1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

10 memoráveis começos de romances

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Leonardo Pastor, 17 Jul 2009.

1. Leonardo Pastor

Leonardo Pastor Usuário

[size=large]Convido todos a fazer o mesmo. Crie sua lista, coloque aqui no Meia Palavra, em seu próprio blog ou na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Abaixo,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :[/size]

Ao ter um livro em mãos, qual a primeira coisa que você faz? Olha a capa, contracapa, orelhas?

Segundo vi no twitter do amigo e escritor Breno Fernandes, ele prefere, ao invés disso, ler apenas a primeira frase. Lembrei, com isso, de um post antigo aqui do Vísceras sobre 100 melhores primeiras frases de romances. Passei o link para Breno que, em seguida, resolveu fazer sua própria lista de 10 memoráveis começos de romances. Seguindo a ideia, fiz também a minha.

Aviso: não segui nenhuma ordem de preferência. Apenas listei os que eu mais gostava - e só os que lembrava ou tinha na estante, claro.

• "Contudo, nunca foi bem estabelecida a primeira encarnação do Alferes José Francisco Brandão Galvão, agora em pé na brisa da Ponta das Baleias, poucos antes de receber contra o peito e a cabeça as bolinhas de pedra ou ferro disparadas pelas bombardetas portuguesas, que daqui a pouco chegarão com o mar." - João Ubaldo Ribeiro, Viva o Povo Brasileiro

• "Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte." - Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas

• "No dia seguinte ninguém morreu." - José Saramago, Intermitências da Morte

• "Nu e cru, eis o facto: apareceu um pénis decepado, em plena Estrada Nacional, à entrada da vila de Tizangara." - Mia Couto, O último voo do flamingo

• "Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto." - Kafka, A Metamorfose

• "Todos os dias, na atmosfera esfumaçada e triste do bairro operário, o apito da fábrica lançava aos ares o seu grito estridente." - Gorki, A Mãe

• "Fui criado sozinho e, até onde me lembro, vivia angustiado pelas coisas do sexo" - Georges Bataille, História do Olho

• "Hoje, mamãe morreu" - Albert Camus, O Estrangeiro

• "Lolita, luz da minha vida, fogo da minha virilidade" - Vladimir Nabokov, Lolita

• "Todas as famílias felizes se assemelham; mas cada família infeliz é infeliz a seu modo." - Liev Tolstói, Anna Kariênina

2. Anica

Anica Usuário

uia, bacana a proposta. vou pensar nos começos aqui e depois posto =]

3. Leonardo Pastor

Leonardo Pastor Usuário

Aguardo sua lista, Anica.

É uma ideia muito legal para ter outro contato com aqueles livros esquecidos pelas estantes.

4. Lethaargic

Lethaargic Usuário

Vou tentar fazer uma mais pra frente... difícil escolher os 10 melhores.
    Esses dias vi uma lista bacana, mas é em inglês. Olhem lá:

5. Mi Müller

Mi Müller Usuário

Báh Leonardo até tuitei este teu post... adorei, ainda estou pensando nos meus 10! Depois volto pra postar aqui!
    estrelinhas coloridas...

6. Lana Lane

Lana Lane Usuário

Achei muito legal procurar a primeira frase de meus livros preferidos. Aí estão, mas não coloquei em ordem de preferência.

- Acabo de retornar da visita que fiz ao meu senhorio - meu único vizinho que talvez possa me importunar. Emily Brontë - O Morro dos Ventos Uivantes

- Nunca houve uma cidade como Tróia. Collen McCullogh - A Canção de Tróia

- Um dia, quando a neve se acumulava no alto das montanhas fora de Albuquerque, perto do Pico de Sandia, Steve e Clara Morrison levaram os seus filhos a andar de tobogã. Jerry Hopkis e Daniel Sugerman - Daqui Ninguém sai Vivo - Biografia de Jim Morrison

- Sou o Vampiro Lestat. Anne Rice - O Vampiro Lestat

- Na semana anterior à sua partida para Arrakis, quando toda aquela agitação final chegara a um frenesi quase insuportável, uma velha encarquilhada veio visitar a mãe de Paul, o rapaz. Frank Herbert - Duna

- Ergui os olhos e vi, iluminando as encostas da colina, o planeta que sempre indica o bom caminho; isso fez diminuir o assombro que durante aquela angustiante noite turvara o lago do meu coração. Dante Alighieri - O Inferno

- Olhe, eu não queria ser um meio-sangue. Rick Riordan - O Ladrão de Raios

- Em 1972, eu tinha 16 anos - jovem demais, dizia meu pai, para viajar com ele em suas missões diplomáticas. Elizabeth Kostova - O Historiador

- Nas conversas, no jornal ou na televisão, são empregadas várias palavras ou expressões muito comuns em português mas que na verdade, são lembranças de histórias muito antigas. Odile Gandon - Deuses e Heróis da Mitologia Grega e Latina

- Vagabundos e andarilhos costumam deixar uns para os outros, pistas sobre as pessoas que vivem nos lugares por onde eles passam, rabiscadas em pilares, portões, árvores e portas. Eu acho que gatos devem deixar sinais parecidos. Neil Gaiman - Criaturas da Noite (essa, em realidade, é uma hq, mas tive que colocar aqui pois são duas das histórias mais lindas e tocantes que já li)

7. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

de cabeça, só lembrei de 2:

"Alguem certamente havia caluniado Josef K. pois uma manhã ele foi detido sem ter feito mal algum." - O porcesso, Franz Kafka.

"Em M..., uma importante cidade da alta Itália, a Marquesa d'O..., uma dama de excelente reputação e mãe de crianças muito bem educadas, comunicou pelos jornais que, sem saber como, havia engravidado, que o pai da criança, que estaria para nascer, deveria aparecer e que ela, por motivos familiares, estaria decidida a desposá-lo." -
    , Heinrich von Kleist.

8. imported_Wilson

imported_Wilson Please understand...

"See the child." - Blood Meridian, Cormac McCarthy

"'E depois de tudo, céu e terra aí estão, como se nada tivesse acontecido. A esta altura, a vida e as ações de um homem têm o peso de uma folha seca no meio da ventania... Ora, que vá tudo para o inferno!', pensou Takezo." - Musashi, Eiji Yoshikawa

"Começa com uma criança que nunca foi adulta e acaba com um adulto que nunca foi criança." - Jardins de Kensington, Rodrigo Fresán

9. Thorondir

Thorondir Usuário

Meu preferido:

"O pelotão estava em forma, a voz de comendo foi enérgica e a fuzilaria produziu um único estrondo. Mas para Benjamim Zambraia soou como um rufo, e ele seria capaz de dizer em que ordem haviam disparado as doze armas ali defronte. Cego, identificaria cada fuzil e diria de que cano partira cada um dos projéteis que agora o atingiam no peito, no pescoço e na cara". [Benjamim. BUARQUE, Chico.]

10. imported_Wilson

imported_Wilson Please understand...

Esqueci de um:

"Howard Roark riu." - A Nascente, Ayn Rand

11. Lembrar de 10 memoráveis começos de romances, rapidamente, é um tanto difícil, mas lembrar de alguns é uma tarefa praticamente involuntária, com certeza.

Quando li o título do tópico a primeira frase que me veio à cabeça foi:

- "Call me Ishmael" Moby Dick, Herman Melville
    Essa introdução é clássica e inesquecível.

Outros de que lembrei foram os começos de A Metamorfose e de O Processo,que são incríveis e lançam logo de cara o evento a partir do qual o romance se desenvolverá; porém, esses já foram postados.

- "Era tarde da noite quando K. chegou. A aldeia jazia na neve profunda. Da encosta não se via nada, névoa e escuridão a cercavam, nem mesmo o clarão mais fraco indicava o grande castelo. K. permaneceu longo tempo sobre a ponte de madeira que levava da estrada à aldeia e ergueu o olhar para o aparente vazio" O Castelo, Franz Kafka

- "It was the best of times, it was the worst of times..." A Tale of Two Cities, Charles Dickens

- "Tudo no mundo começou com um sim" A Hora da Estrela, Clarice Lispector

- " ------ estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender." A Paixão segundo G. H., Clarice Lispector

- "Era no tempo do rei." Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida

Além do início, Memórias Póstumas de Brás Cubas tem uma dedicatória memorável.

Os de que eu me lembrei são esses; acho que conheço mais, mas a memória não está colaborando muito... hahaha

12. Alisson P.

Alisson P. Usuário

Só me ocorreu um agora:

"Com um chope e um sorriso, Ned Pearshall brindou seu falecido vizinho, Henry Friddle, cuja morte lhe agradava tremendamente." - Dean Koontz - Velocidade

13. Anica

Anica Usuário

em inglês, agora uma versão ampliada, com 100 começos >> http://americanbookreview.org/100BestLines.asp

14. aces4r

aces4r Usuário

Realmente, A Metamorfose choca já no primeiro parágrafo.

15. Anica

Anica Usuário

mais uma lista:

16. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

17. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

18. Mohanah

Mohanah Usuário

Fazer 10 assim de cabeça é difícil, tenho que consultar meus livros e não estou em casa para isso. Mas de cara a frase inicial da Metamorfose de Kafka é sensacional. Outras duas frases que me vem a cabeça imediatamente são de O Hobbit e Neuromancer.

"Num buraco no chão vivia um hobbit"

"O céu por cima do porto tinha a cor de televisão, sintonizada num canal morto"

• Gostei! Gostei! x 2
  19. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

esse começo do neuromancer é foda mesmo

Compartilhar