• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil seria um mago?Segundo Roverandom sim

druida????????? isso naum é D&D... talvez a palavra seria naturalisa..o que naum deixa de ser um mago, como ragadast... fruta d'ouro era a filha do rio... uma maia menor... o resto é suposição...
 
mas bombadil com certeza naum eh um mago... naum da pa clasificar ele usando parametros de um otro livro em q o unico ponto em comun é o autor...
 
Ah velho, sei lah! Nao dah pra discutir esse cara! :lol: :lol:
Me estressa saber q ele existe e nao poder entende-lo! Hauhauhaahua
e cada vez mais, as pessoas inventam explicações absurdas para explicá-lo!!
Pois eu desisto...hahaha
 
Saber que ele "existe"?...bem não sei se podemos falar em existir literalmente...hauhaua...
Mas realmente cansa...pois há muito o que falar e supor! E o pior sem certezas... :(
 
Ele tem um papel importante no livro, pois nos diz que existem pessoas que não podem ser dominadas pelo poder do Um né?
 
Ele tem um papel importante no livro, pois nos diz que existem pessoas que não podem ser dominadas pelo poder do Um né?
Certo, mas como Fruta D'Ouro mesmo diz, Tom Bombadil simplesmente é. E pronto!
Sei que a inspiração para o personagem talvez tenha sido sim do mago do Rovendarom, mas só isso.

Ai ai, mais um tópico sobre o Tom. Isso já tá cansando, viu? Não perceberão ainda que ele foi, é e sempre será um "ponto sem nó" na estória?? :disgusti:
 
bom entaum ele é um hobbit ou um homem que tenha aprendido magia com um istari ou elfo

Cara, magia de Tolkien, não é algo que possa ser aprendido, e sim um Talento natural, que os homens não dispõem. Os hobbits, como "homens pequenos", mas ainda assim como parte dos Atani, também não o teriam, além do que, Tom é mais alto do que um Hobbit, e mais baixo do que um Homem.

mago não mas que sabe um maia fraco, mas eu não vou mais perder tempo com esse assunto

Cara, se Tom Bombadillo fosse mesmo um Maia, ele não seria um Maia fraco, e sim um dos Maiar mais poderosos, senão O Mais poderoso, já que ele demonstra poder pelo menos muito superior ao de Gandalf, ao poder tocar, e até mesmo usar o Anel, sem ser corrompido, ou mesmo desaparecer...
Mas é impossível ele ser um Maia, já que ele viu Melkor entrar em Arda, e os Maiar não entraram em Arda antes de Melkor... Na verdade, pelo que eu entendo do que ele diz, ele já estava em Arda antes mesmo da criação dela, sendo mais antigo que o tempo, e não mais antigo que o tempo como os Ainur, mas mais antigo do que eles... Na minha opinião, na verdade, nem opinião, uma hipótese, que é uma das mais plausíveis na minha opinião, visto que o próprio Tolkien negou que ele era Ilúvatar, e isso seria bem ilógico, é que ele é A Chama Imperecível, sendo o "corpo Tom Bombadil" meio que uma "embalagem" e guardião para ela, e por isso ele demonstra tantas características, como o total desprendimento ao mundo, e sim compromisso com a vida, total expressão de livre arbítrio, e imensíssimo poder sub-criativo, mas ele não demonstra isso, fazendo algo como o Mu de CDZ, quando luta joga pedrinha por telecinese, mas quando quer, mata 2 cavaleiros de ouro amplificados com um golpe... Tipo, apesar disso, essa hipótese é ridícula, e muitíssimamente improvável, então, Tom, é sem explicação, Tom é!
 
Só para responder a pergunta do tópico, ou a quase afirmação, de que Tom poderia ser um mago baseado em outro livro.
Não!
Não dá pra se ter uma afirmação baseada em outra obra. Muitas peculiaridades acharemos em SdA relacionadas em livros antigos ou vice-e-versa.
Então Tom é tão somente Tom e só Tolkien pode dizer o que ele era. Ou nem ele.
 
É pessoal, estou concordando com vocês, essa discução em nada resultará, mas esse tópico também é velho, eu o criei faz tempo, quando comecei a estudar mais Tolkien e sua obra...e como todos também quis entender o Tom, mas sei que ele é impossível de ser entendido, deve ser aceito, como simplesmente um ser bom que não é influenciado pelo Um anel, que apenas vive em seu lugar, que não se incomoda com o resto do mundo, que ajudou os hobbits sendo de extrema importância para o SdA e que pode ter tido a mesma inspiração que o Artaxerxes!!!
Esse tópico pra mim já rendeu o que tinha que render, mas é bom que os que ainda sentem curiosidade pelo Tom leiam e compreendam que ele é incompreensível!!!
 
bom de inicio acho q nada tem a ver o roverandon com o SdA, mas vamos la, se houvesse uma ligação acho q seria sim o velho Tom, a descrição bateria, e entao Tom teria ficado na velha terra?com que motivo?
 
Bom, logo teremos toda a informação disponíviel sobre ele e outros personagens que inspiram discussões intermináveis, ou pelo menos teremos mais material pra discussão, porque a valinor está criando uma nova seção que contém a biografia e as informações sobre cada personagem da obra.
 
Acho que Tom Bombamdil nao era um mago...
Mas se fosse mago uma coisa era certa...:
Era um mago muito divertido...
:)
*yams*
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo