• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vanyarin-Uma língua made by me

Zinö!
Então, Venerï, que quer dizer "fala nova".Não me importunem sobre verbos, estou criando regras especiais pra eles.
Zinvö!
 
Sim, a palavra Vanyarin já existe, foi criada por Tolkien, e pode ser tanto um adjetivo referente aos Vanyar (um dos 3 clãs de Elfos) como um substantivo que designa um dialeto do Quenya.

A grosso modo, o Quenya Vanyarin (falado apenas em Valinor) está para o Quenya Noldorin (falado pelos Noldor - é o Quenya "padrão" que se estuda) assim como o português de Portugal está para o português brasileiro.

De qualquer modo, não creio que este fórum seja o lugar para este tópico, visto que o fórum trata de línguas e escritas tolkienianas. Como o idioma não é de Tolkien (fora a coincidência do nome da língua), ele ficaria melhor no Atualidades e Generalidades.
 
Gabriel disse:
De qualquer modo, não creio que este fórum seja o lugar para este tópico, visto que o fórum trata de línguas e escritas tolkienianas. Como o idioma não é de Tolkien (fora a coincidência do nome da língua), ele ficaria melhor no Atualidades e Generalidades.

Aqui não é apropriado, realmente, mas lá ele vai ficar perdido...

Quanto à idéia, vá em frente. Mas especifique bem o que você quer: você diz que o circunflexo "continua com sua função normal". Que função normal? Com relação a quê?
 
Zinö!
Com relação a continuar a deixar as vogais com tons mais graves.
Provavelmente a parte 2 irá demorar um pouco, pois hoje tenho prova no meu curso de inglês.
Zinvö!
 
Rodado, rodado!
Não consegui entender quase nada do seu dialeto Sano. pode me chamar de lerdo

Mas, meus parabéns pelo seu trabalho e que de certo seu livro e sua lingua.

Se é que isso importa, mas eu também estava´pensado em fazer um livro, não tolkien based mas algo como "As aventuras do Garoto Sacola". :think:
 
Zinö!
Adorei sua proposta de criar uma nova lingua, eu também tratei de criar uma mas quando cheguei na parte dos verbos larguei, digamos quemeus problemas psicológicos com a língua portuguesa me impediram de criar outra língua- português para mim é muito complicado, por favor entendam hehehe
gostei mais ainda da sua idéia de ecrever livros!!
você tem um mundo prontinho para ser povoado companheiro,na minha opinião criar o ambiente é muito difícil e você já conseguiu! Agora vou fazer uma proposta quase indecente para você. O que acharia de uma parceria???
Eu tenho vários de personagens prontos para ganharem vida, e histórias também, você tendo o "mundo", poderíamos criar uma grande aventura!
Continue! te desejo forças!
Serë! E boa noite a todos! :cerva:
 
Zinö!
Aceito a "parceria". XD
passe-me seu msn por mensagempara discutirmos o que irá ser feito.
Sobre essa língua...
Eu tive que dividir a próxima parte ( que seria "Palavras") em várias outras (provavelmente "substantivos e pronomes", "advérbios", "preposições e conjunções", "verbos I", "verbos II", "verbos III") e, conseqüentemente, ocorreu um atraso de um dia.
Mas não se preocupem! Amanhã postarei, se Deus quiser.
Zinvö!
 
Aí, ádorei a iniciativa! eu tb tenho um mundo, pode-se dizer, e uma aventurazinha e alguns personagens... To tntando vazer com que não fique muito parecido com a Terra-Media... Nos mais, ele não está crescendo muito... Se quizer alguns personagens, eu tb poderia te "emprestar" :lol:
 
Segunda parte

Iremos começar agora uma parte importante da linguagem: palavras em geral.Como primeira parte das palavras, apresentarei substantivos.

Definição do Substantivo

Bem, suponho que todos saibam o que é um substantivo, não? Um substantivo é um nome ao qual damos a uma coisa ou a alguém. Rio, bola, tigre, Artur são exemplos de alguns. Também sabemos que muitos podem ser flexionados. Rios, bolas, tigresa, para citar alguns exemplos.

Mini-Vocabulário de Substantivos

Preferi fazê-la agora, já que ainda nesta parte usaremos bastante os substantivos. Eles estarão na seguinte forma: Substanivo Venerï (Substantivo Normal).

Arveë (Árvore), Aisûl (Morcego), Adisé (Pão), Afriä (Martelo), Atavef (Balança), Edoûn (Espelho), Efreit (Terra), Viflu (Vento), Geisél (Gelo), Louvil (Medida), Friotë (Casca), Kimlé (Pedra), Nemiá (Aço), Reifneë(Fogo), Hefië (Ouro), Laftil (Prata), Numié (Ferro), Zefneié (Cavalo), Timblôl (Ferrugem), Hamië (Roupa), Yamiel (Círculo), Grouwel (Quadrado), Anvë (Ângulo), Nannel (Escudo), Oprivë (Desejo), Jamä (Trovão), Gassier (Carne), Jaliö (Osso), Haferiä (Tigre), Asvieril (Ave), Seirerel (Formiga), Sfanelö (Abelha), Barskel (Besouro), Reineflest (Leão), Zinö(Oi/Olá), Zinvö (Adeus), Vanvirä (Amigo), Efro (Dia), Ár (Tarde), Vên (Noite), Feriri (Porta).
Lembrete:Lembre-se que o trema age nessa língua como o nosso acento agudo, e que o acento agudo serve apenas para indiacar uma vogal mais longa.


Genitivo e Pluritivo

Existem dois tipos de flexões em especial que são bastante usadas: a flexão do plural e a flexão do masculino/feminino. Estas duas serão a partir de agora chamadas de Genitivo (masculino/feminino) e pluritivo (singular/plural). Todas as palavras normais no substantivo estão no singular (e no masculino, quando aplicável).

Como aplicar mudanças no Genitivo

A partir de agora trateremos das regras para mudarmos do masculino para o feminino.

Regras:

Quando o substantivo em questão é terminado em consoante:Passa-se para o feminino aplicando-se o genitivo -isal no final da palavra.

Quando o substantivo em questão é terminado em vogal:Aplica-se o genitivo -resal no final da palavra.

Quando o substantivo em questão é terminado em vogal com trema:Retira-se a vogal com trema e aplica-se o genitivo -el no final da palavra.

Como alicar mudanças no pluritivo

Agora, veremos como aplicar mudanças no singular-plural.

Regras:

Se o substantivo em questão termina em consoante:Aplica-se o pluritivo -ies no final da palavra.

Se o substantivo em questão termina em vogal, antecedida de consoante:Aplica-se o pluritivo -rian no final da frase.

Se o substantivo em questão termina em vogal, com ou sem trema, antecedida de vogal: Retira-se a última vogal e aplica-se o pluritivo -genel no final da frase.

Exercícios

Sim, pela primeira vez, irei passar exercícios. O único exercício será fazer o pluritivo e o genitivo (este último, quando aplicável) em todos os substantivos do Mini-vocabulário. Em uma semana postarei as respostas.

Novidade: agora, se vocês quiserem ver uma palavra em Venerï e/ou tenham boas sugestões para como ela seria, é só postarem aqui!Irei postar como ela seria e/ou avaliar se ela é aceitável. Por enquanto, só façam pedidos ou sugestões para Substantivos, por favor.
 
Se a trema age como o acento agudo (e quase todas as palavras têm trema), você não acha que fica meio estranho esse bolão de palavras com trema? É como se praticamente todas as palavras dá sua lingua portassem acento agudo, o que obriga aos que forem pronunciá-la terem de falar palavra após palavra com uma tonalidade de voz mais forte e longa, o que pode ser meio que inconveniente, de certa forma.

Ah, e se a trema age como acento agudo, o acento agudo age como o que? Porque em "Geisél (Gelo)", ele está presente. O que ele significa?
 
Zinö!
Que a vogal seria mais longa. Neste exemplo, seria Geise-el. Fiz isso para deixar a escrita mais prática.
E não se preocupe com trema. Apenas os substantivos que representam objetos os têm em grande quantidade.(Nos verbos, é regra que todos eles tenham -ï no final do infinitivo, mas quase todos têm também um acento circunflexo) Nos nomes próprios baseados em objetos, todos os tremas podem ser retirados, dependendo da vontadde de quem o cria.
Zinvö!
 
Vanvirä, isso ta ficando muito legal, mas ainda tem muito o que fazer..
Mas to achando que isso vai pegar..
 
Seria eu burro demais para conseguir entender isso?
Seria sim... acho que preciso de um professor.
Não sei como, mas estou achando Quenya mais fácil. :think:

Mas Sano, você nunca pensou em se formar em lingüistica cara?
Para sua idade você arrebenta mano... eu até hoje me confundo quando me perguntam se o verbo comuntativo pode ser...:mrgreen:
Não que seja uma diferença enorme de idade. Mas....
 
Poxa, legal Sano.. sua iniciativa!!
Só acho que vc deveria mudar o nome mesmo, por causa da existência dos vanyar!!!

Mas vc está de parabéns, e continue desenvolvendo...:joinha:
 
Sem ofensas, mas seria interessante você aprender alguma coisa de linguística. Mesmo que fosse voltada à construção de línguas.

Apesar da semelhança com "gênero", genitivo é um termo empregado para representar uma coisa que não tem nada a ver com o gênero (masc/fem/neutro) das palavras. É associado com a posse (casa DE ALGUÉM).
 
Fora que "pluritivo" também não existe. O termo que se usa para "plural" e "singular" em uma língua é número.
 
Zinö!
Bem.. eu meio que inventei esses termos justamente para não ficar parecendo muito com os termos que usamos na gramática brasileira.
Quanto a lingüística, fiquei até meio surpreso com a propsta de vocês... Nunca tinha parado pra pensar que eu tenho um talento para isso.
Agora irei adiantando uma coisa para vocês... A próxima parte será sobre adjetivos, depois sobre preposições e conjunções, depois verbos e pronomes serão estudados ao mesmo tempo, então entraremos nas regras de como escrever mesmo, tipo aquela coisa de sujeitos e predicados... e aí acabou!!!
Enquanto isso, irei passando mini-partes explicando o que não será visto nas partes maiores. Na primeira mini-parte, teremos numerais.
Zinvö!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo