O Mundo de Arda

Como a mitologia de Tolkien envolve mudanças na forma e natureza do mundo, é difícil descrever Arda fisicamente. Por exemplo, Númenor existiu apenas durante a Segunda Era. Mesmo se arbritariamente dividirmos a história geográfica de Arda em dois períodos (pré-Mudança e pós-Mudança), Numenor por si mesma forçaria uma divisão dos períodos geológicos bem como do período político.

 
E não podemos deixar de considerar as mudanças em Arda após a destruição de Iluin e Ormal, as duas Lâmpadas dos Valar na Terra-média? Mesmo Tolkien escreveu muito pouco sobre o período "histórico" anterior à destruição da Lâmpadas, logo é sem sentido tentar documentar a geografia de Arda naquele período. Sua concepção da Arda "primitiva" é bastante crua e nunca totalmente desenvolvida. De fato, tendo Tolkien concretizado sua intenção de reescrever a mitologia completa, todas as várias terras que ele originalmente previu provavelmente seriam apagadas do "registro".

Existiram cinco "continentes" em Arda em vários períodos após a destruição da duas Lâmpadas. De fato, Endor provavelmente deveria ser considerada dois continentes, aos queis deveríamos nos referir como Forendor e Harendor. Mas conhecemos muito pouco de como Harendor era.

Aman é o continente mais ocidental. Fui mudado em forma pelos Valar em pelo menos duas ocasiões, e talvez tenha passado por outras mudanças quando Arda mudou. Estas terras eram as Terras Imortais, também conhecidas como Extremo Oeste e Oeste Imortal. Os Valar viviam ali com os Maiar e os Eldar.

Elenna (Númenor) era a terra elevada no meio de Belegaer, o Grande Mar, para os Edain de Beleriand. Era muito pequena para ser um continente mas geograficamente não foi parte de nenhuma outra região da Terra-média. A ilha ficava próxima da Baía de Eldamar (em Aman) mas merece sua própria descrição.

Ao leste de Endor (Terra-média) ficavam duas grandes massas de terra. Ambas as terras foram visitadas pelos Numenorianos mas aparentemente nunca foram visitadas nem por Elfos nem por Anões. É concebível, contudo, que os marinheiros de Cirdan tenham navegado para o leste no início da Segunda Era, precedendo os Numenorianos, mas Tolkien não indica que este evento ocorreu.