gigantes_na_montanha

Gigantes n’O Hobbit?

Há uma passagem um tanto enigmática em O Hobbit, que é a única citação sobre a existência de Gigantes. Será que eles aparecem no filme de Peter Jackson? O segundo trailer de O Hobbit parece indicar que sim. Abaixo o trecho do livro e o still do trailer:

(…) via os gigantes de pedra do outro lado do vale, lançando pedras uns sobre os outros, como num jogo, apanhando-as, jogando-as na escuridão embaixo, onde elas se despedaçavam por entre as árvores ou se estilhaçavam em mil fragmentos com um ruido ensurdecedor 

Muitos analisaram estre trecho como uma metáfora (vide http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=91143)  – inclusive eu mesmo. Peter Jackson discorda, olhem só este still do trailer O Hobbit: Uma Jornada Inesperada – Trailer 2 (legendado) em 1:48:

 

Comentários

  1. vamos ser sensatos, se nunca houve referencias a gigantes em outros livros a mesma passagem referida do Hobbit é uma! Não acho o caso de ser algo metafórico visto a natureza da história.
    acho que entes não seriam, pois se fosse Tolkien diria.

  2. Não existe apenas essa citação nos textos de Tolkien sobre Gigantes. No Senhor dos Anéis há várias citações de gigantes, o que demonstra que eles existem na terra média.

  3. Não ficou claro que os gigantes jogavam as rochas em direção aos anões como no Trailer… apenas que eles avistaram os gigantes ao longe e estes jogavam rochas como uma espécie de brincadeira. Mas creio que a intenção de dar um aspecto mais cinematográfico levou peter jackson a mudar essa cena incluindo pedras atingindo a montanha e a intensão dos gigantes em acertar os anões. Gandalf comenta essa passagem com o Beorn e sintetiza uma demonstraçao do que poderia ter acontecido: “Houve uma terrível tempestade; gigantes de pedra jogavam rochas, e no topo da passagem buscamos refugio numa caverna, o hobbit e eu e vários de nossos companheiros…”

    Aos fãs de Tolkien de Minas Gerais…. recomendo o grupo no facebook: http://www.facebook.com/groups/tocademinas/

    Namárië
    Eduardo “Stark”

    1. Eles não jogam nos anões…travam uma “luta” entre eles mesmos, os anões simplesmente estão no caminho.

  4. Hm… Eu também sempre interpretei os gigantes literalmente.
    Também estranhei o fato de não haver mais citações sobre eles além d’o Hobbit, ao menos que tenha lido.
    Mas no fim acredito que Tolkien queria que esses gigantes fossem bem como foram representados ali no filme…

  5. Eu também, sempre interpretei os gigantes mencionados na parte das montanhas no sentido literal.
    De qualquer forma eu acho super válido por que mesmo que fossem apenas metáforas, visualmente combinam mais em um filme do que simplesmente pedras caindo em uma tempestade… bem minha opinião ;)

    1. EU também! Por um incrível que pareça, eu nunca achei que fossem gigantes metafóricos… desde a primeira vez que li “O Hobbit” ( lá pros meus 16 ou 17 anos ), eu sempre levei essa parte no sentido literal, com gigantes de verdade…
      Mas, anyway, eles com certeza estão no filme, acho que não tem nem como duvidar. Pra minha alegria XD (imagina isso em 3D, naquela telona… O.O).

  6. Galera da Valinor, os gigantes ja haviam aparecido desde quando apresentaram o 8º videolog, e além desse still, aparece tbm um gigante caindo da montanha no trailer.
    Então não “parece indicar” eles irão dar as caras no filme.

  7. Preferiria que Peter usasse os Ents para os gigantes, Ent em anglo-saxão (lingua q Tolkien era professor) significa gigante, ficaria bacana se eles estivessem em O Hobbit jogando suas pedras como fizeram em Isengard.
    Seria a mesma coisa q fizeram quando trocaram Glorfindel por Arwen … acho q funcioria bem, visto que criaturas extremamente grandes e de pedra, nao existe em qualquer outro livro a nao ser O hobbit.
    Não ha relatos desses seres em nenhum momento nas primeiras eras e acho muito improvavel que eles sejem algum Maiar e igualmente improvavel que algum Vala os tenha criado.

    1. acho que o feanor tem razão não há citaçoes nos outros livros e realmente e uma parte um tanto confusa.contudo,acho que eles deveriam deixar sem gigantes ou ents,e apenas uma tempestade forte

      1. vale lembrar que de acordo com o livro fica bem claro que são gigantes de PEDRA e não ents ou criaturas arvorescas e tampouco apenas gigantes.