Morre Saul Zaentz, aos 92 anos

Foto do autor
Escrito por Edson Lima

Academy Of Motion Pictures And Sciences' 2009 Governors Awards Gala - Arrivals

O produtor e magnata de Hollywood Saul Zaentz morreu no último dia 03 de janeiro aos 92 anos, em São Francisco, Califórnia. O produtor sofria de Alzheimer e morreu devido à complicações da doença.

Para o público fã das adaptações cinematográficas de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e que vem acompanhando nos últimos 15 anos notícias relacionadas às produções desses filmes, o nome Saul Zaentz é familiar.  Zaentz era o homem que realmente detinha os direitos sobre O Hobbit  e O Senhor dos Anéis. Dono e fundador da antiga Tolkien Enterprises e hoje Middle-earth Enterprises, Zaentz possuía os direitos exclusivos de determinados elementos das duas obras de J. R. R. Tolkien, incluindo os títulos dos livros, nomes de personagens, objetos, localidades e eventos. Os direitos para produção de filmes e peças teatrais também são da  Middle-earth Enterprises.

Os direitos sobre as obras de Tolkien foram adquiridos por Zaentz em 1976, ao comprá-los da United Artists, que os comprou do próprio Tolkien, em 1968. Portanto, o que Zaentz fez foi licenciar esses direitos para outras companhias, como fez para a New Line/Warner e MGM, que produziram os filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e para os produtores da peça teatral de O Senhor dos Anéis, no Canadá. Apesar de licenciar os direitos de O Senhor dos Anéis para a New Line Cinema, Zaentz por diversas vezes foi à Justiça contra o estúdio em contestação à divisão dos lucros obtidos pelos filmes, que arrecadaram por volta de 3 bilhões de dólares em bilheteria ao redor do mundo.

Zaentz também ganhou diversos prêmios, como o Oscar pelos filmes Um Estranho no Ninho, Amadeus e O Paciente Inglês. Como produtor de filmes (também foi produtor musical) atuou na não tão bem sucedida adaptação de O Senhor dos Anéis de 1978, do diretor Ralph Bakshi. Saul Zaentz financiou do próprio bolso boa parte do empreendimento, assim como fez com diversos filmes de Hollywood em que esteve envolvido.  Saul Zaentz deixa quatro filhos adultos e netos, além de um legado extraordinário para os fãs da chamada sétima arte.
Fonte: Variety
Acompanhar
Avisar sobre
guest

2 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

[…] Enterprises), que até há pouco tempo era de propriedade do empresário e produtor Saul Zaentz, falecido em janeiro de 2014. Assim, os estúdios de cinema somente podem explorar estas duas obras de Tolkien, além de todo o […]

Rick

Esse cara era amigo do George Lucas, Steven Spielberg e Francis Ford Coppolla. Me lembro dos quatro amigos num documentário em que falam numa roda de conversa sobre Star Wars.

2
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex