• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos, superiores?

nenhuma criatira é superior à outra, todos temos nossas vantagens e desvantagens, todos cometemos erros, e estes erros nos fazem aprender e nós tentamos não comete-los de novo, apesar de eu ser um grande fâ dos elfos, eu não concordo que eles sejam superiores, eles podem ser imortais e mais sábios, mais também podem se render ao poder como qualquer outra criatura.
 
Bom, sobre a superioridade, o neócio é que o Silmarillion, foi escrito pelos elfos, quer dizer, eles seriam a compilação de várias lendas élficas, pois só eles mantém registros dos dias antigos, como é dito no SdA, e os registros só falam de sua própria espécie, logo, é natural que nessas obras, o papel dos elfos seja maior.
Bom, estava eu a reler o Silmarillion, e no primeiro capítulo do Quenta Silmarillion, Do início dos tempos, e os 4 últimos parágrafos dizem o seguinte:

Agora já se disse tudo o que estava relacionado à natureza da Terra e seus governantes no início dos tempos, e antes que o mundo se tornasse tal como os Filhos de Ilúvatar o conheceram. Pois os elfos e homens são os Filhos de Ilúvatar; e, como os Ainur não entendessem plenamente o tema através do queal os Filhos entraram na Música, nenhum Ainu ousou acrescentar nada de seu próprio alvitre. Motivo pelo qual os Valar estão para essas famílias mais como antepassados e chefes do que como senhores. E, se algum dia no seu trato com elfos e homens, os Ainur tentaram forçá-los quando eles não queriam ser orientados, raramente o resultado foi bom, por melhor que fossem as intenções. As relações dos Ainur na realidade se deram principalmente com os elfos, pois Ilúvatar os fez mais parecidos com os Ainur, embora inferiores em poder e estatura; enquanto aos homens conferiu dons estranhos.
Pois se diz que, depois da partida dos Valar, houve silêncio, e por uma eternidade, Ilúvatar permaneceu sentado, meditando. Falou ele então e disse: - Olhem, eu amo a Terra, que será uma mansão para os quendi e os atani! Mas os quendi serão as mais belas criaturas da Terra; e irão ter, conceber e produzir maior beleza do que todos os meus Filhos; e terão a maior felicidade neste mundo. Já aos atani concederei um novo dom Ele, assim, determinou que os corações dos homens sempre buscassem algo fora do mundo e que nele não encontrassem descanso, mas que tivessem capacidade de moldar sua vida, em meio aos poderes e aos acasos do mundo, fora do alcance da Música dos Ainur, que é como que os destino de todas as outras coisas; e por meio de sua atuação tudo deveria, em forma e de fato, ser completado; e o mundo seria concluído até o último e mais ínfimo detalhe.
Ilúvatar sabia, porém, que os homens, colocados em meio ao torvelinho dos poderes do mundo, se afastariam com freqüência do caminho e não usariam seus dons em harmonia; e disse: - Esses também, no seu tempo, descobrirão que tudo o que fazem resulta no final em glória para minha obra. - Contudo, os elfos acreditam que os homens costumam ser motivo de tristeza para Manwë, que conhece a maior parte da mente de Ilúvatar; na opinião dos elfos, os homens são mais parecidos com Melkor do que com qualquer outro Ainur, embora Melkor sempre os tenha temido e odiado, mesmo aqueles que lhe prestaram serviçoes.
Inclui-se, nesse dom de liberdade, que os filhos dos homens permaneçam vivos por um curto intervalo no mundo, não sendo presos a ele, e partam logo, para onde, os elfos não sabem. Ao passo que os elfos ficam até o final dos tempos, e seu amor pela Terra e por todo o mundo é mais exclusivo e intenso por esse motivo e, com o passar dos anos, cada vez mais cheio de tristezas. Pois os elfos não morrem enquanto o mundo não morrer, a menos que sejam assassinados ou que definhem de dor (e a essas duas mortes aparentes eles estão sujeitos); nem a idade reduz sua força, a menos que estejam fartos de dez mil séculos; e, ao morrer, eles são reunidos na morada de Mandos em Valinor, de onde podem depois retornar. Já os filhos dos homens morrem de verdade, e deixam o mundo, motivo pelo qual são chamados Hóspedes ou Forasteiros. A morte é seu destino, o dom de Ilúbatar, que, com o passar do tempo, até os Poderes hão de invejar. Melkor, porém, lançou sua sombra sobre esse dom, confundindo-o com as trevas; e fez surgir o mal do bem; e o medo, da esperança. Outrora, no entanto, os Valar declararam aos elfos em Valinor que os homens juntarão suas vozes ao coro na Segunda Música do Ainur: embora Ilúvatar não tenha revelado suas intenções com relaçãos aos elfos depois do fim do Mundo; e Melkor ainda nãos as tenha descoberto.

Então podemos tirar algumas coisas desse "trecho" (desculpem ser tão grande).
- Primeira: Os elfos não gostavam dos homens. Não só por os acharem parecisdos com Melkor, mas também porque eles trazem tristeza a Manwë, logo, como o Silmarillion "é uma obra élfica", não só os elfos são talvez maximizados, como também são os homens minimalizados.
- Segunda: Sim, os elfos foram feitos superiores por Ilúvatar, como ele próprio disse, porém, os elfos são ligado, não somente à Arda, como também ao destino, da Música dos Ainur. Os homens porém, são livres para fazer o que quiserem, e embora não sejam tão felizes quenato os elfos em Arda, provavelmente são muito mais felizes em seu destino após a morte, o que os faz superior nesse sentido.

Acredito portanto, que os elfos são superiores aos homens porque estão em Arda, e seu destino é o ser. Porém, eles estão presos ao Mundo, e logo o desejarão não o ser, pois acredito que conforme Arda for sendo destruída, sua felicidade o será também, e por serem imortais, eles verão tudo o que amavam ser destruído, e isso os trará tristez. Os homens porém, são livres para partir de Arda, e serem recompensados, encontrando maior felicidade fora do Mundo. Acredito também, que todos irão para essa segunda morada, elfos e homens, Ainur, e até Ilúvatar, quando ele revelar seu intento a cada um, na Segunda Música, mas aí, homens serão superiores, pois assim como os elfos eram a "alma" de Arda, sendo ligados à ela, os homens deverão ser desse novo mundo, e alcançarão maior felicidade que qualquer elfo. Mas, como ninguém sabe o que acontecerá antes do fim do mundo, e para onde os homens vão após a morte, a não ser Ilúvatar, e os homens mortos, não há como ter certeza de nada, a não ser que os elfos são superiores aos homens em todos os aspectos físicos, mentais e morais, em Arda.
 
Nõa acho que eles sejam superiores. Para min os elfos só tem a vantagem de serem menos mortais, o que faz com que eles tenham mais tempo para aprender com seus erros. É como quando você cai da bicicleta; você levanta, sacode a poeira e ensiana aos outros que ainda vão cair a não chorar, o que te faz parecer mais inteligente, ou sabio.
 
Se for pegar os elfos descritos no Silma, dá ver que eles são infinitamente superiores aos Homens, até Fëanor superou os Ainur com suas Gemas. Se não fosse verdade Melkor não se daria ao trabalho de roubá-las. Apenas alguns homens como Huor, Húrin, Tuor, Beren e Túrim se destacaram num espaço de tempo muito curto para os elfos. Já na Terceira Era os elfos não eram nem sombra dos eldar, só Elrond e Galadriel representavam a estirpe noldorim.
 
E o glorfindel? Não era ele um Noldo?




Você diz que os elfos eram mais habilidosos, eram sim.
Agora, lembra da festinha que o Fëanor aprontou em Alqualondë.
Na medida em que eles são capazes de fazer grandes coisas, também erram em escala maior, são tomados muitas vezes pelo orgulho e são uns xenófobos.
 
Fazer o quê?
Diferente não é igual a melhor, mas sempre achamos que o outro é melhor...

Eu também defendi isso, no início do tópico. A questão é que, como me fez notar o Deriel, isso é politicamente correto, e só. Se um elfo é mais habilidoso que um humano, ele é superior neste quesito em relação ao humano.

O destino dos homens ou whatever não muda o fato de que eles são menos habilidosos, menos inteligentes, menos belos, menos ágeis, etc.

As raças têm diferenças entre si pois representam coisas diferentes dentro do contesto, mas ainda assim há uma superioridade dos elfos em relação aos humanos.

Talvez o futuro seja muito mais feliz para os homens do que para os primogênitos, mas isso ainda não muda a questão de que, no presente, as capacidades de cada povo não são iguais.

Como mostrou o Shido, o Silma foi escritopelos elfos. Isso com certeza justifica o destaque deles na obra, mas também não muda as habilidades de cada povo.
 
Eu também defendi isso, no início do tópico. A questão é que, como me fez notar o Deriel, isso é politicamente correto, e só. Se um elfo é mais habilidoso que um humano, ele é superior neste quesito em relação ao humano.

O destino dos homens ou whatever não muda o fato de que eles são menos habilidosos, menos inteligentes, menos belos, menos ágeis, etc.

As raças têm diferenças entre si pois representam coisas diferentes dentro do contesto, mas ainda assim há uma superioridade dos elfos em relação aos humanos.

Talvez o futuro seja muito mais feliz para os homens do que para os primogênitos, mas isso ainda não muda a questão de que, no presente, as capacidades de cada povo não são iguais.

Como mostrou o Shido, o Silma foi escritopelos elfos. Isso com certeza justifica o destaque deles na obra, mas também não muda as habilidades de cada povo.

Sim, isso é verdade... Sem contar com a frase de Ilúvatar, que considero cmo uma prova incontestável da superioridade élfica (dentro do contexto de Arda é claro).
 
Queria só ver se fosse a versão humana da história, eles iriam tirar um cemitério inteiro do armário dos elfos!
 
Última edição:
Se eu não me engano, essa parte sobre Eru é o que os valar/maiar contaram para os elfos. Mesmo eles não tendo visto, narraram o que haviam ouvido.
 
Muito conveniente... Os elfos poderiam alterar as partes menos favoráveis a eles certo?

Sim, mas não foram os elfos que realmente escreveram O Silmarillion. Apesar de haver "alegorias élficas", e exageros também, isso foi um elemento da narrativa, que Tolkien usou para dar maior verossimilhança à história. Ele não escreveria porém, algo que não tivesse acontecido...
 
Os elfos são superiores admito... mas quem levou os maiores tesouros deles (diga-se as filhas de reis élficos) foram homens :hanhan:
 
Olá, senhores! Discussão acalorada, não? Sempre que leio e releio SDA ou o Silma me faço esta pergunta, para a qual acho argumentos de um e outro lado, todos coerentes, todos imbatíveis. Por hora, minha opinião é de que os elfos são uma espécie diferente demais dos homens para que os comparemos.
Simplesmente não há como contrapor sabedoria, habilidade, força, coragem, beleza e mesmo o destino final de uma e outra espécie, pois Tolkien os fez essencialmente diferentes uns dos outros! Dá pra comparar, por exemplo, os sindar e os eldar, ou os Númenorianos e os Haradrin. Mas elfo e homem são como o leão e o elefante! seus mundos, seus valores, sua forma de ver a vida e se relacionar com o mudo são por demais diferentes para que qualquer comparação seja justa! Finalmente, lembremos que nem os filhos de Elrond, nem o grande Earendil, conseguiram fazer uma escolha tranqüila entre uma raça e outra!
 
Olá, senhores! Discussão acalorada, não? Sempre que leio e releio SDA ou o Silma me faço esta pergunta, para a qual acho argumentos de um e outro lado, todos coerentes, todos imbatíveis. Por hora, minha opinião é de que os elfos são uma espécie diferente demais dos homens para que os comparemos.
Simplesmente não há como contrapor sabedoria, habilidade, força, coragem, beleza e mesmo o destino final de uma e outra espécie, pois Tolkien os fez essencialmente diferentes uns dos outros! Dá pra comparar, por exemplo, os sindar e os eldar, ou os Númenorianos e os Haradrin. Mas elfo e homem são como o leão e o elefante! seus mundos, seus valores, sua forma de ver a vida e se relacionar com o mudo são por demais diferentes para que qualquer comparação seja justa! Finalmente, lembremos que nem os filhos de Elrond, nem o grande Earendil, conseguiram fazer uma escolha tranqüila entre uma raça e outra!

Sim, mas os filhos de Elrond (Arwen?) ficou em duvida por causa do Aragorn...já para Ereandil o que dificultou foi a Elwing.
Se fosse para escolher sem interferencias amorosas, com toda a certeza, eles escolheriam se elfos.

E a diferença não é tão grande para compararmos a diferença de um leão e de um elefante...as duas raças escrevem (não escritas historicas...já que elas tendem para a modificação dos fatos) poemas, constroem cidades, raciocinam e cantam...como toda a criatura racional.
Infelizmente a única coisa que muda mesmo é "superioridade" dos elfos (que nem mesmo a mereçe).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo