1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Clube de Leitura [1º livro] O Eterno Marido, de Dostoiévski

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por JLM, 17 Nov 2012.

  1. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    Bem, já que pediram, estou abrindo o tópico para a leitura do 1º livro do CLUBE DE LEITURA aqui no Valinor. Basicamente, a única regra é seguir o cronograma nos comentários (não na leitura) e não se adiantar nos assuntos da(s) semana(s) seguinte(s) só porque você já leu tudo, seu apressadinho. Isso vai evitar a frustração e possíveis spoilers aos que estão em dia com a programação. Não é preciso usar a tag [ spoiler ] para comentar trechos da semana e das anteriores.

    Enfim, acho que já falei muito. A regra é clara, Galvão. Iniciei cada semana nas segundas-feiras, então até o dia 19.11.2012 vocês podem trazer algumas informações sobre a obra, o autor, a época ou qualquer outra que achem relevante ao grupo.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Usei como base a edição da Editora 34 da Coleção Leste, com uma média de 50 páginas por semana, ficando assim:

    Boa leitura e sucesso a todos neste 1º Clube! Ah, se me esqueci de alguma coisa por favor comentem aí.
     
    Última edição por um moderador: 21 Nov 2012
    • Ótimo Ótimo x 7
  2. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

    Estou fazendo a leitura pela edição da L&PM Pocket, acredito que a divisão de capítulos seja igual à da editora 34.

    Alguém pode confirmar se é isso mesmo?

    Segue o Sumário da L&PM:

    Então, se forem iguais, a gente usa o cronograma do JLM e começamos na próxima segunda, 19/11. :joy:
     
    • Ótimo Ótimo x 3
  3. Spartaco

    Spartaco James West

    Eu tenho a obra em questão no terceiro volume (Romances da Maturidade) da Obra Completa de Dostoiévski, pela Editora Nova Aguilar, no qual ainda constam O jogador, O idiota e Os demônios. A tradução é de Natália Nunes, com notas de Oscar Mendes.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Quanto à disposição dos capítulos da minha edição é a mesma que a Clara mencionou.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Liv

    Liv Visitante

    Eita, que coisa! A pessoa perde o modem 3g por uma semana e vocês já começam o clube! Tá, quanto custa esse? Espero que eu não tenha que apelar para esquemas obscuros de leitura em pdf ><
     
    • LOL LOL x 2
  5. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

    O meu, da L&PM, paguei 15 reaus, numa banca de jornal.
    E achei caro (como aliás acho caros todos esses livros de bolso da L&PM) mas a tradução é a mesma dessa edição chique do Spartaco, de Natália Nunes com notas de Oscar Mendes.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Liv

    Liv Visitante

    15 conto em um pocket até que é caro mesmo (não pago mais que 10, hahah) vou dar um confere segunda-feira no sebo. Valeu Clarinha ;*
     
  7. AnaLu Nogueira

    AnaLu Nogueira Usuário

    Clara, oi oi!!!!
    O meu é idêntico ao seu.
    Vamos nessa!!!!
    BJ

    Esse Espartz é muito chic !!!!!
    Não liga não Clara, não nos intimidemos com o nosso "milde pocket".

    - - - Updated - - -

    Clara, oi oi!!!!
    O meu é idêntico ao seu.
    Vamos nessa!!!!
    BJ
     
    Última edição: 17 Nov 2012
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  8. Cantona

    Cantona Tudo é História

    A minha edição é da Editora 34. Comprei no sebo, R$ 15,00. Veio até com uma dedicatória, segue:

    Su,

    Não tenho dinheiro, mas tenho crédito. Minha esperança é tão grande quanto o meu amor. Isso será só uma lembrança, ainda vou te dar um carro. Amo você demais, Carlos.

    O livro tá novinho, com cara de que não foi nem folheado. Ou seja, a Su não gosta de Dostoiévski. Ou não gostou dessa coisa de "Eterno Marido". Eles terminaram. E o Carlos tá felizão, pois não precisou se enfiar em nenhum financiamento de automóvel.
     
    • LOL LOL x 9
    • Ótimo Ótimo x 1
  9. Liv

    Liv Visitante

    Uma dedicatória dessa até vale os 15 conto! :rofl:
     
    • LOL LOL x 1
  10. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    olhei e os caps. são iguais, só com algumas diferenças básicas na tradução.

    só reforço a necessidade d iniciarmos já na semana q vem a leitura em conjunto p podermos terminar antes do natal & ano novo, q costumam causar uma debandada geral dos participantes. a minha inclusive.

    - - - Updated - - -

    ou então ela gostou desse negócio d eterno marido e o carlos tá porae sofrendo até hj. e aprendeu q a su ñ é mulher q se conquista com reles livrinhos... ela queria carros... festas... jóias... paris... todas essas coisas q só a mastercard faz p vc (cobrando caro). sifu carlão!

    agora convenhamos, esse ñ é o livro + indicado ideal p se dar p a mulher q tá querendo conquistar né. nem o dom casmurro. nem o madame bovary. a ñ ser q a su já fosse casada, aí sim! :think:
     
    Última edição: 17 Nov 2012
    • LOL LOL x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. AnaLu Nogueira

    AnaLu Nogueira Usuário

    Cantona.....

    Tô precisando encontrar uma dedicatoria dessas......onde fica este sebo????? :lol: "mils" ha!ha!ha!
    Bj.....vamos ler sem dedicatória mesmo...e melhor.....sem dívidas, ha!ha!ha!
     
    Última edição: 17 Nov 2012
    • LOL LOL x 1
  12. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Caiu-me uma pequena lágrima lendo isso.

    Anw, começo a ler segunda.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Dthemis

    Dthemis Usuário

    Uau, saudade das leituras do grupo! Falei com Anica esta semana, q me relembrou o Valinor.
    Nem acredito que, após séculos, finalmente embarcarei no "Eterno Marido" para aprender mais com vocês.
    De Dostoi, só li Crime e Castigo. Estou curiosa para o próximo!

    jlm, algo explica essa obra não estar disseminada - em domínio público? Não a encontro em nenhum ebook solto por aí. Tá russo!
    Amanhã farei sacrifício de ir à livraria.. u.u
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    apesar do livro ter sido publicado em 1870 as traduções p o pt-br são recentes, como vc pode perceber na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . assim, vc deve achar ele em ebook legalizado p baixar em russo ou outras línguas, ñ em pt-br.

    mas é 1 livro q vc acha
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  15. Dthemis

    Dthemis Usuário

    Valeu, jlm! Bem lembrado o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    !
    Porém, pra mim não dá é tempo, final deste mês o bicho vai pagar, preciso aproveitar esta semana.
    Procurei o e-book para ler no kindle, começando djhá! Vi nada interessante. Essas editoras de bolso não disponibilizam e-book "pagante"?
    No
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    só tem versões impressas.. :osigh:
     
  16. Dthemis

    Dthemis Usuário

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Há quem sempre analise "o motivo do assombro e sedução que um escritor nascido há quase dois séculos ainda exerce sobre seus leitores."
    "
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    "

    E eu estacionei logo na editora 34 (+8). Livraria Cultura/Fortaleza - $42.
    Atendente ainda informou q, ali, nada havia de Dostoiévski pra pôr no bolso.. u.u
    O preço da pressa.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  17. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    terminei a leitura do livro (todo) hj. os 2 primeiros capítulos são + descritivos ñ só dos personagens, mas dos costumes. são lentos, repletos d informações, e diferem do restante do livro q p mim se assemelha mto a uma comédia. em vários momentos me peguei gargalhando sozinho. notei q daria uma excelente peça teatral, pois os caps. dariam certinho em atos distintos. ñ gostei d algumas palavras traduzidas, mas no geral o livro da 34 é bom.

    o classifiquei como
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . realmente tem mta coisa a ser debatida, foi uma ótima escolha do grupo. amanhã recomeço outra leitura e vou comentando capítulo a capítulo, conforme o cronograma. já trazendo algo interessante sobre o livro, vou fazer 1 retalho d trechos encontrados na internética, destacando oq achei relevante:

    fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    quem já leu dosto sabe q ele explora mto bem o psicológico d seus personagens. e tb os sonhos destes. acho q freud e jung eram leitores assíduos dele, mesmo q neguem. p quem se interessar pelo tema, tem vários artigos na puc-sp relacionando dosto x freud x bakhtin (acesse
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e pesquise por dostoiévski).

    fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 20 Nov 2012
    • Ótimo Ótimo x 3
    • Gostei! Gostei! x 1
  18. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Os primeiros capítulos são bem descritivos mesmo e pra meu deleite primam na descrição psicológica. Chega a dar nó no peito ler algumas características de Vielhtcháninov, é uma pessoa bem complicada, cheio de zanga, calor rancoroso, com um passado imoral que o atormenta não pela imoralidade mas pelo impedimento de gozar de seus desejos. Lembra o protagonista de Notas do subsolo. Some-se a isso certos fatos extremamente mundanos que excitam a irritabilidade dele ao extremo. Isso pra mim foi muito mais interessante que o que vi da trama até agora.

    Falando na trama, eu pensei que nosso protagonista seria o marido mas não, ele é um dos amantes da finada Natália Vassílievna. Paviel Pavlovitch é o corno manso. :lol: Ou seja, a trama é bem simples. Parece que as coisas estão até folhetinescas, mas espero senão reviravoltas mas uma condução mais visceral e um aprofundamento da teoria do protagonista sobre o 'eterno marido'. Creio ser o tema condutor, o verdadeiro sentido da obra e isso se deve revelar com uma maior importância do nosso corno.
     
    Última edição: 21 Nov 2012
    • Gostei! Gostei! x 3
  19. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    capítulo 1:vieltchâninov

    bem, comecemos pelo começo. vou postar aqui algumas considerações sobre o cap. 1 q acabo d reler.

    1.1. dosto nos apresenta o protagonista, q às vezes é chamado pelo sobrenome vieltchâninov (pelo narrador e pelos personagens qdo o tratamento é + formal), às vezes pelo nome composto, aleksiéi ivânovitch (pelos personagens + íntimos). isso se dá com vários outros personagens, então ñ se confundam se alguém for chamado por 1 nome, logo depois por outro, e ainda em seguida por 1 3º, os apelidos e abreviaturas d nomes em russo. pensei em fazer uma listinha aqui p facilitar aos perdidos, com os nomes d personagens e localidades q forem surgindo. como nesse cap. 1 só apareceu uma pessoa, começo por ela, destacado o sobrenome em negrito:

    se alguém encontrar o significado d algum nome seria interessante postar aos demais. o tradutor da 34 diz no prefácio q os nomes revelam mtos detalhes na trama, mas esqueceu d colocar notas dizendo quais. só atiçou a minha curiosidade.

    1.2. achei interessante a construção do personagem, mostrando praticamente duas coisas diferentes entre o exterior e o interior. reparem
    • aparência externa - homem d 38/39 anos, mas q aparenta uma certa velhice por causa dos males internos. é "alto e corpulento sem um fio branco sequer entre os densos cabelos castanho-claros, com uma barba castanha também, que lhe chegava quase à metade do peito" um tanto rabujento, desajeitado e decaído, d maneiras livres e graciosas, de rosto franco e corado com grandes olhos azuis-claros d uma certa delicadeza feminina q atraía a atenção das mulheres. enfim, praticamente o colírio q toda russa pediria à deus naqueles dias. apesar d andar 1 pouco desleixado na aparência.
    • interior - hipocondríaco (oq parecia ser moda entre os rapazes daquela época/local), cínico, insone, com problemas d memória (oq explica alguns acontecimentos nos caps. seguintes) p fisionomias mas remoendo fatos humilhantes e d insucessos, de moral ñ mto elevada, cansado e arrependido d seu passado e q, por isso, passou a se afastar da sociedade e buscar a solidão. q no passado caluniava e ñ demonstrava escrúpulos sentimentais, mas q me pareceu ser apresentado ao leitor no momento exato em q procura remediar tais atitudes. tto é q passa a se questionar se os mesmos fatos se repetissem se ele reagiria como antes. as suas próprias reações resignadas diante d provocações e o interesse por pessoas q prejudicou no passado já mostram uma certa mudança d atitude.
    • ambiente - alguns gostam d analisar a ambientação ond ocorre a estória. pois bem, são petersburgo (capital da rússia até 1918; o livro é d 1870), mês d julho, verão, em 1 apartamento próximo ao teatro bolchói. a localização da cidade no mundo tae:

      Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    1.3. a relação advogado-cliente me pareceu interessante já q já estive em ambos os polos. há clientes q atrapalham o serviço dos advogados com teses mirabolantes e seu pouco entendimento das leis, mesmo q só queiram ajudar e estejam bem intencionados. entendo mto bem advogados q penam com clientes assim. por outro lado, há clientes q sabem das coisas, às vezes possuem até mesmo uma visão privilegiada do assunto e verificam q os seus advogados ñ compartilham d suas opiniões, barram as suas sugestões, mesmo q estas sejam melhores q as teses adotadas pelos contratados.
     
    Última edição: 21 Nov 2012
    • Gostei! Gostei! x 4
    • Ótimo Ótimo x 2
  20. Spartaco

    Spartaco James West

    JLM, achei bem interessante a sua explanação. Eu já estou terminando (falta exatamente 1 só capítulo); espero terminar hoje.
     

Compartilhar