Frank Frazetta e “O Senhor dos Anéis”

Escrito por Fábio Bettega

Frank Frazetta, falecido em 2010, foi um ilustrador estadunidense de ficção científica e fantasia, conhecido por seu trabalho com quadrinhos, capa de livros, pinturas, posters, capa de discos e outros tipos de mídia. Era conhecido como o “grande chefão” da indústria de fantasia e um dos mais renomados ilustradores do século XX. Em 2003 foi tema do documentário “Painting with Fire”. Frank fazia parte do Hall da Fama do Prêmio Eisner desde 1995 e do Hall da Fama Jack Kirby desde 1999.

Quando as pessoas veem as imagens do portfólio do Senhor dos Anéis que Frazetta fez, muitas vezes perguntam por que ele as fez – e por que elas não foram mais amplamente publicadas. Muitos fãs lamentam que Frazetta e Tolkien nunca tenham trabalhado oficialmente juntos; um como o mestre da arte fantástica e o outro como o mestre da escrita fantástica. Infelizmente para os fãs de ambos, não era para ser.

No entanto, na década de 1970, uma editora sediada em Denver, Colorado, contratou Frazetta para criar um portfólio de imagens inspirado em “O Senhor dos Anéis” de Tolkien. No entanto, as peças

“inadvertidamente desencadearam uma tempestade de críticas da legião de fãs de [O Senhor dos] Anéis que discordaram da interpretação liberal de Frank da história. Acostumado a suas versões de personagens de fantasia se tornando definitivas, ele ficou um pouco confuso com a controvérsia em torno do fólio. ‘Uau, eu pensei que os fãs de Burroughs eram particulares,’ Frazetta reflete, ‘mas os fãs de Tolkien eram REALMENTE exigentes.’ (Fenner, 2001) – Trecho do livro, “Testamento”.

Ainda assim, embora ele não tenha trabalhado diretamente em nada oficial para O Senhor dos Anéis, ele influenciou muitos envolvidos nos filmes, incluindo o diretor Peter Jackson e a empresa criativa por trás dos fenomenais efeitos especiais e adereços, Weta Workshop.

Postagem original no Instagram, com o portfólio completo:

Acompanhar
Avisar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex