• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A melhor época pra ser RPGgista: é HOJE ?

Povo nervoso esse, cantarolem ae "always look on the bright side of life"

Low magic funciona pra D&D? Certo. Mas e daí, quem começou com outro sistema pensa o mesmo: "Se eu jogo de boa low magic aqui, pra que vou gastar 300 reais num jogo?" D&D é o pioneiro e o mais famoso, mas a preferencia é apenas um ponto de vista. Quaisquer tentativas de se desenvolver um jogo próprio não são inválidas só pq não são conhecidas.


Isso pq VOCE gosta, isso nao torna, necessariamente os outros cenários ruins por si só.

Nao curto mto esse tipo de "teoria do rpg". mas, qual o problema em manter um sistema além do d20? Indie por definição foi feito para mostrar o jogo, nao vende-lo. tanto que a maioria está disponivel na net de graça. Achar q todo mundo tah contra a wizards é nóia de fanboy.


Mais um motivo para eu acreditar que meu sistema caseiro é tudo o que eu preciso... e ae, isso faz de mim um "comunista do RPG"? fala sério.

Er... deixando de lado a filosofia marxista, eu gostaria q os rpg's propossem uma história ou uma interpretação diferente, não um sistema novo, e acho chato q todo RPG "indie" venha com uma certa arrogancia diante do consumidor, e eu odeio esses taxamentos "vc joga D&D, seu gamista òÓ" e sim de resto tudo é a minha opinião o/


Magrave, seu "vamos lá" é descartável - já você nunca leu a fundo ou jogou nenhum, então todo o seu "vamos lá" se baseia em premissas falaciosas (como comprovado na quantidade de besteiras em sua elaboração).

Percebe isso?

É como se alguem tivesse uma tremenda "opinião formada" sobre alho-poró, mas quando alguem o pergunta: "o que é alho-poró? Você já experimentou alho-poró?" , você dissesse: não, nunca experimentei nem sei o que é.

:lol: :lol: :lol:

Tá ué, se nao quer respostas leigas nao pergunte filho, eu não fiz curso de introdução ao RPG moderno o/

Agora não corte minhas frases ao meio... é irritante, eu disse q não conhecia profundamente, eu não sei o q é profundamente, mas eu já dei uma olhada em todos esses dae q vc falou, não faz sentido analisar profundamente o uso de bastões na luta pelo RPG, vá a uma academia e aprenda a usa-los, RPG é fantasia e imaginação IMO, e não achei nada demais os cenarios e achei arrogante a apresentação do livro, "isso é cenario para quem quer interpretar heim?"

Se vc enumerar as besteiras q foram ditas tb seria legal, pq tudo q foi dito é fato ou o q eu ACHO, q alias é tudo q vc pode falar de uma conversa subjetiva sobre um entreterimento... oO

Eu posso tagarelar duas horas sobre formula 1, se vc acha ruim formula 1, vc acha ruim formula 1... entreterimento não é ciencia

o/
 
Tá ué, se nao quer respostas leigas nao pergunte filho, eu não fiz curso de introdução ao RPG moderno

Se não conhece nada sobre um determinado assunto, convém ficar calado.


não achei nada demais os cenarios e achei arrogante a apresentação do livro, "isso é cenario para quem quer interpretar heim?"

Ponto pra você. À primeira vista eu concordo com uma suposta arrogância, mas dentro do contexto atual de mercado (diga-se a vídeo-gamização que falavamos no outro tópico), então entendo muito bem - apesar de continuar não concordando (afinal, não ha necessidade de difamar outro produto, só pra vender o seu.)


Se vc enumerar as besteiras q foram ditas tb seria legal, pq tudo q foi dito é fato ou o q eu ACHO, q alias é tudo q vc pode falar de uma conversa subjetiva sobre um entreterimento

Vou pegar as mais emblemáticas para sua ignorância (e consequente pré-conceito) sobre o ponto:


maior parte desses rpg's busca ter um conteudo supostamente real, historico, impactante, mas no final, ou não cumpre, ou comete mil erros na logica interna

Viu? Você acaba de dar um tiro na própria cabeça - como você pode julgar a capacidade de algo em "cumprir ou não o que se propõe a fazer" , já que nunca jogou, ou leu a fundo, nenhum?

8-O

:hihihi: :hihihi: :hihihi:
 
Última edição:
Armitage, tbm nao eh beeem assim. Vamos manter o nivel ok? Nignuem é obrigado a gostar ou saber de tudo, ainda mais quando se trata de algo como um hobby.

Sinceramente, de todos os RPGs indies que eu jogo ou jah joguei, nao vi nenhuma arrogancia por parte dos autores. FATE, Fudge, Ninja Burger... nenhum deles sequer tentou em suas entrelinhas sugerir que esse jogo é a maneira certa ou que exige uma certa sofisticação ou intelecto superior para jogar.

Sinceramente se um jogo me aparece com esse tipo de premissa eu o descarto rapidamente (seja ele indie ou não). O que não se pode fazer é generalizar a opinião dos fãs (sejam eles arrogantes ou presunçosos) com a proposta original do jogo.

Meu netbook está para ficar pronto. E desde o prefácio ei enfatizei que meu sistema não foi feito para ser revolucionário, ideal ou original. na verdade eu já decidi apontar logo de cara as influências mais marcantes. Outra proposta foi apresentar algo simples para aqueles que nao tem grana (como eu XD) ou auqlees que querem algo mais básico por falta de tempo pelo menos começarem a jogar alguma coisa. E para ser sincero essa é a proposta da maioria dos jogos indies hoje em dia. Criar algo novo, com uma indentidade própria, livre de qualquer tendência do mercado. Ou ainda sem qualquer apelo comercial.

Duvido que você tenha lido mais que isso nos livros independentes... Se os fas são chatos e tacham você e seu sistema de gamista, azar o deles, mas nao rebaixe um sistema por isso.
 
Última edição:
Armitage, tbm nao eh beeem assim. Vamos manter o nivel ok? Nignuem é obrigado a gostar ou saber de tudo, ainda mais quando se trata de algo como um hobby.

Não há problema algum com "achismos". Ainda mais num hobbie cujo fator determinante é o ser humano. Porém o "achismo" termina quando falamos da qualidade de um sistema em atender seus objetivos de projeto (entenda "sistema" aqui como o projeto todo, não somente as mecânicas randomizadoras de um RPG).

Ou seja, eu posso até não gostar de D&D (não gosto mesmo), mas estaria sendo ignorante se falasse que ele não cumpre os objetivos que se propõe - cumpre sim, e com maestria. O fato de EU não gostar, não tem nada a ver com D&D ter ou não essa qualidade. O post do Margrave teria sido totalmente legal e inequívoco, se não fosse por essa parte:

(Margrave)

A maior parte desses rpg's (indie) busca ter um conteudo supostamente real, historico, impactante, mas no final, ou não cumpre, ou comete mil erros na logica interna

Viu?

:roll:
 
Última edição:
Taverneiro disse:
se um jogo me aparece com esse tipo de premissa eu o descarto rapidamente

Isso me lembra um livro de Daemon de um amigo do colégio que eu abri.
"Não recomendado para menores de 16 anos e pessoas com QI inferior a 80."
Tava nas primeiras páginas, eu abri e logo fechei.
Cada merda que esses caras poem nos livros.

E não sei se sou só eu, mas lendo parecem meio agressivos os posts de vocês, acalmem-se rapazes...

:lol:
 
Ah to ligado, mas isso até que era verdade. Porque o livro que você tinha em mãos era "Demônios: A divina comédia", RPG baseado na obra de dante onde os personagens eram demonios. Ae já viu né? E ele foi publicado logo após aquele rolo de Ouro Preto. Então não é que o jogo seja sofisticado, mas é uma menção de que jogadores desmiolados (tipo o Tom Hanks) devem ficar longe...

Eu to de boa, mas tem uns comentários meio ácidos ali em cima... não tenho nada com isso
 
Última edição:
O Margrave tem razão quanto a isso. E eu dei o braço a torcer quanto à isso ali atrás. Certos RPGs indie se apresentam de forma muito prepotente (principalmente alguns - eu disse alguns, não todos - saídos daquela comunidade do The Forge ). O próprio Riddle of Steel é assim, eu gosto muito dele, mas o autor é um pobre amador - toda hora citando pejorativamente D&D, tentando falar que o dele é melhor, etc. Chega a incomodar (e olha que eu não gosto e D&D heim! ).

- - -

RPG indie altamente loco: Dogs in the Vineyard...

Putz Dogs é porra-louquice total! Merece até um tópico (vou abrir, se ninguem se incomodar)
 
Sinceramente, de todos os RPGs indies que eu jogo ou jah joguei, nao vi nenhuma arrogancia por parte dos autores. FATE, Fudge, Ninja Burger... nenhum deles sequer tentou em suas entrelinhas sugerir que esse jogo é a maneira certa ou que exige uma certa sofisticação ou intelecto superior para jogar.

Sim, quem faz isso são os que jogam os RPGs indie. :wink:
 
Claro que não. Eu deixaria de jogar um bom jogo por diversos motivos (inclusive a preguiça de aprender um novo sistema), mas nunca pela opinião dos fãs mais radicais.
 
Se não conhece nada sobre um determinado assunto, convém ficar calado.

Sim armitage, o sábio lamento postar minha opinião, mas eu conheço o assunto medianamente bem alias...

O Margrave tem razão quanto a isso. E eu dei o braço a torcer quanto à isso ali atrás.

^^

Eu não vi nada fora do mainstream q chegasse e me disesse "yeah! isso vale a pena de ler 200 páginas de texto e regras!" e estou falando de cenarios e aventuras do meu gosto, se vc gosta, OK!

Alias vc não gosta de D&D, vc conhece profundamente o q cada dos jogadores do planeta faz com o D&D? Pq o D&D é uma ferramenta para um jogo, e os cenarios são bons (no quesito q me agradam q fique claro isso)

senão, como vc mesmo disse: convém calar-se ^^

o/
 
Última edição:
Alias vc não gosta de D&D,
Não, não gosto.

vc conhece profundamente o q cada dos jogadores do planeta faz com o D&D? Pq o D&D é uma ferramenta para um jogo, e os cenarios são bons..

senão, como vc mesmo disse: convém calar-se ^^

Margrave, conheço D&D suficientemente bem pra saber que ele é EXCELENTE no que se propõe, ainda que eu não goste dele. Viu a diferença entre valores subjetivos (gosto) e objetivos (qualidade de um projeto em atender o que se propõe) ?

Eu não estou dizendo que todos os RPGs indie têm essa qualidade, mas putz tu falou que TODOS são ruins e defeituosos ! Tem noção que tu generalizou a coisa? Tem vários desses indie que são aclamados (Artesia , só pra citar o mais Pop) e cumprem muito bem o que se propõem. Jesus men, seu próprio cenário futurista ( Areião 5 :mrgreen: ) parece ser o maior barato e vai ser "indie" no dia que você completá-lo e decidir liberar pra galera !

Percebe que você exagerou?
 
Nunca vi um q me agradasse e todos q vc citou eu conheço e não me agradam, e eu falei a maioria ^^

e na boa, considerando q das besteiras q eu falei, somente uma vc admite q não concorda, eu tenho q ter algum conhecimento para julga-los

----
Eu encaro "RPG indie", aquele RPG q na primeira pagina vai dizer q ele é "intelectualizado" e só ele "interpreta" e os outros rpg's são para "gamistas"

Se lançassem o Dragonlance com isso escrito na primeira pagina, a inquisição 3D6, a inquisição 10d10, a inquisição 1000d4 ia queimar o livro nas ruas
 
Nunca vi um q me agradasse e todos q vc citou eu conheço e não me agradam, e eu falei a maioria

Você continua confundindo gosto pessoal com qualidade objetiva. O que me obriga a fazer a pergunta:

- Independete de agradá-lo ou não, qual dos indies citados não cumpre o que se propõe, e por quê ? ( Lembrando que os citados foram Fate, Fudge, My Life with Master, Riddle of Steel, Burning Wheel e Dogs in the Vineyard ) .



dica de amigo: cara deixa o ego pra lá, e assume logo que se precipitou lá atrás (vai ser mais fácil do que achar defeitos de design nesses jogos - pelo menos uns 3 ali são produtos do The Forge, e esses caras são os Nerds do design ).
 
Última edição:
Eu encaro "RPG indie", aquele RPG q na primeira pagina vai dizer q ele é "intelectualizado" e só ele "interpreta" e os outros rpg's são para "gamistas"
Bom Margave, se para voce isso é RPG indie, entao vc está generalizando e só posso lamentar que de repente voce tenha deixado de conhecer um cenário que poderia atender seus gostos por pura birra e preconceito.

Como o Skywalker disse, o problema dos RPGs indies (e do mainstream também) são os fãs radicais, que não contentes em não gostar desse ou daquele sistema ficam diminuindo ele e seus jogadores nesse tipo de discussão. Fora isso, a maioria absoluta dos RPGs indies não prega nenhum tipo de "superioridade" em cima de qualquer outro sistema conhecido, e que você insiste em ficar dizendo isso.
 
Margrave, conheço D&D suficientemente bem pra saber que ele é EXCELENTE no que se propõe, ainda que eu não goste dele. Viu a diferença entre valores subjetivos (gosto) e objetivos (qualidade de um projeto em atender o que se propõe) ?

Conhece nada! :lol:

Há um tempo atrás tu nem sabia como funcionava o esquema dos alinhamentos! :hanhan:
 
Olha, eu realmente ficava confuso com a explicação dos livros básicos, pois ora define os alignments como "valores fixos", e ora os define como "indicador de moral e ética".

Mas o erro foi meu mesmo, porque estava tentando interpretar isso sob uma ótica madura, realista, quando na verdade tinha que interpretar sob uma ótica de contos-de-fadas.

- - -

Eu encaro "RPG indie", aquele RPG q na primeira pagina vai dizer q ele é "intelectualizado" e só ele "interpreta" e os outros rpg's são para "gamistas"

Como o Taverneiro citou, isso é generalizar.

E mesmo assim, tem uns jogos da lista com algum grau de "prepotência" em seu texto (Riddle of Steel é o mais claro, e Dogs in the Vineyard tem isso de forma mais sutil). Porque não diz aí as "falhas de projeto" desses jogos? :roll:
 
Conhece nada! :lol:

Há um tempo atrás tu nem sabia como funcionava o esquema dos alinhamentos! :hanhan:

Olha, eu realmente ficava confuso com a explicação dos livros básicos, pois ora define os alignments como "valores fixos", e ora os define como "indicador de moral e ética".

Mas o erro foi meu mesmo, porque estava tentando interpretar isso sob uma ótica madura, realista, quando na verdade tinha que interpretar sob uma ótica de contos-de-fadas.



Agora sim, tudo voltou ao normal!! Já tava ficando preocupado!!!!!!

XDXDXDXD



_____________________________________



Quando na verdade tinha que interpretar sob uma ótica de contos-de-fadas.



E lá vamos nós outra vez.... novamente, não acho que seja bem assim.... mas até entendo que algumas vezess essa visão em P&B do D&D pode desagradar algumas pessoas... mas isso não acontece só no D&D não.
 
Arcanjo, no modulo básico diz algo como isso (por favor, estou longe dos meus livros, então alguem confirme por favor):

"Mas os jogadores têm que jogar como heróis! Não podem ser vilões."

Depois que li isso, todas minhas dúvidas sumiram.

É que até então, eu tinha lido em um dos livros que o eixo Bem vs Mal era como um indicador de moral do indivíduo, enquanto o eixo Ordem vs Caos era como indicador de ética. Daí eu pensei: puxa, mas então um Mind-Flayer pode ser GOOD, se o mesmo acreditar realmente no que faz como algo positivo e moral. E também pode ser Lawful, se a sociedade dele ditar seus valores como corretos. Ele só seria mal na ótica de alguem com valores totalmente diferentes.

Viu como eu estava errado? Estava partindo da premissa que, nos cenários de D&D, o Bem e o Mal estava nos olhos de quem vê, mas não, o Bem é objetivamente Bem, assim como o Mal. E por isso temos raças "do mal" e "do bem", exatamente como os contos-de-fadas. Expliquei melhor agora?


ps: tem algum problema em admitir as convenções de contos-de-fadas de D&D?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo