• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que poderia ter sido para Glorfindel no filme

É, eu também acho isso extremamente de mau gosto, ir ver o filme por causa da moda, tb já vi gente que saiu do segundo filme sem entender nada pq não tinha visto primeiro. Quanto ao Glorfindel, você não acha que justamente por ele ser um elfo tão poderoso (já derrotou Balrog) e tão raro (por ter ressusitado), seria um crime o PJ matar ele???
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Enfim, se eu assisto a um filme, e gosto desse filme, eu fixo sim os diversos nomes, detalhes e acontecimentos diferentes. Não tenho dificuldade para isso.


Temo que não seja tão fácil assim. Eu sugeri aquela pequena experiência com o Gosford Park porque é um filme com vários personagens. Experimenta associar os nomes aos personagens um ano depois. Duvido que você consiga. E tb não é todo mundo que assite a um filme várias vezes só porque gostou. Eu posso chutar aqui que pelo menos 75% das pessoas que assistiram ao primeiro filme (sem terem lido o livro) não se lembram qual personagem é Haldir.


Fëaruin Alcarintur disse:
Sméagol, quanto aos "dois Glorfindeis" a discussão está sendo por pura pentelhação, já que num ensaio do próprio Tolkien e deixa na cara que os dois são o mesmo Glorfindel, primeiro e único.


Bah, ele errou, fez besteira e depois arrumou uma desculpa para não assumir o erro. (não me flamem, por favor! hehehehehe)
 
Bah, ele errou, fez besteira e depois arrumou uma desculpa para não assumir o erro.

Acabou usando o mesmo nome sim, mas vai arrumar uma desculpa tão bem-feita e que se encaixe tão bem ness emaranhado de histórias que se encaixa que enm quebra-cabeça.
E teoricamente o Silmarillion não pode estar errado, já que ele nem publicou em vida, não terminou.
 
Acabou usando o mesmo nome sim, mas vai arrumar uma desculpa tão bem-feita e que se encaixe tão bem ness emaranhado de histórias que se encaixa que enm quebra-cabeça.


Pô, o cara era malandro, tinha a manha da parada... hehehehehe


E teoricamente o Silmarillion não pode estar errado, já que ele nem publicou em vida, não terminou.



Na verdade eu acho que nada dele pode estar errado, de certa forma. E o fato de ele entrar ou não em contradição, sinceramente, não me incomoda. Essa do Glorfindel eu falei só de brincadeira mesmo. Há algum tempo eu me lembro de um pessoal discutindo isso em algum fórum (não me lembro onde foi) e achei engraçado... hehehehehe É curioso como essas discussões da obra de Tolkien (tipo as clássicas "asas do Balrog" e "Tom Bombadil") acabaram virando verdadeiras guerras de facções rivais.

E depois, todo mundo sabe que Glorfindel não existe e que, na verdade, foi a Arwen que fez tudo!
 
Ahhh, depois desses 2 filmes pra min tanto faz Glorifindel ou Haldir (E Olha qui eu sou purista pacas meu!), eu já me conformei com essa bananada toda (embora eu ainda fique MUITO puto com a arwen guerreira e os elfos no abismo de helm, mas fazer o que né 8-) ).
Mas, se fosse pra optar por haldir ou glorifindel (Talvez eu esteja terrivelmente errado, pois sou pessimo para decorar o filme em sí, e naum me lenbro direito do SdA), eu acho qui eles deviam colocar Glorifindel no lugar do Haldir. Troca um pelo outro e pronto! Acho qui tanto faz pru pessoal decorar Haldir ou Glorifindel. Ai ele podia aparecer no abismo, dar uns coques nos orcs, ai ele e um punhado de elfos sobrevive, tem uma cena do tipo "adorei lutar com vcs, mas agora vcs estão sós" e eles vão embora (Se é pra ter elfos no abismo, que pelo menos seja de um jeito que seja bacana 8-) )

É Claro, isso é só o comentario de alguem que intende bulhufas de cinema, só assistiu cada um dos filmes uma vez (e o 1º foi no cinema da minha escola de ingles, faltando dó 4 meses para ADT, mesmo eu sendo fã de tolkien, num tenho muito saco pra cinema :D ), eu posso estar dizendo uma boa besteira ai em cima, mas naum me queimen por isso :wink: .
 
Tem gente que vai discordar, mas vcs não acham que, se Glorfindel tivesse sido apresentado no primeiro filme como devesse, como grandioso entre os elfos de Valfenda e amigo de Aragorn, com PJ sabendo que ia por elfos no Abismo de Helm, ele poderia ser o comandante do tal exército élfico.


:( Como você mesmo disse, "se Glorfindel tivesse sido apresentado no primeiro filme como devesse", realmente seria uma boa idéia vê-lo em ação em Helm's Deep, pelo menos para nós, fãs (afinal, duvido que alguém que não tenha lido o livro ou não tenha assistido SdA pelo menos 3 vezes se lembrou do Haldir...).

Mas PJ simplesmente substituiu Glorfindel na cena em que ele iria mostrar sua maior (e importante) participação na história, colocando Arwen em seu lugar. Daí, só sobraria tempo de ele talvez aparecer no Conselho de Elrond dizendo meia dúzia de palavras, o que seria um desperdício pois não teria o destaque merecido. Então, se é para substituir, foi até melhor que ele não aparecesse. Para depois PJ matá-lo em Helm... Quase não aguentei ver Haldir morrendo... :osigh: Imagina Glorfindel... Morrer pela segunda vez!!! Não, não... Pensando bem, foi melhor assim. Afinal a cena de Arwen ficou maravilhosa, muito bem feita. E apesar de todas as críticas, acredito que Arwen e Legolas são os mais belos (e mais bem interpretados) elfos do filme.
 
Foi o que eu disse, cara Elanor Gamgi. Ele deveria ter tido uma participação maior já no primeiro livro, e matar ele seria demais. Já que ele não apareceu pra ajudar Frodo, era melhor deixar ele fora do Abismo mesmo...
 
Mas tem uma coisa: "se o Glorfindel fosse apresentado como devesse", aquela cena seria dele e não da Arwen. A "magia" no Vau foi obra de Gandalf e Elrond, dois caras bastaaaante aptos a fazer uma coisa dessas. Se fosse o Glorfindel fazendo, até passava, agora a Arwen foi foda ter que engolir aquilo, ainda mais ela recitando a oraçãozinha e fazendo cara de quem chupou limão.

Agora o elfo mais bem interpretado é o Elrond. Eu acho que Hugo Weaving pegou bem o espírito do personagem, ele conseguiu estampar a personalidade do Elrond, sábio e reservado.
 
Agora o elfo mais bem interpretado é o Elrond. Eu acho que Hugo Weaving pegou bem o espírito do personagem, ele conseguiu estampar a personalidade do Elrond, sábio e reservado.

também gostei dele como elrond,mais não só dele. sobre a arwen,recitando a oraçãozinha e fazendo cara de quem comeu limão,até que eu gostei...é,porque ficou legal ela recitando e logo depois o efeito todo dos cavaleiros na espuma...foi legal..
 
Se ler o livro rápido... na forma de um filme... vai chegar no final de ADT e nem vai se lembrar mais de Glorfindel... pois não é todo mundo que leu a obra e se lembra dele de forma efetiva... são muitos nomes e participações rápidas de personagens... a gente acaba não se esforçando para lembrar de certos personagens... depois de uma segunda ou terceira leitura você se acostuma a lembrar... mas daí vc já virou fã!! Ví esse tópico e essas mensagens e mandei um e-mail para uma colega que comprou a trilogia logo após o filme e perguntei para ela "Vc sentiu falta de Glorfindel no filme??" e e la respondeu "Quem??" então respondi "Pergunta para alguém que conheça que leu a trilogia e pergunte e ela respondeu depois "Minha irmão não sabe que é ele direito... ela até lembra do nome...mas!!"
Pois é... ainda acho que algumas adaptações foram muito acertadas... Glorfindel foi uma citação de Tolkien em SDA (Nem eu entendi por quê até agora!!) é fascinante como Tolkien de repente se depara com alguns personagens... talvez forçando a gente a procurar justamente isso... saber mais!!
A adaptação de Arwen ficou muito legal... até porque a cena do Vau acontece sem Glorfindel no livro e no filme ficou muito legal e impressionante um elfo falando em élfico com toda aquela força!!
E depois, como explicar no filme que o Elfo morreu e foi ressucitado?? Meio complicado, pois nem no livro isso fica claro!!
Em tempo...! Acho que Haldir não morreu... não sei porque... mas para quê PJ mataria Haldir?? Ainda acho que essa cena é um prelúdio para o poder de cura de Aragorn.. sei lá... viagem minha talvez... mas não engulo que a morte de Haldir foi em vão... nem deu tanta emoção assim.. como foi com Boromir...!! É esperar para ver!!
 
Mas o Boromir era um personagem muito mais importante que o Haldir...duvido que ele não tenha morrido...
 
Por que teria que explicar sobre morte e renascimento élfico? Ele não ia morrer e voltar no filme. Isso foi uma coisa que acontece na obra tolkieniana, não no SdA, oras. Ninguém leigo na obra precisaria saber que Glorfindel foi um elfo que morreu na Primeira Era e voltou.
E pelo contrário, a maioria das pessoas que leram o livro apenas uma vez sempre se lembram de Glorfindel, e até Gildor. Eles são personagens que marcam pela sua sabedoria e bondade. Quanto ao Vau, eu sei muito bem que o Glorfindel não estava lá, e nem foi ele quem fez, poderia muito bem ter sido mostrado como aconteceu no livro. Qual o problema de mostrar o Gandalf falando pra Frodo, logo que ele acorda, que quem fez aquela "magia" haviam sido ele e Elrond? Mas eu sei que tem o apelo cinematográfico. E tá, precisavam colocar alguém lá pra "executar" essa "mágica", seria mais bem aceito se fosse o Glorfindel. E aí falo de quem conhece a obra, pq pra quem não conhece não faz diferença nenhuma mesmo.
 
Em tempo...! Acho que Haldir não morreu... não sei porque... mas para quê PJ mataria Haldir?? Ainda acho que essa cena é um prelúdio para o poder de cura de Aragorn.. sei lá... viagem minha talvez... mas não engulo que a morte de Haldir foi em vão... nem deu tanta emoção assim.. como foi com Boromir...!! É esperar para ver!!

Pow, se o Haldir reviver depois de ter recebido uma cutucada daquelas de um orc... o PJ taria aloprando. Mas quem sabe né? Do PJ eu espero qualque coisa.
 
O Haldir morreu mesmo. Aragorn é bom curandeiro, mas não milagreiro. E outra, já apareceu no final de AdT eles montados com o Gandalf dizendo que "a batalha está ganha", e junto com ele estão o Théoden, o Éomer e o Aragorn, pelo menos. Lógico que Haldir não vai ser "ressucitado", ia ficar extremamente idiota é sem nexo.
 
Quanto a Arwen ter substituido Glorfindel, achei que foi uma mudança plausível. Não acho que PJ deva ser crucificado por causa disso. Como é uma adaptação cinematográfica de uma história que contém tantos detalhes e personagens, seria impossível que alguns deles não fossem excluídos. Nesse caso, foi Glorfindel, Tom Bombadil... Mas temos que admitir que PJ tomou o cuidado de excluir personagens que não iriam alterar o curso principal da história. Glorfindel é um grande e renomado elfo? Sim. Foi o "salvador da pátria" de Frodo? Sim. Mas, convenhamos, sua presença pode se considerar fundamental na hora em que é preciso fazer uma escolha: o que vai permanecer e o que vai precisar ser excluído. Na minha opinião, PJ colocou Arwen para fazer esta cena para torná-la útil na história, já que seu papel seria ampliado para que seu amor com Aragorn fosse contado. Não sei porque o pessoal reclama tanto :lol: :lol: . Achei lindo quando Arwen fala aquelas palavras em élfico e levanta o rio contra os cavaleiros. Já é uma cena memorável. Agora só porque no livro não foi ela, não ficou bom? Não que eu aprecie mudanças a torto e a direito, mas essa ficou boa.

Não gostei de Elrond no filme porque achei o caráter dele ligeiramente alterado, assim como aconteceu com Aragorn. Ele não demonstra tanta sabedoria quanto no filme. Que papo é aquele de "Ele escolheu o exílio" :o?: :o?: . E outra, no filme ele nem bota fé nos homens e precisou ser lembrado por Gandalf que a raça dos homens tinha sim um líder, que era Aragorn. E em ADT, ele inventa de se meter no romance de Aragorn e Arwen. No livro ele nunca pediu para Aragorn abandonar sua amada. :x O que eu mais odeio nas mudanças que ocorrem nos filmes é quando mexe com o caráter dos personagens. Isso, para mim, é pior que qualquer outra mundança. :x
 
Eu concordo com a Elanor em uma coisa: PJ realmente não "mexeu" nos personagens vitais. A historia continua mais ou menos no caminho do livro (escrevem torto, mas por linhas retas). Mas é claro que não mexer nos personagens principais e mexer com todos os detalhes que realmente fazem de SDA um bom livro é pecado capital.
O filme não passou pra min a ideia de "grandiosidade que um dia foi". O 1º foi o que chegou mais perto (a introdução foi perfeita). Mas talvez ainda seja cedo para dizer isso. Falta ainda Minas Tirith... a ultima grande surpresa do filme (pois só apareceu de leve no SdA... e foi o bastante para min contar os dias para RdR :D )
Quanto a "Arwen She-ra"... sem comentarios, eu detestei....

Não gostei de Elrond no filme porque achei o caráter dele ligeiramente alterado, assim como aconteceu com Aragorn. Ele não demonstra tanta sabedoria quanto no filme. Que papo é aquele de "Ele escolheu o exílio"

Tipo, pelo qui sei o Elrond realmente escolheu o exilio. Ele podia ter voltado para Valinor no fim da 1º era, mas ficou, igualzin à galandriel (casos distintos, mas resultados iguais) :wink:

E outra, no filme ele nem bota fé nos homens e precisou ser lembrado por Gandalf que a raça dos homens tinha sim um líder, que era Aragorn.

Ele sabia disso. Mas quando ele botou fé nos homens à mil anos atras, o Rei deles sucumbiu ao anel. Se o proprio Isildur não resistiu, o que poderia o pobre Aragorn? Ele não era um rei numenoriano com um esquadra de milhões, mas um rei sem reino. Isso é mais prova de sabedoria do que de burrice por parte do Elrond.

E em ADT, ele inventa de se meter no romance de Aragorn e Arwen. No livro ele nunca pediu para Aragorn abandonar sua amada. O que eu mais odeio nas mudanças que ocorrem nos filmes é quando mexe com o caráter dos personagens. Isso, para mim, é pior que qualquer outra mundança.

Bemmmmm, no livro, ele realmente não "proibe" o aragorn de "namorar" a arwen. Ele só disse que quando o Aragorn se tornar Rei de gondor ele teria sinal verde do Elrond :lol: :lol: - O amor deles 2 é proibido mesmo. O que faria Elrond acreditar que aconteceria o mesmo que aconteceu com as outras 2 uniões de elfos e homens? Ele tinha mais motivos para acreditar que Aragorn ia se ferrar 8-)
 
Concordo com Erú (Cara... me sinto entranho chamando alguém de Erú... e a mesma coisa que chamar alguém de Deus... tenho que me acostumar!!) sobre os elfos em Helm´s Deep, não só pela participação de Haldir... mas pelos elfos em sí... depois ver aquele monte de elfo morto... Cara... que triste!!
Sobre Haldir não ter morrido... como eu disse antes... pode ser até uma viagem minha... mas sei lá... matar Haldir para quê??
Gente... não é que eu defenda tudo o que PJ faz como as vezes pode parecer... mas sinceramente eu tento acompanhar o raciocínio dele e às vezes me colocar no lugar de diretor e com todas as limitações e exigências de uma produção cinematográfica, tentar adaptar na tela algo que sou fã em livro... e que por muito tempo pensaram em fazer e acharam muito difícil e também por não terem sido aprovadas nem por Tolkien e nem por ser filho...!! Mas como disse Elanor... quando mexe com a personalidade (algo que Tolkien criava como ninguém!) dos personagens fica estranho... a gente perde a referência... mas como nada está acabado, ainda existe uma esperança!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo