Julho: Um Mês Agridoce

 
Saudações!

Estarei tentando começar uma cultura de editoriais aqui na Valinor, sem muito prazo especificado entre cada um, para tentar levar e explicitar para os fãs e visitantes um panorama geral de como vai e que está acontecendo com a Valinor e o "fandom" (que eu prefiro chamar de "Comunidade Tolkieniana Brasileira" – acho mais pomposo).

Julho foi um mês bom em seu começo e tétrico em seu final por vários motivos.

O começo foi bastante bom e marcou um ano de Valinor no ar! Tanto a homepage Valinor como o Fórum Valinor foram colocados no ar numa sexta-feira, dia 6 de julho de 2001, após quase 4 meses de intensas conversas discussões, encrencas, decisões sobre layouts, etc, etc, etc entre a Calaquendi e o Pelennor.Nesse um ano muita coisa aconteceu (eu diria que até demais para comentar apenas em um parágrafo) muito erros e muitos acertos, mas acho que entre erros e acertos conseguimos ficar no positivo. Nunca é demais lembrar que nós da Valinor somos apenas um grupo de fãs "mais ou menos" organizados que tenta utilizar um pouco do pouco tempo livre que temos para produzir, traduzir, gerar e coletar informações para todos os fãs (inclusive nós mesmos). A tarefa não rende um centavo (de forma nenhuma) a ninguém… até mesmo os poucos brindes que porventura a Valinor recebe aqui e ali são todos sorteados na página, fórum, lista ou nos encontros. Mas também sei que algumas vezes ficamos aquém do que alguns esperam de nós… afinal, nem sempre podemos nos dedicar muito, sempre tem um chefe olhando, um cliente chamando, um professor cutucando Também o fórum é motivo de orgulho para toda a Equipe. COm muito esforço e cooperação, ele está firme forte e crescendo, ainda mais agora, que conseguimos unificar o antigo fórum (contendo mensagens entre julho/2001 e março/2002) com o novo fórum (de abril/2002 em diante).

O final de julho foi bastante complicado, tivemos problemas sérios de hardware tanto com a Valinor como com o fórum (em semanas distintas e consecutivas). Primeiro foi o fórum, na terceira semana de julho, que ficou cerca de uma semana fora… mas no final deu tudo certo, pois conseguimos recuperar todos os dados e agora estamos firmes e fortes em novos e reconfigurados servidores (Valeu, Réurraidi!). A Valinor foi mais problemática, pois não houve possibilidade de recuperação de dados e perdemos quase uma semana de informações que estavam nos Banco de Dados e quase um mês das informações que não estavam. Foram cerca de dez dias de bateção de cabeça pra conseguirmos colocá-la de volta no ar com um mínimo de funcionalidade. Mas estamos aí, firmes e fortes novamente, tentando seguir o caminho.

Esses problemas com a Valinor e com o Fórum praticamente nos impediram de trazer novidades por uns quinze dias, forçando-nos a trabalhar em recuperações e backups praticamente em período integral, o que atrasou várias das promoções, concursos e avaliações que a Valinor estava promovendo, inclusive os sorteios do Nazgul/Aragorn e a escolha do(s) novo(s) webdesigner(s) para a Valinor. Bom, aos pocuos estamos deixando tudo em ordem, e tudo vai ser colocado nos trilhos.

Como nem tudo são más notícias, esse meado de agosto nos reservou boas novidades, com novas parcerias com a "Encyclopedia de Arda" e o "Gwaith-i-Phthdain" para troca de material, o que nos propicia fornecer mais e mais material em português para todos os fãs. Um primeiro sinal disso já pode ser visto na seção filme, onde encontram-se as primeira análises dos diálogos do filme em Quenya/Sindarin.

Bom, na Comunidade Tolkieniana como um todo, tivemos boas e más notícias. A Warner nos propiciou um bom momento junto a outro terrível. Lançou o DVD do SdA:SdA ao mesmo tempo que o mundo todo, e de uma qualidade impressionante, com legendas de qualidade e extras legendados (uma raridade em se tratando de DVDs da Warner!) mas também nos confirmou que (por enquanto) o DVD especial, com 30 min de cenas inéditas, não deve sair por aqui (pelo menos durante este ano). A outra boa notícia foi o retorno da minha, da sua, da nossa "Universo Fantástico de J.R.R. Tolkien" às bancas. O motivo do atraso entre os números 6 e 7 serão explicados na própria homepage deles, como fui informado pelo editor.

As previsões para os próximos meses não poderiam ser melhores (com excessão do DVD, claro). Teremos o "Grande Encontro" nos dias 21/22 de setembro no Rio de Janeiro (previsão de presença de algumas centenas de fãs) e o aumento da presença de Tolkien na mídia, agora que o lançamendo do SdA:ADT se aproxima. E saiba que sempre pode contar conosco da Valinor pra o que der e vier! Enquanto Morgoth não voltar do Vazio ou cair algum tipo de meteoro na Terra, estaremos aqui, firmes e fortes tentando sempre trazer o máximo possível de informações e conteúdo para todos nós, fãs de Tolkien!

P.S. Qualquer dúvida, comentário ou correção a este editorial pode e deve ser enviado à Equipe Valinor, no valinor@valinor.com.br