• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prêmio Nobel de Literatura 2022

Já eu, sou o maior Maria Nobel.

Naipaul, Coetzee, Pinter, Pamuk (só o livrinho de conferências, do qual só le lembro de que ele adorava Anna Kariênina), Le Clézio, Vargas Llosa, Modiano, Aleksiévitch, Ishiguro, Tokarczuk...
Orra, cadê o Bob Dylan?
No mínimo já ouviu na voz do Suplicy. Precursor do audiolivro.

Do séc XXI já li o Kertész, Pamuk, Llosa e o Dylan.
Estão no meu radar Coetzee, Lessing, Aleksijevich e o Ishiguro.
Ando tão cansado pra ler que tive preguiça até de ler sobre o que é que a Ernaux escreve. Ao menos por hora, vai continuar uma completa desconhecida pra mim.
 
Tanto que eu nem me iludo com essa aí. Sei que vou acabar não lendo também. Tem um livro daquela Olga lá não sei das quantas que até quero ler. Saiu pela Todavia e tem uns bichos esquisitos na capa. Afora isso, volta e meia cruzo com um Le Clezio no sebo mas nunca compro. E tenho algo do Coetzee e do Ishiguro aqui na estante, para quando der na telha. Não vou mais longe. Quem sabe um dia...
Ah... mas é normal isso, a vida é muito curta, bom é ler o que te interessa mesmo 🤓

ficar forçando a barra por x ou y motivos, muito ruim...

No caso o Nobel me interessa (muito, como deu pra notar rs), então confesso que só de um autor ter ganhado o prêmio (pra ver qual foi a motivação, se realmente foi uma boa escolha etc) ou se um autor potencialmente acho que pode ganhar (por motivos parecidos, mas nesse caso olhando pra frente) já me dá um gás a mais para ler...

acontece às vezes, com exceção de escritores que eu já goste ou esteja interessado mesmo, que alguém morre, ou um outro autor com temas parecidos ganha, aí eu nem me ligo mais de ler a obra dele/a. Javier Marías é uma exceção, por ex. Não o li ainda, só umas páginas aqui e ali, mas foi o suficiente pra ter curtido o estilo dele, aquela prosa caudalosa. Nobel ou sem Nobel, quero ler tudo dele (vou ler? não. similarmente à Melian tenho estado terrível para leituras, às vezes poesia vai, mas fica a vontade).

_____

Em tempo, uma resposta do Alex Shephard sobre Ernaux.

 
Última edição:
Gente, comecei a ler o livrinho da Annie Ernaux que comprei — O Lugar —, um dia desses. (Sim, eu sei que eu deveria ter lido o referido livro em um dia, em umas duas horas, no máximo, mas cês sabem que, neste ano, não tenho conseguido ler. Por isso, leio um parágrafo, quando consigo). Olha, a escrita dela é incisiva, direta, sem rodeios e cortante.

Este trecho bateu pesado:

"Sempre que me falavam de meu avô, começavam dizendo que ele 'não sabia ler nem escrever', como se sua vida e sua personalidade não pudessem ser compreendidas sem essa informação básica."​
 
dá pra ler se vc parar de carregar a página pouco depois de clicar... sobre o texto... bem ZzZ... usa de desculpa Ernaux pra falar de outras coisas... melhor teria sido escrever um texto de opinião sem se apoiar na autora como muleta pra mais views...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo