• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prêmio Nobel de Literatura 2023

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
Já que o @Bartleby não criou o tópico, crio-o eu mesmo... :hihihi:

Amanhã, dia 5 de outubro, conheceremos o mais novo laureado com o maior prêmio literário do mundo.
Vocês podem fazer suas apostas aí, chutar uns nomes ou lamentar outros que nunca terão chances...
Ou só dizer que acham o prêmio besta e inútil; enfim, o tópico é aberto e livre rs.

Alguns autores bem cotados para levar o prêmio:

Confira a lista de apostas:​

  • Jon Fosse (escritor e dramaturgo norueguês conhecido por transitar entre a prosa e a poesia, o ensaio e a ficção, o teatro e os títulos infantis);
  • Ngugi wa Thiong'o (escritor queniano já preso por suas obras que refletem sobre a luta pela independência de seu país);
  • Can Xue (descrita como “a autora de ficção experimental mais proeminente da China”);
  • Gerald Murnane (conhecido sobretudo pelo romance “The Plains” - As planícies);
  • Mircea Cartarescu (um dos maiores prosadores da Romênia);
  • Raúl Zurita (chileno com obras sobre a ditadura militar de Augusto Pinochet);
  • Haruki Murakami (escritor japonês tido há anos como favorito ao prêmio e autor de títulos como “Kafka à beira-mar”, “Do que eu falo quando falo de corrida” e da trilogia “1Q84”).
Fonte: O Povo.

Eu ainda acho que pode rolar um Salman Rushdie, como sugerido aqui (o site ainda menciona especulações que incluem Lyudmila Ulitskaya, Peter Nadas e Laszlo Krasznahorkai...)

¯\_(ツ)_/¯
 
Apareci no tópico para oferecer uma rica contribuição à discussão: será muito triste quando o Murakami morrer, porque aí a gente não poderá mais dizer: "além do Murakami, quem aparece na lista de apostas para o Nobel de Literatura deste ano?".​
 
Do pouco que eu conheço do Murakami, acho que ele não tem perfil pra Nobel, não.
Mas se o pessoal quer se iludir... quem sou eu pra dizer "não"?
 
Talvez seja disso que ele precisa: virar uma zebra em quem ninguém aposta nada. Mia Couto e Lobo Antunes sempre têm minha torcida silenciosa. :hihihi:
 
Agora fui ver que tem gente falando a sério na Lana... :rofl:

 
"My pussy tastes like Pepsi Cola"... :joinha:
Madonna Nutella! Revolucionária, inovadora, contorcionista (essa afirmação foi muito precisa, ela deve ter provado, não confiado em fala alheia)! ... isto é, se o google tradutor tiver feito o serviço correto. Se ele tiver feito o trem errado, sorriam e acenem.​
 
Não, quem vai vencer é o gênio Humberto Gessinger! :)
Happy Little Girl GIF by Demic
 
Quais são os favoritos? :pipoca:
Os mais mais mesmo parecem ser alguns desses que estão no post inicial mesmo (e alguns outros) : Péter Nádas, Can Xue, Jon Fosse, László Krasznahorkai, Mircea Cărtărescu, David Grossman, Anne Carson, Lyudmila Ulitskaya...

Talvez Gerald Murnane, Dag Solstad, Yan Lianke, Yu Hua, Yoko Ogawa, Yang Lian, Hwang Sok-yong, Ibrahim al-Koni, Ko Un (improvável por conta de acusações de assédio, apesar de ser um baita poeta), Adonis (tá veinho, mas nunca se sabe), Lobo Antunes (vai que?), Michel Houellebecq (improvável por ser controverso demais em todos sentidos, além de ser difícil dois franceses vencerem em seguida)... Enfim, muitos, muitos nomes, que só tornariam a lista longa, enfadonha e sem crédito rs, e sempre capaz de dar outro Gurnah e todo mundo ficar: QUEM? rs

Agora fui ver que tem gente falando a sério na Lana... :rofl:

Pq ela aparece nesses sites de apostas nos quais qualquer pessoa pode jogar seu dinheiro fora da forma que quiser :rofl:
 
Última edição:
Os mais mais mesmo parecem ser alguns desses que estão no post inicial mesmo (e alguns outros) : Péter Nádas, Can Xue, Jon Fosse, László Krasznahorkai, Mircea Cărtărescu, David Grossman, Anne Carson, Lyudmila Ulitskaya...

Talvez Gerald Murnane, Yan Lianke, Yu Hua, Yoko Ogawa, Yang Lian, Hwang Sok-yong, Ibrahim al-Koni, Ko Un (improvável por conta de acusações de assédio, apesar de ser um baita poeta), Adonis (tá veinho, mas nunca se sabe), Lobo Antunes (vai que?), Michel Houellebecq (improvável por ser controverso demais em todos sentidos, além de ser difícil dois franceses vencerem em seguida)... Enfim, muitos, muitos nomes, que só tornariam a lista longa, enfadonha e sem crédito rs, e sempre capaz de dar outro Gurnah e todo mundo ficar: QUEM? rs


Pq ela aparece nesses sites de apostas nos quais qualquer pessoa pode jogar seu dinheiro fora da forma que quiser :rofl:
Eu falei QUEM? para vários nomes aí da lista. Como vocês fazem para acompanhar tanta gente estrangeira? Eu não ouço nem falar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo