• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos, superiores?

Sim, mas os filhos de Elrond (Arwen?) ficou em duvida por causa do Aragorn...já para Ereandil o que dificultou foi a Elwing.
Se fosse para escolher sem interferencias amorosas, com toda a certeza, eles escolheriam se elfos.
Isso não é tão certo assim Kytar. Earendil teria seguido o destino dos homens, caso sua esposa não tivesse escolhido o dos elfos.

E a diferença não é tão grande para compararmos a diferença de um leão e de um elefante...as duas raças escrevem (não escritas historicas...já que elas tendem para a modificação dos fatos) poemas, constroem cidades, raciocinam e cantam...como toda a criatura racional.
Infelizmente a única coisa que muda mesmo é "superioridade" dos elfos (que nem mesmo a mereçe).
Pra mim os elfos são como humanos aperfeiçoados, e acho que não poderia ser diferente para seres de vida tão longa. Sinceramente acredito que cada raça têm suas habilidades ligadas ao quanto que vivem. Tanto é que os númenorianos apesar de serem mortais, eram mais habilidosos e inteligentes que os homens comuns.
 
Última edição:
:kiss: [/quote]

Pra mim os elfos são como humanos aperfeiçoados, e acho que não poderia ser diferente para seres de vida tão longa. Sinceramente acredito que cada raça têm suas habilidades ligadas ao quanto que vivem. Tanto é que os númenorianos apesar de serem mortais, eram mais habilidosos e inteligentes que os homens comuns.[/quote]

Aiya nildenya Shantideva!!!
depois de tanto tempo sem entrar aqui nesto fórum, e após tantas discórdias de opiniões nossas devo dizer que concordo em parte com o que disseste aí!
hehehe ^.^ estava com saudades!

O que acredito na verdade é que os seres humanos e os elfos sejam realmente parecidos, porém a beleza não deixa de ser fato diferenciante entre eles, é relatado que os elfos são mais belos e possuídores de uma beleza externa resplandescente -como descrevido na sociedade do anel, na passagem dos elfos para os portos- porém quanto á sabedoria deles, dê a qualquer humano a imortalidade, e com o tempo ele desenvolverá a sabedoria, que provém do conhecimento e da experiência em número, não?!
A habilidade deles é o de poder ter tempo e se dedicar sempre em aprender.
Os seres humanos porém, têem a dádiva do presente de Ilúvatar; que todos mortais desconhecem, até recebê-lo.
Eis a minha opinião, sem arrogância, afinal, infelizmente não somos elfos para ter sabedoria plena sobre determinado assunto!
Pessoal, tava com saudadessssssssssssss :joy: :grinlove:
mas estou de volta!!!!!!
BEIJOS
namárië!
 
Acho que o único dom, ou maldição, dependendo do ponto de vista, é a capacidade humana de moldar suas vidas e o ambiente ao seu redor. Podem construir maravilhas que desafiem a lógica, como os noldor; ou podem ser tão destrutivos e com sede de poder quanto Melkor. Ele próprio temia os homens por ver em nós esta ambigüidade de forças. Somos mortais, mas para o bem ou para o mal, podemos criar um paraíso e destruí-lo num espaço de tempo muito curto.
 
Mas independente disso não se pode considerar uma raça superior a outra. Nos livros, Tolkien, pode dar uma certa importância para os elfos pois a maioria dos acontecimentos bons e ruins estão ligados a eles, dessa forma tiveram certo destaque, mas também os homens não foram subjugados, nem anões, eles podem ser menos citados apenas pela visão que foi dada ao narrar a história, pelo olhar dos hobbits, que viam os elfos como "Os Seres".
 
Isso não é tão certo assim Kytar. Earendil teria seguido o destino dos homens, caso sua esposa não tivesse escolhido o dos elfos.

Devia ter prestado mais atenção...

Com este tópico meu intento não é super-valorizar os elfos, mas sim saber a resposta de tanto "puxa-saquismo" da parte dos fãs tolkenianos pelos elfos.
Como já disse antes, os elfos foram os responsáveis pela maioria das catastrofes da TM, Porém os humanos e os anões são sempre humilhados pelos elfos...basta ver no Silmarillion, apenas um rei ficou do lado dos homens.

Se bem que, para mim, os e humanos receberão uma reconpensa enorme depois da morte...e muito maior que a dos elfos.
 
ShidoSan disse:
Sim, mas não foram os elfos que realmente escreveram O Silmarillion. Apesar de haver "alegorias élficas", e exageros também, isso foi um elemento da narrativa, que Tolkien usou para dar maior verossimilhança à história. Ele não escreveria porém, algo que não tivesse acontecido...
Da próxima vez eu entupo o post de smiles pra avisar que foi uma brincadeira.:mrgreen:
 
Isso não é tão certo assim Kytar. Earendil teria seguido o destino dos homens, caso sua esposa não tivesse escolhido o dos elfos.

Devia ter prestado mais atenção...

Com este tópico meu intento não é super-valorizar os elfos, mas sim saber a resposta de tanto "puxa-saquismo" da parte dos fãs tolkenianos pelos elfos.
Como já disse antes, os elfos foram os responsáveis pela maioria das catastrofes da TM, Porém os humanos e os anões são sempre humilhados pelos elfos...basta ver no Silmarillion, apenas um rei ficou do lado dos homens.

Se bem que, para mim, os e humanos receberão uma reconpensa enorme depois da morte...e muito maior que a dos elfos.

Não é puxa-saquismo dos fãs de Tolkien. Pense, em que outra obra você irá encontrar heróis não-humanos tão bem descritos e com um passado rico e ao mesmo tempo cheio de pesar? Em qualquer história de fantasia ou conto os protagonistas são todos humanos. De Rei Arthur até o fenômeno Harry Potter não há muitas aventuras que representem outras raças que não sejam secundárias dos homens. Por isso obras como o Silma são elogiadas até hoje como um marco da Fantasia e ponto de referência obrigatório para fãs de RPG. E até os Anões e orcs Tolkenianos são muito superiores aos outros, pois não são caricatos ou cômicos. E mesmo sendo superiores, os elfos tiveram de se retirar do mundo para viver em um ilha que só existe na imaginação e lendas dos homens da T-m.
 
Vocês já pensaram que Tolkien deu mais ênfase aos Elfos para mostrar a nós, homens, que não somos tão bons assim?
Imaginando que Arda fosse a Terra que vivemos, e hoje a encontramos tão destruída e corrompida, posso acreditar que Tolkien foi um mestre ao colocar nossa raça como uma das mais facilmente corrompidas (vejam os homens que receberam os anéis) e não como a mais perfeita (ou quase isso). Os homens têm seu ego ferido quando alguém lhes mostra que não são tão bons quanto pensam que são. Assim foi durante nossa história: com Galileu e Darwin.
 
Pense, em que outra obra você irá encontrar heróis não-humanos tão bem descritos e com um passado rico e ao mesmo tempo cheio de pesar? Em qualquer história de fantasia ou conto os protagonistas são todos humanos. De Rei Arthur até o fenômeno Harry Potter não há muitas aventuras que representem outras raças que não sejam secundárias dos homens. Por isso obras como o Silma são elogiadas até hoje como um marco da Fantasia e ponto de referência obrigatório para fãs de RPG. E até os Anões e orcs Tolkenianos são muito superiores aos outros, pois não são caricatos ou cômicos.
Os homens têm seu ego ferido quando alguém lhes mostra que não são tão bons quanto pensam que são. Assim foi durante nossa história: com Galileu e Darwin.
Essas são excelentes visões do tema. Eu penso que os humanos se colocam no topo da existência apenas para justificar sua própria insignificância perante a Natureza. Mesmo em mundos fantásticos de RPG, mesmo que haja raças mais poderosas, os deuses dos humanos são sempre os líderes do Panteão, e isso não é adequado. Os humanos realmente se enervam quando destiuídos da magnificiência que só existe em sua imaginação.
 
Vocês já pensaram que Tolkien deu mais ênfase aos Elfos para mostrar a nós, homens, que não somos tão bons assim?
Imaginando que Arda fosse a Terra que vivemos, e hoje a encontramos tão destruída e corrompida, posso acreditar que Tolkien foi um mestre ao colocar nossa raça como uma das mais facilmente corrompidas (vejam os homens que receberam os anéis) e não como a mais perfeita (ou quase isso). Os homens têm seu ego ferido quando alguém lhes mostra que não são tão bons quanto pensam que são. Assim foi durante nossa história: com Galileu e Darwin.

Essa é a visão que nós imaginamos, se foi vinda de Tolkien eu não sei (espero que sim) é para mostrar aos homens mesmo, principalmente pelo fato de que enquanto Tolkien escrevia seus livros a Terra sofria com guerras e depois com o periodo de industrialização que nas obras de Tolkien (creio eu) são representadas pelo Saruman e pelos orcs, o próprio Tolkien nos diz que hoje em dia ainda temos exemplos de pessoas que são mais orcs que humanos (infelizmente não lembro onde, se alguém souber post aí, por favor).

Um exemplo que eu gosto muito é que a Galadriel de PJ (Cate Blanchett) no especial da SCI-Fi Channel sobre a Terra-Média onde ela diz que os elfos estão partindo na 3ª Era e o sentimento é como eles falando: "Essa é a Terra-Média, ela já foi nossa e agora é de vocês e o que vocês fazem para impedir sua destruição?". Esse é o sentimento que os elfos tinham de preservar, com muitos feitos que a destruiam, mas Tolkien nos deixa mais essa lição.

Quanto aos elfos, eles são os primogênitos, logo em maioria melhores, o que acontece é que alguns, tal como Esaú, "abrem mão" desta "vantagem" e se torna tão ruim quanto os homens e nós, homens e mortais como Jacó, herdamos a terra deles ;). Mas sem dúvida eles eram ao menos no princípio superiores aos homens.

Infelizmente não sei nada sobre que problemas passaram os dois cientistas (falta de cultura).
 
Última edição:
Por mais que Eru tenha valorizado os elfos, esses tinham grande inveja dos homens por não saberem como eles poderiam ser tão inferiores e ao mesmo tempo mais felizes e cheios de vida. Ou talvez por que eles estariam ali para tomar a Terra que os elfos foram obrigados a deixar.
Os elfos também se gabavam de conter um grande conhecimento. Mas eles nunca souberam o "mistério" contido nos homens.
 
Por mais que Eru tenha valorizado os elfos, esses tinham grande inveja dos homens por não saberem como eles poderiam ser tão inferiores e ao mesmo tempo mais felizes e cheios de vida. Ou talvez por que eles estariam ali para tomar a Terra que os elfos foram obrigados a deixar.
Os elfos também se gabavam de conter um grande conhecimento. Mas eles nunca souberam o "mistério" contido nos homens.

Primeiro que eu não acredito que Eru tenha valorizado mais os elfos, para cada ser ele deu virtudes diferentes mas não menos importantes. E os elfos sempre me pareceu que sabiam disso, afinal são muito sábios. Duvido também que eles tivessem medo de que os homens lhe tomassem a terra, ou inveja, ou seja lá o que for, tanto que nas batalhas eles não guerreavam entre si e sim um auxiliava outro na maioria das vezes.
Desculpa Asca, mas sou obrigada a discordar! :abraco:
 
Por mais que Eru tenha valorizado os elfos, esses tinham grande inveja dos homens por não saberem como eles poderiam ser tão inferiores e ao mesmo tempo mais felizes e cheios de vida. Ou talvez por que eles estariam ali para tomar a Terra que os elfos foram obrigados a deixar.
Os elfos também se gabavam de conter um grande conhecimento. Mas eles nunca souberam o "mistério" contido nos homens.
Nah. É assim: elfos invejam homens por sua mortalidade; homens invejam elfos por sua imortalidade. E assim vai. Não há mistério nos homens, a não ser quando de suar morte, pois não sabemos para onde vão seus epíritos.
 
Há um ponto que torna a superioridade dos elfos além da compreeenção humana, a de terem sido instruídos pelos Valar em sua própria terra. À título de comparação, isso seria o mesmo que os homens fossem convidados de volta ao Éden e tivessem como professores seus deuses e eles lhes revelassem alguns mistérios do Criador. Uma coisa é orar e ter fé pra ser atendido, outra é simplesmente sentar-se ao lado de uma divindade pra conversar sobre "o universo e tudo mais" :dente:
 
Posts das maninhas hobbits:grinlove:

Mas independente disso não se pode considerar uma raça superior a outra.

Dar ênfase a algo não é querer tornar superior, já que despreza ou ignora a outra parte?

Vocês já pensaram que Tolkien deu mais ênfase aos Elfos para mostrar a nós, homens, que não somos tão bons assim?

Podia fazer de outras formas isso, subjugando o Homem perante a Natureza por exemplo (o que fez realmente).

Não sei se foi a intenção do Tolkien a de tornar elfos superiores, mas que é essa a impressão que passa, isso é.
 
Dar ênfase a algo não é querer tornar superior, já que despreza ou ignora a outra parte?

Não, quando há uma justificativa para isso, no caso a visão com que foi escrita o livro (hobbit), no caso do Senhor dos Anéis, já o Silma foi escrito pra contar a história do início dos tempos (tá, não foi só isso mas dá pra entender) onde os elfos tiveram mais feitos notáveis.
Dar ênfase não despreza nem ignora a outra parte. Temos uma prova disso no próprio SdA. Alguém considera Tom Bombadil inferior à algum personagem? No entanto a sua aparição e ênfase é bem menor do que a de muitos outros seres. Você pode discordar de mim, mas a sua pergunta tem como resposta não.
Quanto à frase da minha irmã...deixarei que ela mesma se defenda :grinlove: .
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo