• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prêmio Nobel de Literatura 2023

eu era bem mais empolgada, mas ainda paro o que estou fazendo nas manhãs do nobel só para ver o anúncio, acho divertido. eu acho que esse ano não deve rolar mulher, e como já mencionado no tópico, eu colocaria umas fichas no rushdie.

(no lithub colocaram o top4 das casas de apostas assim:

Can Xue – 4/1
Jon Fosse – 5/1
Gerald Murnane – 7/1
Anne Carson - 9/1

e o murakami aparecendo só em 10o - eu honestamente não sei qual é a fixação com o murakami. )
 
Se eu só tivesse uma ficha, depositava no Rushdie.
O bichinho quase morreu esse tempos por causa dos seus livros, coitado. :osigh:
 
Eu falei QUEM? para vários nomes aí da lista. Como vocês fazem para acompanhar tanta gente estrangeira? Eu não ouço nem falar...
Uma mistura de várias fontes. Primeiro que lá tem gente de todo país, então às vezes um nome aparece pq o membro é daquele lugar ou pq o autor é mais famoso em seu país; daí que, como o Calib brincou, realmente, povo sai caçando autor novo pra ler em listas de outros prêmios e tal; e fora que a biblioteca Nobel, que é mantida principalmente para que os membros da Academia Sueca leiam e julguem os autores que premiam, apesar de estar aberta ao público fora do período do verão, quando a Academia lê mais a fundo os 5 finalistas, antigamente, até 2021, mostrava quais e quantos livros tinham sido pegos, então nesse período em que exclusivamente membros da AS podiam emprestar as obras, ficava bem claro que uns autores estavam em relevo - praticamente de Ishiguro até Ernaux, menos Gurnah (porque ninguém pensou em buscá-lo rs, mas que naquele ano obras de diversos autores africanos tinham sido pegas), foram previstos, de uma forma ou de outra. Falei Ernaux pq em 2021 ela tinha bastantes livros tomados, mas logo depois desse ano eles fecharam acesso à biblioteca, ou melhor, dá pra ver os livros que eles possuem, mas não quais foram emprestados... Enfim, surto coletivo rs

Deve ser tipo os missólogos em relação ao Miss Universo/Mundo: uma galera vive só pra acompanhar Nobel :hihihi:
Meio que isso :hihihi:
 
Se eu só tivesse uma ficha, depositava no Rushdie.
O bichinho quase morreu esse tempos por causa dos seus livros, coitado. :osigh:
Sei lá... Tem gente que pensa nele como favorito mesmo, mas pessoalmente, ainda mais vendo que a critica em geral parece apontar que o que de melhor ele escreveu está bem lá pra trás, vejo o nome dele continuar a (res)surgir mais pelo que você escreveu aí, por pena... e o Nobel não é pra isso (lembrando que quando Rushdie foi primeiramente ameaçado de morte a Academia foi pressionada por vários grupos a ajudar o autor de alguma forma, seja por algum decreto de repúdio, ou dando-lhe o Nobel, mas não o fizeram)... Dito isto, vai que ele ganha amanhã e eu queimo a língua 😶‍🌫️

P.S.: Só que fique claro, sei lá, tenho nada contra o cara, como pessoa, pelo contrário, nutro grande respeito por ele até mesmo por ele ser um grande propagador da liberdade de expressão... só tô tentando ver as coisas de um lado, talvez, mais objetivo...

Edit: uma olhada no início do segundo capítulo de A Casa Dourada (2017) e temos isso:

O que é uma vida boa? Qual o seu oposto? São perguntas às quais dois
homens nunca darão a mesma resposta. Nestes nossos tempos covardes,
negamos a grandeza do Universal e reforçamos e glorificamos nossas
intolerâncias locais, de forma que não conseguimos concordar a respeito de
muita coisa. Nestes nossos tempos degenerados, a tendência dos homens se
limita a vaidade e ganho pessoal — indivíduos vazios, bombásticos, para os
quais nada que favoreça seus propósitos mesquinhos é interditado —, eles se
colocarão como grandes líderes e benfeitores, que agem pelo bem comum e
chamam todos os que se opõem a eles de mentirosos, invejosos, gentinha,
burros, malandros e, numa total inversão da verdade, de desonestos e corruptos.
Estamos tão divididos, tão hostis uns com os outros, tão conduzidos pela
hipocrisia e pelo desprezo, tão perdidos no cinismo, que chamamos nossa pompa
de idealismo, tão desencantados com nossos líderes, tão dispostos a zombar das
instituições de nosso estado que a própria palavra bondade se esvaziou de
sentido e precisa, talvez, ser deixada de lado por algum tempo, como todas as
outras palavras envenenadas, espiritualidade, por exemplo, solução final, por
exemplo, e (ao menos quando aplicada a arranha-céus e batatas fritas) liberdade.

bem coisa de textão de facebook :assobio:...
 
Última edição:
E aparentemente não vamos ter o artigo todo gozadinho do Alex Shephard pro New Republic prevendo o ganhador desse ano :( .
 
Uma mistura de várias fontes. Primeiro que lá tem gente de todo país, então às vezes um nome aparece pq o membro é daquele lugar ou pq o autor é mais famoso em seu país; daí que, como o Calib brincou, realmente, povo sai caçando autor novo pra ler em listas de outros prêmios e tal; e fora que a biblioteca Nobel, que é mantida principalmente para que os membros da Academia Sueca leiam e julguem os autores que premiam, apesar de estar aberta ao público fora do período do verão, quando a Academia lê mais a fundo os 5 finalistas, antigamente, até 2021, mostrava quais e quantos livros tinham sido pegos, então nesse período em que exclusivamente membros da AS podiam emprestar as obras, ficava bem claro que uns autores estavam em relevo - praticamente de Ishiguro até Ernaux, menos Gurnah (porque ninguém pensou em buscá-lo rs, mas que naquele ano obras de diversos autores africanos tinham sido pegas), foram previstos, de uma forma ou de outra. Falei Ernaux pq em 2021 ela tinha bastantes livros tomados, mas logo depois desse ano eles fecharam acesso à biblioteca, ou melhor, dá pra ver os livros que eles possuem, mas não quais foram emprestados... Enfim, surto coletivo rs


Meio que isso :hihihi:
caraca, é uma ciência por trás. eu perguntei porque me angustia. eu só vejo uma coisa aqui e outra ali, mas leio pouca revista literária. não sei bem o que acompanhar e nem como, porque é muita coisa de todo lado.
 
Não dá né, ou a gente usa o pouco tempo livre lendo livro, ou usa lendo revista e artigo sobre quem pode ganhar o Nobel. Ou um ou outro. Tempo pros dois não há.
Por essas e outras que gosto daqui do Fórum, a informação já vem resumida e mastigadas para nós.
 
Um dos motivos que me desanimam de acompanhar o Nobel é esse, sabe?

Alex... WHO?
Isso é zoeira né? ou falha na memória 😅?

pra refrescar:


Não dá né, ou a gente usa o pouco tempo livre lendo livro, ou usa lendo revista e artigo sobre quem pode ganhar o Nobel. Ou um ou outro. Tempo pros dois não há.
Por essas e outras que gosto daqui do Fórum, a informação já vem resumida e mastigadas para nós.
Ah, povo faz as duas coisas, a maioria lá lê tanto (ou quase tanto) quanto o Menel rs. Eu só não o faço pq minha cabeça já tá toda estragada e só consigo ler aos pouquinhos, quando consigo 🥴 🤧
 
desde maio até o presente momento, 123 páginas de especulação :ahhh::hihihi::rofl:
200px-Faustaooloco.jpg


Vocês fazem bolão? :lol:
 
Bom dia, povo!

Menos de meia hora!

Pessoal tá pensando que vai dar um poeta chinês, muitos mencionando Bei Dao...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo