Alassí«a Vinyarií«, Valinorelií«!

Aninho difícil para nós, fãs de Tolkien brasileiros, ahn? Muitos projetos cancelados, adiados ou atrasados, fandom encolhendo, páginas e listas de discussão desaparecendo e mais uma porção de coisas. Mas não vim falar de problemas, vim falar de planos e esperanças, pois é disto que o futuro é feito. Parodiando o Ainulindalë, este foi um ano em que Cantamos para depois contruirmos segundo o cantado. Sim, é críptico, mas em 2006 vocês entenderão=]
 

Em 2005 foram 369 notícias publicadas (mais de uma por dia) e uma grande quantidade de textos dos quais não tenho a estatística no momento (shame on me!), o que mostra que nem de longe estamos parados ou com o ritmo dominuído, mas sim firmes e fortes, produzindo textos, notícias e acontecimentos para os fãs de Tolkien. Para os acontecimentos específicos do Fórum Valinor, acompanham as notícias mensais da Ana Lovejoy (o de dezembro pode ser lido aqui: Adeus ano velho, feliz ano novo…)

Este ano ficou marcado na Valinor principalmente pela utilização do vBulletin como fórum da Valinor, o que nos permitiu um grande suspiro de alívio e o tempo necessário para repensar, replanejar e talvez reconstruir muita coisa. Apesar de pago, o vBulletin é um sistema fantástico que fez com que muito do tempo que antes passávemos corrigindo erros e consertando coisas agora seja dedicado a tarefas mais nobres, como … bom, vocês verão em algum momento de 2006.

Um dos lados tristes deste ano foi a saída de um grande número de Colaboradores antigos e importantes da Valinor, por estresse administrativo, ou seja, as tarefas de manter uma Valinor funcional consumia cada vez mais e mais tempo, deixando menos para a diversão e participação. Cá pra mim eu tenho que um dia eles voltam :grinlove:, mas por enquanto as ausências do Gildão, Tilion, Lasgalen, Kanawati, bombadil, Eldaráto (Moonsorrow o caramba!) e Úvatar são tremendamente sentidas.

Uma boa perspectiva é que (ok, Marreco me matará por isso) possivelmente em 2006 teremos um grande evento Tolkieniano fora das grandes capitais, eu diria que lá pros lados do Espírito Santo. Ainda está a nível de avaliação e de propostas mas, conheciendo o pique do pessoal capixaba, eu apostaria a ponta do rabo dos meus gatos como a coisa vai se concretizar e será um sucesso.

Também em 2006 teremos o lançamento da crucial obra As Cartas de J.R.R. Tolkien, depois de alguns percalços a atrasos, com certeza em prol de uma obra de qualidade à toda prova. É só aguardar a Arte & Letra marcar a data final do lançamento e partir pro abraço (e continuem comprando o fabuloso Curso de Quenya, a Mais Bela Língua dos Elfos, por irreais R$ 15,00!!!)

Gostaria também de dar um caloroso abraço à nova Diretoria Nacional do Conselho Branco (meu amado "filhote", nunca esquecido :grinlove:):

    * Presidente, Sérgio “Isildur” Akamatu, Toca SP

    * Secretária Geral – Rosenilda “Alcarinquë” Azevedo, Toca SP

    * Diretor Administrativo-Financeiro – Alcides “Gwahir” de Freitas Jr., Toca Campinas

    * Diretor Cultural – Rodrigo “Slicer” Jaroszewski, Toca RS.

É uma turma cheia de gás, competência e boa vontade que, com certeza, vai levar o Conselho Branco e Tolkien a grandes alturas no Brasil e no mundo :cerva:

Gostaria de poder listar exatamente o que está sendo preparado para 2006 mas não posso, tanto por não termos datas definidas quanto por ainda estarmos em processo de planejamento e desenvolvimento das idéias. Posso adiantar uma ou outra (deixando pelo menos 6 ou 7 para serem reveladas em 2006), sendo que uma delas é o retorno da Lothlórien, linda, forte e com fôlego para pelo menos mais alguns anos antes de mais uma reformulação. Também Ardalambion e Durbatûluk serão revitalizadas e portanto teremos alguma movimentação em termos de Colaboradores para o próximo ano e a ValinorNet também deve retornar.

O processo de escolha de novos Tradutores para a Valinor está quase encerrado, um tanto atrasado pelas festas de final de ano, férias de muita gente e a quantidade de inscritos (37!), mas o resultado será revelado no início de Janeiro. É bem possível que tenhamos outros "processos seletivos" no decorrer de 2006, então não desistam! Pode não ser a melhor "colocação" no momento, mas quem sabe? :D

E, finalmente, gostaria de mandar um grande Alassëa Vinyarië! para todos os Colaboradores Valinor, galera da Heren, Moderadores e Equipe Valinor. É uma trabalheira, não? Mas vale a pena :mrgreen: Enfim, um feliz ano novo para todos nós, repleto de realizações, surpresas e boas notícias!