Os prós e os contras de interpretar Gandalf, por Ian McKellen

Tem sido amplamente divulgado que McKellen quase recusou o papel de Gandalf em O Hobbit (como pode ser lido aqui). Agora, o próprio ator, em seu blog, esclarece a questão. Com a palavra, Sir Ian McKellen:

“É verdade que você quase não interpretou Gandalf de novo?”

Agora que eu retornei a Gandalf, não consigo acreditar que havia alguma dúvida em minha mente – mas havia! Há sempre, com qualquer oferta de emprego.

Para me decidir, eu costumo anotar os prós e os contras e ver qual é a lista mais longa ou a que pesa mais. Assim:

Prós: Trabalhar com Peter Jackson é sempre estimulante e divertido: nós rimos um com o outro e ele não me deixa atuar de forma teatral demais no filme. Admiro seus colegas mundialmente conhecidos, como  Andrew Lesnie (diretor de fotografia), John Howe e Alan Lee (designers da Terra-média) e é assim com muitos dos que retornaram em O Hobbit. O Senhor dos Anéis se tornou um clássico do cinema e o mesmo pode muito bem ser verdade com relação ao O Hobbit. Eu gosto de viver na Nova Zelândia e explorar sua paisagem incrivelmente bonita.

Contras: um compromisso de dois anos com O Hobbit iria manter-me longe de outros trabalhos e longe de casa e dos amigos em Londres. Eu gosto de novos desafios e já interpretei antes Gandalf, o Cinzento.

Quando Peter me disse que tinha se comprometido com O Hobbit, eu imediatamente desmarquei compromissos em minha agenda e fiquei esperando uma chamada. Foi uma longa jornada, pois Peter se retirou do projeto e foi substituído por Guillermo Del Toro. Guillermo e eu nos demos muito bem, com alguns encontros discutindo sua visão. Em seguida ele também se retirou. Então, Peter estava de volta e, em seguida, mais atraso, por doença e desentendimentos com o sindicato dos atores da Nova Zelândia. Comecei a pensar: “O Hobbit foi amaldiçoado” – outra razão contra.

O que me fez mudar de opinião foi o conselho de um sábio amigo: “Ian, todos os fãs do O Senhor dos Anéis não vão entender ou se importar com suas dúvidas. Eles só querem ver você de volta como Gandalf.” E então eu percebi o que eu já sabia o tempo todo, que eu não podia suportar a ideia de outro ator vestindo o chapéu pontudo e as vestes cinzentas.

E foi isso. Graças a Deus!

Ian McKellen, Londres, 24 de outubro de 2012

 

(Agradecemos a dica, BlackMoon!)

Comentários

  1. Verdade, um recast iria ser terrível, ele não nasceu pra ser o magneto, mas sim para bancar o Gandalf na terra média :)

  2. “E então eu percebi o que eu já sabia o tempo todo, que eu não podia suportar a ideia de outro ator vestindo o chapéu pontudo e as vestes cinzentas.” ISSO ISSO ISSO MESTRE, GRITEI

  3. Arrepiei e meus olhos encheram de lágrimas… isso em plena quinta-feira, em uma empresa de tecnologia que está a mil por hora para fechar os faturamentos do mês e depois de passar por um susto na segunda, ficando mais de 5 horas em um hospital entre exames e espetadas…
    Eu amo tudo isso! ;o)
    Humilha, Ian!!!
    Ninguém aguenta mais esperar… mesmo os que mais criticam as mudanças e as rotas de última hora, estão TREMENDO de ansiedade!!!
    CHEGA LOGO, MEU IRMÃO!!!!!!!

    1. Cara, é exatamente isso!! Eu fico lendo as notícias, vendo as imagens, revendo as cenas da trilogia e tudo isso associado a trilha sonora do Blind Guardian (que é o culpado de eu gostar de Tolkien), e fico emocionado!!
      Também amo tudo isso!! Tolkien rules!! Ian Mckellen vai ser o Gandalf para sempre!!

  4. “Ian, todos os fãs do O Senhor dos Anéis não vão entender ou se importar com suas dúvidas. Eles só querem ver você de volta como Gandalf.”

  5. Gandalf com outra cara seria inaceitável!!!!
    Se tem um personagem que não merece mudar de rosto nesse filme é Gandalf, O CARA!
    Li e assisti senhor dos anéis ( e leio e assisto até hoje!) e se teve um personagem que permaneceu fiel a obra de Tolkien foi ele, graças ao talento de Ian McKellen, impossível substituir.
    A cena em que ele derrota o Balrog na ponte de Kazadum, quem poderia ter interpretado melhor? Ficou idêntico, foi como mergulhar nas páginas do livro!
    Sem dúvida com outro ator, O Hobbit não teria o mesmo efeito que Senhor dos Anéis causou!

    1. Brutal demais!! Essa cena é uma das minhas preferidas, e é isso mesmo, parece que o livro criou vida!! O olho enche d´agua!! Somente fãs é que entendem isso!! Bruto demais!!

  6. A cada novidade que aparece eu piro mais um pouco, e ninguém poderia substituir o Sir Ian McKellen, nunca seria a mesma coisa um a da “magia” do filme ia desaparecer sem ele

  7. Gandalf sem ele é inaceitável..ele já é Gandalf!

    E no Brasil…
    onde se consegue estragar tudo..dublam Gandalf com uma voz diferente e uns vários % da graça e emoção do filme…

    This is BraSil!