Bartleby
Next time is next time. Now is now.
Pensavam que eu não ia aparecer por aqui de novo, né
?
É quinta-feira gentemmm! Nobel de Literatura, uhulll!!!
rs

Alguém tem algum favorito?
Difícil prever esse ano, de 2018 a 2020 foi mais fácil, por vários motivos, um deles as flutuações na Biblioteca Nobel, criada para ajudar a Academia a ler as obras dos escritores concorrendo ao prêmio, mas desde ano passado, que viu um ápice nas buscas da Biblioteca por gente de fora, chegando a aparecer noíticas e posts mais públicos sobre isso, eles parecem ter fechado o acesso... e mesmo assim basicamente ninguém conhecia Gurnah, que acabou ganhando, para procurá-lo lá rsrs...
enfim, copiando e colando o que escrevi em outro lugar:
o Alex Shephard escreveu sua coluna sarcástica/cínica de sempre. Dá pra dar umas risadas aqui e ali e pegar uns nomes desconhecidos...
newrepublic.com
O tópico nosso aqui do ano passado tem várias informações legais sobre o prêmio, só pescar
Em adição ao que já foi postado, um dos grandes membros da Academia Sueca, que infelizmente faleceu esse ano, Kjell Espmark, escreveu uma atualização do livro dele sobre o prêmio Nobel de Literatura, dessa vez mais focado nos ganhadores do século presente, vale a pena a lida, pra quem se interessa por um dos autores, de Gao Xingjian à (querida) Louise Glück (não chegou a cobrir o vencedor do ano passado, Abdulrazak Gurnah).
O Anúncio se dará às 08:00 da manhã (horário de Brasília) do dia 06/10/22 no link abaixo:

É quinta-feira gentemmm! Nobel de Literatura, uhulll!!!
rs

Alguém tem algum favorito?
Difícil prever esse ano, de 2018 a 2020 foi mais fácil, por vários motivos, um deles as flutuações na Biblioteca Nobel, criada para ajudar a Academia a ler as obras dos escritores concorrendo ao prêmio, mas desde ano passado, que viu um ápice nas buscas da Biblioteca por gente de fora, chegando a aparecer noíticas e posts mais públicos sobre isso, eles parecem ter fechado o acesso... e mesmo assim basicamente ninguém conhecia Gurnah, que acabou ganhando, para procurá-lo lá rsrs...
enfim, copiando e colando o que escrevi em outro lugar:
algumas categorias podem se sobrepor (por ex. quem eu acho que vai ganhar e quem eu quero que ganhe, mas citei cada autor uma vez)
Escritores que você quer que ganhe?
- Can Xue
- Marilynne Robinson
- Enrique Vila-Matas
- László Krasznahorkai
- Marie NDiaye
Escritores que você acha que podem ganhar esse ano?
- Michel Houellebecq
- Annie Ernaux
- Jon Fosse
- David Grossman
- Ibrahim Al-Koni
- Adonis
Escritores que você acha que não devem ganhar ainda (mas quem sabe mais tarde)?
- Chimamanda Ngozi Adichie - seria uma escolha prematura, só com 3 romances, uma coleção de contos, e uns livrinhos de ensaios/manifestos etc. Pareceria um prêmio de incentivo, e não um prêmio de carreira, como é.
- Karl Ove Knausgård - acho que se ele tiver chance, a Academia deve esperar ele ao menos terminar a trilogia (acho que é trilogia) que começou com o que em inglês foi traduzido como The Morning Star (esse ano saiu um segundo volume, não lembro o título traduzido do google).
- Esther Kinsky (uma voz interessante, com poucos livros publicados, mas que tem escrito regularmente).
- Mikhail Shishkin (^ Idem)
- Han Kang (^Idem. Aqui no Brasil já saiu A Vegetariana e Atos Humanos pela Todavia).
Autores que você acha não vão ganhar esse ano ou nunca?
- Mia Couto (por causa de Gurnah ano passado, Africano e temas meio parecidos; e também por, apesar de eu amar a obra dele, tenho lá minhas dúvidas sobre ele como laureado)
- António Lobo Antunes (meio que o mesmo, apesar deste ser português ^)
- Maryse Conde
- Salman Rushdie
- Pierre Michon
Escritores que você não quer ver ganhar:
- Joyce Carol Oates
- Margaret Atwood (sorry)
- Dubravka Ugresic
- Ismail Kadare
Escritores que a Academia deveria (perdoem o linguajar) ter os colhões de premiar:
- Ko Un
- Vladimir Sorokin
- Anne Carson
- Javier Marías (primeiro prêmio póstumo desde Erik Axel Karlfeldt - assim, Marías faleceu bem recentemente, ele poderia estar entre os finalistas - uns 5 ou 6 nomes, por aí - mas não acho que vá acontecer, eles falam que um escritor só continua sendo premiado se falecer depois de ser anunciado como ganhador)
Um escritor que poderia vir como uma grande surpresa para todos (como Gurnah ano passado):
- Peter Stamm
o Alex Shephard escreveu sua coluna sarcástica/cínica de sempre. Dá pra dar umas risadas aqui e ali e pegar uns nomes desconhecidos...

Who Will Win the 2022 Nobel Prize in Literature?
If Haruki Murakami wins, I will eat one of his fancy T-shirts.

O tópico nosso aqui do ano passado tem várias informações legais sobre o prêmio, só pescar

Em adição ao que já foi postado, um dos grandes membros da Academia Sueca, que infelizmente faleceu esse ano, Kjell Espmark, escreveu uma atualização do livro dele sobre o prêmio Nobel de Literatura, dessa vez mais focado nos ganhadores do século presente, vale a pena a lida, pra quem se interessa por um dos autores, de Gao Xingjian à (querida) Louise Glück (não chegou a cobrir o vencedor do ano passado, Abdulrazak Gurnah).
O Anúncio se dará às 08:00 da manhã (horário de Brasília) do dia 06/10/22 no link abaixo:
Anexos
Última edição: