• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 4 (com spoilers)

Qual sua nota para o quarto episódio da primeira temporada?


  • Total de votantes
    45
:rofl:


Ao final da temporada, faremos um censo pra ver quem continua firme e forte acompanhando a série, porque o pessoal tá abandonando o barco rápido :hihihi: (os haters de meses atrás nós já sabíamos que não teriam forças pra levar o hate por muito tempo; era natural que cansassem logo).
Agora nao se fala mais “pular do barco”, e sim “fazer a galadriel”.
 
Olha eu gostei. Não sei como vocês não gostaram.

A fuga do rapaz da taverna também foi show, os orcs aparecendo no timing certo, o rapaz sempre na eminência de ser capturado, e quando foi, por um momento pensei que o orc tinha cortado o braço dele fora ali.

Show demais.
O que eu não gostei tá bem colocado nesse vídeo aqui, tb me aporrinhei com as mesmas coisas.


Eärien e Kemen... Apelidados "Zero Química e Química Nenhuma"

 
Última edição:
Num caso desses, me parece que vocêdeveria identificar o que o seu oponente mais teme (...) e dê a ele um meio de controlá-lo.

Se isso não é foreshadowing sobre Annatar e Celebrimbor, eu não sei o que é.
Não que eu esteja identificando Halbrand com Sauron, mas se for pra levar pra esse lado, isso me lembra Ar-Pharazon e o medo da morte. Sauron identificou isso e deu ao oponente um modo de tentar controlar a situação: Tomar por força o direito de viver no reino abençoado.

Sauron manipulou isso e conseguiu a derrota de Númenor.
 
Última edição:
Não que eu esteja identificando Halbrand com Sauron, mas se for pra isso me lembra Ar-Pharazon e o medo da morte. Sauron identificou isso e deu ao oponente um modo de tentar controlar a situação: Tomar por força o direito de viver no reino abençoado.

Sauron manipulou isso e conseguiu a derrota de Númenor.
Sauron fez isso antes também e conseguiu que Gorlim, o infeliz, traísse o bando de Barahir, pai de Beren, persuadindo-o a contar a localização do esconderijo do bando em troca do paradeiro da esposa Eilinel.

Coincidentemente, ou não, o mesmo fator que fez com que o Doutor Yue traísse os Atreides pro Barão Harkonnen em Duna: a necessidade de saber se sua esposa Wanna estava realmente morta.

A comparação inclusive foi feita pela galera do Fandom:


  • Dr. Yueh shares many similarities with Gorlim in The Silmarillion, by J.R.R. Tolkien.
    • Both are tricked into betraying their comrades in exchange to be reunited with their wives.
    • Both of their wives are revealed to be dead.
    • Both are killed by the villain (Baron/Sauron) when they have outlived their usefulness.
    • Both traitors are portrayed as tragic figures rather than villains.
O que faz pensar na oração apelidada de "Ladainha contra o Medo"

“Não devo temer. O medo é o assassino da mente. Medo é a pequena morte que traz obliteração total. Enfrentarei o meu medo. Vou deixá-lo passar sobre mim e através de mim. E veja quando passar, voltarei o olho interior para o seu caminho. Onde o medo foi, não haverá nada. Só eu vou ficar.”
Halbrand leva todo o jeito pra realmente merecer a alcunha de Hell brand e ser mesmo Sauron numa revelação final do primeiro ano do seriado. Essa tática dele se não for genuinamente vinda do Tal é muito Red Herring.
 
Última edição:
"Nosso povo acredita que quando um Rei Anão é coroado, as vozes de seus antepassados fluem até ele, compartilhando conselhos e sabedoria. Até seus erros. Mas você... Você não precisa esperar esse dia para ouvir minha voz. Sempre estarei com você, meu filho... Até na raiva... Às vezes, principalmente na raiva. Não há nada a ser perdoado."

Durin era o nome do mais velho dos Sete Pais dos Anãos e ancestral de todos os reis de barbas longas. Durin I ficou conhecido como Durin, o Imortal, pois viveu muito tempo, um período muito maior do que o normal para Anãos. (Apêndice A)

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
Temporada 1, Ep. 4 A Grande Onda
 
001.jpg

- É dos vinhedos nos arredores do Meneltarma. - Kemen, oferecendo uma taça de vinho para Eärien

Meneltarma é a montanha alta que se eleva no centro da ilha de Númenor. (Apêndice A)

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
Temporada 1, Ep. 4 A Grande Onda
 
Ar Pharazon na verdade é o Karl Marx
Ar-pharazôn podia ter sido retratado como um general - um símbolo do expansionismo, colonialismo e ufanismo de Númenor em relação aos homens “inferiores” da Terra-média. Seria uma versão falha do "Maximo Decimus Meridius" no sentido de coragem e comando/conquista, mas sem a honra do Gladiador.

Um senhor da guerra, estilo o que ocorreu na crise do século III em Roma, quando os generais tomavam o poder. E neste caso, seguiria o modelo romano com a usurpação do trono de Miriel + vitória da ideologia dos "homens do rei" sobre os "amigos dos elfos".

Ele podia representar o déspota que acha que "conquistar é o mesmo que governar" que Tywin Lannister alardeava para Tommem, ou seja, ser vitorioso no campo de batalha não é sinônimo de sabedoria para governar.

E isso seria uma presa fácil de Sauron: uma sociedade militarista sendo guiada por um anjo-ferreiro melhorando as armas, equipamentos e a marinha, dando uma "esperança tola" aos que seguem a mentalidade de Guerra Contínua para a conquista terrena da imortalidade. Isso podia reforçar pq os Númenoreanos pensavam ter alguma chance contra Valinor, justamente por causa dessa mentalidade marcial.

Talvez isso venha com a compressão da timeline e a guerra de Sauron vs Elfos, o inimigo seja capturado após destruir Eregion, matar Celebrimbor e ter a invasão repelida em Lindon. Ar-pharazôn capture Sauron aí. Com a captura de Sauron, Númenor entrará num frenesi de conquistas, colonialismo mercantilista também e a introdução de sacrifícios humanos na Terra-média similar ao feito para Moloch na bíblia ou os Aztecas e seus deuses sanguinários.
 
Última edição:
Ar-pharazôn podia ter sido retratado como um general - um símbolo do expansionismo, colonialismo e ufanismo de Númenor em relação aos homens “inferiores” da Terra-média. Seria uma versão falha do "Maximo Decimus Meridius" no sentido de coragem e comando/conquista, mas sem a honra do Gladiador.

Um senhor da guerra, estilo o que ocorreu na crise do século III em Roma, quando os generais tomavam o poder. E neste caso, seguiria o modelo romano com a usurpação do trono de Miriel + vitória da ideologia dos "homens do rei" sobre os "amigos dos elfos".

Ele podia representar o déspota que acha que "conquistar é o mesmo que governar" que Tywin Lannister alardeava para Tommem, ou seja, ser vitorioso no campo de batalha não é sinônimo de sabedoria para governar.

E isso seria uma presa fácil de Sauron: uma sociedade militarista sendo guiada por um anjo-ferreiro melhorando as armas, equipamentos e a marinha, dando uma "esperança tola" aos que seguem a mentalidade de Guerra Contínua para a conquista terrena da imortalidade. Isso podia reforçar pq os Númenoreanos pensavam ter alguma chance contra Valinor, justamente por causa dessa mentalidade marcial.

Talvez isso venha com a compressão da timeline e a guerra de Sauron vs Elfos, o inimigo seja capturado após destruir Eregion, matar Celebrimbor e ter a invasão repelida em Lindon. Ar-pharazôn capture Sauron aí. Com a captura de Sauron, Númenor entrará num frenesi de conquistas, colonialismo mercantilista também e a introdução de sacrifícios humanos na Terra-média similar ao feito para Moloch na bíblia ou os Aztecas e seus deuses sanguinários.

Ou só vai fazer uma alusão ao Trump mesmo que dado o imaginário dos showrunners eu não duvido nada, espero que não chegue ao ponto de sacrificios ou nada muito gráfico

E meu comentário foi mais porque se parecem :v

light-of-elendil.jpg
 
Acho que estão querendo evitar que ele case com a Míriel à força. Com ela na Terra-Média, ele irá assumir a regência. Daí para matar o rei e então se coroar é um passo. Talvez alegando que Míriel morreu em combate (aparentemente eles não têm palantíri para se comunicarem com a Terra-Média).
 
De novo cena grotesca na abertura. Quais as chances da cena reprise do 5 ser os bichos decepados ou o cachorro comendo o braço humano? Que coisa horrível sem necessidade.

Pelo visto os Numenorianos não vão ser retratados sentindo inveja dos Elfos. Sua necessidade de obter uma natureza que não os pertece será substituída por medo de perder os empregos. Quer dizer que humanos querendo ser imortais é uma questão de medo sobre a condição de vida e não sobre inveja, ego e desejo de se tornar como um deus. É a pauta transhumanista da singularidade do Elon Musk. Nada com Tolkien.
É engraçado que em nenhum momento eles mostram os Elfos tendo relação de trabalho com Númenor para ter esse escândalo todo. No máximo o homem sindicalista da praça estava blefando.

O Adar que fala, fala e não fala nada. Só mais um adivinho que antes do povo nem ter chegado direito na torre, ele já mandou Arondir levar recado. Arondir, da última esperança, para a maior decepção. Nem postura sobrou. Só uma carinha de pão amanhecido com medo. Ele mesmo que do nada brota na vila e salva o menino e começa aquela cena na floresta que parece ser pra imitar a queda de Gandalf no fim do 1° filme. A mulher também brota na floresta magicamente no lugar exato e mais magicamente ainda o Sol está nascendo quando na cena anterior estava um BREU. Eu tenho quase certeza que a cena final da floresta é continuação da cena dos meninos na vila quando a nuvem entra na frente do Sol, porque parece que é um entardecer e não um amanhacer. Acho que toda cena de noite foi adicionada depois por alguma razão e por isso ficou tudo Deus ex machina. Na verdade acho que isso foi feito em todos os episódios. Isso explica o roteiro infantil com soluções sem esforço. O melhor é parte deles parados no meio do campo e nenhum Orc conseguindo dar flechada. Cena na torre do refúgio claramente pra imitar o Abismo de Helm.

1663631281978.png
1663631323688.png1663631377505.png

Torre de Babel e sequência fibonacci em Eregion por alguma razão que não sabemos e vamos continuar sem saber porque pelo visto o pessoal grava cinema só pra eles mesmos.

Do nada um soterramento no reino Anão que você fica na expectativa de ver o que ocorreu e não aparece nada. Depois isso:

1663631541801.png
1663632632175.png

Não bastasse o ritual Wicca temos sacerdotes encapuzados ao melhor estilo ritual de magia negra. Disa faz conexão com a montanha porque ela representa o arquétipo de Gaia/Mãe Terra/Vênus, deusa da terra e fertilidade (sensualidade). Mais coisas que só interessam aos roteiristas.

Toda hora cena da Onda que afunda Númenor, coisa que deveria ser, isso sim, escondida para se revelar o ápice da série e do cinema.
Palantír pra ver o futuro na terra dos adivinhos.
Menino Theo enfiando espada no braço em tempo de pegar uma infecção.
Galadriel escalando uma torre imensa de forma que nunca saberemos como e fazendo vandalismo. Elendil, O Fiel, ignorando os "sinais dos Valar" e Míriel acatando.

E pra finalizar a maravilhosa cena da cadeia que começa com Halbrand dando uma de manipulador barato pra mostrar um valor que ele não tem se você pensar que o X da questão era Galadriel tentando adivinhar o motivo de ter sido presa sendo que ela quase pisou na cabeça da rainha e a rebaixou pior que um cachorro. Só termina com aquele mico dela dando 1/2 golpe nos guardas, o corte pro Halbrand falando qualquer besteira inútil pro Pharazôn (que como se vê foi transformado num capacho covarde que só serve de papagaio), e ela empurrando eles pra dentro da cela. Entre uma coisa e outra você que imagine o que aconteceu. Isso falando um pouquinho apenas, tem muito mais. Cada erro de roteiro, cada cena que não faz sentido analisando o contexto, cada solução de varinha mágica preguiçosa🪄. É simplesmente um insulto à inteligência o que esse pessoal fez.

Os rumores eram de que a Amazon criaria um novo gênero no cinema.
E criou: RGP de mesa cinematográfico. Metade das cenas que nunca serão mostradas você que imagine, a outra metade que não tem sentido você que crie.

O resultado de ter a arrogância em dizer que adaptará Tolkien para os nossos dias, que escreverá a história que ele nunca pode, que irá consertar a obra do autor que elevou e realizou o maior marco no gênero fantasia da história.

200.gif

Parabéns.
 
Última edição:
Infelizmente essa análise teve menos graça e mais ranço.
Torçamos para que a Kinzinha redescubra o prazer de acompanhar a série.

Só termina com aquele mico dela dando 1/2 golpe nos guardas, [...] e ela empurrando eles pra dentro da cela.
[...] [RPG] de mesa cinematográfico.
Então... A Galadriel conseguiu um acerto crítico naquela hora, o Mestre teve de acatar, e ela conseguiu prender quatro guardas sem lutar. Nada de anormal. :jornal:
 

Bom, essa senhora disse tudo. Pontos que ela tocou:

Existe quem goste da série mas numericamente são a minoria.
Empresas de streaming divulgam os números convenientes pra elas.
Casa do Dragão da HBO com menos investimento que a Amazon conseguiu 51% a mais na audiência analisando na régua dos três primeiros dias.
88% dos 200 milhões de assinantes da Amazon que assistem no stream da empresa não assistiram nem o 1° episódio de Rings of Power.
Montagem de cenas amadora.
Tempo de cena gasto de maneira fútil.
Coelhinho da cartola (Deus ex machina).
Trilha desconexa com as cenas.
Falta de silêncio para valorizar as músicas.
Atores sem brilho.
Clímax que termina em nada.
Falta de ligação entre os núcleos de personagens.
Cenários de novela da Record.
Cenário mais bonito proveniente de capturas da natureza, sem qualquer trabalho de criação.
Produção surpreendendo de maneira negativa.
CGI horrível do Warg que lembra efeito especial anos 80.
Dinheiro investido não foi para CGI ou para contratação de atores, produção amadora.
Visual não corresponde com a promessa de orçamento gigantesco.
Grande visão aérea das cidades não se conecta com a visão interna, tendo pouca variação de cenários e detalhes, revelando erro de produção inexperiente.
Ornamentos, jóias e armaduras sem personalidade, detalhes e desgaste que agreguem com a personalidade do personagem.
Personagem élfico que não se destaca no meio de qualquer outro personagem.
Trabalho e empenho desperdiçados.
Problema de ego em relação a querer vender a ideia de produzir a maior série do mundo.
Compensa mais ir lavar a louça que assistir.

É isso.

Fico feliz que ainda exista sinceridade no meio das análises de cinema e que nem todo mundo possa ser comprado com ouro ou com viagem pra Londres. É oficial então. 2022 ainda não foi o ano em que se tornou proibido chamar coisa ruim de coisa ruim.
 
De novo cena grotesca na abertura. Quais as chances da cena reprise do 5 ser os bichos decepados ou o cachorro comendo o braço humano? Que coisa horrível sem necessidade.

Pelo visto os Numenorianos não vão ser retratados sentindo inveja dos Elfos. Sua necessidade de obter uma natureza que não os pertece será substituída por medo de perder os empregos. Quer dizer que humanos querendo ser imortais é uma questão de medo sobre a condição de vida e não sobre inveja, ego e desejo de se tornar como um deus. É a pauta transhumanista da singularidade do Elon Musk. Nada com Tolkien.
É engraçado que em nenhum momento eles mostram os Elfos tendo relação de trabalho com Númenor para ter esse escândalo todo. No máximo o homem sindicalista da praça estava blefando.

O Adar que fala, fala e não fala nada. Só mais um adivinho que antes do povo nem ter chegado direito na torre, ele já mandou Arondir levar recado. Arondir, da última esperança, para a maior decepção. Nem postura sobrou. Só uma carinha de pão amanhecido com medo. Ele mesmo que do nada brota na vila e salva o menino e começa aquela cena na floresta que parece ser pra imitar a queda de Gandalf no fim do 1° filme. A mulher também brota na floresta magicamente no lugar exato e mais magicamente ainda o Sol está nascendo quando na cena anterior estava um BREU. Eu tenho quase certeza que a cena final da floresta é continuação da cena dos meninos na vila quando a nuvem entra na frente do Sol, porque parece que é um entardecer e não um amanhacer. Acho que toda cena de noite foi adicionada depois por alguma razão e por isso ficou tudo Deus ex machina. Na verdade acho que isso foi feito em todos os episódios. Isso explica o roteiro infantil com soluções sem esforço. O melhor é parte deles parados no meio do campo e nenhum Orc conseguindo dar flechada. Cena na torre do refúgio claramente pra imitar o Abismo de Helm.

Ver anexo 94333
Ver anexo 94334Ver anexo 94336

Babilônia e sequência fibonacci em Eregion por alguma razão que não sabemos e vamos continuar sem saber porque pelo visto o pessoal grava cinema só pra eles mesmos.

Do nada um soterramento no reino Anão que você fica na expectativa de ver o que ocorreu e não aparece nada. Depois isso:

Ver anexo 94337
Ver anexo 94338

Não bastasse o ritual Wicca temos sacerdotes encapuzados ao melhor estilo ritual de magia negra. Disa faz conexão com a montanha porque ela representa o arquétipo de Gaia/Mãe Terra/Vênus, deusa da terra e fertilidade (sensualidade). Mais coisas que só interessam aos roteiristas.

Toda hora cena da Onda que afunda Númenor, coisa que deveria ser, isso sim, escondida para se revelar o ápice da série e do cinema.
Palantír pra ver o futuro na terra dos adivinhos.
Menino Theo enfiando espada no braço em tempo de pegar uma infecção.
Galadriel escalando uma torre imensa de forma que nunca saberemos como e fazendo vandalismo. Elendil, O Fiel, ignorando os "sinais dos Valar" e Míriel acatando.

E pra finalizar a maravilhosa cena da cadeia que começa com Halbrand dando uma de manipulador barato pra mostrar um valor que ele não tem se você pensar que o X da questão era Galadriel tentando adivinhar o motivo de ter sido presa sendo que ela quase pisou na cabeça da rainha e a rebaixou pior que um cachorro. Só termina com aquele mico dela dando 1/2 golpe nos guardas, o corte pro Halbrand falando qualquer besteira inútil pro Pharazôn (que como se vê foi transformado num capacho covarde que só serve de papagaio), e ela empurrando eles pra dentro da cela. Entre uma coisa e outra você que imagine o que aconteceu. Isso falando um pouquinho apenas, tem muito mais. Cada erro de roteiro, cada cena que não faz sentido analisando o contexto, cada solução de varinha mágica preguiçosa🪄. É simplesmente um insulto à inteligência o que esse pessoal fez.

Os rumores eram de que a Amazon criaria um novo gênero no cinema.
E criou: RGP de mesa cinematográfico. Metade das cenas que nunca serão mostradas você que imagine, a outra metade que não tem sentido você que crie.

O resultado de ter a arrogância em dizer que adaptará Tolkien para os nossos dias, que escreverá a história que ele nunca pode, que irá consertar a obra do autor que elevou e realizou o maior marco no gênero fantasia da história.

200.gif

Parabéns.
@Kimberly Raabe que bom que você ainda não desanimou de analisar a série :D
Sempre destacando pontos interessantes, que as vezes passam despercebidos devido ao soninho.
 
Ter que ler de supostos seres racionais que a série é nota 10 é de cair o cu da bunda
Se um dos teus olhos te faz pecar, arranca-o, e lança-o fora de ti, pois melhor é entrares na vida com um olho só, do que, tendo os dois, seres lançado no fogo do inferno. (Mateus 18:9).

Bom dia, gente boa. Que a luz do antigo oeste nunca deixe de brilhar em sua vida. :)
 
Uma coisa bacana foi a referência a Orodruin.

“Todas as vilas desde Orodruin vieram para cá”

Poxa! Isso significa que os humanos do sul estão em Mordor! Foda demais.

Será que a torre que eles foram é uma das torres do portão negro?

Essa referência foi de arrepiar.
 
Só termina com aquele mico dela dando 1/2 golpe nos guardas, o corte pro Halbrand falando qualquer besteira inútil pro Pharazôn (que como se vê foi transformado num capacho covarde que só serve de papagaio), e ela empurrando eles pra dentro da cela. Entre uma coisa e outra você que imagine o que aconteceu
Uma coisa que me incomodou nessa cena foi o fato de que a porta que abria pra fora de repente passou a abrir pra dentro. [Não consigo tirar print, a Amazon não deixa]

Isso significa que os humanos do sul estão em Mordor
Rapaz, o pessoal printou o mapa, olha Tirharad (embora eu tenha gostado da escrita Tir Harad do Ilmarinen, ou de quem ele tirou isso) aí, no Vale Morgul:
1663680884380.png
Ostirich provavelmente será Minas Ithil/Morgul, ou a torre de Cirith Ungol
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em:
Back
Topo