Estudo: Vestido de Luto da Arwen

Vestido de Luto da ArwenO vestido azul-escuro usado na cena do destino de Arwen. Elrond conta para a filha o que a espera se ela ficar na Terra Média. Na minha opinião, um dos vestidos mais bonitos do filme, e certamente um dos mais imitados.

 

 

A maior parte desse texto é tradução de trechos selecionados de fontes em inglês. Há uma porção de considerações minhas no meio.

Assista a cena:

 

 

 

Detalhes do vestido

Detalhes do Vestido de Luto da ArwenA cor do vestido é o “azul meia-noite”, o material usado é o veludo de seda.

O decote em V curvo é mais amplo e profundo do que o da maioria dos vestidos do filme. No meio, há um triângulo de decido vermelho. A parte superior do vestido fica bem ajustada ao corpo. A fileira de pequenos botões dourados desce pela frente do vestido, até a cintura (baixa). Os botões são meramente decorativos (comprovado), então deve haver um zíper invisível nas costas.

A cauda do vestido tem um pouco mais de 0,5 m, e há bastante tecido nas laterias e na parte de trás – a saia é bastante larga. A saia é cortada separadamente da parte de cima, no formato semelhante a um guarda-chuva. A costura é escondida pelo cinto de amarrar vermelho.

Junto com o vestido, Arwen usa um véu semitransparente preto ou azul-escuro e uma coroa dourada. Também é vista usando uma capa longa com capuz, de cor escura.

Vestido de Luto da Arwen - Detalhe do Véu Vestido de Luto da Arwen - Detalhe da Capa

 

 

Decote e o Bordado

Vestido de Luto da Arwen - BordadoO decote em V é mais profundo do que o dos outros vestidos da Arwen. Um bordado de ouro, bastante espresso, com detalhes em várias cores, cobre a maior parte do contorno. No centro, há uma lacuna, onde o vestido se abre ainda mais. O triângulo vermelho, de seda vermelha, combina com o cinto.

O bordado parece ter em torno de 6 – 7 cm de largura, e é feito sobre um tecido vermelho, provavelmente um algodão leve – o é diferente do tecido do cinto. O bordado foi costurado sobre o vestido, e a parte superior dele foi dobrada para dentro, deixando à mostra metade dele.
 

 

Vestido de Luto da Arwen - Detalhe do Bordado Vestido de Luto da Arwen - Detalhe do Bordado

 

Um esboço do desenho do bordado, tirado de http://simbelmyne.us/content/arwenmourning.html :

Vestido de Luto da Arwen - Esboço do Bordado

Mangas

A parte superior das mangas é estreita. Um pouco acima do cotovelo, há uma faixa do mesmo bordado do decote. Abaixo do bordado, as mangas se alargam. O material e a cor são idênticos ao resto do vestido.

Não são tão largas quanto as mangas dos vestidos élficos, e possuem forro de seda.

 Vestido de Luto de Arwen - MangaVestido de Luto de Arwen - Forro da MangaVestido de Luto de Arwen - Forro da Manga

 

 Molde da manga, de http://www.costumersguide.com/mourning.shtml :

Vestido de Luto da Arwen - Molde da Manga

 

Cinto

Está amarado no “V”inferior da cintura, e as pontas caem abaixo dos joelhos. O tecido é de peso médio, e as pontas do cinto podem ser vistas esvoaçando, no filme. Quando o cinto não está corretamente posicionado, é possível ver a linha de costura que une a parte de cima do vestido à saia.

Vestido de Luto da Arwen - Cinto (mal posicionado)

Botões

Vestido de Luto da Arwen - Botão Original HushcoSão usados 11 botões, em ouro envelhecido. Possivelmente, há um 12º sob o cinto. Têm aproximadamente 1cm de diâmetro, e têm a forma de um cogumelo. Estão costurados diretamente sobre a costura central da frente. Foram encontrados os botões originais: Hushco.
 

 
Vestido de Luto da Arwen - BotõesVestido de Luto da Arwen - Molde dos Botões

 

Barra

A barra é simplesmente o tecido cortado, com acabamento para não desfiar, numa cor levemente mais clara.
 

 Vestido de Luto da Arwen - BarraVestido de Luto da Arwen - BarraVestido de Luto da Arwen - Barra

 

 

Véu e Coroa

Vestido de Luto da Arwen - Detalhe do VéuO véu é semi-transparente, em azul escuro – ou, possivelmente, da mesma cor do forro das mangas. É um retângulo comprido, que chega pelo menos até o meio das coxas. As margens não estão dobradas.

O véu é preso por uma sólida coroa dourada, aberta atrás. A largura da coroa é em torno de 3,5 – 4 cm. Na parte central, há a imagem da árvore branca de Gondor.
 

 

 

Vestido de Luto da Arwen - Parte de Trás da Coroa Vestido de Luto da Arwen - Coroa

 

 

Capa

Ela é vista vestindo uma longa capa com capuz de cor escura, aparentemente de veludo. Segundo algumas pessoas, a capa não tem capuz, e o que vimos no vídeo é o cabelo da Arwen. Segundo outros, a capa é a mesma que ela usa quando decide que os fragmentos da Narsil devem ser reforjados.

Algumas idéias sobre a confecção do vestido.

Pelo que podemos deduzir, o vestido tem forro, o que é totalmente impraticável nas condições climáticas do Brasil. Um outro ponto é o tecido: vale a pena procurar algum tecido mais leve do que o original.

Uma idéia para substituir o bordado seria utilizar o ponto-russo (uma espécie de fita bordada, vendida em praticamente todas as lojas de aviamentos). É o substituto mais simples e acessível do bordado original.

Um outro jeito é usar recortes de rendas e bordados, costurando tudo sobre o tecido e bordando alguns detalhes. Talvez seja interessante bordar sobre o ponto-russo.

 

Fontes de Pesquisa

Abaixo, uma lista de sites com dicas de confecção, moldes e estudos do vestido, usados como base para este estudo:

http://www.alleycatscratch.com/lotr/Elf/Arwen/Mourning.htm
http://crimsonvision.net/arwenmourning.htm
http://simbelmyne.us/content/arwenmourning.html
http://www.kay-dee.net/costumes/mourning/gown.htm
http://www.costumersguide.com/mourning.shtml

http://www.very-faery.com/costume/Dress_Index_Arwen.htm