• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que poderia ter sido para Glorfindel no filme

E aí falo de quem conhece a obra, pq pra quem não conhece não faz diferença nenhuma mesmo.
E pelo contrário, a maioria das pessoas que leram o livro apenas uma vez sempre se lembram de Glorfindel, e até Gildor. Eles são personagens que marcam pela sua sabedoria e bondade.

Eu sei que tem razão... não estou falando para quem conhece a obra... fiz o inverso... de quem assitiu o filme e depois foi ler o livro pelo interesse que o filme causa nas pessoas... e hoje conhece a obra...!! Quem já havia lido SDA e aguardava ansioso o filme esperava é claro que todas as partes do livro estivessem lá... na tela...!! Mas para quem se interessou depois do filme (milhares de pessoas) passa por partes no livro que acabam não se lembrando!! Como disse Elanor... PJ mexeu em personagens que não alterariam o curso da estória e aumentou o grau de importância de outros que participarão até o final da trilogia!! Arwen tem uma história muito particular, é somente a elfa filha de Elrond e amada do futuro rei!! Glorfindel morreu... é sabio... importante... e etc...etc.., até Gil-galad... muito mais importante na guerra do anel nem foi citado e nem estou reclamando!!!
 
Eru disse:
Só achei tosco um exército a mando de Elrond de Rivendell ter como líder Haldir de Lothlórien... Isso foi...

Ficou estranho mesmo. Já o Elrond acho que ficou perfeito. PJ alterou a personalidade de alguns personágens, como o Faramir, mas acho que o Elrond ficou muito bem representado...
 
O exército saiu de Lothlorien. Elrond mandou uma mensagem para Aragorn através de Haldir, não o exército.
O Glorfindel não morre. Nessa alternativa que citei ele morreria pra causar impacto, e nada mais. Eu não estou falando nada que o curso da história foi alterado, que não foi mesmo, eu só disse o que eu, como fã, preferiria. E com certeza muitos fãs também iam preferir isso.
Gil-galad não é citado? Não mesmo, mas ele está lá, nem Elendil é citado como sendo o Rei. Custava ao invés de falar "Isildur, son of the King" falar "Isildur, son o Elendil, the King" ? Eu acho que não custava. É falha de roteiro mesmo quando uma coisa tão simples fica de fora. Eles não disseram Gil-galad, não disseram Elendil, mas disseram Balrog de Morgoth, que com certeza deu nó na cabeça de muito mais gente, pensando que diabos é Morgoth, já que o SdA nem trata dele. O roteiro acerta em alguns pontos? Acerta. Mas erra em outros, e erra feio.
 
Não gosto do Glorfindel, não gosto do Haldir, nem do Legolas e muito menos do Elrond.

Tirando Arwen e Galadriel, os elfos são chatos.
 
Portador do Anel disse:
Não gosto do Glorfindel, não gosto do Haldir, nem do Legolas e muito menos do Elrond.

Tirando Arwen e Galadriel, os elfos são chatos.

Você tá parecendo um anão, não tolera os elfos... :lol:

Eu adoro os elfos, é minha raça favorita.

E meu lugar favorito é Valfenda.

Desculpa o off topic galera... 8O
 
Tipo, pelo qui sei o Elrond realmente escolheu o exilio. Ele podia ter voltado para Valinor no fim da 1º era, mas ficou, igualzin à galandriel (casos distintos, mas resultados iguais) :wink

Quando me referi a frase "Ele escolheu o exílio", refiro-me ao que Elrond disse sobre Aragorn e não sobre ele mesmo. Quando Gandalf fala sobre Aragorn dizendo que ele será um grande líder dos homens, Elrond diz algo como "Ele está muito longe deste caminho. Ele escolheu o exílio". E o que eu quis dizer é que Aragorn nunca escolheu o exílio no sentido de fugir do seu destino e não assumir o trono de Gondor, como Elrond dá a entender no filme. No livro ele torna-se guardião, aguardando o momento certo de ir a Gondor e revelar-se como rei. Já no filme, Aragorn parece indeciso e inseguro sobre o que deve fazer.

Ele sabia disso. Mas quando ele botou fé nos homens à mil anos atras, o Rei deles sucumbiu ao anel. Se o proprio Isildur não resistiu, o que poderia o pobre Aragorn? Ele não era um rei numenoriano com um esquadra de milhões, mas um rei sem reino. Isso é mais prova de sabedoria do que de burrice por parte do Elrond.

Aí é que está. Não acredito que seja sabedoria da parte dele achar que só porque Isildur sucumbiu, Aragorn também sucumbiria. No livro eu não senti isso em Elrond. A única condição que ele dava a Aragorn era que se tornasse rei antes de se casar com Arwen, pois ele acreditava que Aragorn tinha esta missão a cumprir antes de qualquer outra. Já o Elrond do filme não bota fé em Aragorn, mas sabemos que Elessar vai superar todos os obstáculos, o que transforma Elrond não em um burro, mas não transparecerá para o público (principalmente aos leigos) que ele seja tão sábio assim.

Ou seja, estou discutindo a sabedoria de Elrond no filme, não no livro. Assim como o Aragorn inseguro e indeciso sobre seu destino no filme também ficou meio diferente do Aragorn determinado que sempre soube que um dia iria para Minas Tirith reclamar seu trono (no livro). Achei que estes pequenos detalhes desvalorizaram um pouco o caráter desses personagens. Mas nada que tenha comprometido o filme, é claro.
 
Já o Elrond do filme não bota fé em Aragorn, mas sabemos que Elessar vai superar todos os obstáculos, o que transforma Elrond não em um burro, mas não transparecerá para o público (principalmente aos leigos) que ele seja tão sábio assim.

É amiga Elanor, é importante não confundir sabedoria com clarividência... no livro... na estória mesmo.... Elrond se decepciona com Isildur... e já era um sábio... nem Gandalf pode ter certeza do que acontecerá... mas as palavras dele realmente mostram ser palavras de um sábio quando ele diz a frodo "Tem pessoas que merecem viver e morrem... poderia dar vida a elas??" Isso sim são palavras sábias que servem não só para a história, mas para a própria vida real... Elrond presenciou o que aocnteceu com o Isildur e se o maior dos homens sucumbiu ao poder do anel, porque Aragorn não sucumbiria... ele teve essa dúvida... mas não foi contra as palavras de Gandalf, ele foi sábio em ouvir as palavras de um sábio...!!
 
Tudo bem Elanor, eu concordo com você nesse sentido.
Mas tem uma coisa: Isso tudo é falha do roteiro, e não do ator.

Com certeza foi falha do roteiro. São detalhes que poderiam estar no filme, mas talvez para fazer suspense ao público leigo (surgindo perguntas como "ah, será que ele vai conseguir assumir o trono?" ou "será que o Elrond vai deixar Arwen e Aragorn ficarem juntos?"), o caráter de alguns personagem foi ligeiramente modificados. Mas concordo com você, Hugo Weaving é um grande ator. :D :D

É amiga Elanor, é importante não confundir sabedoria com clarividência... no livro... na estória mesmo.... Elrond se decepciona com Isildur... e já era um sábio... nem Gandalf pode ter certeza do que acontecerá... mas as palavras dele realmente mostram ser palavras de um sábio quando ele diz a frodo "Tem pessoas que merecem viver e morrem... poderia dar vida a elas??" Isso sim são palavras sábias que servem não só para a história, mas para a própria vida real... Elrond presenciou o que aocnteceu com o Isildur e se o maior dos homens sucumbiu ao poder do anel, porque Aragorn não sucumbiria... ele teve essa dúvida... mas não foi contra as palavras de Gandalf, ele foi sábio em ouvir as palavras de um sábio...!!

Em nenhum momento falei em "clarividência", amigo e Rei Noldor. :o?: Com certeza Elrond não poderia prever o destino de Aragorn. Mas no livro ele confia e tem esperanças de que Aragorn vencerá sua luta contra Sauron e contra suas próprias fraquezas. Eu gosto do Elrond do livro. Não duvido da sabedoria dele. No livro. Mas já que você falou em clarividência, no filme Elrond dá a entender para Arwen que previu um destino trágico para Aragorn e que não há esperanças. Agora quando você fala em Gandalf: ele também conhecia de cor e saltidado o destino de Isildur. Mas em nenhum momento desdenhou as capacidades de Aragorn, assim como o Elrond do livro não o fez. São diversos e pequenos detalhes que comprovam esta pequena descaracterização no personagem e que fazem com que, definitivamente, eu não sinta tanta simpatia pelo Elrond do filme. :tsc:
 
Sméagol disse:
Portador do Anel disse:
Não gosto do Glorfindel, não gosto do Haldir, nem do Legolas e muito menos do Elrond.

Tirando Arwen e Galadriel, os elfos são chatos.

Você tá parecendo um anão, não tolera os elfos... :lol:

Eu adoro os elfos, é minha raça favorita.

E meu lugar favorito é Valfenda.

Desculpa o off topic galera... 8O

na verdade, prefiro os elfos no livro. Minha raça preferida, de longe, sao os hobbits.
 
Só para finalizar esse assunto do Glorfindel.... Cara, ninguém sabe me dizer como Glorfindel voltou para a Terra-média... simplesmente apareceu... e ninguém garante que o Glorfindel de SDA é o mesmo do Silmarillion... é que é uma coisa quase impossível terem dois elfos importantes com o mesmo nome... então a suposição cai sobre a reencarnação... mas nada conta como Glorfindel saiu de Valinor e como foi para em Valfenda, pesquisei pacas nos textos do valinor e nem lá!! Ainda queriam colocar esse personagem em SDA para aquilo virar o samba do crioulo doido?? Imagina só.... explicar isso... !! Haa... gente.. me desculpem os puristas... mas bom senso é bom... e nesse caso foi essencial!!
 
Rei Noldor, eu recomendo a leitura desse texto (se é que você ainda não leu): Glorfindel.

Ele voltou à Terra Média provavelmente à mesma época que os Istari chegaram, e de barco também. :D
 
Ele voltou à Terra Média provavelmente à mesma época que os Istari chegaram, e de barco também.

Li sim amigo Maglor... foi o primeiro... e vc mesmo disse "provavelmente"... nada me garante isso... certo??

"Quando eles eram re-incorporados eles podiam permaneceer em Valinor ou retornar para a Terra-média se seu lar tivesse sido lá. Nós podemos então razoavelmente supor que Glorfindel, após a purificação ou perdão de sua parte na rebelião dos Noldor, foi liberto de Mandos e tornou-se ele mesmo novamente, mas permaneceu no Reino Abençoado – pois Gondolin foi destruída e todos ou a maioria de seus parentes tinham perecido."

"Quando Glorfindel de Gondolin foi morto seu espírito deveria, de acordo com as leis estabelecidas pelo Um, ser obrigado a retornar imediatamente para a terra dos Valar. Lá então ele deveria ser julgado, e permaneceria nos ‘Salões de Espera’ até que Manwë lhe concedesse perdão"

"Agora Glorfindel de Gondolin era um dos Noldor exilados, rebeldes contra a autoridade de Manwë, e eles estavam todos sob a proibição imposta por ele: eles não poderiam retornar em forma corpórea ao Reino Abençoado. "

"Após a purificação de qualquer culpa que ele tivesse assumido na rebelião, ele foi liberto de Mandos, e Manwë o restaurou. Ele tornou-se então novamente uma pessoa vivente encarnada, e foi-lhe permitido morar no Reino Abençoado; pois ele tinha recuperado a graça e inocência primordial dos Eldar."

"Quanto então Glorfindel retornou para a Terra-média? Isto deve provavelmente ter ocorrido antes do final da Segunda Era, e a ‘Mudança do Mundo’ e o Afundamento de Númenor, após o que nenhuma criatura viva corpórea, ‘humana’ ou de tipos inferiores poderia retornar dos Reinos Abençoados que haviam sido ‘removidas dos Círculos do Mundo’"

"Manwë poderia ter recebido a permissão de Eru para fazer uma exceção em seu caso, e para ter planejado alguns modos de transporte para Glorfindel até a Terra-média, isto é improvável e faria de Glorfindel ter poder e importâncias maiores do que parecia ajustar-se a ele."

"Nós então podemos melhor supor que Glorfindel retornou durante a Segunda Era, antes que a ‘sombra’ se estendesse em Númenor, e enquanto os Numenorianos ainda eram saudados pelos Eldar como poderosos aliados. Seu retorno deve ter sido para o propósito de fortalecer Gil-galad e Elrond"

Meu Deus... vai explicar tudo isso!!!

Suposições amigo Maglor... somente encontrei isso...!! Imagine isso numa mídia como o cinema...!! E não adianta dizer que não seria necessário explicar quem era Glorfindel...!! Diga isso para quem somente leu a trilogia e assistiu os filmes... e olha que a maioria nem leu a trilogia... imagine só!! Estariam dando de brinde enormes chapéus em forma de ponto de interrogação para todo mundo!! Até para nós que perdemos um tempinho lendo para saber mais!!

Abraços
 
No meio de tantas suposições (eu consigo enxergar algumas praticamente como verdades) a certeza que temos é que o Glorfindel e de Valfenda são o mesmo. As lacunas são, talvez, sobre quando ele voltou, mas não acho que nessa questão seja essa a maior duvida.

Mas para o Filme, caso se decidisse que o Glorfindel fosse aparecer, eu não vejo necessidade nenhuma de explicação sobre a origem dele. Seria apenas um elfo poderoso, como aparecem outros no filme. Eu só tive a dúvida sobre ele quando li o Silmarillion.
 
A gente , A Arwen foi a elfa com mais cara de elfo q apareceu no filme, adorei ela em SDA e em ADT, acho q agora ela aprece em RDR só pra casar né? Glorfindel q eu me lembre só apareceria na quela cena mesmo que foi a melhor dela em SDA, ia servir de que?
 
a certeza que temos é que o Glorfindel e de Valfenda são o mesmo.

Olá Caro Maglor,

Sim, eu também tenho essa "certeza" (?!?Será??!!)..., depois de ler pra KCT, perguntar e debater... como estou fazendo contigo... e minha curiosidade é sanada dessa forma... mas é só porque sou curioso a ponto disso... e tenho algumas condições para tanto!(Internet, Livros, Pessoas que sabem um pouco mais...e etc!!)

Mas para o Filme, caso se decidisse que o Glorfindel fosse aparecer, eu não vejo necessidade nenhuma de explicação sobre a origem dele. Seria apenas um elfo poderoso, como aparecem outros no filme.

Também concordo... ficaria assim... no ar... mas eu acho que a cena no Vau de Bruinem é um ponto alto do filme... o ataque dos Nazgul, a fuga e a tensão sobre o estado físico de Frodo, a magia do Vau... não ficaria estranho essas cenas serem feitas por um Elfo poderoso qualquer sem ninguém saber quem é, de onde veio e principalmente para onde foi?? Pois ele não apareceria mais a não ser no conselho... que por sí só não necessita da presença de mais ninguém a não ser dos membros da comitiva!! Ou seja... explique a participação de um Elfo poderoso como Glorfindel não fazer parte da comitiva... porque??(Não precisa explicar para mim, ache uma forma de explicar para as pessoas que estão no cinema) adapte isso tudo para aqueles minutos de cenas...dentro de um filme com tanta coisa para mostrar!! (Pode fazer como fez a Elanor no tópico "Adaptação ou versão??" que mostrou como poderiam ser adaptadas as cenas da forma dela e tenho que concordar... muito coerente!!)
Mas em certos pontos concordo contigo se houvesse tempo e forma de dizer tudo isso... só não concordo colocarem um personagem da obra pela metade... pode-se fazer uma citação, uma menção... mas adaptar a importancia de um personagem a uma ponta no filme onde ele aparece do nada e desaparece de forma igual?? Não... PJ aproveitou uma cena de apelo cinematográfico e adaptou para a história, pondo emoção, ação e suspense... além da magia e ótimos efeitos no vau... muito 10!! Isso é adaptação!!
 
Rei Noldor disse:
Mas para o Filme, caso se decidisse que o Glorfindel fosse aparecer, eu não vejo necessidade nenhuma de explicação sobre a origem dele. Seria apenas um elfo poderoso, como aparecem outros no filme.

Também concordo... ficaria assim... no ar... mas eu acho que a cena no Vau de Bruinem é um ponto alto do filme... o ataque dos Nazgul, a fuga e a tensão sobre o estado físico de Frodo, a magia do Vau... não ficaria estranho essas cenas serem feitas por um Elfo poderoso qualquer sem ninguém saber quem é, de onde veio e principalmente para onde foi?? Pois ele não apareceria mais a não ser no conselho...


Neste ponto, eu também concordo, pois temos o exemplo de Elrond e Galadriel. Mesmo para os que não leram o livro, fica bem claro que Elrond e Galadriel são elfos poderosíssimos, mesmo que não seja contada a história deles. Afinal, a posição de "poderosos" deles é reforçada em várias cenas e em três filmes. Já o Glorfindel aparece em duas cenas (do vau e no conselho) e depois não aparece mais. Para fazer jus a importância do personagem e não deixar a impressão de que ele é um elfo qualquer, teria que ter uma explicaçãozinha, mesmo que fosse de três frases. Como isso não foi possível, foi melhor ele ter ficado de fora mesmo, do que correr o perigo de ficar medíocre.
 
Sim, eu nunca disse que não entendia o motivo de o Glorfindel ter ficado de fora. Entendo perfeitamente que seria mais um personagem e que não teria como ser feita sua construção adequada no filme. Mais um nome complicado para o público que não conhece nada disso.

Eu achei que a cena da Arwen desafiando os Nazgûl ficou muito bonita. O maior problema foi ter diminuído o Frodo.
 
Maglor disse:
Eu achei que a cena da Arwen desafiando os Nazgûl ficou muito bonita. O maior problema foi ter diminuído o Frodo.

Concordo. Ficou a imagem de que ele é indefeso demais, já que no livro ele conseguiu atravessar o Vau sozinho, desafiando os Nazgul, mesmo estando quase sucumbindo.
 
Concordo. Ficou a imagem de que ele é indefeso demais, já que no livro ele conseguiu atravessar o Vau sozinho, desafiando os Nazgul, mesmo estando quase sucumbindo.

Frodo quase sucumbiu ao poder do anel já nas primeiras partes da perseguição dos Nazgul, e porque ele resistiria estando nas condições que estava, ferido por uma arma de Mordor, sendo quase levado para o mundo da escuridão...etc...etc...?? Sabemos que Frodo não conseguiu atravessar o Vau sozinho...!! Explicar o dedo de Glorfindel na cena?? A coerencia estava justamente em mostrar que os Nazgul podem ser mortais, que Aragorn é mesmo um guardião e estava fazendo essa função e que em Valfenda o hobbits estariam a salvo por causa dos poderes dos Elfos mostrado nas cenas...!! Explicar a coragem de Frodo atravessando sozinho o Vau sem explicar (mostrar) o poder dos elfos não dá!! Ninguém sentiu Frodo diminuído nessa cena... e temos que torcer para que PJ mostre o quanto o anel é forte e persuasivo para que assim Frodo mostre a sua força!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo