1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que poderia ter sido para Glorfindel no filme

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por Fëaruin Alcarintur ¥, 29 Dez 2002.

1. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Bem aqui vai...

Tem gente que vai discordar, mas vcs não acham que, se Glorfindel tivesse sido apresentado no primeiro filme como devesse, como grandioso entre os elfos de Valfenda e amigo de Aragorn, com PJ sabendo que ia por elfos no Abismo de Helm, ele poderia ser o comandante do tal exército élfico.
    Haldir poderia até mesmo estar lá também, mas o comandante seria Glorfindel. Aliás, com Glorfindel morrendo e Haldir sobrevivendo, levando a terrível notícia para Elrond e Galadriel, a notícia da Queda de Glorfindel, talvez, se bem trabalhado, pudesse dar um clima ainda mais dramático ao sacrifício élfico. Imaginem a cara do Elrond: "Glorfindel tombou???"

Só uma opinião, queria saber o que o pessoal acha. Se discorda, por que discorda?

2. Lord Henry

Lord Henry Usuário

A introdução do Glorfindel geraria mais um personagem com nome difícil pras pessoas lembrarem. Não acho que seria uma boa.

E depois, com a idéia dos roteiristas de introduzir a Arwen no lugar dele, ficaria meio difícil colocar ele depois. E mesmo se ele estivesse no lugar dele (original) as pessoas já ficariam perguntando "quem é esse cara?". Aliás, muitos já perguntaram isso com o Haldir, mesmo tendo visto o primeiro filme.

E, por último, se o Peter Jackson colocasse o Glorfindel morrendo, pode ter certeza que ia ter um monte de gente esperneando. Já ficaram reclamando com o Haldir, que é um elfo sem a menor importância, imagina com o Glorfindel...

3. Gildor

Gildor Usuário

Opinião é um lance curioso mesmo. Eu particularmente acho que seria muito legal se o Glorfindel aparecesse no papel que ele deveria ter no primeiro filme, bem como seria legal ver ele lutando no Abismo de Helm e sendo um dos únicos elfos sobreviventes. Sei que eu misturei tudo, mas é isso que eu faria estando lá 8-)

Mas isso que o Henry falou é válido: seria mais um nome pra o pessoal lembrar. E uma grande massa que compra ingresso talvez ficasse mesmo mais confusa.. :eek:

4. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

O Éomer ficou de fora proque consideraram dispensável, o Glorfindel então...

Se perguntar pra mim, eu nunca escondi que preferia ver o livro inteiro igualzinho no cinema. Mas sei que não dá, então que se mude o necessário. O Glorfindel era mais um nome, mais um personagem (dispensável no filme sim, concordo). Um problema grande dela ter ficado de fora é ter tirado o valor do Frodo, que desafiou os Nazgûl no Bruinen, mas nada demais.

Só uma coisa que me passou pela cabeça agora. Éomer foi dispensável, mas o Haldir não. Sendo que o Haldir aparecendo lá teve uma aparição capenga; estranho.

5. Lord Henry

Lord Henry Usuário

Pois é, e eu não digo que ficaria ruim, pelo contrário. Poderia ficar muito legal, melhor do que do jeito que está. Mas é o tal negócio, o que ia chover de reclamações... principalmente se ele morresse (o que não seria o caso da sua sugestão).

Mas, do jeito que o pessoal é, já iriam apelidar esse Glorfindel de He-Glorfindel, GlorfinRambo, SuperGlorfindel etc.

6. Fëaruin Alcarintur ¥

Eu concordo que seria mais um nome, mas sendo um cara que iria salvar o Frodo, e botar medo nos nazgûl, e aí poderíamos incluir ainda uma participação ativa no Conselho de Elrond (que poderia ter durado um pouco mais), eu acho que Glorfindel seria o tipo de personagem que marcaria bastante, muito mais que o Haldir.
    A Aparição do Haldir no primeiro filme, na versão não-extendida, é pequena demais; talvez por isso muita gente não se lembrou dele. De qualquer maneira, eu acho que seria interessante, e até poder ver Gandalf falando que Frodo havia sido salvo por Glorfindel, um elfo "mais antigo que o próprio Elrond".

Aí eu já não concordo. Mas pq? Os apelidos XenArwen e derivados foram dados à personagem justamente pelo fato da Arwen real, dos livros, eu digo, não corresponder em nada com a imagem mostrada. Já o Glorfindel, seria bem mais aceito fazendo aquela "mágica" no Vau. Uma participação maior e mais importante que a de Haldir já era suficiente pro pessoal se lembrar e gostar da personagem. E como eu já disse, ele morrendo em Helm's Deep seria mais impactante que Haldir.
    :wink:

7. Eönwë

Eönwë Usuário

Ia até ficar bom o Glorfindel no filme. Mas talvez, do jeito que vcs estão falando, a participação dele ficasse mto aumentada em relação ao livro. Como a Arwen. Ia ser a mesma coisa.

8. Fëaruin Alcarintur ¥

O que eu quero dizer é que: Já que fosse pra ter um exército élfico no Forte da Trombeta, seria melhor se fosse pelo comando de Glorfindel do que do Haldir, lógico com Glorfindel sendo devidamente apresentado. Ia causar mais impacto.

9. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

O Exército élfico sairia de Valfenda, então? Ou dos dois lugares?
    Repara como é complicado explicar pra galera?

Depois que li sobre a Arwen lá e explicaram aqueles elfos em Helm com isso, eu mudei meu jeito de ver essa cena. O Haldir lá pra "levar" a Arwen ia ser barra...

10. Fëaruin Alcarintur ¥

Como eu já disse, poderia até sair de Lórien, mas acho que um pouco de cada lugar seria melhor. Haldir poderia até estar lá, mas o comandante seria Glorfindel. E Haldir poderia sobreviver e levar a má-notícia da queda de Glorfindel para Elrond. Aliás o Glorfindel poderia até mesmo morrer fazendo algo como se sacrificando pra salvar o Aragorn (o mais impactante, claro) ou Théoden. Se pudessem ele protegendo crianças na guerra ia ficar apelativo demais. Então, protegendo o Herdeiro de Isildur ficaria legal, sem falar que eles seriam apresentados como grandes amigos. :wink:

11. Lord Henry

Lord Henry Usuário

Eu acho que o problema com a Arwen é muito mais por ser a Liv Tyler do que pelo papel propriamente, mas enfim. Mas essas reclamações (e apelidos) não são necessariamente coerentes. Eu me lembro, depois do primeiro filme, qque tinha muita gente reclamando que não mostraram todas as habilidades de ranger do Aragorn e isso e aquilo. Depois desse segundo apareceu um monte de gente reclamando que ficou muito exagerado ele ouvindo orcs a quilômetros de distância com a cara na rocha etc. Sempre vai aparecer gente pra reclamar... hehehehe

Quanto à questão específica do Glorfindel, sim, certamente se ele tivesse sido apresentado no lugar da Arwen, como é no original, já teria um certo fundo da importância dele como guerreiro e tal. Mas como eu reparei que nego mal se lembrava quem era Boromir (pelo menos de nome), não sei se seria diferente com Glorfindel. Quanto á morte dele ser mais dramática, talvez fosse para quem leu o livro, porque conhece o personagem, mas para quem só viu os filmes, acho que daria no mesmo, seria só mais um "elfo fodão" morrendo, como o Haldir, em câmera lenta.

12. liteeliniel

liteeliniel Usuário

[email protected]! Adorei!! Seria mto mais legal do que uma Arwen!! Mto boa ideia!!! :obiggraz:
    O Elrond iria ficar mto triste.. e ainda imagino o Haldir contando isso pra ele!! Arrasou!!

13. EorL- o Jovem

EorL- o Jovem Usuário

axo q ficaria legal, mas aih vcs iam reclamar que a participaçao dele era exagerada e tal em relação ao livro, como vcs fazem com a arwen, tudo nego arranja coisa pra reclamar,

14. Nayra taureloth

Nayra taureloth Usuário

é sempre assim,se a pessoa não reclama ela não fica satisfeita.comigo é assim!!!e se o Glorfindel morresse..iiiiiiiiii aí o povo ia reclamar d+....o povo ia falar "além de colocarem elfos no abismo de Helm,mataram o Glorfindel!" mesmo que fosse uma morte f.oda e talz...eu tenho certeza que alguém ia reclamar.

15. Fëaruin Alcarintur ¥

Bom, se a pessoa tem dificuldades em fixar nomes de personagens como o Boromir, eu acho que aí o problema é da pessoa e não da trama. Mas é verdade, sempre vão achar o que reclamar, até quando se está fazendo uma simples suposição de uma mudança no filme. E eu não acho que seria como o Haldir, pois o Haldir quase não aparece, em nenhum dos dois filmes. Ele aparece pouquíssimo em ambos. :wink:

As habilidades do Aragorn, francamente, é frescura achar exagerado, pq no livro ele faz aquilo mesmo. Ele praticamente descobre o que acontece com os hobbits.

Outra coisa: Aumentar o papel de Glorfindel seria muito diferente do que simplesmente inventar um papel pra Arwen. O Glorfindel morreria, ao contrário da Arwen que poderia ter lutado contra balrog, em Helm's Deep, Pelennor, confrontar 10000 uruks sozinha e ainda sair viva. Eu tenho certeza, melhor, eu garanto que o Glorfindel com papel aumentado seria muito mais bem-aceito pelas inúmeras sociedades tolkienianas do que Arwen com um papel completamente inventado.

16. Wendëmahtar

Wendëmahtar Heh. Supershake.

Genial! Mesmo se o Glorfindel morresse (apesar de eu adorar o personagem!!!), seria fantástico, o simples fato de ele estar lá já me deixaria contente!

17. Fëaruin Alcarintur ¥

Sem falar que, eu acho, Glorfindel é um personagem bastante cativante. Pois pode-se notar que o cara é bom-caráter logo que ele aparece pela primeira vez.

Não obstante, vejam o nome que dei ao tópico. Sintam-se à vontade para dar suas opiniões sobre outras formas de como esse personagem poderia participar do filme. :wink:

18. Lord Henry

Lord Henry Usuário

Imagina que você nunca leu o livo. Agora, vc foi ver um filme de 3 horas, com vários personagens principais e nomes estranhos com os quais você não está acostumado para decorar (Frodo, Gandalf, Saruman, Sauron, Legolas, Gimli, Elrond, Arwen, Aragorn, Merry, Sam, Pippin, Boromir). Agora, imagina que passou 1 ano e vc nunca mais ouviu deles e vai ao cinema ver a segunda parte. Certamente vc se lembra do personagem do Boromir, mas será que você se lembra que o nome dele era Boromir?

Faz uma experiência. Assista a "Gosford Park" e tente, 1 ano depois, lembrar dos personagens...

19. Sméagol

Sméagol Usuário

Eu concordo com o Fëaruin Alcarintur até certo ponto. Acho que uma maior participação do Glorfindel seria bem vinda, e a participação dele na batalha do abismo de Helm ficaria legal. Só que eu sou um dos que não gostaria de ver ele morto. Se com Haldir eu já sai do cinema falando " Pô, o PJ coloca os elfos no abismo de Helm e ainda mata o Haldir!!!", com certeza seria pior com o Glorfindel. Existe toda aquela discução sobre os "dois" Glorfindel, matar ele iria gerar revolta de um bom pessoal...

20. Fëaruin Alcarintur ¥

Uma coisa eu garanto. Eu assisto algum filme se eu achar que se trata dum bom filme ou tenho referências confiáveis. Nunca assisto um filme pois "tá na modinha" e "todo mundo assiste", o que infelizmente tem acontecido com SdA, sim. Muita gente vai assistir ADT sem ter assistido SodA e quer entender? Enfim, se eu assisto a um filme, e gosto desse filme, eu fixo sim os diversos nomes, detalhes e acontecimentos diferentes. Não tenho dificuldade para isso.

Sméagol, quanto aos "dois Glorfindeis" a discussão está sendo por pura pentelhação, já que num ensaio do próprio Tolkien e deixa na cara que os dois são o mesmo Glorfindel, primeiro e único.

Compartilhar