(Mas eles trocaram o +5 por "otimo!")
eu SEMPRE fiz isso ¬¬

ah... mas isso é a SUA opinião! SUA opinião! SUA OPINIÃO! Bwahahaha ...
sim, essa é minha opinião ¬¬
com todos seus pontos importantes para seu melhor entendimento

( se doi os olhos de ler isso não leia ou compre um oculos o/ )
 
Última edição:
TPM? q gay isso... XD

pow margrave, nao precisa jogar sarcasmo em cima de mim, se ao menos voce prestasse a atenção no que eu escrevo ao invés de ficar %$#$# com o armitage a coisa seria mais proveitosa.

3) Realismo e interpretação: Um "Por Crom!" Vale mais q 500 surrealismos de regras e espadadas q um designer barrigudo ACHA q faz sentido pq viu num site. (mas não fazem ok?)
Isso é um defeito exclusivo de sistemas indies? Qualquer sistema tem suas abstrações que para uns é legal para outros uma verdadeira merda. Por exemplo, muitas caracteristicas do D&D3.5 são qualidades para muitos fãs de D20, para outros são inuteis ou incompativeis com o estilo de jogo. Um RPG (indie ou não) vai ter seus defeitos e qualidades para gostos e publicos distintos.

4) Todos esses rpg's bem ou mal se baseiam em interpretar epocas distintas com a MENTE DE HOJE, um inquisidor questionar deus é como um pirata pensar em deficits comerciais e diplomacia internacional, minhas campanhas se baseiam em entrar no personagem como ele seria, não como vc é ou pensa hj...
Essa é a sua maneira de jogo, e nao depende do sistema. Vai me dizer que D&D é fiel à europa medieval? Ninguém é obrigado a falar portugues arcaico e ter suas aventuras e personagens com precisão histórica. Tudo isso é questão de gosto e não tem nada a ver com D&D, Storyteller, Fate, FODE, Drunks & Dummies, etc etc etc...

7) os cenarios apresentados por esses sistemas não são bons ( vc pode dizer q eles não me agradam, mas escreva ae um romance sobre wherfs)
qq tem a ver? nao entendo, mesmo... qq romance tem a ver com a qualidade do cenário? Se até tormenta tem romance, qqer outro tbm pode. E outra Forgotten, Dragonlance tem quantas décadas de existencia? querer comparar é um pouco dose. Mas já que é assim, Dragonçance teve sua fase ruim, assim como qualquer produto tem seus altos e baixos.

e Fudge é CONJUNTO DE REGRAS q vc adpata ao q vc quiser... ah sim...NADA a ver com gurps... ¬¬
Não, nao tem mesmo. Eles são genéricos mas de propostas totalmente diferentes. Um presa o realismo outro a narração, um procura ser objetivo e detalhado... o outro subjetivo e abrangente. Jogue qualquer um dos dois (ou ao menos leia) e vc vai entender.
 
Eu não estou sendo sarcastico só não to levando a serio coisas tipo "poupe-me de suas falacias" "meus olhos ardem ao ler seus argumentos"

E eu li o q TODO mundo escreveu no topico

D&D não tenta ser real a coisa nenhuma e eu acho isso uma imensa VANTAGEM ao sistema que tenta ser real e não consegue e ainda tira onda q é....

Cenario bom não tem tanto a ver com tanto tempo de duração, pq o core vc faz em um dia mas eu não acho esses cenarios bons e eu acho os q eu citei melhores...

Eu não vou pagar um preço absurdo num livro, ou ler TODOS os Rpg's do universo q não me agradam por motivos q eu acho bastante justos e q a unica argumentação de defesa deles é q eles são novos, D&D é bobo e feio e minhas opiniões não valem

So what? Para mim isso não tem qualidade, para mim isso é falho, se para vcs é excelente ok... eu dei minhas razões para minhas opiniões


Huh... heh... ah... tanto faz cara, minha TPM já passou mesmo. :D

¬¬
gero polemica para ir embora depois...
 
D&D não tenta ser real a coisa nenhuma e eu acho isso uma imensa VANTAGEM ao sistema que tenta ser real e não consegue e ainda tira onda q é....

GURPS é real, diz ser e consegue ser, além de tirar onda de D&D:

"RolePlaying."​
This is not just a hackand-slash game. The rules are written make true roleplaying possible - and, in fact, to encourage it. GURPS is a game in which you take on the persona of another character - and pretend, for a little while, to be that character.

Tirado da intoducão do GURPS 4 ed.


 
GURPS é real, diz ser e consegue ser, além de tirar onda de D&D:


"RolePlaying."
This is not just a hackand-slash game. The rules are written make true roleplaying possible - and, in fact, to encourage it. GURPS is a game in which you take on the persona of another character - and pretend, for a little while, to be that character.

Tirado da intoducão do GURPS 4 ed.​


All right sir
O que eu quis dizer foi realista, apenas não reli a frase ^^

(e se vc quis dizer q GURPS é realista eu acho q todo RPG é uma fantasia não-realista e se ainda assim vc acha q eles simulam a realidade perfeitamente essa não será minha opinião, não pelo sistema em si, mas pelo fato q duvido mto q o universo jogue poliedros numerados para determinar as leis da fisica :P)
 
Última edição:
GURPS é real, diz ser e consegue ser, além de tirar onda de D&D:

"RolePlaying."​
This is not just a hackand-slash game. The rules are written make true roleplaying possible - and, in fact, to encourage it. GURPS is a game in which you take on the persona of another character - and pretend, for a little while, to be that character.

Tirado da intoducão do GURPS 4 ed.



Isso não quer dizer nada. A introdução do GURPS 4 ed pode dizer qualquer coisa, até mesmo "We're better than D&D" que todo mundo se olharia, coçaria o queixo e pensaria "yeah, right" e iria embora, sabendo que, não importa o que diga na introdução, o quanto se esforce, o quanto tente se enganar, GURPS foi, é e sempre vai ser uma porcaria.
 
Gente, vamos com calma. O sistema de GURPS é um dos mais "verossímeis" que existem (se não *o* mais.), isso é fato.

Mas Saiff, daí a dizer que isso ajuda ou atrapalha no role-playing ? Nada a ver.

Eu até acho (e sempre falei isso) que dá pra fazer personagens mais multi-dimensionais em GURPS do que em D&D (e do que a maioria dos outros sistemas). Mas isso não tem necessariamente a ver com role-playing.
 
Eu não quis dizer que ajuda no roleplay... Citei a introdução do GURPS só pra dizer que fala mal do D&D.

D&D não tenta ser real a coisa nenhuma e eu acho isso uma imensa VANTAGEM ao sistema que tenta ser real e não consegue e ainda tira onda q é....

Do jeito que o Margrave falou deu a entender que nenhum sistema consegue ser realista, mas GURPS consegue.
 
Não importa o que diga na introdução, o quanto se esforce, o quanto tente se enganar, GURPS foi, é e sempre vai ser uma porcaria.


Segundo sua opinião sim. Não que ele seja de fato.

XD

além de tirar onda de D&D


Tirar onda de D&D a White-Wolf tb tirou... lendo o Guia dos Jogadores de Lobisomem (2ª Edição), eles tentam dar uma sacaneada...


Do jeito que o Margrave falou deu a entender que nenhum sistema consegue ser realista, mas GURPS consegue.

Não 100% realista...

Imagino coisas como GURPS 20ª Edição, um livro não apenas usados por rpgistas, mas também por físicos, astrônomos, etc, etc... um grande compedium sobre as regras que regem o universo.

XDXDXD
 
Tirar onda de D&D a White-Wolf tb tirou... lendo o Guia dos Jogadores de Lobisomem (2ª Edição), eles tentam dar uma sacaneada...

Por outro lado eles criaram uma história altamente imaginativa, e é um dos poucos cenarios que aqueles que estão afim de entrar no personagem sentem qualquer coisa pelo mundo de campanha e os personagens =)

Do jeito que o Margrave falou deu a entender que nenhum sistema consegue ser realista, mas GURPS consegue.

All right...

Num combate real dar o "primeiro golpe" nem sempre é uma vantagem, vc pode esperar o inimigo agir e ataca-lo nesse momento.
Como Gurps simula isso?

O que são "pontos de fadiga" no mundo real? E como não existe meio termo para diminuir o gasto disso? ou vc é treinado OU não, sem meio termo?

Golpes localizados não são usados só quando é "climatico" a não ser q vc esteja socando o vento ou atirando com uma sub-metralhadora para tudo quanto é lado, TODO golpe visa uma parte do corpodo inimigo.
Pq em Gurps é diferente

O que são "turnos" na realidade? Se eu fosse lutar contra o grão mestre de kung-fu da america do sul, ele esperaria um esquema justo de turnos de ataque, ou ele me superaria em velocidade, e como um tiroteio pode ser em turnos? (vc atira, depois eu atiro)
 
É que não adianta. O pessoal não consegue entender que a abstração faz parte do RPG e, por algum motivo, associam (de forma totalmente errônea, diga-se de passagem) realismo com qualidade.

A mesma coisa é feita com o uso do material disponibilizado nos livros. Tudo o que sai nos livros de D&D é usado mal, é banalizado, enquanto tudo o que sai nos outros livros indie é bem explorado e aprofundado. Mesmo que envolva o Ronaldinho Gaúcho numa sessão do dito profundo Unknown Armies.
 
Num combate real dar o "primeiro golpe" nem sempre é uma vantagem, vc pode esperar o inimigo agir e ataca-lo nesse momento.
Como Gurps simula isso?

Assim como na vida real, em Gurps vc pode esperar o inimigo agir para depois agir, para poder se preparar melhor, por exemplo.

O que são "pontos de fadiga" no mundo real?

Eu sempre achei que isso fosse fácil de entender... seria algo como um medidor de seu fôlego, por exemplo.


Golpes localizados não são usados só quando é "climatico" a não ser q vc esteja socando o vento ou atirando com uma sub-metralhadora para tudo quanto é lado, TODO golpe visa uma parte do corpo do inimigo. Pq em Gurps é diferente

Tem isso no Gurps tb. Tem uma tabelinha (pontos aleatórios, ou algo assim) que vc joga para ver aonde que seu golpe foi, dependendo claro de como o golpe foi dado, etc... e na vida real vc não necessariamente está sempre "mirando" em um ponto específico, vc pode simplesmente atacar para acertar "onde pegar primeiro". Artistas Marciais treinados geralmente buscaram atacar pontos espíficos para acabar logo com o combate, enquanto uma pessoa sem um treinamento específico buscara acertar em qualquer lugar, do tipo "onde acertar é lucro".


O que são "turnos" na realidade? Se eu fosse lutar contra o grão mestre de kung-fu da america do sul, ele esperaria um esquema justo de turnos de ataque, ou ele me superaria em velocidade, e como um tiroteio pode ser em turnos? (vc atira, depois eu atiro)

Um RPG sem turnos... é dificil, porém possível. Admito não conhecer um rpg de mesa onde não existe turno algum... já em RPG eletrônico, um antigo RPG, +- sem turnos é o Chrono Trigger, embora ainda estivesse longe de ser "realista"....


Simular pefeitamente a realidade é dificil, mas dentre os RPGs que conhecemos, creio que GURPS seja o q melhor simule a realidade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo