Os prós e os contras de interpretar Gandalf, por Ian McKellen

Tem sido amplamente divulgado que McKellen quase recusou o papel de Gandalf em O Hobbit (como pode ser lido aqui). Agora, o próprio ator, em seu blog, esclarece a questão. Com a palavra, Sir Ian McKellen:

“É verdade que você quase não interpretou Gandalf de novo?”

Agora que eu retornei a Gandalf, não consigo acreditar que havia alguma dúvida em minha mente – mas havia! Há sempre, com qualquer oferta de emprego.

Para me decidir, eu costumo anotar os prós e os contras e ver qual é a lista mais longa ou a que pesa mais. Assim:

Prós: Trabalhar com Peter Jackson é sempre estimulante e divertido: nós rimos um com o outro e ele não me deixa atuar de forma teatral demais no filme. Admiro seus colegas mundialmente conhecidos, como  Andrew Lesnie (diretor de fotografia), John Howe e Alan Lee (designers da Terra-média) e é assim com muitos dos que retornaram em O Hobbit. O Senhor dos Anéis se tornou um clássico do cinema e o mesmo pode muito bem ser verdade com relação ao O Hobbit. Eu gosto de viver na Nova Zelândia e explorar sua paisagem incrivelmente bonita.

Contras: um compromisso de dois anos com O Hobbit iria manter-me longe de outros trabalhos e longe de casa e dos amigos em Londres. Eu gosto de novos desafios e já interpretei antes Gandalf, o Cinzento.

Quando Peter me disse que tinha se comprometido com O Hobbit, eu imediatamente desmarquei compromissos em minha agenda e fiquei esperando uma chamada. Foi uma longa jornada, pois Peter se retirou do projeto e foi substituído por Guillermo Del Toro. Guillermo e eu nos demos muito bem, com alguns encontros discutindo sua visão. Em seguida ele também se retirou. Então, Peter estava de volta e, em seguida, mais atraso, por doença e desentendimentos com o sindicato dos atores da Nova Zelândia. Comecei a pensar: “O Hobbit foi amaldiçoado” – outra razão contra.

O que me fez mudar de opinião foi o conselho de um sábio amigo: “Ian, todos os fãs do O Senhor dos Anéis não vão entender ou se importar com suas dúvidas. Eles só querem ver você de volta como Gandalf.” E então eu percebi o que eu já sabia o tempo todo, que eu não podia suportar a ideia de outro ator vestindo o chapéu pontudo e as vestes cinzentas.

E foi isso. Graças a Deus!

Ian McKellen, Londres, 24 de outubro de 2012

 

(Agradecemos a dica, BlackMoon!)

Comentários

  1. Gandalf sem ele é inaceitável..ele já é Gandalf!

    E no Brasil…
    onde se consegue estragar tudo..dublam Gandalf com uma voz diferente e uns vários % da graça e emoção do filme…

    This is BraSil!

  2. A cada novidade que aparece eu piro mais um pouco, e ninguém poderia substituir o Sir Ian McKellen, nunca seria a mesma coisa um a da “magia” do filme ia desaparecer sem ele

  3. Gandalf com outra cara seria inaceitável!!!!
    Se tem um personagem que não merece mudar de rosto nesse filme é Gandalf, O CARA!
    Li e assisti senhor dos anéis ( e leio e assisto até hoje!) e se teve um personagem que permaneceu fiel a obra de Tolkien foi ele, graças ao talento de Ian McKellen, impossível substituir.
    A cena em que ele derrota o Balrog na ponte de Kazadum, quem poderia ter interpretado melhor? Ficou idêntico, foi como mergulhar nas páginas do livro!
    Sem dúvida com outro ator, O Hobbit não teria o mesmo efeito que Senhor dos Anéis causou!

    1. Brutal demais!! Essa cena é uma das minhas preferidas, e é isso mesmo, parece que o livro criou vida!! O olho enche d´agua!! Somente fãs é que entendem isso!! Bruto demais!!

  4. “Ian, todos os fãs do O Senhor dos Anéis não vão entender ou se importar com suas dúvidas. Eles só querem ver você de volta como Gandalf.”

  5. Arrepiei e meus olhos encheram de lágrimas… isso em plena quinta-feira, em uma empresa de tecnologia que está a mil por hora para fechar os faturamentos do mês e depois de passar por um susto na segunda, ficando mais de 5 horas em um hospital entre exames e espetadas…
    Eu amo tudo isso! ;o)
    Humilha, Ian!!!
    Ninguém aguenta mais esperar… mesmo os que mais criticam as mudanças e as rotas de última hora, estão TREMENDO de ansiedade!!!
    CHEGA LOGO, MEU IRMÃO!!!!!!!

    1. Cara, é exatamente isso!! Eu fico lendo as notícias, vendo as imagens, revendo as cenas da trilogia e tudo isso associado a trilha sonora do Blind Guardian (que é o culpado de eu gostar de Tolkien), e fico emocionado!!
      Também amo tudo isso!! Tolkien rules!! Ian Mckellen vai ser o Gandalf para sempre!!

  6. “E então eu percebi o que eu já sabia o tempo todo, que eu não podia suportar a ideia de outro ator vestindo o chapéu pontudo e as vestes cinzentas.” ISSO ISSO ISSO MESTRE, GRITEI

  7. Verdade, um recast iria ser terrível, ele não nasceu pra ser o magneto, mas sim para bancar o Gandalf na terra média :)