• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harry Potter (JK Rowling) [Tópico repleto de Spoilers]

Qual é o Melhor livro da Série?

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal

    Votos: 0 0,0%
  • Harry Potter e a Câmara Secreta

    Votos: 2 8,7%
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

    Votos: 10 43,5%
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo

    Votos: 3 13,0%
  • Harry Potter e a Ordem da Fênix

    Votos: 1 4,3%
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe

    Votos: 4 17,4%
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte

    Votos: 3 13,0%

  • Total de votantes
    23
Status
Fechado para novas mensagens.
Acho que a rowling sempre disse que o último parágrafo já estava escrito.
Só que seria estranho, a não ser que ela tenha adicionado aquela baboseira do harry adulto mais tarde.

Mas ela tb tinha dito que "scar" seria a ultima palavra do ultimo livro. E não foi.
 
Acho que a rowling sempre disse que o último parágrafo já estava escrito.
Só que seria estranho, a não ser que ela tenha adicionado aquela baboseira do harry adulto mais tarde.

Mas ela tb tinha dito que "scar" seria a ultima palavra do ultimo livro. E não foi.

A tradução em português muda o lugar das palavras,mesmo assim acho que ela já o final do sétimo livro na cabeça, já sabia como acabaria.
 
Acho que a rowling sempre disse que o último parágrafo já estava escrito.
Só que seria estranho, a não ser que ela tenha adicionado aquela baboseira do harry adulto mais tarde.

Mas ela tb tinha dito que "scar" seria a ultima palavra do ultimo livro. E não foi.
Mas ela nunca deu certeza de que seria. Disse que até certo momento era, mas que poderia mudar.

Reza a lenda que os capitulos finais já estavam prontos desde o primeiro livro :P

Bjus
Isso não é verdade. Ela sabia o que ia acontecer nesses capítulos, mas não tinha eles escritos.

A tradução em português muda o lugar das palavras,mesmo assim acho que ela já o final do sétimo livro na cabeça, já sabia como acabaria.
Não foi por culpa da tradução.
 
Mas ela nunca deu certeza de que seria. Disse que até certo momento era, mas que poderia mudar.


Na verdade, em um determinado momento ela deu certeza, mas voltou atrás, algumas entrevistas depois, falando que poderia mudar


Isso não é verdade. Ela sabia o que ia acontecer nesses capítulos, mas não tinha eles escritos.

Eu falei "reza a lenda"... normalmente "lenda" não é verdade :P
Nenhuma hora eu falei que era verdade XD
Mas que foi um dos boatos que correu na internet, e foi quando ela falou da "scar" como ultima palavra. Ai surgiu inúmeras falas dela na internet que não eram delas. Foi por isso que depois, oficialmente, ela voltou atrás.

Bjus
 
bem... realmente... por ter esperado tanto, parece que não me surpriendeu o final tanto quanto gostaria!
acho que ele poderia ter sido diferente
 
Muita gente veio aqui falar do final, mas a enquete mostra que a grande maioria gostou do livro.
 
O que poderia ser legal. Geraria um spin off da série.

Mas Regente, você nem leu os livros! :dente:
 
O livro pode ser ótimo, mas acabei pegando raiva do mesmo, devido a fanaticos ficarem menosprezando outros livros e literaturas (Sendo alguns, muito bons por sinal).
Uma coisa que aprendi, é não comparar Games, Mulher e Livros. Cada um gosta de um tipo especifico, beleza, mas não desvalorize o outro. Isso é uma forma de preconceito.
 
Isso não é verdade. Ela sabia o que ia acontecer nesses capítulos, mas não tinha eles escritos.

FUSA disse:
Só que seria estranho, a não ser que ela tenha adicionado aquela baboseira do harry adulto mais tarde.

Bom, pelo que eu sei (a memória pode falhar-me em alguns aspectos), ela tinha escrito um capítulo final bem no início, mas quando ia a meio deste último livro decidiu que esse capítulo estava "descritivo" demais - narrava detalhadamente o que acontecia a cada personagem - e destoava do conjunto, pelo que optou por aquela forma mais narrativa.

Mas eu também não gostei desse epílogo. E preferia ficar sabendo o que acontece lendo o livro do que tendo de procurar as coisas naquelas entrevistas que ela fez depois do lançamento.

Mas ela tb tinha dito que "scar" seria a ultima palavra do ultimo livro. E não foi.

A Rowling disse uns meses antes que tinha mudado. Provavelmente foi na mesma altura em que fez a tal revisão geral ao capítulo.
 
Voldemort ter matado Harry no final e iniciado um reinado de horror e trevas.
Pois é, mas estava CLARO desde o priemiro capítulo da Pedra Filosofal que isso não iria acontecer.

A Rowling disse uns meses antes que tinha mudado. Provavelmente foi na mesma altura em que fez a tal revisão geral ao capítulo.
É, ela falou numa entrevista que "scar" não era mais a última palavra, mas que estava na última frase.
 
O que não estava claro até momentos antes desse final acontecer são as incoerências e "forçassões" de barras que a JK optaria por colocar nesse final. Sim, o final mais óbvio, olhando o panorama moral de toda a obra e seu contexto como obra infanto-juvenil, é sim Harry sobreviver e Voldemort morrer, mas JK deveria, então, criar um caminho coerente que conduzisse a esse final. Ela opta, entretanto, não capacitar Harry para vencer Voldemort durante toda a obra, pelo contrário, ela o descapacitar com o argumento dele ser uma horcrux (argumento este coerentíssimo com todos os livros), mas acaba capacitando-o no último momento, com um elemento totalmente jogado, raso e que carece de qualquer justificativa sensata.

O final onde Harry morre é o mais condizente com elementos finais que JK inserira, que se inicia com a profecia e acaba com o fato de Harry ser um horcrux. Os acontecimentos que envolvem a morte do personagem são totalmente coerentes com a postura que ele toma no decorrer da obra. Bastava, então, se livrar de Voldemort de um jeito qualquer (Lúcio poderia matá-lo, por exemplo) e pronto. Snape teve uma morte singela e sem explosões e feitiços, e fora uma ótima morte. Voldemort também poderia ter. Ou não.

Agora, ela dirigir-se para um final dessa magnitude, para depois voltar com uma série de argumentos frouxos ("oh, eu imaginava que o sangue da sua mãe manteria você vivo!" ou "a varinha X é minha porque eu peguei a varinha Y" de seu dono") e fantasiosos, que surgem completamente no momento em que é falado, sem nenhuma base anterior, é realmente uma solução que não entendo. O modo como tudo acontece também é estranho: Harry e Voldemort começam a andar em voltas, Harry revela que a varinha era dele (e não é falado em nenhum momento da onde ele tirara essa idéia), e o feitiço Avada volta para Voldemort. Nem foi Harry que o matou, foi a varinha!

Não que os acontecimentos anteriores durante todo o livro fossem coerentes. Para mim a JK não soube manter a coerência do mundo que ela criara - coisa que se reflete melhor em quase todas expedições de horcruxes:
- O banco Gringotes (e a maldição Cruciatus) que era para ser impenetrável
- O vôo para câmara secreta e Rony falando língua-de-cobra
- Voldemort deixando a horcrux na sala precisa, onde ao lado havia objetos de vários outros alunos, claramente mostrando que muitos conheciam o local.
- A horcrux sendo destruída por um feitiço também recém-apresentado, e feito por um aluno idiota.
(creio que só não são todas as espedições, pois não me lembro delas)
Etc etc etc.

Eu não me importaria tanto com todas essas coisas se o final fosse bom, pois essas coisas são, como posso dizer, "detalhes". O final do livro não é o final só do livro, mas também da obra.
 
JK deveria, então, criar um caminho coerente que conduzisse a esse final. Ela opta, entretanto, não capacitar Harry para vencer Voldemort durante toda a obra.
Mas nenhuma capacitação seria suficiente.
JK mostra durante todo o livro que o Harry é um garoto absolutamente comum, um bruxo como outro qualquer, sem nenhuma habilidade especial. Ao contrário do Voldemort, que, assim como o Dumbledore, era um bruxo excepcional, um gênio. Como a gente pode ver no livro 6, aos 10 anos já tinha pleno conhecimento e controle das suas habilidades.
O Harry nunca chegaria ao nível dele.


Agora, ela dirigir-se para um final dessa magnitude, para depois voltar com uma série de argumentos frouxos ("oh, eu imaginava que o sangue da sua mãe manteria você vivo!" ou "a varinha X é minha porque eu peguei a varinha Y" de seu dono") e fantasiosos, que surgem completamente no momento em que é falado, sem nenhuma base anterior, é realmente uma solução que não entendo. O modo como tudo acontece também é estranho: Harry e Voldemort começam a andar em voltas, Harry revela que a varinha era dele (e não é falado em nenhum momento da onde ele tirara essa idéia), e o feitiço Avada volta para Voldemort. Nem foi Harry que o matou, foi a varinha!
Tipo, não tem nada de mais no argumento das varinhas. A varinha que o Voldemort estava usando não era dele, então o desempenho não era 100% eficiente.
Se ele e o Harry estivessem usando as varinhas deles próprios, ia acontecer um Priori Incantatem igual no livro 4.
Como as varinhas não eram irmãs e como o feitiço do Harry foi mais eficiente, por ele ser o dono da varinha que estava usando, a Avada do Voldemort foi ricocheteado e o atingiu. Simples e funcional.
 
Eu concordo com o haran no fato que acharia um final melhor com Harry morrendo (e tornando mais forte a reviravolta dos pensamentos de Dumbledore) com Voldemort sendo derrotado posteriormente.

Mas não achei o caso da varinha ter outro dono um fechamento ruim. Só não engulo a forma como Harry conseguiu a varinha. Não faz o menor sentido diante do que se era dito sobre a forma de consegui-la.
 
Quando sugeri que JK capacitasse Harry, não me referia a possibilidade dela o tornar um Harry melhor em um duelo, com feitiços mais poderosos, e etc, e sim que criasse um conjunto de circunstâncias, situações e eventos que levassem Harry a vitória. E isso ela faz, levando Harry a uma situação de vantagem, só que esta vantagem é colocada (ou melhor, jogada) apenas no último capítulo, sem melhores explicações. Isso deveria ter sido feito coerentemente e lentamente no decorrer da obra, ou ao menos do último livro.

E eu não vejo o duelo como você o descreveu, Olórin. Voldemort não errou o feitiço por simplesmente não estar lutando com sua varinha, e sim porque esta a Varinha se negara a matar Harry, por pertencer a ele. Se fosse qualquer outra varinha normal, Voldemort teria vencido (tanto é que Voldemort fala algo como "Então lutaremos apenas com nossas perícias, e eu ganharei" e Harry fala "(...) mas a Varinha Anciã é minha"). Voldemort era um bruxo muito bom para errar um feitiço desse, com um menino que você julga ser comum - independente da varinha que usasse.

Esse simples fato torna o final fraco, embora (levemente) aceitável. Pois coloca todo o mérito da vitória final na sorte. Não que Harry não dependesse da sorte nos outros livros, mas cabia a ele, sempre, aproveitar os momentos de sorte e utilizá-los da melhor forma, de forma inteligente, mas principalmente honrada e corajosa. Já nesse livro, a Varinha vai parar em suas mãos por simples sorte, e ele não precisa fazer exatamente nada, pois com essa vantagem ganhara o duelo.

O que torna o final inaceitável são os argumentos de JK para a Varinha pertencer a Draco, e ainda depois a Harry (vide aqui). Além de colocar a vitória num poder sobrenatural, a obtenção de tal poder não faz sentido dentro do que ela estabeleceu na obra. E pior, ela nos trata como se o ocorrido fosse completamente normal, Harry falando tudo aquilo, para Voldemort (e andando em círculos, a propósito), como se já tivesse chegado a essa espetacular conclusão antes. Mas não chegara, e nem chegaria, pois a posse da Varinha por Harry não tem sentido nenhum. Por isso ela nem optou por desenvolver isso antes, especialmente numa conversa com Hermione, que é tão lógica.

PS: eu não acho que Harry seja um garoto comum, é só ver a performance dele contra o basilisco, contra os dementadores, no torneio tribuxo... JK poderia juntar no Harry coragem + aprendizados + habilidades + ajuda externa + sorte e obter de forma convincente a derrota de Voldemort.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo