“Estou pronto para ser Bilbo!”, diz Martin Freeman

Martin Freeman interpretará Bilbo Bolseiro no prequel de O Senhor dos AnéisO Hobbit.  O ator falou ao espanhol El País sobre sua participação no filme mais esperado dos últimos anos!
 
Na Nova Zelândia a respiração foi suspensa. Porém, um suspiro de alívio foi imediatamente ecoado pela Internet. Haverá um filme de O Hobbit. Na verdade, haverá dois filmes que vão estrear em dezembro de 2012 e dezembro de 2013. E, para alegria dos neozelandeses, será rodado no mesmo palco da trilogia O Senhor dos Anéis.


 Após atrasos na produção que levaram Guillermo del Toro desistir da direção; após um incêndio em um  armazém em outubro, em Wellington, usado para armazenar as miniaturas da trilogia original; após a suspensão do pagamento das dívidas da Metro-Goldwyn-Mayer, que foi apoiada financeiramente pela Warner Bros e a New Line; depois que o governo neozelandês conseguiu manter as filmagens em seu país através de uma modificação nas leis trabalhistas, para despreocupar a Warner … afinal, parece que todas as peças agora se encaixam, que não há como voltar atrás, e que toda a equipe está preparada para enfrentar um ano de filmagens sob o comando de Peter Jackson.

E desta vez, o bilhete premiado foi para o Inglês Martin Freeman (39). Prêmio antes desfrutado por Elijah Wood em O Senhor dos Anéis. Mas primeiro é preciso cumprir os compromissos anteriormente firmados, e Freeman assinou contrato há um tempo atrás, para interpretar um professor em Animals, a estréia na direção do catalão Marçal Forés, que atualmente é rodado em Barcelona [Espanha].

 Enquanto Freeman interpreta o professor Inglês, a “máquina” de O Hobbit – que deve estar à altura da trilogia original – já foi ligada. Orçamento inicial:US$ 500 milhões aproximadamente .

 E os meses de filmagens?

 “Sei meu plano de trabalho”, diz Freeman. “Começo em janeiro,  e no verão, volto [à Inglaterra] para a segunda temporada de Sherlock, a série da BBC, na qual interpreto Watson, e volto à Nova Zelândia em setembro para acabar as filmagens até o final do ano.”

 O ator inglês diz “verão” porque ele pensa nas estações europeias, mas na realidade, será inverno naquela parte do mundo: por isso as filmagens vão parar.

 “Para mim, os rumores sobre se seria filmado [O Hobbit] ou não, não me preocupavam muito. Preocupava-me com a minha família [têm dois filhos pequenos], e se eles se mudariam comigo. Então, eu estava mais interessado em saber se iríamos filmar no Leste Europeu ou  na Nova Zelândia”.

O antigo  diretor, Guillermo del Toro, disse por telefone:  “tenho uma dor no coração. Projetamos o dragão Smaug, as aranhas da Floresta das Trevas, lobos Warg … Tudo estava visualmente impressionante.” Ele explica e diz: “para mim, o melhor Bilbo Bolseiro possível é Martin Freeman.”

 “Eu agradeço estas palavras do fundo da minha alma”, diz Freeman. Jackson o defendeu igualmente: “Poucas vezes em minha carreira eu me deparei com um ator que eu sabia, desde o início, que havia nascido para um personagem, e Martin é um deles”.

 Resposta de Freeman:

 “Eu tinha cruzado com Peter em várias ocasiões, e em fevereiro mandei uma fita com o meu teste como Bilbo. Del Toro respondeu com uma nota muito amável, que me esclareceu que eu tinha sido o escolhido, apesar dos boatos que ouvira. Quando Peter assumiu o leme, falou comigo durante a Copa do Mundo de futebol e disse-me, muito honestamente, que eu estava dentro do projeto”.

 O “pequeno” desta megaprodução fascina o ator inglês:

 “Não é uma contradição, é que Peter sempre escreveu com sua esposa, Fran [Walsh], Phillipa Boyens, e  tem como braço direito Carolynne Cunningham. Eles formam uma grande família, têm fé nestes projetos”.

Freeman diz que sempre se guia pelos roteiros.

 “É o fundamental! Por isso estou aqui filmando com Forés, e certamente não é pelo dinheiro. Minha prioridade sempre foi o roteiro… É verdade que ainda não há um roteiro definitivo de O Hobbit. Então, Peter não pode dizer muito sobre como será o meu Bilbo, mas eu confio nele totalmente. Claro que será mais jovem que o Bilbo de Ian Holm em O Senhor dos Anéis. Eu gosto do fato de a maioria dos personagens que eu tenho feito, até agora, sejam reativos e Bilbo seja ativo: ele cria a aventura”.

Os nomes que compõem o resto do elenco não são tão bem conhecidos como Freeman, com exceção de James Nesbitt (que interpretará o anão Bofur), e certamente não tem o status de estrela.

 “Bem, minha carreira foi passo a passo na busca de bons roteiros:. Love actually, O Guia do Mochileiro das Galáxias, séries como The Office ou Sherlock … isto é um golpe de sorte. Eu busco honestidade no meu trabalho, não tenho uma grande piscina no quintal”.

 Freeman admite só agora ter lido O Hobbit, além de dizer que já fez o teste de maquiagem para a composição do personagem.

 “Não havia lido o livro; eu não era um fã de Tolkien, agora sou. Faz apenas algumas semanas que eu provei os pés peludos de Bilbo, as orelhas – embora eu já as tenha grandes – e os cabelos. Além disso, fizeram os moldes das partes do meu corpo: é importante, pois as próteses serão muitas, e serão usadas por muitos meses. Me vi muito diferente … mas eu estou pronto para ser Bilbo”.

 

Fonte: El País.com

Comentários

  1. Quanto a escolha de Freeman para Bilbo, achei ótimoo!
    Adorei ler essa notícia, realmente estou muito feliz de saber
    que teremos mais um filme baseado na obra do MESTRE TOLKIEN!

  2. Sinceramente, conheço muitos fãs de Senhor dos Anéis que não poderiam ver O Hobbit com atores diferentes da primeira trilogia senão morreriam!
    Mas para mim, só de ver mais uma Obra de Tolkien nos cinemas já é muito satisfatório!
    Se Peter Jackson nomeou Freeman como Bilbo tenho certeza que será explêndido!
    A espera é grande, mas o resultado … ainda não existe descrição! rsrs