Kill Bill & Kill Bill: Vol. 2 (Quentin Tarantino, 2003 & 2004) - 7/10
O Tarantino é meio maluco, mas de uma forma genial. Nota: A meu ver não faz grande sentido colocar em separado os dois filmes, uma das partes não funciona sem a outra.
Black Hawk Dawn (Ridley Scott, 2001) - 4/10
Em termos de conteúdo é pífio, mas a direcção do Ridley Scott eleva-o a um outro plano. É um óptimo realizador, pena que não consiga potenciar o argumento dos filmes, ou escolher filmes com histórias interessantes em primeiro lugar.
O Homem Duplo (Richard Linklater, 2006) - 6/10
Não li o livro do Philip K. Dick no qual se basearam para fazer este filme, mas pareceu-me que foi bem adaptado. O rotoscoping, mais que um simples capricho técnico, contribui para construir o ambiente do filme. Só lhe falta um pouco de qualquer-coisa-que-não-consigo-explicar-bem-o-que-é.
The Darjeeling Limited (Wes Anderson, 2007) - 6/10
Gostei.
Fargo (Joel Coen, 1996) - 7/10
Coen Brothers ftw.
O Leopardo (Luchino Visconti, 1963) - 6/10
O filme é bom, mas caramba, tem momentos excessivamente arrastados - sem eufemismos, chatos. Dava para ter cortado em várias partes. Bom, a verdade é que eu assisti ao filme com sono, é provável que isso tenha atrapalhado. Terei de o rever noutra ocasião para julgar melhor, mas por agora esta foi a impressão com que fiquei. Claro, não deixa de estar extremamente bem feito.
Fahrenheit 451 (François Truffaut, 1966) - 6/10
Consegue expor o essencial do material original e adaptá-lo de forma visualmente atractiva para o cinema, mas ainda assim podia tê-lo aproveitado mais. E não gostei do casting, espero que arranjem melhor para o filme de 2009.
Mad Max (George Mille, 1979) - 4/10
Pouco impressionante. Talvez na época tenha sido relevante de alguma forma, não sei. Pelo que vi, acho o hype que rodeia o filme desmedido.
O Brother, Where Art Thou? (Joel Coen, 2000) - 8/10
Uma das melhores comédias dos últimos 10 anos. E o George Clooney tem, de longe, o melhor papel da carreira. Coen Brothers ftw².
Obrigado por Fumar (Jason Reitman, 2006) - 6/10
Talvez fosse melhor se optasse por uma abordagem mais séria, mas não deixa de ter bastante interesse. Aliás, superior a Juno em todos os quesitos.
O Rebelde Josey Walles (Clint Eastwood, 1976) - 7/10
Não vi muitos westerns, mas provavelmente é um dos melhores já feitos.
Duel (Steven Spielberg, 1971) - 5/10
Podia estar no início da sua carreira mas o Spielberg não dá mostras de inexperiência. O filme não fica nada atrás dos seus filmes posteriores em termos de realização. Mas se a realização é notável, o mesmo não se pode dizer do resto, principalmente da história, que é um tanto superficial, e nem com o Spielberg se consegue manter o ritmo até ao final. Ainda assim, uma amostra agradável daquilo que o director conseguiria fazer.