• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vanyarin-Uma língua made by me

Nossa! Realmente foi um lance de gênio...:roll:

Mas tudo bem. Então a gente continua acompanhando seus posts! :cerva:
 
Depois de tanto tempo, um post.

Bem, começo hoje a postar. A parte de como falar, naum vai sofrer muitas mudanças não, mas apenas para relembrar, aqui vai:

Então, vamos às regras:

Vogais

A- deve-se pronunciar o a normal como na palavra amanhã.

E- o e normal em vanyarin é pronunciado como em ele.

I- o i é representado como em vida.

O- o o é representado como em hoje.

U- por fim, o u é falado como em fruta.

Não se deve, em nenhuma ocasião, "transformar" o som das letras como em rato, com a letra o tendo som de letra u.

Trema ( ¨ )

O trema é usado para indicar sons mais longos, como por exemplo: läpis ficaria la-apis.

Acento Agudo ( ´ )

O acento agudo é usado nas suas funções normais.

Acento Circunflexo( ^ )

O acento circunflexo continua com suas funções normais.

Mini vocabulário

Seni-oi/olá
Férel-amigo
Ferelea-amiga
Nenion-adeus
Fartros-hoje
Frien-ontem
Fain-amanhã

Ps:os nomes Fartros, Frien e Fain são substantivos, O hoje, O ontem e O amanhã, não os adjetivos de mesmo nome.
Pss: só pra avisar, o alfabeto terá letras especiais para rr, ss, lh, ch, e nh, por isso, se vocês virem algo assim andar2 ou as2im, é por que é a letra correspondente ao rr ou ss.
Psss:Haverá uma votação para descobrir o nome do Idioma.Aqui estão os nomes que podem ser escolhido, e seus significados:
1-Eandol (fala alta)
2-Eanir (boa fala)
3-Andenirl (boa língua)
4-Anderean (língua-mestra)
5-Eanari (fala nova)
 
Ei, Sano. Ótima iniciativa! Mesmo a sua língua ainda sendo bem rústica, é só investir nela que ela terá um belo futuro. Procure gramáticas de diversos idiomas, não só o português, para se versar sobre linguística e etc., e não fique só tirando as coisas da sua cabeça. Dependendo de como você quer sua língua (mais suave, mais forte e tal) você pode procurar por aí uma gramática de alguma língua que se pareça com a sua. Uma boa é procurar inspiração onde Tolkien buscou a dele, e não utilizar-se do Quenya ou Sindarin para compôr a Velerï, para não correr risco de plágio, e etc.

Quanto ao nome, é você quem tem que escolher, mas eu particularmente gostei de Eanari (se for pronunciado eanári).
 
Bem, como só houve UM voto, suponho que Eanari seja a opinião de todos.[/sarcasmo]Então, pelo menos por enquanta, se chamará assim. Hoje não postei aki pq estava trabalhando no alfabeto Eanariano, não sei se consigo postar hj, mas se não der, posto amanhã.
Ps: Esse alfabeto poderá ser usado em modos diferentes, parecidamente com o tengwar. E também parecidamente com o tengwar, as vogais serão diacríticos, e talvez mais algumas letras também.
 
Última edição:
Hj vou postar o alfabeto, mas antes tenho uma pergunta: O que houve para haver tantos posts aki??????
 
Beeeeeeeeeem, eu não postei o alfabeto...... XD mas falando sério, a linguagem irá passar (na verdade, já está passando) por uma reforma. Talvez (talvez, só talvez, ouviram?) ainda dê pra postar algo (beeem poukinho) por este bimestre, mas não tenham muitas esperanças, embora eu esteja me aprofundando um pouquinho linguísticamente (eu sei que eu não dou muitas esperanças, maaas, os fatores "nova escola" e "preguiça" vão atuar muito em mim...).
Para os membros que não estão aqui (e talvez para os membros mais velhos que não se lembrem disso tb) devo uma explicação. Tudo começou com uma idéia minha de fazer uma língua, que se chamava Vanyarin, mas aí eu descobri que vanyar era o nome de uma parte dos elfos de Tolkien, então eu mudei o nome para Veleri (que antigamente significava fala nova, mas nessa revisão é o infinitivo do verbo falar). Aí eu acabei me desinteressando um pouco por esse assunto, e começei a ler mais livros do que eu lia antes. Foi essa a época da minha primeira sumida do fórum, eu acho. Mas agora eu estou voltando, pouco a pouco, a refazer o Veleri, e é por isso que estou voltando a postar aqui. Acho que isso resume um pouco. Mas alguém poderia me explicar como se muda o título de um tópico? Eu sei que eu já perguntei algo assim antes, mas me esqueci da resposta, já foi há tantos meses isso....
 
Sano, você pode se surpreender com as sucessivas mudanças que está fazendo continuamente em sua língua (que de fato, por enquanto, é mais como um código, como observou o Cildraemoth), mas tenho certeza de que, se continuar assim, você acabará fazendo-as mais umas dez vezes antes de aprová-la defintivamente - e depois de aprová-la defintivamente ainda vai mudá-la mais ainda. :mrgreen: O próprio Tolkien, filólogo formado e renomado, mesmo embasando seus idiomas muito bem, com a criação de um idioma raiz, mudou de idéia muitas vezes em relação a vários aspectos; e isso confunde muitos estudiosos de suas línguas. Sugiro que, antes de avançar muito, você se atenha mais à estrutura primária da língua, para daí detalhá-la. Dessa forma, as próximas "reformas" não serão tão radicais. Não tenho formação lingüística nenhuma, mas acho que isso se aplica a qualquer grande criação, e porque estou lendo o Curso de Quenya e vejo o trabalho que o Fauskanger teve em espairecer as coisas antes de tirar conclusões: buscando sempre a última fonte tolkieniana para dar uma instrução (quase) definitiva.
 
Sano, você pode se surpreender com as sucessivas mudanças que está fazendo continuamente em sua língua (que de fato, por enquanto, é mais como um código, como observou o Cildraemoth), mas tenho certeza de que, se continuar assim, você acabará fazendo-as mais umas dez vezes antes de aprová-la defintivamente - e depois de aprová-la defintivamente ainda vai mudá-la mais ainda. :mrgreen: O próprio Tolkien, filólogo formado e renomado, mesmo embasando seus idiomas muito bem, com a criação de um idioma raiz, mudou de idéia muitas vezes em relação a vários aspectos; e isso confunde muitos estudiosos de suas línguas. Sugiro que, antes de avançar muito, você se atenha mais à estrutura primária da língua, para daí detalhá-la. Dessa forma, as próximas "reformas" não serão tão radicais. Não tenho formação lingüística nenhuma, mas acho que isso se aplica a qualquer grande criação, e porque estou lendo o Curso de Quenya e vejo o trabalho que o Fauskanger teve em espairecer as coisas antes de tirar conclusões: buscando sempre a última fonte tolkieniana para dar uma instrução (quase) definitiva.

Pode deixar que a língua já está deixando (pelo menos ao meu ver) de ser um código e está virando uma língua rudimentar, mas pretendo aperfeiçoá-la com o passar do tempo (afinal, se tolkien não resistiu a isso, o que eu posso fazer? XD).
Quanto à estrutura primária da língua, é exatamente por aí que estou começando, e já estou me "desaproximando" do portugês, por exemplo, na versão ainda-não-tanto-definitiva que estou fazendo, o Veleri tem três números, três gêneros, mas, ao contrário do português, nenhum grau.
Também pretendo fazer a estrutura dos verbos complexíssima, embora seja ao mesmo tempo bem fácil de se aprender (embora eu ainda não tenha chegado neles ainda, já tenho algumas idéias acerca deles). Acho que apenas os adjetivos se pareceriam um pouco com o português (embora com uma leve (ou deveria dizer extrema?) diferença).

P.S.: Eu também estou lendo (e estudando, lógico) o curso de quenya. Talvez o Veleri fique um pouco parecido com o Quenya na parte de casos, pois o Veleri tem 11 deles! Não se preocupem, pois a estrutura deles será (pelo menos nesta versão) bem simples. E um desses casos, posso adiantar, afetará tanto os substantivos quanto os adjetivos, dependendo da ocasião.

Oops, tô revelando muito num post só XD
 
Última edição:
De qualquer forma, começando desse jeito, se você investir em lingüística seu futuro será muito promissor! Vai fundo! :cerva:
 
Bom, me enchi de paciência e li o tópico todo, e assim, Sano, tem certeza que você não roubou uns aninhos no fórum não? Anyway, eu acho legal esses projetos de se criar idiomas e tal, mas nesse caso, acho que você deveria levar isso muito despreocupadamente... Se entendi bem, você quer usar esse idioma como uma língua de um mundo fictício seu... É impressão minha ou isso será usado para RPG? Se for tudo bem, agora se você tiver uma perspectiva mais séria, prepare-se para muitos anos de trabalho até chegar em algo razoável... Mas até agora (principalmente depois da reforma) acho que ficou criativo e plausível e agradável, embora ainda apresente alguns problemas, que dificultam a pronunciação, trabalhe mais o final das palavras, contraindo-as, que deve facilitar as coisas, prefira praticidade e facilidade na hora da comunicação do que embolação vazia para dar um "tchã".
Espero mais posts e tal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo