• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prêmio Nobel de Literatura 2022

Bartleby

fossore
Pensavam que eu não ia aparecer por aqui de novo, né :hihihi: ?

É quinta-feira gentemmm! Nobel de Literatura, uhulll!!!

rs

nobel-prize-1042022.jpg

Alguém tem algum favorito?

Difícil prever esse ano, de 2018 a 2020 foi mais fácil, por vários motivos, um deles as flutuações na Biblioteca Nobel, criada para ajudar a Academia a ler as obras dos escritores concorrendo ao prêmio, mas desde ano passado, que viu um ápice nas buscas da Biblioteca por gente de fora, chegando a aparecer noíticas e posts mais públicos sobre isso, eles parecem ter fechado o acesso... e mesmo assim basicamente ninguém conhecia Gurnah, que acabou ganhando, para procurá-lo lá rsrs...

enfim, copiando e colando o que escrevi em outro lugar:

algumas categorias podem se sobrepor (por ex. quem eu acho que vai ganhar e quem eu quero que ganhe, mas citei cada autor uma vez)

Escritores que você quer que ganhe?
- Can Xue
- Marilynne Robinson
- Enrique Vila-Matas
- László Krasznahorkai
- Marie NDiaye

Escritores que você acha que podem ganhar esse ano?

- Michel Houellebecq
- Annie Ernaux
- Jon Fosse
- David Grossman
- Ibrahim Al-Koni
- Adonis

Escritores que você acha que não devem ganhar ainda (mas quem sabe mais tarde)?

- Chimamanda Ngozi Adichie - seria uma escolha prematura, só com 3 romances, uma coleção de contos, e uns livrinhos de ensaios/manifestos etc. Pareceria um prêmio de incentivo, e não um prêmio de carreira, como é.

- Karl Ove Knausgård - acho que se ele tiver chance, a Academia deve esperar ele ao menos terminar a trilogia (acho que é trilogia) que começou com o que em inglês foi traduzido como The Morning Star (esse ano saiu um segundo volume, não lembro o título traduzido do google).

- Esther Kinsky (uma voz interessante, com poucos livros publicados, mas que tem escrito regularmente).

- Mikhail Shishkin (^ Idem)

- Han Kang (^Idem. Aqui no Brasil já saiu A Vegetariana e Atos Humanos pela Todavia).


Autores que você acha não vão ganhar esse ano ou nunca?

- Mia Couto (por causa de Gurnah ano passado, Africano e temas meio parecidos; e também por, apesar de eu amar a obra dele, tenho lá minhas dúvidas sobre ele como laureado)

- António Lobo Antunes (meio que o mesmo, apesar deste ser português ^)

- Maryse Conde

- Salman Rushdie

- Pierre Michon


Escritores que você não quer ver ganhar:

- Joyce Carol Oates

- Margaret Atwood (sorry)

- Dubravka Ugresic

- Ismail Kadare


Escritores que a Academia deveria (perdoem o linguajar) ter os colhões de premiar:

- Ko Un

- Vladimir Sorokin

- Anne Carson

- Javier Marías (primeiro prêmio póstumo desde Erik Axel Karlfeldt - assim, Marías faleceu bem recentemente, ele poderia estar entre os finalistas - uns 5 ou 6 nomes, por aí - mas não acho que vá acontecer, eles falam que um escritor só continua sendo premiado se falecer depois de ser anunciado como ganhador)

Um escritor que poderia vir como uma grande surpresa para todos (como Gurnah ano passado):

- Peter Stamm

o Alex Shephard escreveu sua coluna sarcástica/cínica de sempre. Dá pra dar umas risadas aqui e ali e pegar uns nomes desconhecidos...


O tópico nosso aqui do ano passado tem várias informações legais sobre o prêmio, só pescar 🤓

Em adição ao que já foi postado, um dos grandes membros da Academia Sueca, que infelizmente faleceu esse ano, Kjell Espmark, escreveu uma atualização do livro dele sobre o prêmio Nobel de Literatura, dessa vez mais focado nos ganhadores do século presente, vale a pena a lida, pra quem se interessa por um dos autores, de Gao Xingjian à (querida) Louise Glück (não chegou a cobrir o vencedor do ano passado, Abdulrazak Gurnah).

O Anúncio se dará às 08:00 da manhã (horário de Brasília) do dia 06/10/22 no link abaixo:

 

Anexos

  • nobel-prize-1042022.jpg
    nobel-prize-1042022.jpg
    65,6 KB · Visualizações: 1
Última edição:
Alguém tem algum favorito?
opinar.gif
 
Escritores que você quer que ganhe?
- Qualquer gaúcho
- Qualquer brasileiro
- Qualquer lusófono
- Qualquer sul-americano
- Qualquer um de quem eu já tenha ouvido falar
:hihihi:
 
Escritores que você quer que ganhe?
- Qualquer gaúcho
- Qualquer brasileiro
- Qualquer lusófono
- Qualquer sul-americano
- Qualquer um de quem eu já tenha ouvido falar
:hihihi:
- bah
- quase impossível
- quem sabe
- talvez...
- bem provável, rumores de que vai ser alguém mais conhecido esse ano...
 
eu to tão avoada das ideias que só me toquei que estava na época do nobel pq vi anúncio do nobel de física? :rofl:

não tenho favoritos, mas ficaria mais feliz se fosse um lusófono. ah, sim. continuo na birra com essa história do murakami ser o dicaprio do nobel e yadda yadda yadda.
 
Um artigo sueco bacana perguntando a vários jornalistas do país quem eles querem que ganhe e quem os decepcionaria se ganhasse. Bem bacanas as respostas, só tascar um google tradutor e tchum.

Acho que o prêmio deveria ir para o escritor argentino Cesar Aira (n. 1949). Na sua autoria difícil de gerir (não raramente publica três livros por ano), reflectem-se as condições para a própria existência da literatura no século XXI. Um trabalho escancarado, indisciplinado e imoderado, transbordando de capricho e rindo da ideia de perfeição. Ao contrário de quase todos os outros escritores, Cesar Aira se dedica não ao surpreendente, mas ao desconhecido.

[...]

César Aira – como um ex-morador de Buenos Aires com um grande amor pela literatura latino-americana, não é sem uma pontada no coração que tenho que admitir que, apesar de algumas tentativas, não entendo o hype. Eu realmente teria dado ao modelo literário Argentina um primeiro Prêmio Nobel de literatura, mas onde outros veem em Aira uma estética experimental e um estilo de vanguarda, eu vejo principalmente tagarelice.

(Trechos de duas respostas bem diferentes rs. Tradução automática do Google para o português.) :rofl:
 
Acho que o prêmio deveria ir para o escritor argentino Cesar Aira (n. 1949). Na sua autoria difícil de gerir (não raramente publica três livros por ano), reflectem-se as condições para a própria existência da literatura no século XXI. Um trabalho escancarado, indisciplinado e imoderado, transbordando de capricho e rindo da ideia de perfeição. Ao contrário de quase todos os outros escritores, Cesar Aira se dedica não ao surpreendente, mas ao desconhecido.

[...]

César Aira – como um ex-morador de Buenos Aires com um grande amor pela literatura latino-americana, não é sem uma pontada no coração que tenho que admitir que, apesar de algumas tentativas, não entendo o hype. Eu realmente teria dado ao modelo literário Argentina um primeiro Prêmio Nobel de literatura, mas onde outros veem em Aira uma estética experimental e um estilo de vanguarda, eu vejo principalmente tagarelice.

(Trechos de duas respostas bem diferentes rs. Tradução automática do Google para o português.) :rofl:
só li um livrinho curto dele, gostei da escrita, bem envolvente, mas achei o livro meio sem pé nem cabeça... acho que não peguei um bom (foi um tal de "Como me tornei uma freira", algo assim). Quero ler um dele que elogiam bem, o "Um acontecimento na vida do pintor-viajante", meio que baseado em Johann Moritz Rugendas (mas não espere uma biografia ficcional). O bom é que eles são todos curtinhos, apesar dele publicar realmente à beça kkk
 
Nunca nem tinha ouvido falar antes dessas respostas. Mas eu também não sou parâmetro rs. Em matéria de literatura contemporânea, não sei é nada.
 
Nunca nem tinha ouvido falar antes dessas respostas. Mas eu também não sou parâmetro rs. Em matéria de literatura contemporânea, não sei é nada.
normal. eu tô acompanhando desde maio num fórum gringo uma discussão sobre o prêmio. O que não falta são nomes que eu nunca tinha ouvido falar, a discussão já tem 100 páginas e nem foi a maior dos últimos anos rsrs
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo