E 2004 chegou…

 
É estranho pensar nisto, não é? A mais de três anos nós estamos com esta sensação de expectativa na mente, e porque não, no coração?
Inicialmente foram as primeiras notícias fomentadas na mídia e nos sites… Iriam filmar o livro mais difícil de se filmar que se tinha notícia, o nosso tão querido O Senhor dos Anéis. Ninguém acreditou muito nestes rumores, só que os rumores se transformaram em boatos, os boatos se transformaram em notícias e as notícias se transformaram em fatos. E hoje nós temos na memória e nos Dvds guardados em casa a trilogia de filmes de Peter Jackson adaptada dos livros.
E depois de tanta espera, de três pré-estréias, de três estréias, de várias e várias sessões de cinema, de milhares de notícias, de tanta satisfação e insatisfação com os filmes… Acabou.
Finalmente lemos no final do terceiro filme aquelas duas palavrinhas que custaram a vir: The End.

Ficamos órfãos? O que faremos agora? Acabou tudo?

Calma povo, não é bem assim!
É lógico que fica a sensação de que algo importante acabou, que toda aquela expectativa que guardávamos a cada final de anos não virá mais, afinal de contas, nós tínhamos sempre pelo que esperar, hoje não temos mais.
Com o primeiro filme, A Sociedade do Anel, ficamos com aquele gosto irresistível na boca de “quero mais”, a espera pelo segundo filme, As Duas Torres, era quase insuportável. Já havíamos tido o gosto de visualizar o Condado, Valfenda e Moria, como esperar um ano inteiro para ver Rohan ou o Abismo de Helm? Mas o tempo passou e o segundo filme chegou, e com ele mais um ano de espera ansiosa pelo terceiro e último filme, O Retorno do Rei. Como seria visualizar na tela os Campos de Pelennor? A coroação de Aragorn? Ou, no meu caso, o duelo de Éowyn contra o Rei Bruxo de Angmar?
Passou o ano, chegou a estréia tão esperada do filme, todas as sessões de cinema que vimos até hoje ( só para ter certeza de que realmente vimos tudo o que se tinha para ver, fomos a pelo menos três sessões até agora, não é? ), e no final da sessão, depois de suas quase três horas e meia de exibição vemos as duas palavrinhas fatais… The End.
Falem a verdade, vocês não saíram da sessão com a sensação de que estavam deixando algo precioso lá dentro? De que não teriam mais nada pelo que esperar?

Eu ouvi esta expressão “acabou, estou me sentindo orfão” de duas pessoas totalmente diferentes, a primeira foi do nosso caro DuqueDécioZico (da Equipe Valinor), após a sessão da pré-estréia, e depois foi de minha irmã, que não leu os livros e só viu os filmes, em DVD, dois dias antes de ir a uma sessão de cinema ver o RdR comigo… A mesma emoção em pessoas opostas… Acho que todos nós sentimos uma pontada desta mesma emoção.

Sim, esta etapa está terminada. É lógico que ainda nos falta esperar pelos Orcars que poderão vir, pelo lançamento em Agosto do DVD, pelo lançamento em Novembro da versão estendida do RdR e depois, quem sabe ( a esperança é a última que morre, não é? ) o lançamento das versões estendidas para a Zona 4 América Latina, com legendas em Português. Mas com certeza, esta etapa gostosa acabou.

Mas nós não acabamos não! Já estávamos aqui antes dos filmes e continuaremos depois deles! Com certeza a quantidade de fãs vai diminuir, mas isto é esperado, e para aqueles que realmente se apaixonaram por este mundo fantástico após acompanharem os filmes, fica aqui a porta aberta para as obras de Tolkien, que, com certeza, são mais geniais que todo os três filmes juntos.

Ainda traremos para vocês muitas notícias sobre os filmes, muitas notícias sobre os lançamentos do futuro ( cinema, literatura, televisão, brinquedos, souvenirs, bugingangas, etc ). Contem conosco para ainda muitas e muitas páginas de entretenimento e cultura, com toda a certeza!

E fica aqui o lembrete, não ficamos órfãos não, apenas passamos mais uma etapa. Ficamos agora com os fãs fiéis, aqueles ( de antes ou de depois dos filmes ), que se apaixonaram verdadeiramente por todo este universo literário e que continuarão aqui, aguardando ansiosamente por qualquer novo livro traduzido para o português, de qualquer notícia maluca falando que o Peter Jackson tem intenção de filmar “O Hobbit”, ou de que, finalmente, chegou a hora de todos nós irmos para o oeste…

Veteranos e novatos fãs, bem vindos novamente a Valinor neste ano de 2004.