• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vanyarin-Uma língua made by me

Esses termos (genitivo, nominativo, número, etc.) não são só usados na gramática do português (gramática "brasileira" não existe, já que a língua é o português, não o "brasileiro"; no máximo há gramáticas de português brasileiro), mas em todas as línguas do mundo. São nomes dados a partes da língua que possuem equivalentes em praticamente todas as outras línguas no mundo. Inventar um novo termo para uma parte da gramática que já existe somente pesa contra a credibilidade do teu projeto. Se quiser inventar um termo novo, então ele naturalmente terá de se referir a algo novo na tua língua, algo que não exista em nenhuma outra que já foi catalogada - coisa que acho "meio" impossível de ser feito.

Quanto a estudar lingüística... bem, era de se esperar que no mínimo tu tivesse conhecimento de lingüística em si, pois está criando uma língua. Se não o tem, aí sim é que teu projeto perde qualquer credibilidade e seriedade, pois passa a ser algo potencialmente arbitrário, com sílabas juntadas ao acaso, uma pseudo-língua.

Antes de te aventurar num projeto desses - projeto que não se desenvolve em um fim de semana, vide o Tolkien -, seria melhor tu te concentrar no estudo da lingüística em si (em suas mais variadas vertentes). Depois de ter adquirido um conhecimento razoável e entender por que existem coisas como "genitivo", "acusativo", etc., aí sim tu poderá estar mais capacitado para criar um idioma artificial, e certamente um bem mais plausível que o atual.
 
Zinö!
acho que vc não me entendeu bem, Gabriel. O que eu achava que vc tinha dito era fazer um curso profissionalizante(nem sei se existe) de linguística, por isso fiquei surpreso. Qaunto à gramática, essa é a Língua Geral de um mundo meu, por isso eu inventei esses termos (afinal não se pode esperar que dois mundos completamente diferentes usem um termo igual). Vou inventar um alfabeto mais pra frente, mas como não sei criar fontes e quero concluir a parte prática primeiro...
Zinvö!
 
Lingüística, como matéria de estudo, existe dentro dos cursos de Letras nas universidades, mas é possível estudar por conta própria através de livros sobre o assunto. É isso que eu queria saber, se tu tens algum conhecimento de lingüística, profissional ou não. Mas tudo indica que não.

Quanto aos nomes dos termos, ainda não justifica, pois os nomes fornecidos estavam em português, não na tua língua. A palavra "genitivo" já existe, a palavra "pluritivo", não.

Reafirmo, tenha conhecimento de lingüística antes de criar uma língua. Fazer isso sem esse conhecimento é o mesmo que querer compor uma sinfonia sem saber as notas musicais.

Quando tiver esse conhecimento, dê uma olhada neste link, que certamente será de grande ajuda.
 
Gabriel disse:
Quando tiver esse conhecimento, dê uma olhada neste link, que certamente será de grande ajuda.
Ou a versão traduzida, caso o inglês não faça parte de seu currículo lingüístico. =) É um ótimo site, cheguei a ler o curso inteiro mas ainda não tive essa ousadia de criar um idioma... quando for fazê-lo, neste momento quero estar bem doutrinado lingüisticamente, pois pretendo que seja uma coisa importante. =]

Cara, gostei da iniciativa. Qualquer empreendimento, qualquer que seja, é plausível, contanto que à sensatez quanto a que nível você vai elevá-lo. A criação do seu Vanyarin, por exemplo, eu espero que tenha sido com poucas pretensões, porque realmente não acredito que sua audiência deva encará-la com seriedade, tendo sido trabalho de alguém que não tem bons conhecimentos lingüísticos. Veja Tolkien: ele era filólogo, e para aperfeiçoar seus dois idiomas mais importantes levou quase a vida toda (mais que o quádruplo da tua idade) - e, mesmo assim, ainda existem imperfeições! Idioma não é coisa fácil!

Mas, uma vez que um projeto por mera diversão, despretensioso, sem crença de crédito, eu o apóio totalmente; e digo mais: é uma boa língua, principalmente levando em conta que você é bem novo para tal. E, se aceita críticas para conduzir o projeto a esse nível, eu acho que o nome realmente não ficou muto bom: Vanyarin dá idéia de um dialeto Quenya dos Vanyar (não sei se Tolkien chegou a esboçar algum). E achei a sonoridade no final de muitas palavras meio estranha: [eë] = /êé/.

Sobre a discussão do "pluritivo", etc., concordo com o Gabriel: nada a ver criar neologismos desnecessários, sobretudo como termos lingüísticos, que enfeiam a imagem de seu idioma, mesmo como projeto simples. Estando à sua liberdade, acho que você devia criar novas palavras oriundas do Vanyarin para ilustrar termos que não encontra no Português. :)
 
Última edição:
Eriadorion disse:
Ou a versão traduzida, caso o inglês não faça parte de seu currículo lingüístico. =)

Não citei esse link porque ele já é o primeiro link no topo da página. Só se ele fosse cego pra não ver. :mrgreen:

Vanyarin dá idéia de um dialeto Quenya dos Vanyar (não sei se Tolkien chegou a esboçar algum).

O Vanyarin é basicamente o Quenya dos Noldor, com algumas diferenças como a presença de "d" em sílabas sem encontros consonantais dos quais ele faria parte, do "z" e do caso acusativo claramente definido.

De resto, faço minhas as tuas palavras, Eriadorion. Não estou querendo desencorajar o guri, mas sim alertar para o melhor modo de ele se aventurar nessa área, caso queira tornar a coisa mais séria; e pela idade dele, seria até mais fácil ele já começar a se inteirar de aspectos lingüísticos concretos, uma vez que a cabeça dele ainda é fresca o suficiente pra isso; quanto mais velho se fica, mais complicado de se absorver certas coisas, como se pode ver numa criança aprendendo um idioma e num adulto fazendo o mesmo. :mrgreen:

Agora, Sano, se tuas pretensões não são tão grandes assim (ninguém está pedindo que tu te tornes um Tolkien - até porque não teria como mesmo :razz:) e a tua idéa é apenas de criar algo puramente divertido, sem necessidade de embasamento lingüístico (como as línguas das raças de jogos de rpg :lol:), esqueça tudo que eu disse até então e vá em frente! :cerva:
 
Zinö!
Bem, obrigado pelas críticas, e agora irei dar muitas respostas.
Eu não seria um tolo de tentar criar uma língua "séria" com a minha idade, só estou querendo fazer esta língua por diversão minha e de todos que gostam(gostaram e gostarão tb XD ) dela. Pretendia criar uma "Língua base" agora e, depois de muito tempo, estando eu já formado (pelo menos em 3 coisas diferentes XD ) começaria a criar uma língua mais séria (como o esperanto).
Sobre o link que vcs deram eu já visitei esse site várias vezes.
Sobre a mudança de nome Eu já mudei, está decidido que se chamará Velerï, que quer dizer, nessa mesma língua, "Fala nova". (talvez quando for adulto eu mude pra fala velha XD).É que eu não sei como se muda o título do tópico :( .
E eu só não vi um pouco de lingüística porque não consegui achar nenhum site(sabem de algum?).
E quanto à tonalidade Eriadorion, se alguma vez vc encarar como uma canção não irá ficar estranho (só é necessário encarar algumas vezes (para alívio de alguns e desapontamento de outros XD)).
(Tomara que o post não tenha ficado muito grande)
Zinvö!
 
Mini parte 1- Números

Nesta primeira mini-parte, ensinarei como escrever os números e como escrever os sinais (adição, subtração etc.).

(nota:esta é uma mini-parte simples.todos irão conseguir entendê-la. É usado o sistema de números romanos com algumas alterações.porém, o modo em extenso já é um pouquinho mais complicado)

Como escrever números

Esta é uma parte bem simples de uma mini-parte bem simples. Aqui estarão escritos os números em extenso e as regras para escrever os números maiores:

0-Lan
1-Lon
2-Bin
3-Sar
4-Pon
5-Dan
6-Lin
7-San
8-Quan
9-Sav
10-Con

Mais- alik
Menos-Kila
Vezes-Nervel
Dividido-Lervren
, ou /(para números decimais)- frëri

Nota: (a vírgula e os sinais, na forma não-extensa, são representados como os nossos sinais normais)


Escrevendo centenas, milhares e outros

Aqui, existem desinências chamadas numerativos(dessa vez eu tenho certeza de que inventei algo novo) para representar as centenas e ouros números com 0.
Dezenas-numerativo-iril no final dos números.
Centenas-numerativo -aril no final dos números.
Milhares-numerativo -oril no final dos números.
Dezenas de milhares-numerativo -eril no final dos números.
Quando um número é maior que isso, simplesmente se usa a forma multiplicativa para representá-los (como representar 7 milhões em sete vezes mil vezes mil)

Números complexos

Agora você deve estar se perguntando: mas como eu falo números como 453, por exemplo. Bem com numerativos secundários, como são chamados.
Aqui vai a lista:
Juntar dezenas com unidades:bote-as na nossa forma normal e junte-as com -ae
Centenas com dezenas:bote-as na nossa forma normal e junte-as com -ire

O limite de junção é de três casas. Depois disso, os números seguem a mesma regra na mesma ordem. Porém, sepre existe uma pausa de uma casa para outra (representada pelo hífen) Assim, 453 na forma extensa seria: "Ponarilire-danirilae-sar", enquanto 1202 seria "Loneril Boneril-Bon"(não se fala zero em números extensos). Parece difícil, mas poucas vezes se fala em números em Velerï, a não ser quando estritamente necessário.

Forma não-extensa
É feita da mesma forma dos algarismos romanos, porém se usam junto com vírgulas (,) e divisórias de frações (/). Também em casos de expressões, se utilizam is sinais +, -, * e ° (que é o sinal de dividir) e para sinais acima de 3000 se usa o U (que representa 0).

Exercícios(Nossa estou me sentindo um professor)

Escreva por extenso os seguintes números:

XXI(21)
XCVI(96)
XVIII(18)
MMMUU(300000)
D(500)
MMUCDLXIII(20463)
(Nota:postar as respostas neste tópico.em 2 dias apresentarei as respostas)
 
Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Nada lhe posso dar que já não existam em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.

Vá em frente, meu caro Sano.
 
hum... isso quer dizer q vc gostou da linguagem Mithrandir?(brincadeirinha entendi tudo o que vc falou) bem todos akeles que queiram dar uma ajuda com o meu mundo (com a linguagem não ela é minha preciosssssa XD) pode me contactar pelo msn, e assim que eu entrar no clube dos bardos eu posto ele lá.
 
O Mithrandir Istari deve ter tido algumas aulas com o Gandalf pra falar bonito desse jeito..
Sano, essa sua língua tá muito criativa, vá em frente [embora eu não vá conseguir fala-la.. meu cérebro não é tão evoluído qto o seu]..Um dia sua linguagem pode se tornar um esperanto bem sucedido..
 
Zinö!
Valeu pelo comentário positivo Arwan.
E eu acho que ele deve ter tomado aulas com todos os Valar... XD
Zinvö!
 
Zinö!
Obrigado pelo enorme nº de post aqui, estão me incentivando bastante.
Zinvö!
 
Zinö!
Bem... acabei deletando por engano o arquivo contendo as respostas dos exercícios e hoje estou muito ocupado para refazê-lo, porém depois de amanhã sem falta ele estará aqui.
Zinvö!
 
Gabriel disse:
Quanto a estudar lingüística... bem, era de se esperar que no mínimo tu tivesse conhecimento de lingüística em si, pois está criando uma língua. Se não o tem, aí sim é que teu projeto perde qualquer credibilidade e seriedade, pois passa a ser algo potencialmente arbitrário, com sílabas juntadas ao acaso, uma pseudo-língua.

(Moveram o tópico e eu tinha esquecido dele... bom, enfim...)

Mais uma vez, sem querer desencorajar, mas aletar, sem um conhecimento de como as línguas funcionam (especialmente como outras línguas mais distantes da nossa funcionam), você provavelmente vai gerar um código, não uma língua: sua "língua" vai ter palavras diferentes, mas pegando uma frase em português e na sua língua, vai haver uma correspondência precisa entre as palavras, pois a gramática é essencialmente a mesma. Isso é um código.
 
Mithrandir Istar disse:
Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Nada lhe posso dar que já não existam em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.

Arwan disse:
O Mithrandir Istari deve ter tido algumas aulas com o Gandalf pra falar bonito desse jeito..

Não, ele teve é algumas aulas com o Mestre Google: http://www.maringa.com/frases/aprendizado.php.

Que feio citar frases alheias sem indicar a quem pertencem.
 
[Achei o tópico...]

Que legal essa sua língua, Sano! Bem criativa.

Eu tentei criar uma quando tinha uns treze anos, mas ficou, digamos, tribal demais. Desisti dela. A sua está bem melhor. :mrgreen:

Mas vá em frente com sua iniciativa, se ainda estiver de pé...
Se [ainda] precisar de alguma ajuda, grita. :cerva:

Edit: Acabei de ver o outro tópico, o do projeto Irune. :oops:
 
Última edição:
Bem... vou voltar a fazer isso aki! mas dessa vez vai passar por uma reformulada Geral, podem apostar. :)
Modéstia à parte, eu tive uma idéia de gênio. Amanhã eu vou postar algo sobre o Velerï(q tb naum vai mais se chamar assim!). Depois de amanhã, algo sobreIrune. Depois de depois e amanhã, algo sobre Velerï, e vou alternando. Assim fica fácil para eu escrever e fica fácil pra vcs elogiarem :)
Ps:tá vendo a mensagem na minha sign? Ainda naum está na sua "versão final", mas se tudo acabar ficando como eu planejei, ela será a primeira frase feita em Velerï, e talvez ela permaneça inalterada.
e só vou explicar como fiz isso depois de um tempo, para aumentar o suspense. XD
Pss:e embaixo, claro, está a tradução da frase...
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo