A relação entre “O Silmarillion” e o Antigo Testamento — palestra na íntegra

Todo mundo sempre pergunta sobre os paralelos entre a Bíblia, em especial o Antigo Testamento, e os textos de “O Silmarillion”. Bom, resolvi sistematizar ao menos parte dos paralelos entre os dois na palestra que dei na Universidade Presbiteriana Mackenzie na semana passada, durante a jornada de estudos sobre Tolkien organizada por meus colegas lá. Filmei tudo, não consegui editar o arquivo, mas deu pra salvar o áudio, que eu transformei em vídeo de novo para o YouTube.

Para acompanhar tintim por tintim os textos citados em inglês e português, é só baixar o arquivo PowerPoint clicando aqui. Espero que se divirtam e consigam entender este palestrante toscão!

Yiddish Policeman’s Union, O Hobbit, O Senhor dos Anéis, Preacher, O Silmarillion, Cristianismo Puro

3 thoughts on “A relação entre “O Silmarillion” e o Antigo Testamento — palestra na íntegra”

  1. Me entristece muito que as pessoas só consigam ver o Um, o monoteismo como verdade universal, até mesmo em obra literárias como esta de Tolkien, onde se pode fazer n leituras, inclusive uma não monoteista! Kant já dizia:” quando uma pessoa quer provar algo, justificar, não há nada que a impeça de fazê-lo, ainda que escolhas os argumentos mais tolos que há!” Sim, enquanto as pessoas defenderam um só deus, um só modelo, uma só origem, o mundo estará em guerra e nunca exercitaremos a diversidade, a democracia, o respeito por um outro mode de ser e conceber o mundo! Ainda mais que esse monoteismo é machista onde o feminino é simplesmente excluido. Será que os homens não conseguem ver que esse deus, essa teologia é uma projeção de seu próprio ego megalomaníaco???

    1. Isso é anacorismo. Tolkien era católico, e para qualquer cristão que ler a sua obra (principalmente o Simariilion), vai ver diversas similaridades entre estes. Você disse que se pode fazer diversas interpretações, uma dessa e uma monoteísta, não tem problema alguém falar dessas similaridades, ela tem direito de liberdade de expresão.

Deixe uma resposta