• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos, superiores?

Infelizmente não sei nada sobre que problemas passaram os dois cientistas (falta de cultura).
Então Istmo, o que aconteceu com eles é que sofreram bastante até que suas idéias fossem aceitas pelo homem. Galileu defendia que não era o Sol que girava em torno da Terra e sim o contrário. Como os humanos vivem na Terra foi um tanto difícil aceitar que não éramos o centro do Sistema Solar. Já Darwin propôs sua teoria da Evolução, onde nós viemos de macacos. Outra coisa difícil de aceitar, porque até então os homens haviam sido criados por Deus, à sua semelhança. O que os humanos gostam é do papel de destaque: centro do mundo e parecidos com Deus, não com macacos! Espero ter ajudado você a entender.

Posts das maninhas hobbits:grinlove:

Não sei se foi a intenção do Tolkien a de tornar elfos superiores, mas que é essa a impressão que passa, isso é.

Defenda não, não gostei dessa colocação :lol:, deixarei que ela comente...:grinlove: .

Obrigada maninha.
Então Kainof, vou comentar. Os elfos não passam a impressão de serem superiores, eles são superiores mesmo. A questão é: será que Tolkien fez isso com o propósito de mostrar aos homens que não estamos no topo da evolução e podemos mandar e desmandar em outros homens e destruir o lugar onde vivemos sem medida? Compartilho a mesma opinião de Istmo, no seu post, quando situa Tolkien e os problemas históricos que estávamos vivendo.
 
Não existe superioridade entre as raças.DIzer que os elfos sao superiores e erroneo, ja que tantos homens superava os elfos em um determinado fator...Todos têm o mesmo valor, mas responsabilidades diferentes.Se sao sabio o sao por viverem mais, mas sao arroganates por isso tambem.Cometem erros e acertos como todos de outras raças.Superioridade nao existe, nao sao superioes.Sabedoria, agilidade sao fatos que podem diferenciar uma raça das outras, mas nao faz superior, mas em muitos contos vemos homens que tamebm sao ageis e sabios em seu momento.Isso faz deles superiores? Não, não faz...Diante de todos eles tem o mesmo valor, mas direito, deveres e responsabilidades diferentes apenas isso.
 
Na verdade, há lugares que falam da mortalidade dos homens como um dom, uma benção. Os elfos tinham de ficar presos no mundo para sempre, isso pode ser bem chato. E não se sabe ao certo o destino deles após sua morte. Isso também botava medo nos homens. Agora, há a vantagem da dúvida: e se o destino dos homens fosse melhor do que a vida? E se fosse melhor do que dos elfos?

O que quero demonstrar é que há prós e contras em tudo o que acontece. Os elfos não são elhores queoutras raças, eles apenas têm habilidades diferentes, destino diferente.

Nao consegui ler todo o post, portanto se falar besteira, peco para ser corrigido...
A citacao do amigo aqui esta relatando algo que ja na epoca de Tolkien era debatido, vida apos a morte, nao sabemos se apos a morte iremos para um lugar melhor que aqui, ou se apagaremos, ou qualquer coisa, afinal nao eh esse o assunto, mas eh legal prestar atencao nisso!

E eu creio que Tolkien nao favoreceu tambem os elfos nas acoes de seus livros, talvez as habilidades dos elfos sejam mais destacadas e eles sejam mais bem ditos e talvez ate superioes entre si, afinal, o anel estava somente seguro em Valfenda durante um tempo maior, e la viviam... elfos!
Mas grandes fatos ocorreram em volta dos humanos, Isildur que arrancou o anel de Sauron e negou a vontade de Elrond, Aragorn... ele foi mais importante que Legolas na luta pelo fim do anel, porem, antes de Aragorn os fracassos mais marcantes tambem marcaram as historias de J.R.R., Isildur fracassou e quando os homens chegaram, no Silma se nao me engano, eles tambem fizeram besteiras maiores e mais notaveis conforme o tempo passava... Turin que era homem, chegou a enlouquecer, e mesmo assim quando citado nos lembramos dos grandes feitos dele, como Glaurung (derrotado)...
Acho que ele soube muito bem equilibrar as racas, e nao favoreceu ninguem...
Mas, e os anoes? Falem-me mais desses pequenos seres, fortes e engracados :D
 
Última edição:
Caranthir disse:
Nah. É assim: elfos invejam homens por sua mortalidade; homens invejam elfos por sua imortalidade. E assim vai. Não há mistério nos homens, a não ser quando de suar morte, pois não sabemos para onde vão seus epíritos.
Se eles invejam a mortalidade eles que se matem!:mrgreen:
 
Os elfos só são um pouco melhores, ágeis, inteligentes e sábios.
O problema é que todo mundo acha que eu sou MUITO melhor.

Ser diferente é uma bênção e uma maldição: é ser taxado de Deus e Diabo.
 
Ninguém tá bem com a vida que tem!

Os Elfos 'soam' superiores, ao longo da obra de Tolkien, agora, s vc achar que a imortalidade, agilidade, sabedoria e talz não são características que definem uma raça como superior em relação a outra, então não, os elfos não são superiores a qualquer outra raça...
 
Nas palavras do professor, em Silmarillion, 1ª ed., Martins Fontes, pg 36:
"Ilúvatar sabia, porém, que os homens, colocados em meio ao torvelino dos poderes do mundo, se afastariam com freqüência do caminho e não usariam seus dons em harmonia; e disse: - Esses também, no seu tempo, descobrirão que tudo o que fazem resulta no final em glória para minha obra. - Contudo, os elfos acreditam que os homens constumam ser motivo de trsiteza para Manwë, que conhece a maior parte da mente de Ilúvatar; na opinião dos elfos, os homens são mais parecidos com Melkor do que com qualquer outro Ainur, embora Melkor sempre os tenha temido e odiado, mesmo aqueles que lhes prestaram serviços.
Inclui-se, nesse dom de liberdade, que os filhos dos homens permaneçam vivos por um curto intervalo no mundo, não sendo presos a ele, e partam logo, para onde, os elfos não sabem. Ao passo que os elfos ficam até o final dos tempos, e seu amor pela Terra e por todo o mundo é mais exclusivo e intenso por esse motivo e, com o passar dos anos, cada vez mais cheio de tristezas. (...) (sobre os homens)A morte é seu destino, o dom de Ilúvatar, que, com o passar do tempo, até os Poderes hão de invejar. Melkor porém lançou sua sombra sobre esse dom, confundindo-o com as trevas; e fez surgir o mal do bem; e o medo, da esperança."

Acredito que com esse pequeno trecho ponha-se fim a discussão sobre a superioridade élfica. Homens e elfos têm seus dons. Nenhuma das raças está satisfeita com o que lhe foi dado e não vejo superioridade entre elas. Mas Eru espera ambas para unir suas vozes e cantarem a segunda canção. É bom lembrar que Eru sabia que os homens são fracos e que se afastariam com freqüência do caminho, mas não penso que isso seja motivo de inferioridade.
 
Dar ênfase não despreza nem ignora a outra parte. Temos uma prova disso no próprio SdA. Alguém considera Tom Bombadil inferior à algum personagem? No entanto a sua aparição e ênfase é bem menor do que a de muitos outros seres

Tudo o que sabemos de concreto sobre Tom é que ele era um cara estranho:tsc:
E na história ele é inferior sim. Assim como o elfos são superiores por tomarem parte nos principais fatos das obras de Tolkien.

Compartilho a mesma opinião de Istmo, no seu post, quando situa Tolkien e os problemas históricos que estávamos vivendo.

Isso seria uma alegoria. Tolkien disse que não gostava e não usava elas, vai saber...
 
Minha Opinião

Saudações...

Não Querendo me entrometer mas ja me entrometendo... no meu simples ponto de vista... todos tem suas caracteristicas... sendo elas positivas ou negativas.

Sim, elfos são mais sabios, tem mais experiencia de vida, maior convivencia com a natureza, por isso são mais saudaveis, não tem vicios (pelo que eu saiba)
Ágeis também.. por que desde cedo eles são treinados.
Mas tem seus pontos negativos... não se dão bem com as outras raças pois eles são muito Arrogantes
 
Re: Minha Opinião

Saudações...

Não Querendo me entrometer mas ja me entrometendo... no meu simples ponto de vista... todos tem suas caracteristicas... sendo elas positivas ou negativas.

Sim, elfos são mais sabios, tem mais experiencia de vida, maior convivencia com a natureza, por isso são mais saudaveis, não tem vicios (pelo que eu saiba)
Ágeis também.. por que desde cedo eles são treinados.
Mas tem seus pontos negativos... não se dão bem com as outras raças pois eles são muito Arrogantes

Vejo mais pontos positivos que negativos, equilibre isto amigo :-P
 
Oh que legal:

O Silmarillion; Martins Fontes 2006; 2ª Edição - Alkallabêth; Página 336/337 disse:
- Você sabe que ele tem um destino separado – responderam eles, então. - E foi equiparado aos Primogênitos, que não morrem. Contudo, esse é também seu destino: o de nunca poder voltar a terras mortais Ao passo que você e seu povo não pertencem aos Primogênitos, mas são homens mortais, como Ilúvatar os fez Apesar disso. Parece que agora vocês desejam ter os benefícios das duas famílias: navegar até Valinor quando quiserem, e voltar para casa quando tiverem vontade. Isso não pode ser. Nem têm os Valar poder para anular as dádivas de Ilúvatar. Vocês dizem que os eldar não foram castigados e que mesmo os que se rebelaram não morrem.
Contudo, isso para eles não é nem recompensa nem castigo, mas a realização ele seu ser. Eles não podem escapar, e estão amarrados a esse mundo, para não deixá-lo nunca enquanto ele durar, pois a vida deste mundo é a vida deles. E vocês dizem que foram punidos pela rebelião dos homens, da qual pouco participaram e que é por isso que morrem. Mas a morte não foi de início estabelecida como uma punição. É por ela que vocês escapam, deixam o mundo e não estão vinculados a ele, seja na esperança, seja no enfado. Qual de nós portanto deveria invejar o outro?

Por mais que os homens que estão sendo citados sejam os de Númenor, os desejos e atos eram praticamente os mesmos.

P.s. Eu até hoje não aprendi a colocar uma Bibliografia decente, mesmo em citação. :dente:
 
Última edição:
Re: Minha Opinião

Saudações...

Sim, elfos são mais sabios, tem mais experiencia de vida, maior convivencia com a natureza, por isso são mais saudaveis, não tem vicios (pelo que eu saiba)
Ágeis também.. por que desde cedo eles são treinados.
Mas tem seus pontos negativos... não se dão bem com as outras raças pois eles são muito Arrogantes

A arrogância é reflexo da combinação de orgulho (muitas vezes orgulho com razão) com conhecimento (muitas vezes reunido ao longo de muitos anos) e aversão aos que não têm nível de conhecimento igual (ou por falta de interesse, ou por falta de tempo). Eu sei porque acabei me tornando meio (só meio? Não seria três quartos?) arrogante com o passar do tempo. :hanhan:

Se não conseguir entender a explicação, manda uma MP! :lol:
 
eh... eh claro q os positivos são bem superiores =P

Depende do ponto de vista...
Pergunte a um anão se ele acha leveza algo superior e bom?...:lol:
E mesmo a um elfo "velho" pergunte se ele acha que ser imortal é superior...deve ser muito cansativo...mas daí vai de gosto e opinião...
 
Talvaz as únicas criaturas superiores aos elfos sejam os Ents, por terem as duas qualidades de cada raça. A capacidade de viver em harmonia e de acumular a história de tudo e de todos através das eras como os elfos; e a facilidade de se adptarem as mudanças que o mundo sofre através dos tempos como os homens. Este trecho é citado pelo próprio Fangorn aos hobbits no volume As Duas Torres. No entanto, ele próprio admite que foram os elfos que começaram a dar nome as coisas e falar com as árvores; retirando-as do sono de Yavanna e ensinando-lhes sua língua. Em matéria de conhecimento acumulado e praticamente imutável por milênios, os elfos são insuperávais.
 
"Os elfos são superiores?"
Uma daquelas perguntas que sempre acabam em 1000 versões diferentes para não.


Realmente, então, que seja 1001 com a minha!

Sinceramente eu acho os elfos INFERIORES, pelo simples fato de eles não morrerem.... eu explico: morrer eh uma benção. "Que loucura eh essa?!" loucura? Não!

A morte eh uma benção pq proporciona aos homens a possibilidade de evoluirem, da a eles a ambição necessaria de ir atras do que deseja, o simples fato de saber que seu tempo está contado faz com que os humanos se empenhem mais em sua tarefa, que procurem com mais tenacidade melhores maneiras de fazer o mesmo trabalho, faz com que aprendam mais rápido, que sua existencia não seja em vão! Existem elfos que passaram milenios, Eras fazendo absolutamente nada!!! elfos que passaram mais de eras cantando e dançando e somente isso! esse eh o problema da imortalidade, a imortalidade causa futilidade.

Por isso os homens são superiores, mas mesmo melhores, precisam ser instigados a isso, por isso foi negado a eles as terras de Aman, pois la eles não teriam nada pra fazer, não teriam dificuldades para superar, la eles seriam futeis como os elfos....(mas isso não justifica o fato dos Valar ignorarem os homens completamente! com exceção de Ulmo).

Ta ai minha opinião xD
 
Realmente, então, que seja 1001 com a minha!

Sinceramente eu acho os elfos INFERIORES, pelo simples fato de eles não morrerem.... eu explico: morrer eh uma benção. "Que loucura eh essa?!" loucura? Não!

A morte eh uma benção pq proporciona aos homens a possibilidade de evoluirem, da a eles a ambição necessaria de ir atras do que deseja, o simples fato de saber que seu tempo está contado faz com que os humanos se empenhem mais em sua tarefa, que procurem com mais tenacidade melhores maneiras de fazer o mesmo trabalho, faz com que aprendam mais rápido, que sua existencia não seja em vão!

O fato de ser mortal ou imortal não fazem ser superior ou inferior. A evolução do homem não ocorre com a morte( não sabemos nem se há evolução), pelo menos acho que isso não está dito dentro do legendário.

O que faz um pessoa querer evoluir e não fazer de sua vida uma existência vã não é o fato de quanto a pessoa vive. Isso na verdade é algo muito pessoal, e é sobre o que a pessoa acha ser melhor fazer com o tempo que tem.

Existem elfos que passaram milenios, Eras fazendo absolutamente nada!!! elfos que passaram mais de eras cantando e dançando e somente isso! esse eh o problema da imortalidade, a imortalidade causa futilidade.

Dizer que os elfos não fizer nada é um absurdo, porque nós não sabemos até onde foi a evolução elfica dentros das ciências e em outras áreas, mas se é pra termos uma idéia de como eles eram sofisticados nesses assuntos, então citemos Fëanor.
A desmostração de que eles não eram fúteis e não passaram eras apenas dançando e cantando está explicito na obra em vários momentos, não só com Fëanor e suas pedras, armas, alfabeto, etc. Mas também com coisas simples como cordas, capas e frascos luminosos.

E se pensarmos assim:quanto mais se vive mais fútil se torna, eu nem quero imaginar como os Valar seriam...

Por isso os homens são superiores, mas mesmo melhores, precisam ser instigados a isso, por isso foi negado a eles as terras de Aman, pois la eles não teriam nada pra fazer, não teriam dificuldades para superar, la eles seriam futeis como os elfos....(mas isso não justifica o fato dos Valar ignorarem os homens completamente! com exceção de Ulmo).

As terras de Aman foram negadas aos homens por outros motivos, não por esses. Aman foi criada pra ser a morada de de seres "imortais", um humando lá teria sua longevidade comparada a de uma borboleta para nós, viver lá seria para eles mais um tormento que uma dádiva. Imagine só você nascer, crescer e envelhecer enquanto tudo ao seu lado continua tão lindo e viçoso como no seu primeiro dia de vida? Como você se sentiria?


É muito importante saber a natureza de cada criatura para saber pelo que ela é guiada. Esse papo de superioridade dos elfos e inferioridade dos homens ou vice-versa não existe, seria como dizer que nós, ocidentais somos superiores aos orientais por algum motivo X, ou dizer que os europeus são superiores ao aborígenes, ou que o branco é superior ao negro. Reunir tudo que um povo/raça tem de bom e ruim, colocar num saco e pesar numa balança que ninguém sabe que medidas usa é nivelar por baixo.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo