• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros livros do Professor

Amigos:

Quanto ao assunto "infantil", Tolkien disse no seu ensaio "on fairy tales" que não acredita que existam contos "para crianças". O que se passa é que certos adultos deixam de ler alguns livros e descartam-nos, como móveis velhos, para o quarto das crianças. (Não tenho neste momento comigo o ensaio, portanto perdoem-me se não me consigo explicar melhor).

E independentemente disso, muito dificilmente considero as Crónicas de Nárnia um livro infantil. Pelo contrário são livros demasiado profundos para as crianças os poderem apreciar devidamente, ou pelo menos tão bem quanto um adulto. Eu próprio as reli recentemente e espantei-me com a quantidade de coisas que só então percebi!

Já sobre o Tópico inicial, eu li: Roverandom; Farmer Giles of Ham; Smith of Wotton Major; Leaf by Neagle; The Homecoming of Beorthnot. Que eu saiba há pelo menos mais três que ainda não li: Sir Gawain and the Green Knight, Pearl e Mr. Bliss, salvo erro. E as cartas do Pai Natal, obviamente :)

Temos ainda nos seus rascunhos incompletos a história de uma viagem no tempo, chamada The Notions Club Pappers, que apesar de se encontrar no vol. 9 da HoME não faz parte da mitologia da Terra Média

Tem ainda um grande poema: Mythopoeia
 
Última edição:
Não sei sobre esta classificação do SdA quanto a infantil, mas falando sobre os outros livros de Tolkien eu já ouvi sobre "As Aventuras de Tom Bombadil", foi um livro que ele escreveu antes do SdA, parece ser bem interessante, alguém aí já leu?

The Adventures of Tom Bombadil é uma série de poemas que Tolkien escreveu para publicar juntamente com o conto Farmer Gilles of Ham, pois a Allen & Unwin disse-lhe que o conto era demasiado pequeno para poder ser publicado sozinho. Esses poemas estão mais ou menos ligados à mitologia da Terra Média, sendo sobretudo canções e poemas tipicos dos hobbits (encontra-se lá o poema do Oliphaunt, por exemplo).
 
Já agora, e voltando ao tema da infantilidade:

As obras que podem ser consideradas infantis, sobre um certo ponto de vista, são aquelas que Tolkien escreveu para os seus filhos em crianças(as cartas do Pai Natal, o Roverandom e o Hobbit, que quando começou não era suposto fazer parte da mitologia da Terra Média, que na altura só ia na fase do Silmarillion)

Os outros pequenos contos são de um tipo de literatura especifico, que pode ser confundido com histórias infantis, mas para os quais as crianças não são o público principal. Inserem-se na temática dos contos tradicionais, que infelizmente hoje os adultos não leêm...

Classificar o Senhor dos Anéis como obra infantil (ou mesmo infantil-juvenil) é uma tentativa arrogante dos pseudo-literatos de desprezar uma das grandes obras do século XX, só porque não a compreendem.

A verdade é que quer a Mitologia Principal de Tolkien quer a maioria dos outros contos são um trabalho erudito: Leaf by Neagle é o ensaio on Fairy Tales passado à prática, Sir Gawain é um ensaio sobre um texto medieval, e a raiz do Silmarillion e do Senhor dos Anéis é um estudo filológico.

Infantil? Creio que não.
 
Mas as crônicas são infantis (pelo menso são consideradas como tal). Mas talvez, por terem sido escritas a 50 anos (mais ou menos), as crianças daquela época deviam ter meis costume de leitura e entenderiam melhor, sei lá. Mas eu acho que ela é considerada infantil por que é um conto de fadas sobre uma terra fantasiosa, animais falantes, etc..:cool:
 
Já agora, e voltando ao tema da infantilidade:

As obras que podem ser consideradas infantis, sobre um certo ponto de vista, são aquelas que Tolkien escreveu para os seus filhos em crianças(as cartas do Pai Natal, o Roverandom e o Hobbit, que quando começou não era suposto fazer parte da mitologia da Terra Média, que na altura só ia na fase do Silmarillion)

Os outros pequenos contos são de um tipo de literatura especifico, que pode ser confundido com histórias infantis, mas para os quais as crianças não são o público principal. Inserem-se na temática dos contos tradicionais, que infelizmente hoje os adultos não leêm...

Classificar o Senhor dos Anéis como obra infantil (ou mesmo infantil-juvenil) é uma tentativa arrogante dos pseudo-literatos de desprezar uma das grandes obras do século XX, só porque não a compreendem.

A verdade é que quer a Mitologia Principal de Tolkien quer a maioria dos outros contos são um trabalho erudito: Leaf by Neagle é o ensaio on Fairy Tales passado à prática, Sir Gawain é um ensaio sobre um texto medieval, e a raiz do Silmarillion e do Senhor dos Anéis é um estudo filológico.

Infantil? Creio que não.


Também acho.:hanhan: Mas se O Hobbit é infantil, porque ele é classificado como infanto-juvenil (diferente de Roverandon e CN são consideradas infantis)?
 
Infantil ou infanto-juvenil, há uma grande diferença entre esses termos Kryshnack? :roll: O Hobbit talvez seja encarado de outra forma por ter sido escrito por Tolkien e servir como prelúdio a'O Senhor dos Anéis, mas é um livro claramente direccionado para o público jovem, tal como As Crónicas de Narnia.

E gente, usem o
editarhx9.jpg
.
 
Que eu saiba há pelo menos mais três que ainda não li: Sir Gawain and the Green Knight, Pearl (...)

Esse poemas, na verdade, foram traduzidos por Tolkien, e não escritos, do inglês médio, junto com outro poema, "Sir Orfeo"; geralmente os três são publicados juntos (tenho uma versão assim das traduções de Tolkien em formato pocket). Todos são de autores anônimos.
 
Esse poemas, na verdade, foram traduzidos por Tolkien, e não escritos, do inglês médio, junto com outro poema, "Sir Orfeo"; geralmente os três são publicados juntos (tenho uma versão assim das traduções de Tolkien em formato pocket). Todos são de autores anônimos.

Obrigado pela Informação, só os conhecia de nome...
 
Mas as crônicas são infantis (pelo menso são consideradas como tal). Mas talvez, por terem sido escritas a 50 anos (mais ou menos), as crianças daquela época deviam ter meis costume de leitura e entenderiam melhor, sei lá. Mas eu acho que ela é considerada infantil por que é um conto de fadas sobre uma terra fantasiosa, animais falantes, etc..:cool:

Caro Kryshnack

1 - Não é verdade que as crianças daquela altura tivessem mais costumes de leitura. Ou melhor, provavelmente é mas só porque hoje em dia o hábito de leitura diminuiu imenso, quer entre as crianças quer entre os adultos... :(

Há sim, e sempre haverá, crianças que são desde cedo educadas pelos pais nesses hábitos. Há cinquenta anos, como hoje e em qualquer época, esse é o factor determinante, não as supostas qualificações gerais da infância de determinada época.

Basta ler An Experiment on criticism de C. S. Lewis, ou mesmo as cartas do Tolkien e o seu ensaio On Fairy Tales, para ter uma noção da forma como actuava a literatura na vida das crianças.

2- Sonho de uma Noite de Verão de Shakespeare, Odisseia de Homero, Decameron de Boccaccio, entre muitas outras obras de grande literatura, são fantasiosas, ou passadas em terras fabulosas, ou com animais falantes e todo o tipo de estéreotipos que hoje se atribui à literatura infantil...
Serão essas obras Infantis só por isso? Não me parece
 
Alias, ambos sao bem infantis mesmo...Nao sei onde, mas eu li em algum lugar que J.R.R. fez esse pro filho quando ele era pequeno...Inclusive, o Roverandom tem como personagem o proprio filho do Professor...

Esse e mais "O Hobbit" também eram sim histórias para seus filhos. :yep:
 
Olá caros companheiros !
Nao sei se já existe outro tópico sobre outros livros do professor que nao se relacionam à terra média, e por isso estou criando este!
Em uam viageem à casa de uma prima minha encontrei, por acaso, um livro do Professor chamado Egidio el Granjero de Ham ( a traduçao é: Egidio o fazendeiro de Ham)
É um livro infantil , mas chama a atebnçao pois percebe-se certas caracteristicas tb presentes nos livro sobre a TM
Gostaria de saber se mais alguem o conhece!
Serë


Eu já li.. se chama Mestre Gil de Ham..
eh bem infantil e tem toda uma dedicatoria
para o filho dele no começo..
O livro eh beeeem curtinho e tals..
Mais se quiser "complementar" seu
estoque de literatura Tolkeniana leia..
Mais nao eh nada tão extraordinário..

;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo