• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nome em Quenya e Sindarin

Agradeço novamente o empenho de Slicer em ajudar com os nomes... muito grato! No entanto minha esposa não ficou muito feliz com Eruanna... :roll: A busca continua por nomes... (não posso desistir... hehe :mrgreen: )
 
Quero saber como ficam essas palavras em Q. e S.

-Raio de Sol;
-Luz da Lua;
-Estrela [singular e plural, nas duas línguas]

Hantalë.
 
Então neh... alguém pode me responder como se diz "Primeiros Raios de Sol da Manhã" em quenya e sindararin?!? :mrgreen:
 
ajuda no Quenya!

Ae pessoal, o meu problema, acho que pra vocês é bem simples resolver... eu gostaria de saber meu nome em élfico (quenya) meu nome é uma mistura do nome da minha mãe com o do meu pai... meu nome é Jandson, não sei e está certo mas andei pesquisando e ví que Jane significa sagrada e Edilson vem de Edward, que significa protetor acho que ficaria "Protetor Sagrado" [...] Gostaria de saber como ficaria em Quanya..

Valew!
 
Re: ajuda no Quenya!

Jane: http://elfico.com.br/nome-elfico/#joana
Eduardo: http://elfico.com.br/nome-elfico/#eduardo

Se for mesmo derivado de Edward, então vem de Edwardson "filho de Eduardo". Aistanalmarvarnion seria o seu nome, se você (e eu estivermos corretos).

E nomes não são tão simples quanto parecem, mas são uma ótima maneira de treinar. ;)

Mas da próxima vez, procure o tópico correto para perguntar, ok? Tem um só pra isso aqui.


Tenn' enomentielva!
 
Última edição:
... Ae pessoal queria saber como fica meu nome em élfico (quenya)... eu descobri o significado dele... é "Protetor Sagrado" alguém sabe como ficaria em quenya?

valew!
 
Desculpe pela demora, pessoal. Embora eu dê uma grande prioridade a responder às suas dúvidas, espero que compreendam que nem sempre eu sou capaz de alocar tempo para fazê-lo.

Tomara que as traduções ainda lhes sirvam.

Quero saber como ficam essas palavras em Q. e S.

-Raio de Sol;
-Luz da Lua;
-Estrela [singular e plural, nas duas línguas]

Hantalë.

Raio de Sol: alca é "raio de luz" em Quenya. Tolkien criou uma palavra para "raio de sol" em 1915-7, mas depois ele a utilizou para "[um] morto".
Luz da Lua: isilmë
Estrela: Em Q. sing. Elen, pl. Eleni, pl. part. Elelli, pl. dual. Elenu. Em S. sing. Êl, pl. Elin, coletivo Elenath.

Então neh... alguém pode me responder como se diz "Primeiros Raios de Sol da Manhã" em quenya e sindararin?!? :mrgreen:
Áralca, juntando ára "nascer do sol" com alca "raio de luz" é o melhor que eu posso pensar.


Tenn' enomentielva!
 
Boa tarde pessoal, será que alguém poderia me ajudar e me dizer como fica o meu nome (Ivone) e o da minha filha (Maria Eduarda), para que eu possa escrever em nosso quarto, obrigada!!!!
 
Desculpe pela demora, pessoal. Embora eu dê uma grande prioridade a responder às suas dúvidas, espero que compreendam que nem sempre eu sou capaz de alocar tempo para fazê-lo.

Tomara que as traduções ainda lhes sirvam.



Raio de Sol: alca é "raio de luz" em Quenya. Tolkien criou uma palavra para "raio de sol" em 1915-7, mas depois ele a utilizou para "[um] morto".
Luz da Lua: isilmë
Estrela: Em Q. sing. Elen, pl. Eleni, pl. part. Elelli, pl. dual. Elenu. Em S. sing. Êl, pl. Elin, coletivo Elenath.
Desculpe a falta de paciência :oops: E as traduções servirão, sim :yep:

Hantalë.
 
Almarë,
Gostaria de saber como fica o meu nome em Quenya: Bárabara, que significa estrangeira...
Estou começando a estudar e ainda não achei...
Obrigada!!!
 
Boa tarde pessoal, será que alguém poderia me ajudar e me dizer como fica o meu nome (Ivone) e o da minha filha (Maria Eduarda), para que eu possa escrever em nosso quarto, obrigada!!!!
Ivone, eu acho que seu nome vem do francês Yvonne, feminino de Yvon < germânico iv "teixo". O mais próximo que temos é Tamuril "teixo", em um léxico de Tolkien criado entre 1915-17. Seria um bom nome feminino por si só, mas eu não tenho como ter certeza se ele continuava nos planos de Tolkien depois de 50+ anos.

Para Maria, Tolkien apenas deu María, alongando o I, como uma adaptação foneética. Para Eduarda, eu já escrevi aqui, mas só para você saber, em Quenya é Almarvarnë.

Almarë,
Gostaria de saber como fica o meu nome em Quenya: Bárabara, que significa estrangeira...
Estou começando a estudar e ainda não achei...
Obrigada!!!
Tolkien deu Ettelëa para "estrangeiro" em Quenya.


Tenn' enomentielva!
 
Re: ajuda no Quenya!

Pow Slicer, tipo foi mal eu ter pedido ajuda denovo em outro tópico, mas é que eu não gostei muito do meu nome em elfico, ficou até legal, mas muito complicado. Então eu pensei que poderiam falar que ele ficaria de outro jeito hehe... mas lendo os nomes desses sites postados vi outras palavras que poderiam significar meu nome, e gostei de duas versões:

Aerongaluveror = Aeron (João) + Galuveror (Eduardo)
Aerielgaluveror = Aeriel (Joana) + Galuveror (Eduardo)

PS: Esse primeiro nome (Aerongaluvelor), esse "Aeron" siginfica João( versão masculina de Joana), posso usa-lo (já que meu nome é masculino)? Ou tem que ser "Aeriel" que significa Joana?

PSS:Nesse site diz que Fernenda significa Verdelë, ou Berdel, e em um outro tópico aqui na Valinor diz que Fernanda significa Ráneforië. Qual a forma correta? O link do tópico:
http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=74

Valew!!!
 
Re: ajuda no Quenya!

Na verdade, ficaria Aeraluveror, só que em Sindarin, entende? Um nome não vai "negar a existência" do outro e, se você decidir escrever um texto em Quenya, precisará assinar em Quenya.

Por sorte, minha inspiração lingüística está um pouco melhor hoje, então acho que Airalmarvarnion pode ser utilizado (e seria um cognato muito mais fiel).


Tenn' enomentielva!
 
Re: ajuda no Quenya!

Agora sim! Ficou bem melhor...rs, mas só uma dúvida, qual o élfico que se fala no fime O Senhor Dos Anéis? Quenya ou Sindarin? E na sua opinião qual é o élfico mais bonito nas palavras(incluindo nomes).

E sobre o nome Fernanda se chamar Verdelë, ou Berdel no site que me passou, e em um outro tópico da Valinor se chamar Ráneforië... (http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=74) <--- [link do tópico]
Qual é a forma correta? Ráneforië ou Verdelë?

Valew!
 
Re: ajuda no Quenya!

Nos filmes se fala mais o Sindarin.

Sobre os nomes, eu só garanto os que estão no meu site.


Tenn' enomentielva!
 
Pow cara... agora que você falou que o Sindarin é mais usado nos filmes, fiquei em dúvida em qual língua estudar... sem dúvida meu nome em Sindarin ficou mais bonito... mas você que conhece as duas línguas (julgo eu), sabe me dizer qual é a mais bonita? E quais elfos falam Quenya e quais falam Sindain na história do Senhor dos Anéis?
 
Nos filmes, o Quenya é a língua nativa só da Galadriel. Contudo, como você vai ver n'O Silmarillion quando o ler, ela não falava mais essa língua, exceto em ocasiões especiais (o Lamento de Galadriel sendo uma dessas raras excessões, pois ela falava exatamente da saudade que tinha de sua terra natal). O Quenya aparece em mais duas ocasiões: quando Saruman manda Caradhras cair sobre a cabeça da Sociedade, o feitiço dele é em Quenya.

No terceiro filme, na coroação de Aragorn, ele também fala um antigo juramento em Quenya: Et Eärello Endorenna utúlien. Sinome maruvan ar hildinyar tenn' ambar-metta.

Já o Sindarin era a língua oficial de todos os reinos, principados ou refúgios élficos da Terra-média, embora houvessem variações dialetais. Os nomes de todos os personagens, exceto os de Rohan e Gimli, são em Sindarin.

Com relação à beleza... Ambas são, cada uma com suas particularidades. Eu gosto de pronunciar o Sindarin (sinto mais fluidez), mas gosto de escrever em Quenya (as desinências casuais são um charme, é impossível não se sentir desafiado com o uso delas). Ao mesmo tempo eu sinto que a pronúncia do Quenya é mais truncada, enquanto a gramática do Sindarin é chatinha de aprender, por causa das mutações consonantais.

Mas tem gente que pensa totalmente ao contrário de mim, então cabe a você tentar e ver o que você gosta. Mas sugiro que você faça isso juntamente com a leitura das obras de Tolkien, pois os porquês das línguas estão interligados à história dos elfos, e uma não vive sem o outra.


Tenn' enomentielva!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo