• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e a Natureza

É. Sabe Sindar Princess, você falando isso me lemrou muito o papel importante que Barbárvore deveria ocupar para Tolkien, embora o ent não apareça muito.

sim, glaunir...
é bem verdade isso!
apesar de aparecer "pouco", penso que barbárvore era de extremo respeito por todos da terra média, por ser uma das criaturas mais antigas a despertarem, talvez mais que os istari (mas isso eu não tenho certeza).

a árvore é um símbolo de tradição, de paciência, de crescimento sem fim, de expansão, de sabedoria, pois está sempre alí, viu tudo crescer, com sol ou tempestade, sempre absorvendo as coisas boas e as ruins... talvez por isso os ents, de um modo geral, nunca estavam do lado de ninguém...

mas sim, as árvores e a natureza de um modo geral eram de extrema importância e amor para o professor...

pode notar: existem muitas fotos dele encostado numa árvore, fumando seu cachimbo... eu li sobre o amor dele pelas árvores em algum lugar... talvez nas cartas... acho não: certeza! as cartas são ótima opção para se conhecer um pouco mais sobre tolkien...
 
Na verdade Tolkien não se peocupava com uma futura degradação da natureza, quando ele vivia ela já estava acontecendo...:disgusti:

Não lembro se quando ele morou talvez em Birmingham, ou em alguma outra cidade inglesa, havia uma grande área verde que foi desmatada para fazer um estacionamento, parece.:blah:

Ele se preocupava com a natureza pelo que já estava acontecendo.:yep:
 
Gente, nas obras do Tolkien sempre esta em evidencia a natureza, ou relatando as belas paisagens e florestas, ou mostrando a destruição causada pelos homens, orcs e tudo mais...

Tem tb a presença de pessoas preocupadas em cuidar do meio ambiente: Beorn, Tom Bombadil, Babarvore, Elfos etc.

Será que Tolkien ja tinha uma preocupação com uma futura degradação da natureza e os problemas ecologicos que enfrentamos hj???:think:


É bem evidente que ele dá uma atenção especial à natureza, senão ele não perderia tanto tempo e adjetivos para descrever os cenários:yep:

E creio que ele estava sim preocupado com o rumo que o mundo estava tomando até pq ele viveu durante um período de guerra muindial, então ele tinha uma boa idéia do estrago que a humanidade podia fazer ao planeta e a si mesmos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo