1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tom Bombadil seria um mago?Segundo Roverandom sim

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Prímula Cachopardo, 7 Nov 2004.

  1. Em roverandom Tolkien é claro, todo velhote que usar uma pena azul fincada no chapéu é mago. Portanto seria Tom um mago não como Gandalf mas sim como Artaxerxes(roverandom)? Na minha opiniào sim um mago, mas não um sábio ao 'nível de Gandalf.
     
  2. Decipher

    Decipher Usuário

    Olha, pra mim naum tem nada a vê o Roverandom como Senhor dos Anéis (se tiver algo por favor me falem) mas realmente pode até ser...
    Mas acho q naum é naum, apesar dele ter sim uma grande sabedoria!!! :wink:
     
  3. Mith

    Mith This server is too busy!

    Como disse a Elfa Laurelin, Roverandom é uma obra a parte do Senhor dos Anéis, apenas isso. Tem um enredo diferente e uma base diferente. Pode ser apenas um ligação que você tenha feito! :wink:
     
  4. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Roverandom como disse o Mith, é uma obra a parte da mitologia de Tolkien, não pode ser inclusa ou relacionada a mesma, e não se esqueça que os "magos" de Tolkien eram na verdade Istari, Maiar encarnados, ou seja, mais seres "angelicais" munidos de um "poder e desígnio divino", do que magos como Merlin por exemplo.
     
  5. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Exato. Oq vc tá fazendo é comparando dois livros de Legendariuns diferentes. Daria no mesmo se vc baseasse no Brumas de Avalon pra dizer que Gandalf é da mesma raça que Merlin.
     
  6. Bagrong

    Bagrong RaG

    Eu também acho que não tem nada a ver...seria meio "teoria da conspiração"ficar ligando outras obras de Tolkien à SDA para encontrar nelas citações que expliquem quem é Tom.Uma obra não tem nada a ver com a outra.
     
  7. Metz

    Metz ...

    Tolkien contou a história do Roverandam ao seu filho em 1925, ou seja, muito antes do SDA que foi lançado em 1954 e realmente não tem nada a ver uma coisa com a outra.
     
  8. Decipher

    Decipher Usuário

    O fato de Tolkien ter feito a história muito antes, naum é o "porque", mas sim o fato de uma história naum ter nada a ver com a outra, como vc mesmo já disse!
    Nem mesmo em Arda esta história se passa!
     
  9. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Além do mais, me corrijam se eu estiver errado, o roverandom foi escrito antes de Tom ser imaginado, porque Tolkien disse que tinha criado Tom a partir de um boneco e foi uma coisa de momento, coincidência?
     
  10. Bagrong

    Bagrong RaG

    Tolkien deve ter pensado bastante antes de por Tom na obra....ele não ia estragar a obra com coisas de momento.
    Talvez os filhos dele já tivessem o boneco que mais tarde virou o Tom mas não acho que ele escreveu Rover pensando em Sda.....
     
  11. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Muito menos pensando em Tom eu acho...
     
  12. Decipher

    Decipher Usuário

    Com certeza, uma coisa naum passa nem perto de outra... Se fosse assim, compararmos tudo por meras coincidencias, tudo seria "cópia" de tudo, tudo levaria a um mesmo assunto!
     
  13. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Vou tentar esclarecer de onde pode ter surgido a dúvida da Prímula Cachopardo com trechos de Roverandon, primeira edição, Martins Fontes.

    LEIAM ESTE POST! Mesmo que o tamanho assuste, porque com certeza vai ser bem esclarecedor!

    Aqui se encontra onde isto é afirmado:
    Esta parte esta esclarecendo um pouco o que o Aldamar disse no post dele que eu fiz o quote.

    Espera! Não sejamos tão radicais... Leia este trecho aqui

    Por aqui vemos que as obras estão interligadas, digo interligadas no sentido de "interligadas por inspiração". Como a Elfa Laurelin disse, nem em arda Roverandom se passa, são histórias totalmente diferente claro, mas a inspiração sai da mesma fonte.

    Pra vocês verem como estão ligadas, nao digo ligadas no sentido de uma obra ter algo a ver com a outra, mas "ligadas por inspiração" como já disse.

    Acho bastante consideráveis as afirmações do quote acima, sendo que as obras são do mesmo autor, Tolkien. Acho sim que a afirmação é bem pertinente, vocês não acham?

    P.S. : Só detacando que eu não estou afirmando aqui que as obras sejam relacionadas, elas não são. Mas pelo fato de todas terem sido escritas por Tolkien, elas tem fatos em comum sim, o que não quer dizer que Tom Bombadil era um mago, e não era! Os Istari eram 5 apenas, o que fica bem claro no Contos Inacabados, Bombadil é um dos mistérios de Tolkien, não tão facilmente desvendável...

    Espero que isto ajude aqui.
     
  14. Decipher

    Decipher Usuário

    O que a Ephemera escreveu ali em cima está bem claro, e faz bastante sentido. Naum quis ser tão radical, mas acho q realmente acabei sendo. E acho que continuaremos a achar grandes semelhanças entre os livros de Tolkien (os que se passam em Arda e os que naum se passam lá).

    Só tirado exatamente como está no livro Roverandom, oque gerou a dúvida da prímula.
    E logo após nas notas :

    Isso naum inclui Tom como mago pois são histórias passadas em mundos diferentes. A nota foi apenas uma referencia de idéias semelhantes de Tolkien em livros diferentes! :wink:
     
  15. Ettelen

    Ettelen eu sou mesmo um

    O Tolkien tinha uma mente mto parecida ao se tratar de contos mitologicos. Tanto eh q tanto em Roverandom qto em Mestre Gil de Ham podemos associar alguns personagens à obras do senhor dos aneis. Gil de Ham com um hobbit e Artaxerxes com Gandalf, Tom, um mago ou sei lah o q. Mas sao historias diferentes. Alguns autores tem mania de fazer isso: usam as mesmas caracteristicas de um determinado personagem (fisico ou nome) em outros contos. Uma especie de generalizaçao
     
  16. Bem ao que me consta tem um livro sobre Tom Bombadil... mas ainda não tive a chance de pegar para ver... foi um conhecido que me contou essa, mas o que se lê no livro se percebe que Bombadil tem poder sim... a meu ver poderia ser um mago mesmo.

    Tenn' omentielva ento!
     
  17. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Sim, existe um livro sobre Tom Bombadil que se chama "As aventuras de Tom Bombadil", mas por enquanto so pode ser encontrado em português de portugal.

    Sim, ele tinha poder, tanto que em O SdA, em uma parte ele coloca o Um Anel no dedo e nem sequer desaparece!!! Ele tinha poder, o que não quer dizer que fosse um mago. Mago ele não era, os Istari eram 5 como eu já disse por aqui, tolkien afirma isso em Contos Inacabados. Acho mais provavel que ele fosse algo ainda mais poderoso que os Istari, ou se fosse um Istari, o mais poderoso deles (mas istari ele não era...)
     
  18. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Qualquer R$ 107,00 paga ele na Saraiva. 8O
     
  19. Ettelen

    Ettelen eu sou mesmo um

    Felizmente eu tive mais sorte q isso...ahuahahau consegui o livro emprestado... :wink:

    quote]
    Sim, ele tinha poder, tanto que em O SdA, em uma parte ele coloca o Um Anel no dedo e nem sequer desaparece!!! Ele tinha poder, o que não quer dizer que fosse um mago. Mago ele não era, os Istari eram 5 como eu já disse por aqui, tolkien afirma isso em Contos Inacabados. Acho mais provavel que ele fosse algo ainda mais poderoso que os Istari, ou se fosse um Istari, o mais poderoso deles (mas istari ele não era...)
    [/quote]

    Eh...concordo com vc...ele tem poderes sim, e mtos. Mas isso nao significa q seja um mago!
     
  20. Idril

    Idril Usuário

    Ao menos a Martins FOntes vai fazer o favor de lançar o bendito livro no Brasil. Ou seja, pagaremos mais barato.
     

Compartilhar