Ka Bral o Negro
Tchokwe Pós-Moderno
Tá uma merda...Vcs já viram o 4º Edição? Ta muito foda...
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Tá uma merda...Vcs já viram o 4º Edição? Ta muito foda...
Em "Mago: a Ascensão" você também lutava duramente para sobreviver. Até a Tecnocracia tinha de lutar contra a estagnação humana que eles próprios arquitetaram.Ta bem mais dificil e mais interessante que o terceira. Realmente agora vc tem que lutar para sobreviver. Mago é muito forte se não tiver dificuldade fika sem graça.
Mas pelo menos no jogo antigo os magos eram duramente reprimidos pelo Paradoxo.O que eu gostei nesse novo sisitema é que se vc coloca atributos altos por exemplo em mentais as suas habilidades mentais tbm vao ter que ser altas, enquanto em Mago: Ascensão vc pode ter atributos mentais altos e pericias altas. Assim fica bem mais fácil de vc fazer um personagem muito forte e nesse novo sistema vai ser bem mais dificil.
Vcs já viram o 4º Edição? Ta muito foda...
Tem razão.Mago sem paradoxo não é mago.
O sistema de regras Storyteller eu não discuto - porque nunca o conheci tão mbem quanto conheço o sistema D20, por exemplo. Nem duvido que o novo Storyteller tenha ficado mais justo.Não tive tempo de ler todo... O cenário não me agradou muito em alguns quesitos, prefiro o cenario do Mago: Ascensão 3º ed. Esse sim é um cenário complexo e difícil de se jogar.
Se você abrir um tópico sobre Vampiro, eu terei muito a falar.Sempre joguei storyteller. Fiquei tres anos numa mesa de vampiro com uma tremere que atualmente ta na 5º geração. Gosto do sistema e do cenario. Realmente o cenario do Mago: Ascensão é mais interessante, gostei mesmo foi do sistema do novo. Pra mim que jogo com uma verbena, não posso defender muito esse cenário.
Se você abrir um tópico sobre Vampiro, eu terei muito a falar.
Voltando a Mago, os grupos do novo jogo não se comparam aos grupos do mjogo antigo. Enquanto no novo há cinco grupos genéricos e pouco atraentes, baseados em sabe-lá-onde, no novo temos as Tradições (as quais abrangem quase todas as crenças do mundo real, sem contar um sem número de Ofícios, Órfãos, Discrepantes...), a Tecnocracia (não me canso de repetir: a melhor idéia do jogo antigo - e que não existe no jogo novo), os Nephandi (elementos destrutivos e corruptores que existem em qualquer lugar, em todas as cultura) e os Desauridos (elementos imprevisíveis!).
Você se confundiu aí, no velho temos as Tradições etc.
Exato, exato, exato.Quanto às 5 tradições genéricas do jogo novo, parece que 5 é o número cabalistico desse novo WoD. Tudo vem em 5. Clãs e Covenants em Vampiro, Tribos e Augúrios em Lobisomem, Tradições e sei lá mais o que em Mago, 5 sei lá o que em Protean.
Quando era tudo 13, tinha mais variação. Eu senti falta disso no novo Lobisomem. Eu gostava muito das 13 tribos, das disputas entre tribos e tudo mais. Agora só tem 5. Parece-me um número muito pequeno. Não consigo imaginar todos os Lobisomens do mundo se juntando em apenas 5 grupos. As tribos do antigo eram regionais e havia espaço para novas tribos se você não quisesse jogar no Ocidente-Europeu.
Eu sou fã de todos os quatro grupos de Mago. Eu só considero o conceito da Tecnocracia algo muito bem bolado.Me parece que vc é bem fã da Tecnocracia né! Agora nem me fale em Nefandus pq quase morri nesse fim de semana por causa de um.