Tipo, quando falamos colcha de retalhos, não chega nem perto do que eu acho que é. Acolchoado de retalhos (patchwork) é bonito. Um monte de farrapos costurado com um belos retalhos de seda e veludo e cetim não é.
Por que o Fera e a Fenix ficaram tão legais? Dois fatores 1) Morrison que 2) pegou o espirito original da equipe. Mas sabe porque não ficou legal? Porque o roteiro é basicamente Claremont. Ou alguém que curte o estilo datado do Claremont.
Fera com seu jeito sério (cientista) e brincalhão (também cientista
) continua lá ("você acha que é fácil saracotear 200 kg?"), apesar de agora ele ser burocrata
eek
. O momento quando Jean desfaz a arma que Magneto passa para ela, é praticamente o momento onde Xavier faz um teste com um caríssimo jogo de jantar (várias partes móveis independentes não é para telecinético principiante).
Mas simplesmente pegar MOMENTOS Morrison, e tentar formar uma TRAMA Claremont não funciona. É por isso que V falou sobre um monte de coisa foda, ali colocado de forma burocrática para agradar fãs. (isso sem considerar o fato de que o modo claremont não aceita muito bem tempero modo morrison, e o que poderia ser uma dilícia vira apenas uma gororoba um remexido de pudim de leite com estrogonofe, chacoalhado até o ponto de ficar nojento).
Para começar, as mortes de alguns personagens principais tirou TODO o climax da Fenix.
Para os que não são fans, eu explico.
O histórico de Jean resumido é o seguinte. E é tudo Claremont, deixo claro desde o começo.
a história da Fenix disse:
Quando ela era tinha +/- 13 anos, ela teve um bruta trauma - sua melhor amiga foi atropelada e morreu nos seus braços e ela de repente podia OUVIR todos os pensamentos e podia SENTIR todos os medos da amiga até ela morrer. De repente ela já era mutante classe 5 (omega para morrison) e tudo de repente. Ai que aparece Xavier e ajuda ela a lidar com isso com os tais bloqueios.
Teve várias aventuras, quase morreu, renasceu como fenix, etc.
Os bloqueios de Xavier são destruidos pela Rainha Branca, clube do inferno, ela vira fenix negra, etc.
Aí que a coisa fica legal. Ela MATA seis bilhões de seres inteligentes em um planeta distante. Volta para casa e todo mundo percebe que ela pode fazer isso com tudo que existe, eles lutam contra ela e vencem. Xavier consegue colocar todos os bloqueios de novo na cabeça dela.
Mas aparece um imperio galatico Shiar para destruir a ameaça que é Fenix ao universo. X-men sequestrados, levados até a Lua, lutam pela Jean, e vão perdendo. Jean vê Scott ser ferido e isso é o suficiente para liberar NOVAMENTE a Fenix.
Agora são os X-Men que tentam custe o que custar deter e se preciso destruir Fenix. Todos todo fodidos, mas lá vem trabalho de equipe, Ciclope com rajadas, Tempestade jogando um tufão na amiga, Wolverine pega e faz arremesso espacial jogando Colossus com tudo pra cima da Jean. Só que Colossus nunca matou e não consegue matar ainda mais uma amiga.
"Você me bateu forte, Peter. Foi o suficiente para me fazer recobrar a razão. Mas não é o suficiente. Os bloqueios do professor, minha força de vontade nada adiantou. Enquanto eu viver, a Fenix sempre vai voltar. Por favor, me mate".
Ninguém quer fazer isso (nem Wolvie) e principalmente Scott. Ele vem com o discurso você consegue, etc., mas Jean foge de todos porque sente que a Fenix está retomando o controle. Scott vai atrás dela, porque é o único que tem um elo mental e pode alcançar o coração da garota.
Jean pára e volta-se para Scott que fica paralisado (ela o paralisou com telecinésia).
"Você mais do que todos devia entender, Scott. Não percebe? Eu posso sentir a Fenix lutando para retomar o controle. Você quer que eu lute, Scott? É o que estou fazendo, com todas as minhas forças. Mas não posso esquecer que matei 6 milhões de pessoas. Eu te amo, Scott. Parte de mim sempre estará a seu lado"
E dizendo isso, ela dá um passo para trás, ativando uma armadilha das ruinas. Um disparo fulminante de plasma atinge e de Jean sobram apenas cinzas.
Ciclope: "Ela fez isso de propósito. Sabia das armadilhas Shiar nestas ruínas e que com seus poderes enfraquecidos o plasma aniquilaria ela. Oh deus... oh deus"
Percebem que com isso, toda a carga dramática de Jean novamente morrer foi pro saco? Sem Scott ou pelo menos Xavier para realmente lamentarem pela ruiva. (Wolvie gosta dela sim, mas ele é do tipo que não hesita em fazer o que precisa. Sem falar que a cena em si faz sentido com Mariko Ishida!)
Outro problema é o Xavier, e o enfoque "doença" desde quando Jean era criança.
No filme não há motivo para Xavier ter construído os bloqueios mentais. Jean estava sofrendo a rejeição padrão de ser mutante, dos pais, dos amigos etc.. Isso é relativamente fácil de superar, comparado com sentir morte de melhor amiga, e definitivamente dava para ela crescer "normalmente" e desenvolver normalmente seus poderes.
O fato do Xavier ter MEDO dos poderes de Jean, é a coisa mais hipócrita que xavier-filme poderia ter feito. Seria o equivalente dos humanos terem medo dos mutantes. Ele pode até ter seus próprios preconceitos, mas eles são velados (como a classe especial do Morrison), e em geral, ele segue o princípio de Logan, de que é necessário cada mutante (ou humano) controlar a fera interior, para que os poderes não os controlem.
Logan não está errado. É importante controlar a fera interior. Deixar no canto furiosa, fingir que não existe, etc., só piora as coisas. Assim Xavier-filme dando bronca "viu o que você fez?" é a coisa mais irritante que podiam ter feito capitão ovo falar.
Agora o próprio Logan ser a chave para parar a Fenix... foi a gota d´agua.
história conhecida de Logan disse:
Quando Logan nasceu quem são seus pais não se sabe. Nem Origem posso colocar muita fé... vai que dá a louca e mudam tudo?
O fato é o seguinte: Logan logo descobriu que tinha uma fúria assassina dentro de si. De que quando o sangue subia, ele se tornava um perigo até para quem ele amava. Feito um carcaju de verdade: pequeno alucinado e mortal.
Por isso ele sempre procurou formas de auto-controle. Artes marciais, mestres a torto e a direito. É engraçado pensar que ele não precisa ser zen, nem cuidar do templo do seu corpo como um monge budista, porque ele toma cerva, fuma charuto e logo cura-se. O que é vantagem e desvantagem, porque a disciplina dos monges está relacionado a cuidar do corpo.
Ele sentiu uma bruta atração por Jean, nunca satisfeita. Uma paixão que atormenta volta e meia.
Mas amor e paz de espírito, ele só conheceu com uma mulher na vida. Mariko Ishida. Humana. Sem poderes.
Eles apaixonaram-se. Mesmo sendo humana, nem tendo poderes telepáticos, ela via o Homem Logan, e não a Fera Logan.
Mariko era filha de um chefe de crime do japão. Este não via esse relacionamento bom bons olhos. Como muitos, ele só via Logan como um Forasteiro/Gaijin, indigno de se juntar à sua família, que existia desde antes da era Meiji.
Mesmo assim, eles não desistiram. Um dia o pai de Mariko morreu em uma guerra de gangues. E Mariko tornou-se a cabeça da família. Não apenas isso, ela adotou uma menina salva por Logan e assim eles tornaram-se uma família.
Só que ela tinha um meio irmão (Samurai de Prata) que se achava no direito. Houve batalhas, houve guerra. Mariko meiga querendo tirar a família do crime, acabou mortalmente ferida.
Logan conseguiu chegar a tempo de ver sua amada agonizando no chão. Não adiantava levá-la para o hospital, ela morreria. Mas demoraria até morrer.
Ela pediu-lhe que abreviasse sua dor, servindo como o segundo (no seppuku, suicídio ritual, havia um executor que se posicionava atrás do condenado para cortar-lhe a cabeça, depois do condenado cortar sua própria barriga).
E ele abreviou-lhe a vida.
Ou seja a cena de Wolvie e Jean tem dupla perda dramática.
A primeira já discuti.
A segunda é por conta de Mariko-humana, Jean-mutante.
Apesar da forte atração e carinho, Logan não é o homem da vida dela. E ela gosta dele porque pode ver o homem por trás da fera DEVIDO a seus poderes telepáticos.
O impacto de Logan matar uma mutante (mesmo uma que ele goste) não é o mesmo que matar a humana que ama. O primeiro caso, no final ele faz o que precisa fazer para um bem maior (salvar Jean de si mesma). No segundo caso, apesar de querer ficar o máximo de tempo com ela, o seu egoísmo amor se debate com o amor-generoso que sabe que não adianta nada todos os poderes que ela vai definhar agonizando até morrer.
Com Jean ele precisa matá-la para que ela não se torne algo que ela odeia e teme. Com Mariko ele precisa matá-la para que ela não sofra.
As dores são grandes... mas no caso de Mariko é o que se poderia chamar de INSUPORTÁVEL.
Mas mesmo a morte de Jean tem um problema enorme, que me remete a crime e castigo. Para mim, ela ainda não fez muito estrago (só xavier), até o ataque em Alcatraz. Mesmo ali, as baixas (nomenclatura militar) são soldados mutantes e humanos. Não há inocentes ali. Civis.
A falta de um crime REAL E PALPÁVEL nos remete à punir uma pessoa pelo que ela PODE fazer, e não pelo que ela fez.
Um bom substituto para que Jean fosse realmente considerada uma ameaça para tudo que vive seria ela andando em uma cidadezinha do interior, e depois quando a gente vê a cidade de longe, ela evapora em chamas de um cogumelo atômico dando forma para uma fenix. Ou mesmo a própria vizinhança onde cresceu, com seus pais dizendo palavras carinhosas, e ela ouvindo pensamentos de medo deles (preocupados com ela, mas com medo assim mesmo)
Eu poderia ficar horas divagando sobre como poderia ser foda, e não foi... até o cabelo da Jean que achei tosco nas fotos ficou legal no filme.
Mas acho que os pontos principais foram estes: perderam todas as chances dramáticas, fizeram piadinhas baratas e clichê. Eu gosto de piadinhas... Scott falando no pro Logan "você preferia uniforme amarelo com azul berrante?" foi uma piada que chamo de natural. Parecido com um Fera em genosha massacrada imitando Hamlet, pois humor negro era necessário para que eles não enlouquecessem. As piadas servem para isso nos X-Men: tudo sério eles ficariam amargurados e loucos como Magneto. Não é um subterfúgio Homem-Aranha, grupo de escoteiros a passeio.