• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil seria um mago?Segundo Roverandom sim

Em roverandom Tolkien é claro, todo velhote que usar uma pena azul fincada no chapéu é mago. Portanto seria Tom um mago não como Gandalf mas sim como Artaxerxes(roverandom)? Na minha opiniào sim um mago, mas não um sábio ao 'nível de Gandalf.
 
Olha, pra mim naum tem nada a vê o Roverandom como Senhor dos Anéis (se tiver algo por favor me falem) mas realmente pode até ser...
Mas acho q naum é naum, apesar dele ter sim uma grande sabedoria!!! :wink:
 
Como disse a Elfa Laurelin, Roverandom é uma obra a parte do Senhor dos Anéis, apenas isso. Tem um enredo diferente e uma base diferente. Pode ser apenas um ligação que você tenha feito! :wink:
 
Mith disse:
Como disse a Elfa Laurelin, Roverandom é uma obra a parte do Senhor dos Anéis, apenas isso. Tem um enredo diferente e uma base diferente. Pode ser apenas um ligação que você tenha feito! :wink:

Roverandom como disse o Mith, é uma obra a parte da mitologia de Tolkien, não pode ser inclusa ou relacionada a mesma, e não se esqueça que os "magos" de Tolkien eram na verdade Istari, Maiar encarnados, ou seja, mais seres "angelicais" munidos de um "poder e desígnio divino", do que magos como Merlin por exemplo.
 
Exato. Oq vc tá fazendo é comparando dois livros de Legendariuns diferentes. Daria no mesmo se vc baseasse no Brumas de Avalon pra dizer que Gandalf é da mesma raça que Merlin.
 
Eu também acho que não tem nada a ver...seria meio "teoria da conspiração"ficar ligando outras obras de Tolkien à SDA para encontrar nelas citações que expliquem quem é Tom.Uma obra não tem nada a ver com a outra.
 
Tolkien contou a história do Roverandam ao seu filho em 1925, ou seja, muito antes do SDA que foi lançado em 1954 e realmente não tem nada a ver uma coisa com a outra.
 
Mithrandir o branco disse:
Tolkien contou a história do Roverandam ao seu filho em 1925, ou seja, muito antes do SDA que foi lançado em 1954 e realmente não tem nada a ver uma coisa com a outra.
O fato de Tolkien ter feito a história muito antes, naum é o "porque", mas sim o fato de uma história naum ter nada a ver com a outra, como vc mesmo já disse!
Nem mesmo em Arda esta história se passa!
 
Além do mais, me corrijam se eu estiver errado, o roverandom foi escrito antes de Tom ser imaginado, porque Tolkien disse que tinha criado Tom a partir de um boneco e foi uma coisa de momento, coincidência?
 
Aldamar disse:
Além do mais, me corrijam se eu estiver errado, o roverandom foi escrito antes de Tom ser imaginado, porque Tolkien disse que tinha criado Tom a partir de um boneco e foi uma coisa de momento, coincidência?

Tolkien deve ter pensado bastante antes de por Tom na obra....ele não ia estragar a obra com coisas de momento.
Talvez os filhos dele já tivessem o boneco que mais tarde virou o Tom mas não acho que ele escreveu Rover pensando em Sda.....
 
Com certeza, uma coisa naum passa nem perto de outra... Se fosse assim, compararmos tudo por meras coincidencias, tudo seria "cópia" de tudo, tudo levaria a um mesmo assunto!
 
Vou tentar esclarecer de onde pode ter surgido a dúvida da Prímula Cachopardo com trechos de Roverandon, primeira edição, Martins Fontes.

LEIAM ESTE POST! Mesmo que o tamanho assuste, porque com certeza vai ser bem esclarecedor!

Aldamar disse:
Além do mais, me corrijam se eu estiver errado, o roverandom foi escrito antes de Tom ser imaginado,porque Tolkien disse que tinha criado Tom a partir de um boneco e foi uma coisa de momento, coincidência?

Aqui se encontra onde isto é afirmado:
Cristina Scull e Wayne G. Hammond disse:
"Tolkien estava perfeitamente feliz com seu papel de contador de histórias para os filhos, pelo menos desde 1920, qnd escreveu as primeiras das cartas de "papai noel". Havia tb hitórias sobre o vilão Bill Stickers e seu adversário Major Road Ahead, do homem minúsculo Timothy Titus e do extravagante Tom Bombadil que era baseada num boneco Holandês pertencente a Michael T. Nenhum destes se desenvolveu muito se bem que Tom bombadil mais tarde encontrasse para si lugar em poemas de O senhor dos Anéis. "

Esta parte esta esclarecendo um pouco o que o Aldamar disse no post dele que eu fiz o quote.

Elfa Laurelin disse:
O fato de Tolkien ter feito a história muito antes, naum é o "porque", mas sim o fato de uma história naum ter nada a ver com a outra, como vc mesmo já disse!
Nem mesmo em Arda esta história se passa!

Espera! Não sejamos tão radicais... Leia este trecho aqui

Cristina Scull e Wayne G. Hammond disse:
"À medida q uma quantidade maior das obras de Tolkien foi publicada ..., tornou -se claro que praticamente todos os seus escritos estão inter-relacionados, mesmo que apenas em detalhes, e que cada um lança uma luz propícia sobre os outros. Roverandom ilustra mais uma vez como o legandarium que foi o trabalho de toda a vida de Tolkien, influenciou sua ficção, e ele prevê (ou espelha) textos nos quais o próprio Roverandom pode ter exercido uma influência - em especial O hobbit, cuja composição foi simultânea a redação e a revisão de Roverandon."
Por aqui vemos que as obras estão interligadas, digo interligadas no sentido de "interligadas por inspiração". Como a Elfa Laurelin disse, nem em arda Roverandom se passa, são histórias totalmente diferente claro, mas a inspiração sai da mesma fonte.

Pra vocês verem como estão ligadas, nao digo ligadas no sentido de uma obra ter algo a ver com a outra, mas "ligadas por inspiração" como já disse.

Cristina Scull e Wayne G. Hammond disse:
"Na realidade poucos leitores de O Hobbit deixaram de perceber semelhanças entre o voo amedrontado de Rover com Mew até sua casa no penhasco e o voo de Bilbo até o ninho da águia; e entre as aranhas que rover encontra na lua e as da floresta das trevas... "

Acho bastante consideráveis as afirmações do quote acima, sendo que as obras são do mesmo autor, Tolkien. Acho sim que a afirmação é bem pertinente, vocês não acham?

P.S. : Só detacando que eu não estou afirmando aqui que as obras sejam relacionadas, elas não são. Mas pelo fato de todas terem sido escritas por Tolkien, elas tem fatos em comum sim, o que não quer dizer que Tom Bombadil era um mago, e não era! Os Istari eram 5 apenas, o que fica bem claro no Contos Inacabados, Bombadil é um dos mistérios de Tolkien, não tão facilmente desvendável...

Espero que isto ajude aqui.
 
O que a Ephemera escreveu ali em cima está bem claro, e faz bastante sentido. Naum quis ser tão radical, mas acho q realmente acabei sendo. E acho que continuaremos a achar grandes semelhanças entre os livros de Tolkien (os que se passam em Arda e os que naum se passam lá).

Só tirado exatamente como está no livro Roverandom, oque gerou a dúvida da prímula.
Roverandon disse:
Se não estivesse tão ocupado latindo para a bola Rover poderia ter notado a pena azul fincada na parte de trás do chapéu verde. E teria então suspeitado de que o homem era um mago, como teria feito qualquer caozinho de juizo.

E logo após nas notas :

Notas do livro Roverandon disse:
A pena azul fincada na parte de trás do chapéu Tom Bombadil, o heroi de uma das primeiras histórias de Tolkien e personagem do sda também usa um chapéu com uma pena azul.

Isso naum inclui Tom como mago pois são histórias passadas em mundos diferentes. A nota foi apenas uma referencia de idéias semelhantes de Tolkien em livros diferentes! :wink:
 
O Tolkien tinha uma mente mto parecida ao se tratar de contos mitologicos. Tanto eh q tanto em Roverandom qto em Mestre Gil de Ham podemos associar alguns personagens à obras do senhor dos aneis. Gil de Ham com um hobbit e Artaxerxes com Gandalf, Tom, um mago ou sei lah o q. Mas sao historias diferentes. Alguns autores tem mania de fazer isso: usam as mesmas caracteristicas de um determinado personagem (fisico ou nome) em outros contos. Uma especie de generalizaçao
 
Bem ao que me consta tem um livro sobre Tom Bombadil... mas ainda não tive a chance de pegar para ver... foi um conhecido que me contou essa, mas o que se lê no livro se percebe que Bombadil tem poder sim... a meu ver poderia ser um mago mesmo.

Tenn' omentielva ento!
 
Korlian Tahlareth disse:
Bem ao que me consta tem um livro sobre Tom Bombadil... mas ainda não tive a chance de pegar para ver... foi um conhecido que me contou essa, mas o que se lê no livro se percebe que Bombadil tem poder sim... a meu ver poderia ser um mago mesmo.

Sim, existe um livro sobre Tom Bombadil que se chama "As aventuras de Tom Bombadil", mas por enquanto so pode ser encontrado em português de portugal.

Sim, ele tinha poder, tanto que em O SdA, em uma parte ele coloca o Um Anel no dedo e nem sequer desaparece!!! Ele tinha poder, o que não quer dizer que fosse um mago. Mago ele não era, os Istari eram 5 como eu já disse por aqui, tolkien afirma isso em Contos Inacabados. Acho mais provavel que ele fosse algo ainda mais poderoso que os Istari, ou se fosse um Istari, o mais poderoso deles (mas istari ele não era...)
 
Sim, existe um livro sobre Tom Bombadil que se chama "As aventuras de Tom Bombadil", mas por enquanto so pode ser encontrado em português de portugal.
Qualquer R$ 107,00 paga ele na Saraiva. 8O
 
Qualquer R$ 107,00 paga ele na Saraiva

Felizmente eu tive mais sorte q isso...ahuahahau consegui o livro emprestado... :wink:

quote]
Sim, ele tinha poder, tanto que em O SdA, em uma parte ele coloca o Um Anel no dedo e nem sequer desaparece!!! Ele tinha poder, o que não quer dizer que fosse um mago. Mago ele não era, os Istari eram 5 como eu já disse por aqui, tolkien afirma isso em Contos Inacabados. Acho mais provavel que ele fosse algo ainda mais poderoso que os Istari, ou se fosse um Istari, o mais poderoso deles (mas istari ele não era...)
[/quote]

Eh...concordo com vc...ele tem poderes sim, e mtos. Mas isso nao significa q seja um mago!
 
Ao menos a Martins FOntes vai fazer o favor de lançar o bendito livro no Brasil. Ou seja, pagaremos mais barato.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo